Quais as melhores marcas para cada peça?

Responder
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Buzz_Snake »

Boa tarde,

Não sei se existe pelo fórum já algum tópico sobre esta questão (se sim por favor indiquem-me qual para eu o ler), mas surgiu-me a dúvida sobre quais seriam as melhores marcas para cada tipo de peça para colocar num Golf 1.6 TD de 1991.

Estou a recuperar um Golf Mk2 1.6 GTD de 1991 e tenho substituído algumas peças da parte mecânica do mesmo, nunca liguei muito à questão da marca, geralmente vou pela relação qualidade/preço que me indicam na loja onde compro as peças, porém há obviamente marcas que são a referência em determinados produtos. Neste sentido questiono quais são estas mesmas marcas.

Por exemplo, a HELLA é usada por muitos fãs da VOLKSWAGEN, mas nunca percebi ao certo quais são os melhores produtos que produz para este modelo especificamente. São os radiadores? São as tubagens? Espero estar a fazer-me entender.

A minha ideia é posteriormente compilar a informação e criar uma lista que possa servir de guia para futuros restauros de futuros projectos e ajudar quem (tal como eu actualmente) se inicia nestas andanças de restauros de VOlKSWAGEN Golf Mk2.

Agradeço qualquer contributo para esta lista.

Se o melhor for manter a marca original usada pela VW neste modelo indiquem que é a original por favor e qual é.

Obrigado golfistas.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Mario_Marques »

Um verdadeiro restauro para ter valor convém levar tudo original vw, agora uma recuperação para tu andares no dia-dia provavelmente seria um desperdício de tempo e dinheiro estares a meter tudo vw, mesmo assim convém veres pois as vezes a vw consegue vender actualmente peças novas mais baratas do que algumas pessoas\lojas pedem por coisas usadas ou novas de concorrencia, muito cuidado com isso fica a dica, basta ir ao olx e custo justo ver os preços de algumas coisas que até dá vontade de rir :lol:
A Vw não fabrica peças, manda alguém fabricar, tem algumas marcas a produzir para eles componentes, em algumas coisas há grandes diferenças entre o produto produzido para a vw e para vender no mercado aftermarket.
Algumas marcas que fabricam componentes para a vw, behr, hella, valeo, trw, boge, sachs, votex, kolbenschmidt,mahle, bosch, fag, koyo, skf, litens, gkn loebro, zf, pagid, leonische, vdo,etc, etc, algumas coisas não vais conseguir arranjar já nem na vw nem na marca original que fabricava para a vw pois foram descontinuadas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Buzz_Snake »

Mario_Marques Escreveu: 26 abr 2018, 18:49 Um verdadeiro restauro para ter valor convém levar tudo original vw, agora uma recuperação para tu andares no dia-dia provavelmente seria um desperdício de tempo e dinheiro estares a meter tudo vw, mesmo assim convém veres pois as vezes a vw consegue vender actualmente peças novas mais baratas do que algumas pessoas\lojas pedem por coisas usadas ou novas de concorrencia, muito cuidado com isso fica a dica, basta ir ao olx e custo justo ver os preços de algumas coisas que até dá vontade de rir :lol:
A Vw não fabrica peças, manda alguém fabricar, tem algumas marcas a produzir para eles componentes, em algumas coisas há grandes diferenças entre o produto produzido para a vw e para vender no mercado aftermarket.
Algumas marcas que fabricam componentes para a vw, behr, hella, valeo, trw, boge, sachs, votex, kolbenschmidt,mahle, bosch, fag, koyo, skf, litens, gkn loebro, zf, pagid, leonische, vdo,etc, etc, algumas coisas não vais conseguir arranjar já nem na vw nem na marca original que fabricava para a vw pois foram descontinuadas.
Obrigado pela resposta Mario_Marques e pelas dicas em relação aos preços e às diferenças que existem dos produtos fabricados para a VW e os que são postos à venda para Aftermarket.

Em relação à VW não fabricar peças: Sim, eu sei que não fabrica, queria dizer as que foram usadas pela VW na construção do modelo em questão e suas respectivas marcas.

Boa lista de marcas que fabricam componentes para a VW.

O que pretendo construir é algo deste género:

(isto é apenas um exemplo, esqueçam a veracidade da informação)

Bomba de água:
Original produzido por: HELLA
Melhor marca aftermarket: SKF ( Ou a usada originalmente se for essa a ideal ou melhor)
Outras Opções: VAleo, etc.


Obrigado por fazeres o reparo sobre a distinção entre Restauro e Recuperação, que é o que eu estou a fazer no fundo.
(Estou ciente das diferenças de ambos e da dificuldade que é fazer um restauro e os parâmetros que tem de cumprir)

Mais uma vez agradeço o teu contributo para este tópico.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Mario_Marques »

Tu a um nivel geral desde que compres produtos de marcas conceitudas preferencialmente alemãs e outras europeias e fabricadas na europa(podem ser marcas europeias e muita coisa ser feita na china, por exemplo a famosa febi que tem uma catrefada de peças made in china) creio que ficaras sempre bem servido, se estivéssemos a falar em peças de alta performance a historia era outra mas neste caso e se fores por onde digo ficarás sempre bem servido.
Chamo apenas a atenção para muitas vezes se ver o preço na origem pois ainda há algumas peças que existem novas na vw e que compensam comprar de origem.
É um bocado dificil dizer que marca X é a melhor marca aftermarket pois ultimamente isto anda sempre tudo a mudar e depois cada pessoa tem a sua opinião e apesar de todas as opiniões serem válidas, nem todas vão ser baseadas em muita experiência e conhecimento e isso muitas vezes leva a criar ideias completamente erradas basta rondar um bocado foruns e facebook.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Buzz_Snake »

Mario_Marques Escreveu: 26 abr 2018, 22:46 Tu a um nivel geral desde que compres produtos de marcas conceitudas preferencialmente alemãs e outras europeias e fabricadas na europa(podem ser marcas europeias e muita coisa ser feita na china, por exemplo a famosa febi que tem uma catrefada de peças made in china) creio que ficaras sempre bem servido, se estivéssemos a falar em peças de alta performance a historia era outra mas neste caso e se fores por onde digo ficarás sempre bem servido.
Chamo apenas a atenção para muitas vezes se ver o preço na origem pois ainda há algumas peças que existem novas na vw e que compensam comprar de origem.
É um bocado dificil dizer que marca X é a melhor marca aftermarket pois ultimamente isto anda sempre tudo a mudar e depois cada pessoa tem a sua opinião e apesar de todas as opiniões serem válidas, nem todas vão ser baseadas em muita experiência e conhecimento e isso muitas vezes leva a criar ideias completamente erradas basta rondar um bocado foruns e facebook.
Hmm,
Pois, entendo a dificuldade em criar a tal lista que tinha ideia de criar. Ok, vou deixar de parte esta ideia da lista para já então.

Só para que conste, a ideia seria analisar os dados que me fossem dados usando alguns critérios para além da simples opinião pessoal ou do tipico "li algures que...". Mas concordo contigo no aspecto da facilidade de se cair em erro ao fazer uma coisa deste género.

Mario_Marques, mais uma vez obrigado pelas dicas.

Cumprimentos
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Mario_Marques »

Uma coisa sim que podes criar mas até acho que já existe é uma lista de part number originais de peças, isso sim por vezes dá muitoooooo jeito, uma das maiores dificuldades que tenho em restauros por vezes é arranjar os pn das peças originais que com os anos desbotam ou vão sendo trocados por peças de concorrência.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dias96
Pro
Pro
Mensagens: 1649
Registado: 09 dez 2012, 17:01
Veículos: Golf mk2 GTD
Localização: Sintra

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por dias96 »

Onde quer que vás, a marca mais predominante é provavelmente a FEBI, MetalCaucho e mais recente marca OP... Sao marcas que tem uma grande variadade de todo o tipo de peças para todo o tipo de carros. Eu pessoalmente evito ao maximo usar este tipo de marcas (tambem dependendo da peça e funcão em questao).
Ja vi casquilhos da Febi, ponteiras de direção, braços e etc com folga/foles rotos passados poucos meses depois de montados. Ate os proprios vasos do G12 da Febi e MetalCaucho ja vi com defeito aquando a montagem...

Eu tudo o que é casquilhos, apoios de motor e etc tento usar sempre Lemforder, é um pouco mais caro mas de qualidade superior.
Em termos de travagem tento sempre usar a marca ATE, tanto discos, pastilhas, calços traseiros, bombitos e etc.
Material de revisão vou sempre para a Mahle, todos os filtros, com oleo Liqui Moly.
Amortecedores ja tens por exemplo TRW, sao acessiveis e fazem bem o trabalho (para uma condução normal)
Distribuição vou sempre para INA, que ate traz material de marca original (tipo o tensor da Litens)
Embriagens tens muito baratas da OP, mas por mais uns trocos ja metes uma LUK... Desaconselho completamente a montagem de qualquer tipo de material da OP, ate as proprias embriagens sao mesmo de fraca qualidade.

Tudo depende da peça que queres, tu é que no acto da compra tens de ver bem o preço/qualidade. Eu para o meu Golf 2 GTD, que é o meu carro de dia a dia sou muito selectivo, secalhar ate é por isso que em 4 anos de uso diario nunca tive de vestir o colete que tenho na mala!

Tens muitas plataformas OnLine, Autodoc, Autopeças24, Misterauto etc etc etc. Metendo a matricula do carro da para teres a completa noção da grande variadede de marcas que ha para a mesma peça. Eu nao costumo comprar Online, prefiro ir a loja fisica, que devido a minha profissao o material sai em conta á mesma! Mas para malta que nao estaja no ramo e quiser material bom e em conta, estas plataformas sao sem duvida um bom "amigo" :mrgreen:
Imagem
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Buzz_Snake »

Mario_Marques Escreveu: 27 abr 2018, 17:59 Uma coisa sim que podes criar mas até acho que já existe é uma lista de part number originais de peças, isso sim por vezes dá muitoooooo jeito, uma das maiores dificuldades que tenho em restauros por vezes é arranjar os pn das peças originais que com os anos desbotam ou vão sendo trocados por peças de concorrência.
Hmm, ok.

Vou pesquisar isso e tentar construir algo desse género caso não exista.
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
Buzz_Snake
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 19 set 2017, 10:29
Veículos: 1991 Golf Mk2 1.6 GTD Special
Localização: Mafra, Sintra

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por Buzz_Snake »

dias96 Escreveu: 28 abr 2018, 16:52 Onde quer que vás, a marca mais predominante é provavelmente a FEBI, MetalCaucho e mais recente marca OP... Sao marcas que tem uma grande variadade de todo o tipo de peças para todo o tipo de carros. Eu pessoalmente evito ao maximo usar este tipo de marcas (tambem dependendo da peça e funcão em questao).
Ja vi casquilhos da Febi, ponteiras de direção, braços e etc com folga/foles rotos passados poucos meses depois de montados. Ate os proprios vasos do G12 da Febi e MetalCaucho ja vi com defeito aquando a montagem...

Eu tudo o que é casquilhos, apoios de motor e etc tento usar sempre Lemforder, é um pouco mais caro mas de qualidade superior.
Em termos de travagem tento sempre usar a marca ATE, tanto discos, pastilhas, calços traseiros, bombitos e etc.
Material de revisão vou sempre para a Mahle, todos os filtros, com oleo Liqui Moly.
Amortecedores ja tens por exemplo TRW, sao acessiveis e fazem bem o trabalho (para uma condução normal)
Distribuição vou sempre para INA, que ate traz material de marca original (tipo o tensor da Litens)
Embriagens tens muito baratas da OP, mas por mais uns trocos ja metes uma LUK... Desaconselho completamente a montagem de qualquer tipo de material da OP, ate as proprias embriagens sao mesmo de fraca qualidade.

Tudo depende da peça que queres, tu é que no acto da compra tens de ver bem o preço/qualidade. Eu para o meu Golf 2 GTD, que é o meu carro de dia a dia sou muito selectivo, secalhar ate é por isso que em 4 anos de uso diario nunca tive de vestir o colete que tenho na mala!

Tens muitas plataformas OnLine, Autodoc, Autopeças24, Misterauto etc etc etc. Metendo a matricula do carro da para teres a completa noção da grande variadede de marcas que ha para a mesma peça. Eu nao costumo comprar Online, prefiro ir a loja fisica, que devido a minha profissao o material sai em conta á mesma! Mas para malta que nao estaja no ramo e quiser material bom e em conta, estas plataformas sao sem duvida um bom "amigo" :mrgreen:
Obrigado pela resposta dias96

É precisamente esse tipo de informação relativamente às marcas que queria que servisse de base à lista. Mas de qualquer das formas, pelo menos para já vai ficar em standby.

Tenho seguido essa linha de pensamento, aquando da compra da peça analiso a relação qualidade/ preço e como o uso que vou dar ao carro será o mesmo que o que tu dás ao teu quero ter bastante cuidado e usar material de algum qualidade.

Naturalmente já tinha conhecimento dessas plataformas, geralmente uso-as para perceber os preços médios das peças, embora seja sem dúvida uma base para perceber esta questão das marcas. Tal como tu também prefiro ir directamente a uma loja física, não só pela questão de conseguir ter algum desconto mas também por conseguir esclarecer mais facilmente algumas dúvidas.

Valeu pela ajuda e pelas dicas.
Cumprimentos
Tiago
viewtopic.php?f=18&t=112710
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por bys »

Epah a ler este topico decidi ver o autopecas24 e lá acabei por instalar a aplicação do autodoc... alguem já mandou vir pecas de la?
Corre bem?
Já mandei vir umas coisas do mister auto e correu 5* mas o autodoc tem mais variedade e os €€ tambem sao mais baratos né
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por carrizog60 »

No meu caso optei por:
Kit embraiagem- sachs
Junta culassa -payen
Juntas motor,pernos cambota\biela- victor reinz
Vaso expansao e tubo metalico- Topran
Bronzes -glyco
Bomba agua - graf
Kit distribuiçao-correia continental e tensor skf
Filtros-mahle

Ja conhecia algumas destas marcas e com bom feedback,outras depois de perguntar optei por montar.
Cumps
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: Quais as melhores marcas para cada peça?

Mensagem por bys »

por enquanto vou apenas fazer uma revisao a nivel de filtros, oleos e travoes
entao mahle sera ;)
obrigado
Responder