som escape mais desportivo

Responder
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

som escape mais desportivo

Mensagem por tjproject »

boa noite a todos possuo um golf II 1.3 cl de 88 o carro nao tem cat, apenas tem panela final seguida de outra panela do mesmo tamanho

gostaria de por o carro com um som mas desportivo nao queria ouvir a cana rachada, queria apenas a ouvir um pouco mais o "ronco" do motor, a minha duvida é qual a panela que devo retirar para ficar com som mais desportivo é a panela final ou a panela seguida da final, nao sei se é panela ressonador, ou abafador

se me puderem ajudar alguem que saiba que panela preciso tirar ficava muito agradecido
cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

É difícil teres um som desportivo sem um motor desportivo pois dois dos principais responsáveis pelo som desportivo são a admissão e comando de válvulas, é isso que faz a sinfonia num motor desportivo, o escape depois só dá a tonalidade final, o som no escape, se tiveres uma área de ressonância grande fica grave, uma área de ressonância pequena fica mais agudo, outra ajuda, para alterar a frequência/ pulsação do dom são os coletores, resumindo, estás basicamente tramado se queres um som desportivo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por tjproject »

pois já vi que sim :/ eu queria algo tipo sei que nao é a mesma marca mas é apenas um exemplo como por exemplo os starlet, os corolla ke, aqueles carros assim antigos que fica aquele trabalhar antigo gosto, nao procuro nenhum trabalhar assim cana rachada ou trabalhar a honda xD mas assim uma sonoridade que se ouça mais o som do escape fique um tom diferente do original, falaram-me para retirar a panela antes da final (ressonador ou abafador nao sei o que é ao certo) e desmiolar a final, meu mecanico falou-me por exemplo para tirar a final e ficar só com ressonador/abafador e por o restante com tubo direto até tras agora estou indeciso...

pois atualmente os €€€ nao sao muitos e pretendia mesmo efetuar mudança sem ter que comprar panela de escape pois até de futuro ideia será swap
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

poe uma panela do meio como tu tens mas atras e ficas com duas panelas iguais e vais ver que fica de morte, o carro continua arrastao mas nos tuneis parece mais macho.
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

eu em tempos meti uma panela final remus no meu primeiro 1.3 e digo te que ficava mesmo bom.
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por tjproject »

obrigado pelas sugestoes vou ver entao qual a melhor forma ;)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

filo Escreveu: 17 out 2018, 14:05 poe uma panela do meio como tu tens mas atras e ficas com duas panelas iguais e vais ver que fica de morte, o carro continua arrastao mas nos tuneis parece mais macho.
Filo, atenção que uma panela e um ressonador não é a mesma coisa, têm funções diferentes, no final da linha por norma tem uma panela, a função da panela é reduzir o nivel total de ruido, antes da panela fica um ressonador, a função do ressonador é apenas eliminar uma determinada frequência e não reduzir o ruido.
Há depois em carros mais modernos com os dois sistemas numa só peça, nos carros antigos são peças separadas.
Contrariamente ao que muita gente imagina, ter um ressonador na realidade melhora a performance da maioria dos carros pois cancela certas frequências más que fazem os gases sair de forma irregular e portanto mais lenta.
Nunca vais conseguir ter o som dos toyotas pois a tecnologia do motor é bastante diferente, se meteres o escape de um golf num toyota ele vai sempre soar como um toyota, se meteres o ecsape do toyota no golf o golf nunca vais soar como o toyota, motores diferentes, sons diferentes, se vires por exemplo um vw preparado a fazer 10mil rpm parece um honda a fazer 5500rpm...
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por bys »

Eu nonmeu mk2 tirei essa panela do meio e foi o suficiente 😉😉
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por tjproject »

ficaste com mais sonoridade?
e já agora perdeste ponta?
tenho um amigo meu q tem um 1.3 fase 2 (o meu pelos vistos e fase 1.5 xD ) q quando foi ipo com jante 14 linha original deu 190 e tem caixa de 5 o meu e caixa de 4 :/
sera q nao vou perder ponta ao tirar essa do meio?
tmbem ja pensei tirar a final e passar a do meio pra traz e o resto no sitio da do meio fazer linha
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

tjproject Escreveu: 18 out 2018, 23:24 ficaste com mais sonoridade?
e já agora perdeste ponta?
tenho um amigo meu q tem um 1.3 fase 2 (o meu pelos vistos e fase 1.5 xD ) q quando foi ipo com jante 14 linha original deu 190 e tem caixa de 5 o meu e caixa de 4 :/
sera q nao vou perder ponta ao tirar essa do meio?
tmbem ja pensei tirar a final e passar a do meio pra traz e o resto no sitio da do meio fazer linha
190 nesse 1.3? acho que tens que mudar o quadrante.
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

Mario_Marques Escreveu: 17 out 2018, 23:42
filo Escreveu: 17 out 2018, 14:05 poe uma panela do meio como tu tens mas atras e ficas com duas panelas iguais e vais ver que fica de morte, o carro continua arrastao mas nos tuneis parece mais macho.
Filo, atenção que uma panela e um ressonador não é a mesma coisa, têm funções diferentes, no final da linha por norma tem uma panela, a função da panela é reduzir o nivel total de ruido, antes da panela fica um ressonador, a função do ressonador é apenas eliminar uma determinada frequência e não reduzir o ruido.
Há depois em carros mais modernos com os dois sistemas numa só peça, nos carros antigos são peças separadas.
Contrariamente ao que muita gente imagina, ter um ressonador na realidade melhora a performance da maioria dos carros pois cancela certas frequências más que fazem os gases sair de forma irregular e portanto mais lenta.
Nunca vais conseguir ter o som dos toyotas pois a tecnologia do motor é bastante diferente, se meteres o escape de um golf num toyota ele vai sempre soar como um toyota, se meteres o ecsape do toyota no golf o golf nunca vais soar como o toyota, motores diferentes, sons diferentes, se vires por exemplo um vw preparado a fazer 10mil rpm parece um honda a fazer 5500rpm...
Eu sei que sao diferentes e tem funcao diferente mas aqui mais perto de espanha nos carro de gincana todos fizemos isso de colocar a panela do meio, vulgo ressonador, de um golf 2 e o som e o pretendido e um barulho grave o suficiente e engracado para fazer umas brincadeiras e para o efeito que ele quer penso que em questao de orcamento e fiabilidade sera a mel;hor opccao
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

O ressonador não silencia, só anula algumas frequências más, em questão de funcionalidade é a melhor opção mas não sei se não irá ficar demasiado alto pois o ressonador não silencia, o efeito é quase o mesmo que ter escape livre
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

pois nao silencia, e o efeito que ele quer e esse mesmo, faz parecer um carro de rallye a serio mas low cost, o barulho nao e igual acredita que nao que com o ressonador nao faz aquele barulho a cana rachada que acontece muito nos hondas, e a potencia num 1.3 neste caso penso que nem ganhes nem percas, fica arrastao na mesma.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

Costuma-se dizer, "um carro de 100 cavalos a roncar muito só serve para sinalizar aos outros condutores o nosso sofrimento" :mrgreen:
O som de cana rachada que se ouve em alguns carros tem mesmo a ver como já disse antes não só com o escape mas muito com o que está antes do escape, o motor, porém pode-se ter na mesma o efeito de cana rachada por culpa/efeito do sistema de escape, mas um vw 8v tem sempre uma sonoridade mais rouca por causa do desenho do motor, ignição, admissão, mistura, velocidade dos gases tipica de um 8v, , etc....
Os vw 8v soam todos mais ou menos como isto, depois a diferença está no resto, se é injecção electronica e de que tipo, carburador, injecção mecanica, mas o som no geral é tudo identico.




Este ultimo é o meu carro completamente a frio, com linha completa grupo A em inox, com injecção electronica e tinha acabado de lhe reprogramar a centralina, ainda nem o reset tinha feito, a diferença é que trabalha mais certinho que todos os outros mesmo estando frio e sem reajustar a ecu, mas a tonalidade é exactamente igual



1.0, 1.3, 1.5, 1.8, 2.0 crossflow ou uniflow a sonoridade é toda parecida pois o desenho do motor também o é, o meu g60 turbo soa exactamente igual tirando claro o silvo do turbo e som do ar a passar que o meu 1.8 atmosférico
No meu golf mk1 tenho uma linha completa grupo A de 63mm em inox, unica diferença é que o som é mais alto, de resto tudo igual como era de origem, se meter a cam de 270graus o som continua igual só que com ritmo diferente, alterar admissão altera som, se alterar a mistura altera o som, se alterar a ignição altera sonoridade, se alterar válvulas de admissão e escape, abertura e separação de lobulos o som altera a tonalidade bastante e ritmo.
Motor curso curto tem som mais agudo, motor curso longo motor mais grave.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

no meu honda meti um supressor de catalizador em inox e o som de cana rachada desapareceu quase por completo, alem de ter a linha toda inox mas isso e outra loica, aqui o pequeno 1.3 vw a carburador tem um som mais grave isso e verdade, e deixa que te diga tambem que destrui o carro todo, vendi o motor e quem o comprou com acelerador a fundo ainda levou cinco minutos a partir, rijos como o aco.
tens razao os motores vw tais como hondas ou opel tem o seu som caracteristico independentemente da cilindrada mas ha uma coisa que muda que e a velocidade a que as rpm sobem, ai e que se ve o peito dos bichos, ja se sabe que estes motores 1.3 sem grande preparacao nao andam nada.
Responder