Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Responder
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

Boas, sei que à muitos tópicos a falar em turbos para o golf 2 1.6 gtd, mas só falam em vnt's e nos k14/t2/t3/k24.. O que eu queria era aplicar um turbo de geometria fixa mais recente e mais eficiente que um k24 e que "entre" um pouco mais cedo e com menos lag.. alguém já aplicou um gt 20 ou um td04 ambos "fixos" num 1.6td/gtd? Queria saber as diferenças comparados com o kkk 24.
Resumindo que turbo de geometria fixa posso aplicar para ter melhores baixas/médias, menos lag e as mesmas altas que o kkk24? Procuro apenas um turbo de geometria fixa.
Obrigado cumprimentos
Telmogtd :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

Não existe geometria fixa, geometria fixa é um turbo de geometria variável encravado :)
O turbo deve ser de acordo com o objectivo de potência e nunca esquecer que um turbo usado com 30 anos não vai estar de muito boa saúde que é o que toda a gente se esquece antes de se queixar do seu desempenho ou poucas baixas.
Eu tinha um mk2 1.6 motor sb com um t3, o carro tinha umas baixas péssimas e altas boas mas nada de especial, aparentemente o turbo estava impecável, zero folgas ou passagens de óleo, até o testar num vsr e perceber que ele estava todo ko, o veio não rodava solto, tinha muito atrito, zero folga e por isso tinha pouca aceleração devido ao atrito e fazia pouca velocidade de rotação, comprei um novo original e a diferença foi descomunal.
Moral da história, um turbo com 20 ou 30 anos que andou com óleos da época minerais e afins não vai estar no seu potencial, muitos tem além de prisão, wastegate estalada, muito espaço entre a compressora e o housing, etc.
Tens aí um vídeo que explica bem o problema
https://youtu.be/hmexRcSk1j8
Já encontrei esse problema em carros bem mais novos, golf mk4, mk5, ibiza 6k, 6k2, 6l, é só fazer a matemática.
Um k24, t3, etc, novo faz muito mais power que um usado e mais potência do que aquilo que a maioria das pessoas sonha, o turbo a baixa pressão nem sequer precisa de ic.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

Estamos sempre a aprender, por acaso pensava que se dizia geometria fixa..os meus objetivos de potência são por volta dos 150 cv fiáveis, tenho motor sb, cabeça, e bomba, Injetores etc tudo 1.6, caixa 4t ,turbo tenho o k24 com uma folga mesmo minima e vai óleo para o coletor mas também é muito pouco, o carro perde um pouco de óleo mas fiz 10mil km e só acrescentei meio litro +/-, o turbo as 2mil rpm faz 0.3bar e atinge um máximo de cerca de 1bar (blow off anulada e wastergate toda fechada) tenho a lda trabalhada um pouco e rodei um pouco a peça onde encaixa a mola, tenho um ic duma Master e um coletor passat PD 130 para aplicar assim como tubo de 60para fazer o escape e downpipe.
Antes disto limpei todo o circuito da água e ando sempre com anti congelante mudei falanges, junta e correia tem poucos km, junta de cárter, óleo novo, termostato aberto, válvula radiador nova, apenas tenho uma rela a moer me a cabeça pinga umas gotas
Telmogtd :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

As minhas intenções sao:
-meter o ic frontal tem 68.5cm×20cm×5/6cm (tubagens de inox de 55mm)
-coletor pd 130
-pernos arp 12.9 (onde arranjo e preços)
-afinar/reparar os Injetores (alguem conhece uma boa casa em termos de preço/qualidade na zona de Coimbra/ figueira da foz/ Aveiro) e rever todo o sistema de injeção (muito importante na minha opinião)
-reparar o turbo( que casas na zona centro recomendam e preços?) ou meter outro tipo holset, gt 20,td04 (precisava de saber opiniões sobre estes turbos em relação ao k24)
-êmbolo de 10(vou arranjar uma bomba vp110 avariada na eletrónica), trabalhar mais a lda(está muito soft em altas nem faz fumo), fazer a governador modificação(não sei se compensa raramente passo das 3 mil rpm xd)
-junta do 1.9td e talvez a cabeça 1.9 (baixa a compressão, valvulas maiores, maior volume na parte da admissão mas custa mais a pegar a frio)
-anular o permutador de óleo (aquece a água e costuma dar problemas) e aplicar um radiador de óleo a ar

Assim de momento só me lembro disto, claro vou também mudar pneus já revi a parte dos travões, no futuro meto discos as 4rodas e invisto numas suspensões.
Peço desculpa pelo testamento, mas gostava que me dessem as vossas opiniões para puder aprender mais sobre estes carros e mecanicas fantásticas ou ensinar alguma coisa (tenho acompanhado o fórum vwdiesel. Net, sou um pouco "contra" electrónicas e afins para mim quanto mais simples e mecânico melhor apesar de acompanhar e respeitar todos os tdi etc)
Telmogtd :mrgreen:
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por tsw21 »

Boas,pernos arp podes mndar vir a stage3 motorsport qe eles vendem,ja me informei e anda na casa dis 261 ja com iva e transporte mas informa-te com elee quando a radadiador de oleo se fizeres uma pesquisa pelo forum sobre este topico viewtopic.php?f=30&t=108703o user mario marque fala em manter radiador de oleo a refrierar a agua mas meter um maior que o original e se fores ao projecto dele do mk1 cabrio tem la a montagem,quanto ao resto esper pelas opinioes ddo pessoal,podes tambem optar pela dwnpipe 1.9td que é de diametro superior a do 1.6td,e quanto a bomba injectora se calhar a bomba co o embolo original chega para o que queres ese calhar basta uma boa reparcao e afinacao decente do sistema diesel.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

Acho 260 um bocado caro tinha ideia que eram muito mais baratos :s os pernos originais aguentam bem os 150 cv?
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.
Telmogtd :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

Telmogtd Escreveu: 12 fev 2018, 07:24 Acho 260 um bocado caro tinha ideia que eram muito mais baratos :s os pernos originais aguentam bem os 150 cv?
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.

O teu problema nunca são os 150cv ou o valor que for, o teu problema é a maneira como vais lá chegar e o controlo que vais eventualmente ter sobre isso.
Se encontrares penos ARP baratos não são ARP genuínos, logo.... :wink:
Tu em qualquer motor do mundo tens essencialmente duas formas de fazer mais potencia, usando pressão\quantidade extra de tudo(ar\combustível) ou aumentando o numero de ciclos, ou combinar ambas as coisas claro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por tsw21 »

Mario_Marques Escreveu: 13 fev 2018, 12:44
Telmogtd Escreveu: 12 fev 2018, 07:24 Acho 260 um bocado caro tinha ideia que eram muito mais baratos :s os pernos originais aguentam bem os 150 cv?
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.

Tu em qualquer motor do mundo tens essencialmente duas formas de fazer mais potencia, usando pressão\quantidade extra de tudo(ar\combustível) ou aumentando o numero de ciclos, ou combinar ambas as coisas claro.
podes explicar o que queres dizer com aumentar o numero de ciclos?
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

Rotação, mais ciclos, cam com mais duração, taxa de compressão mais baixa para não se rebentar todo 16:1 aprox
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

Como se baixa tanto a compressão? Sei que com a cabeça 1.9 fica com cerca de 19:1 segundo o que eu li e dizem que custa a pegar a frio, com essa taxa de 16:1deve ser muito mais difícil de pegar. Quais são os ganhos em termos de potência? Mais fiável deve ficar de certeza.. já fizeste isso em algum 1.6td?
Telmogtd :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

O custar a pegar a frio tem a ver com o tempo da bomba juntamente com a redução da taxa.
Há várias formas de baixar a taxa, espaçador de bloco, maquinar pistões, bielas de mk1 gasolina.
Já usei os 3 métodos.
Para aumentar a rotação tem de se alterar o governador da bomba e pessoalmente usei a cam de um mk1 a gasolina que tem mais duração, usando a mesma pressão nominal de turbo entra mais ar
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

Ou seja tem que se avançar mais a bomba? Que avanço deste? De que golf mk 1 é a cam, é só tirar e meter essa sem alterar nada?de que versão mk 1 são as bielas usadas,não serão mais frageis?
Isso juntamente com a cabeça 1.9, um turbo(qual aconselhas sem geometria?) bomba trabalhada(governador, êmbolo 10, Lda, etc), escape, ic frontal, etc já deve fazer uns 150hp(ou até mais) fiáveis certo?
Telmogtd :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

Tive foi de atrasar a bomba cerca de 3 graus e alterar a pressão de abertura de injectores, salvo erro era 165bar passou para 190bar, o governador teve de ser alterado para poder fazer mais rpm, o Lda foi modificado e levou uma lift pump adicional, a cam era de um mk1 gti hidráulica, letra g, tem de se fazer diagrama, não tinha ic pois só fazia 42—55graus no verão, turbo t3 novo e original, óleo 5w40, cooler tdi 130-150
Se procurares pelo tuning online anda para lá um teste de potência desse carro, 147cv em maha perto das 5000rpm, ele fazia mais rotação útil ainda mas começava a descer em torno das 5000rpm
O motor tinha sido todo refeito e tinha tudo impecável, inclusive as galerias do bloco, que é coisa rara.
É um daqueles carros que nos dias de hoje não faço mais pois fica caro e dá demasiado trabalho, na altura uma mecânica tdi completa andava na casa dos 3500e, hoje em dia por 1000e compra-se um carro completo tdi
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Telmogtd
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 19 abr 2017, 01:23
Veículos: Vw golf 2 gtd 3p 90' azul vw golf 2gtd 3p 89' preto
Localização: Coimbra

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por Telmogtd »

Isso realmente deve ser muito dispendioso, mas fica um trabalho impecável apesar de o caminho mais fácil ser um tdi e ainda se poupar uns trocos para uma repro etc, mas na minha opinião vale a pena investir no motor 1.6td nem que seja para ser diferente.
Por acaso não me sabes dizer como fica um turbo gt20(sem geometria Mercedes cdi) ou um td04(subaru, mitsubishi, BMW) em relação ao k24/t3? A aplicação não é problema tenho coletores para cortar e soldar, quero é um turbo mais recente e eficiente de wastegate. Ando farto de procurar e não encontro grande coisa. :/
Telmogtd :mrgreen:
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd

Mensagem por carrizog60 »

Essa da cam gti n conhecia a compatibilidade com os diesel...
Back to google :mrgreen:
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder