[Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Responder
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

[Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por ULLRICH »

Boas pessoal, no meu Golf mk2 GTD a próxima modificação que pretendo fazer é trocar a minha caixa do 1.9 TD (CHD) por uma caixa do 1.9 TDI só pelo simples facto de querer baixar a rotação do motor de maneira a não 'esforçar' tanto o motor e nas viagens em auto estrada, já estou a começar a reunir o material necessário para essa alteração, mas a minha pergunta é:

Qual a referência da caixa mais 'adequada' para um Golf mk2 1.6 TD ? :)

ASD ou CYP ?

Vantagens e desvantagens de cada uma.

Obrigado e todos e cumprimentos :mrgreen:
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por filo »

eu meti asd no meu poque foi a que arranjei e ja me disseram que e a mais longa mas penso que nao faz assim tanta diferenca no teu caso nao te esquecas que a embraiagem nao e igual tens arranjar tudo don tdi como tambem os seletores por cabos o apoio da bomba dos pedais o pedal da embraiagem o leitor de velocidade do golf 3 1.3 e transmissoes sera que vale a pena o susto?
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por vwg3gt96 »

Uma alternativa mais simples que tens é jogar com o tamanho do set rolante (pneu e jante).
Cumprimentos.
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por ULLRICH »

filo Escreveu: 26 ago 2018, 20:22 eu meti asd no meu poque foi a que arranjei e ja me disseram que e a mais longa mas penso que nao faz assim tanta diferenca no teu caso nao te esquecas que a embraiagem nao e igual tens arranjar tudo don tdi como tambem os seletores por cabos o apoio da bomba dos pedais o pedal da embraiagem o leitor de velocidade do golf 3 1.3 e transmissoes sera que vale a pena o susto?
Eu sei que material é que tenho que reunir... As transmissões tenho mesmo que trocar ? Ou basta só trocar as luvas (Bolachas onde prendem as trasmissões) da caixa TDI pelas minhas da minha caixa ?
Última edição por ULLRICH em 26 ago 2018, 21:53, editado 1 vez no total.
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
ULLRICH
Pro
Pro
Mensagens: 2700
Registado: 19 abr 2011, 23:49
Veículos: '91 Golf mk2 1.9 TDI / '06 Audi A6 C6 2.0 TDI
Localização: Odivelas | Lisboa

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por ULLRICH »

vwg3gt96 Escreveu: 26 ago 2018, 20:57 Uma alternativa mais simples que tens é jogar com o tamanho do set rolante (pneu e jante).
Cumprimentos.
Não percebi no quê que uma coisa tem a ver com a outra :?
' Não discutas com um estúpido, pois ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te por experiência '
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por Mario_Marques »

Eu no teu caso tentava jogar com relações de caixa em vez de trocar a caixa e não vás iludido no "fazer menos rotação poupa o motor" pois isso é um conceito muito comum mas bastante errado, isso seria verdade num carro com injecção electrónica e um mapa que limite o motor em determinadas rpm e mudanças, no teu caso e grande parte dos casos em que o pessoal troca as caixas nessa ideia isso não vai existir pelo que uma caixa mais longa só te vai é manter o motor mais tempo na zona onde tens mais pressão interna e inercia que te equivale a ter sim maior esforço no motor se fores em aceleração.
Dá ai uma vista de olhos pois existem caixas mais longas que a tua e de aplicação directa.
http://garystransaxles.com/gearratios.pdf

O que o vwg3t96 disse também está certo, se aumentares ao diâmetro total da roda(jante e pneu) consegues á mesma rpm ter velocidade real superior(no conta km marca o mesmo).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por vwg3gt96 »

ULLRICH Escreveu: 26 ago 2018, 21:49
vwg3gt96 Escreveu: 26 ago 2018, 20:57 Uma alternativa mais simples que tens é jogar com o tamanho do set rolante (pneu e jante).
Cumprimentos.
Não percebi no quê que uma coisa tem a ver com a outra :?
Podes utilizar um pneu mais alto para reduzir a rotação necessária para fazer a mesma velocidade.
No meu carro, por exemplo, com pneu 195/45/15 às 4000 rpm em quinta velocidade vou a 125 km/h, com pneu 195/50/15 à mesma rotação já são 130. É preciso menos rotação no motor para ir à mesma velocidade. Neste caso é uma diferença algo pequena, mas dependendo do teu pneu pode fazer uma diferença considerável.
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por filo »

a unica diferenca que noto de uma para a outra e apenas que as velocidades entram como manteiga que de ganhos nao e assim tao linear como o pessoal pensa, se sabes o que precisas ja e meio caminho andado para nao pesquisares assim tanto, e sim podes casar transmissoes umas com as outras mas vais precisar das luvas de outras transmissoes sendo assim mais te vale comprar de um ibiza tdi 6k ou 6k2 que sao de aplicacao direta no caso tens de 90mm e precisas para a caixa nova de 100mm se nao me falha a memoria
filo
Pro
Pro
Mensagens: 1529
Registado: 02 dez 2012, 03:08
Localização: minho

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por filo »

continuo a achar que e dinheiro deitado a rua
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [Ajuda] 'Upgrade' para caixa TDI em Golf mk2 GTD

Mensagem por carrizog60 »

Se é carro p ficar e o uso implica caixa mais longa entao força.
Na minha passat também optei por caixa tdi,o motor dp de pronto ficou com bastante mais potencia e esgotava mt rapido.
Optei pela cyp,pois além de ter sido a primeira a aparecer também é ligeiramente mais curta e estava com medo que o peso da carrinha depois se notasse muito.
Mk2 n tem esse problema,eu ia p a mais longa mas so depois de saber que motor ia ter para a puxar...
Ao redor de 100/110cv mantinha a de origem...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder