som escape mais desportivo

Responder
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por vwg3gt96 »

Errado. A rotação pode subir como uma coisa doida, mas a tracção e a relação de caixa ditam muito.
O que importa mais é o ponteiro de velocidade, e mesmo esse...
No fundo o que conta sempre é o torque à roda a dada rotação, quanto mais alto um e outro melhor.
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por tjproject »

ja agora falando em cam´s a cam do 1.8 8v ou do 2.0 8v e o mesmo que a do 1.3 por exemplo daria pra aplicar uma do 1.8 mk2 ou do 2.0 mk3 no meu e sentia diferença de andamento ou seria igual?
e ja agora tu com cames nota-se que tens cames nota-se muito carro a mancar?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

O custo de uma cam boa mais montagem e diagrama paga um motor 1,8 ou 2.0, pelo que mais te valia trocar era o motor e de preferência passar a injeção eletrónica, por exemplo o 1.3 75cv que é muito semelhante ao teu e tem injeção eletrônica.
Os ganhos da cam dependem de muita coisa mas no geral andam na casa dos 6cv pico de pico no mínimo, o mancar depende dos graus de separação que tiveres, há cams extremamente agressivas que não mancam nada.
As cams de origem são uma perda de tempo na maioria dos casos, em especial quando existe a hipótese de trocar logo o motor a relativo baixo custos.
O problema dos motores a gasolina modificados é que nunca é só montar a peça e já está, tem de trabalhar tudo em conjunto e ser ajustado e no caso de um carro a carburador isso é chato e perde flexibilidade de utilização.
O motor 1.3 dessa geração depois de levar uns bons euros em material consegue ganhos de performance impressionantes de envergonhar motores muito maiores, porém de origem é um mono.
Esse motor 1.3 é derivado de um motor muito velho Audi de competição, assim como o polo GT, o g40, alguns 1.1 do golf MK1, primeiro Audi 80, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por bys »

tjproject Escreveu: 18 out 2018, 23:24 ficaste com mais sonoridade?
e já agora perdeste ponta?
tenho um amigo meu q tem um 1.3 fase 2 (o meu pelos vistos e fase 1.5 xD ) q quando foi ipo com jante 14 linha original deu 190 e tem caixa de 5 o meu e caixa de 4 :/
sera q nao vou perder ponta ao tirar essa do meio?
tmbem ja pensei tirar a final e passar a do meio pra traz e o resto no sitio da do meio fazer linha
Epah eu tinha caixa de 4 meti caixa de 5 e nao notei muita diferenca em ponta

Nunca dei mais de 150 com o carro
Tendo a panela do meio ou nao
tjproject
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 09 jul 2016, 00:35
Veículos: volkswagen golf 2 1.3CL

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por tjproject »

pois que ate estava pensar de futuro fazer swap para g40 mas tenho receio dos nossos amigos fardados :/

a mim andam a dizer-me para por g40 com eaton m45 mas isso ja da muito nas vistas era um compressor igual ao do g40 mas maior (ns se o do g60 é maior que o do g40 ou se é igual só muda a cilindrada do motor... :/ ) e era uns toquezinhos

neste motor nao sei se vale a pena gastar €€ nao sei se gastar se fica a mexer-se bem :/ ou sera q fica?
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

vwg3gt96 Escreveu: 19 out 2018, 19:28 Errado. A rotação pode subir como uma coisa doida, mas a tracção e a relação de caixa ditam muito.
O que importa mais é o ponteiro de velocidade, e mesmo esse...
No fundo o que conta sempre é o torque à roda a dada rotação, quanto mais alto um e outro melhor.
se entramos em tecnissismos isso o que qeres dizer estou a perceber e andar a acelerar com a embraiagem nas couves tambem nao conta.
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por António uf »

filo Escreveu: 19 out 2018, 12:37
tjproject Escreveu: 18 out 2018, 23:24 ficaste com mais sonoridade?
e já agora perdeste ponta?
tenho um amigo meu q tem um 1.3 fase 2 (o meu pelos vistos e fase 1.5 xD ) q quando foi ipo com jante 14 linha original deu 190 e tem caixa de 5 o meu e caixa de 4 :/
sera q nao vou perder ponta ao tirar essa do meio?
tmbem ja pensei tirar a final e passar a do meio pra traz e o resto no sitio da do meio fazer linha
190 nesse 1.3? acho que tens que mudar o quadrante.
olha que os da perfeitamente sem nada demais :wink:
no meu fiz auto estada muitas vezes acompanhado de vw mk1 gti e não fugiam muito e golf 3 gtd em ponta o meu era bem bravo :lol: :lol: ola que muita gente nem queria acreditar e não era 2 KM era Guimarães porto, Guimarães Aveiro sempre a dar :wink: em plano mesmo 170 a 175 inclinação 180 a 190 :twisted:
lembra-me de a uns anos vir de Faro a area de serviço antes da ponte Vasco da gama, parei para refrescar etc e vem o pessoal espanhol todos contentes que eu vinha sempre a dar-me duro de Faro ate ali que o Gti era bonito e andava que se fartava comia os quilómetros :lol: :lol: então abro capo :lol: :lol: :lol: os gajos não queria acreditar :lol: :lol: :lol:
que ele tinha-
velas ngk iridium indicadas :arrow:
filtro K&N caixa :arrow:
panela final remus universal :arrow:
carburador bem afinado :twisted: ai é que é que esta a diferença

revisões a tempo e horas.

pois agora ou esta a ficar cansado o motor ou o carburador esta uma treta :| :| não tenho o afinador dele :( ja fiz eu todo o processo de folgas etc mas ainda não cheguei a por como estava o material da concorrência é uma treta aliado a falta maquina de CO2 e maquina de vel ponto e rpm e preguiça :lol: :lol: :lol:

é obvio que estes motores não são nada de mais, é verdade eles conseguem andar bem dentro do material que tem mecânica simples, menos o carburador pois é o carburador mais avançado e todo automático cheio de manhas :lol: :lol:
tenho fotos desses momentos porreiros e com quadrantes diferentes 8) e de GPS o erro era cerca 15 a 17km :arrow:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

António uf Escreveu: 24 out 2018, 03:13
no meu fiz auto estada muitas vezes acompanhado de vw mk1 gti e não fugiam muito
Antonio não leves a mal mas esse gti certamente teria ou problemas graves ou não iria a puxar, nem o mk2 gti 8v tem vida para acompanhar o mk1 gti ambos 1.8, quando o mk2 1.3 chega aos 120km\h já os gti vão a quase 170, isto falando em tudo 8v e lado a lado, não parece mas foge mesmo muito.
Só estamos a falar em mais do dobro da potencia e ainda por cima com menos peso, o mk1 gti demora cerca de 9 segundos dos 0-100, o mk2 1.3 demora uns cerca de 17 segundos...em 21 segundos dás mais de 160kmh num gti mk1, um mk2 1.3 demora prai 35-40 segundos a chegar aos 150kmh, em menos de 40 segundos esgotas a quinta do gti que são cerca de 190kmh.
Tens obviamente dentro disto carros que andam melhor ou pior que outros mas não há milagres, o melhor exemplo é que um g40 100% stock e direito é poquissimo mais rápido que um mk1 gti 1.8 todo original direito e isto porque é bastante mais leve e tem mais potencia, mesmo assim em algumas reprises o mk1 gti ainda consegue meter noijo e ser um pouquito de nada mais rápido devido a ter mais binario.
E atenção que o gti não tem carburador, a injecção original do gti a funcionar bem dá 20 a zero a qualquer carburador desde o caro ao barato., mesmo que isso as vezes não pareça verdade :)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por António uf »

não levo nada a mal :D

mas o gti era do user - Vitor na altura que íamos aos encontros da CTM a Matosinhos entretanto foi vendido e acho que tem projecto na mesma aberto nos mk1 :arrow:
isto ja vai a uns anos valentes velhos tempos 8) o gti podia estar mal de saúde sim ! mas que ele e outros que iamos varias vezes aos encontros ficavam supres-os não estou a dizer que o 1.3 é mais rapido x a x mas depois de estar a rolar entre 170 a 180 é sempre a andar o gtd bomba martela com muito fumo não conseguia fugir :lol: nem o GTI, nunca fiz picos de arranque claro que são bem mais rápidos mas em ponta não é bem assim como muita gente pensa que 1.3 não passa os 120 :lol: :lol: ele passa na boa e consegue comprir os 160km anunciados acho eu de fabrica e mais um bocadinho :arrow:
foram muitos encontros so aqui do forum e em quanto pude ele teve sempre presente com os 55 cavalinhos vivos todos :lol:

se os homens se ainda andarem por estas zonas eles podem bem o dizer :arrow:
quem viu e acompanhava para esses encontros sabem como era vínhamos sempre com pressa :arrow:

isto tudo no contexto de dizerem que não é possível o 1.3 normal seja com caixa de 4 ou 5 dar os 190 sim é possível ja os dei muitas vezes ate mais que isso e temos caixa para muito mais motor é que não :lol: :lol: em velocidade de gps max 180
penso que o gti mk1 na altura não estava a contar bem o dono incrédulo em Matosinhos pergunta quanto o teu carro marcou eu max 195 não cola :D ele disse pois atão o meu ta mesmo a contar mal pois vinha a quase 210 atras de ti :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

Não ponho duvidas em nada disso, agora se os carros estivessem ok isso não teria acontecido nunca pois a diferença de aceleração, reprises não é grande, é enorme.
Eu já vi pessoalmente e várias vezes um seat ibiza 6k2 1.0 mpi dar 180kmh(onde esgota a rpm se não tivesse limitador de rpm ainda ia mais), porem, aquilo basta vir um bocado de vento, uma subidita, travares ou largares o acelerador uns segundos que primeiro que ele volte aos 180 é um martírio, só lá chega muito, muito bem embalado, e com tudo a favor, em condições normais, a puxar a peito, dá uns 150kmh e não passa dai, depois claro, embalado vai aumentando a velocidade, mas demora uma pequena eternidade, isso é quase como a historia dos tdi de 90 cavalos que dão 210, 220, a puxar a peito mal dão 180, agora obviamente se tiveres estrada a favor aquilo embala pois ai não é propriamente o motor que está a fazer grande esforço, só tira partido da caixa e inercia, um tdi 115 que normalmente dá 190 a peito, embalado numa estradita a favopr vai aos 230 ou mais, mas em condições normais, a puxar a peito chegar aos 190, upa upa :D
Já diz o ditado:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por filo »

ja tive um 1.3 e sim dava arreio em corsa gt 1.3, tambem, mas dai a dar 190 era um luxo, eu fazia isso sim mas a descer a encosta e sem travar nas curvas e mesmo assim para dar 190 ufa ufa, com isto digo que com um polo g40 original numa auto estrada eu ia a fundo uns vulgos 160,170 el reduziu de 5 para quarta ouvi a correia a chiar e o meu parece que comecou andar para tras, e por muito que me digas que tinhas um golf 1.3 que dava 190 numa reta a puxar de pulmoes eu nao vou acreditar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

filo eu não duvido nada dos 190kmh até porque acho que ninguém tem interesse em inventar histórias aqui, é possível desde que a caixa e rotação do motor permita, agora não vai é a puxar a peito só com a força real do motor, vai sim é embalando, tive um corsa que dei 235 a descer castelo de neiva, um corsa c 1.7 dti de 75cavalos, agora a direito, com o motor a puxar o carro dava era 170kmh e já a berrar bem, e o mesmo seat ibiza 1.0 que falei em cima, várias vezes andei no carro a 180, demorava era quase 2 minutos a lá chegar e tinha de ter tudo a favor, a velocidade com motor dele mesmo a puxar dificilmente ia aos 150kmh, um bom cone a ajudar fazia milagres, andar quase a raspar na traseira do carro da frente :mrgreen:
E tens por ai vários casos de pessoal com golf mk4, mk3 tdi 90, 100, 110, 115 a dar também velocidades acima de 200, 210, 215 o que a peito não é possível, só é possível muito embalado e com tudo a favor, sem ajudas as velocidade não vão além dos 190kmh no caso dos 115 fase 2 que são muito mais rápidos que todos os outros anteriores e claro, não esquecer o erro de conta km's, quanto maior a velocidade, maior o erro, um aud i a3 130, 8L por exemplo, já vi um a marcar 260, velocidade real, 232kmh, o erro é maior gradualmente quanto maior for a velocidade.
E claro, o Sr. António uf é um maluco das velocidades e deve ter dado o tudo por tudo e aproveitado cada bocadinho de cone possivel e de certeza tem o mk2 dele todo direitinho como é costume se bem me recordo dele. heeheh
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por carrizog60 »

Problema n é velocidade,sim o tempo até la chegar. Com amigos a ir a desenvolver até essas velocidades acredito q o 1.3 fosse na cantiga,a sairem todos de gas nem no dia a seguir tal a diferença de aceleraçao.
também ja me espantei com uma citroen c15 1.5d ou qq coisa assim,enquanto era de embalo n baixava dos 170! Problema era rectas longas ou subidas,ai ja tinha de ir sempre a tirar pé p n entrar pela traseira dentro...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por Mario_Marques »

https://youtu.be/hos4UeTkoJs


haja um bom cone e uma relação de transmissão que ajude e uma descida, este papa algumas scooters e carros. :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: som escape mais desportivo

Mensagem por António uf »

carrizog60 Escreveu: 01 nov 2018, 08:22 Problema n é velocidade,sim o tempo até la chegar. Com amigos a ir a desenvolver até essas velocidades acredito q o 1.3 fosse na cantiga,a sairem todos de gas nem no dia a seguir tal a diferença de aceleraçao.
também ja me espantei com uma citroen c15 1.5d ou qq coisa assim,enquanto era de embalo n baixava dos 170! Problema era rectas longas ou subidas,ai ja tinha de ir sempre a tirar pé p n entrar pela traseira dentro...
tal e qual como disse :arrow:
não é fazer picos dos 0 km aos 190km
Responder