Boas, sei que à muitos tópicos a falar em turbos para o golf 2 1.6 gtd, mas só falam em vnt's e nos k14/t2/t3/k24.. O que eu queria era aplicar um turbo de geometria fixa mais recente e mais eficiente que um k24 e que "entre" um pouco mais cedo e com menos lag.. alguém já aplicou um gt 20 ou um td04 ambos "fixos" num 1.6td/gtd? Queria saber as diferenças comparados com o kkk 24.
Resumindo que turbo de geometria fixa posso aplicar para ter melhores baixas/médias, menos lag e as mesmas altas que o kkk24? Procuro apenas um turbo de geometria fixa.
Obrigado cumprimentos
Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Não existe geometria fixa, geometria fixa é um turbo de geometria variável encravado
O turbo deve ser de acordo com o objectivo de potência e nunca esquecer que um turbo usado com 30 anos não vai estar de muito boa saúde que é o que toda a gente se esquece antes de se queixar do seu desempenho ou poucas baixas.
Eu tinha um mk2 1.6 motor sb com um t3, o carro tinha umas baixas péssimas e altas boas mas nada de especial, aparentemente o turbo estava impecável, zero folgas ou passagens de óleo, até o testar num vsr e perceber que ele estava todo ko, o veio não rodava solto, tinha muito atrito, zero folga e por isso tinha pouca aceleração devido ao atrito e fazia pouca velocidade de rotação, comprei um novo original e a diferença foi descomunal.
Moral da história, um turbo com 20 ou 30 anos que andou com óleos da época minerais e afins não vai estar no seu potencial, muitos tem além de prisão, wastegate estalada, muito espaço entre a compressora e o housing, etc.
Tens aí um vídeo que explica bem o problema
https://youtu.be/hmexRcSk1j8
Já encontrei esse problema em carros bem mais novos, golf mk4, mk5, ibiza 6k, 6k2, 6l, é só fazer a matemática.
Um k24, t3, etc, novo faz muito mais power que um usado e mais potência do que aquilo que a maioria das pessoas sonha, o turbo a baixa pressão nem sequer precisa de ic.
O turbo deve ser de acordo com o objectivo de potência e nunca esquecer que um turbo usado com 30 anos não vai estar de muito boa saúde que é o que toda a gente se esquece antes de se queixar do seu desempenho ou poucas baixas.
Eu tinha um mk2 1.6 motor sb com um t3, o carro tinha umas baixas péssimas e altas boas mas nada de especial, aparentemente o turbo estava impecável, zero folgas ou passagens de óleo, até o testar num vsr e perceber que ele estava todo ko, o veio não rodava solto, tinha muito atrito, zero folga e por isso tinha pouca aceleração devido ao atrito e fazia pouca velocidade de rotação, comprei um novo original e a diferença foi descomunal.
Moral da história, um turbo com 20 ou 30 anos que andou com óleos da época minerais e afins não vai estar no seu potencial, muitos tem além de prisão, wastegate estalada, muito espaço entre a compressora e o housing, etc.
Tens aí um vídeo que explica bem o problema
https://youtu.be/hmexRcSk1j8
Já encontrei esse problema em carros bem mais novos, golf mk4, mk5, ibiza 6k, 6k2, 6l, é só fazer a matemática.
Um k24, t3, etc, novo faz muito mais power que um usado e mais potência do que aquilo que a maioria das pessoas sonha, o turbo a baixa pressão nem sequer precisa de ic.
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Estamos sempre a aprender, por acaso pensava que se dizia geometria fixa..os meus objetivos de potência são por volta dos 150 cv fiáveis, tenho motor sb, cabeça, e bomba, Injetores etc tudo 1.6, caixa 4t ,turbo tenho o k24 com uma folga mesmo minima e vai óleo para o coletor mas também é muito pouco, o carro perde um pouco de óleo mas fiz 10mil km e só acrescentei meio litro +/-, o turbo as 2mil rpm faz 0.3bar e atinge um máximo de cerca de 1bar (blow off anulada e wastergate toda fechada) tenho a lda trabalhada um pouco e rodei um pouco a peça onde encaixa a mola, tenho um ic duma Master e um coletor passat PD 130 para aplicar assim como tubo de 60para fazer o escape e downpipe.
Antes disto limpei todo o circuito da água e ando sempre com anti congelante mudei falanges, junta e correia tem poucos km, junta de cárter, óleo novo, termostato aberto, válvula radiador nova, apenas tenho uma rela a moer me a cabeça pinga umas gotas
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
As minhas intenções sao:
-meter o ic frontal tem 68.5cm×20cm×5/6cm (tubagens de inox de 55mm)
-coletor pd 130
-pernos arp 12.9 (onde arranjo e preços)
-afinar/reparar os Injetores (alguem conhece uma boa casa em termos de preço/qualidade na zona de Coimbra/ figueira da foz/ Aveiro) e rever todo o sistema de injeção (muito importante na minha opinião)
-reparar o turbo( que casas na zona centro recomendam e preços?) ou meter outro tipo holset, gt 20,td04 (precisava de saber opiniões sobre estes turbos em relação ao k24)
-êmbolo de 10(vou arranjar uma bomba vp110 avariada na eletrónica), trabalhar mais a lda(está muito soft em altas nem faz fumo), fazer a governador modificação(não sei se compensa raramente passo das 3 mil rpm xd)
-junta do 1.9td e talvez a cabeça 1.9 (baixa a compressão, valvulas maiores, maior volume na parte da admissão mas custa mais a pegar a frio)
-anular o permutador de óleo (aquece a água e costuma dar problemas) e aplicar um radiador de óleo a ar
Assim de momento só me lembro disto, claro vou também mudar pneus já revi a parte dos travões, no futuro meto discos as 4rodas e invisto numas suspensões.
Peço desculpa pelo testamento, mas gostava que me dessem as vossas opiniões para puder aprender mais sobre estes carros e mecanicas fantásticas ou ensinar alguma coisa (tenho acompanhado o fórum vwdiesel. Net, sou um pouco "contra" electrónicas e afins para mim quanto mais simples e mecânico melhor apesar de acompanhar e respeitar todos os tdi etc)
-meter o ic frontal tem 68.5cm×20cm×5/6cm (tubagens de inox de 55mm)
-coletor pd 130
-pernos arp 12.9 (onde arranjo e preços)
-afinar/reparar os Injetores (alguem conhece uma boa casa em termos de preço/qualidade na zona de Coimbra/ figueira da foz/ Aveiro) e rever todo o sistema de injeção (muito importante na minha opinião)
-reparar o turbo( que casas na zona centro recomendam e preços?) ou meter outro tipo holset, gt 20,td04 (precisava de saber opiniões sobre estes turbos em relação ao k24)
-êmbolo de 10(vou arranjar uma bomba vp110 avariada na eletrónica), trabalhar mais a lda(está muito soft em altas nem faz fumo), fazer a governador modificação(não sei se compensa raramente passo das 3 mil rpm xd)
-junta do 1.9td e talvez a cabeça 1.9 (baixa a compressão, valvulas maiores, maior volume na parte da admissão mas custa mais a pegar a frio)
-anular o permutador de óleo (aquece a água e costuma dar problemas) e aplicar um radiador de óleo a ar
Assim de momento só me lembro disto, claro vou também mudar pneus já revi a parte dos travões, no futuro meto discos as 4rodas e invisto numas suspensões.
Peço desculpa pelo testamento, mas gostava que me dessem as vossas opiniões para puder aprender mais sobre estes carros e mecanicas fantásticas ou ensinar alguma coisa (tenho acompanhado o fórum vwdiesel. Net, sou um pouco "contra" electrónicas e afins para mim quanto mais simples e mecânico melhor apesar de acompanhar e respeitar todos os tdi etc)
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Boas,pernos arp podes mndar vir a stage3 motorsport qe eles vendem,ja me informei e anda na casa dis 261 ja com iva e transporte mas informa-te com elee quando a radadiador de oleo se fizeres uma pesquisa pelo forum sobre este topico viewtopic.php?f=30&t=108703o user mario marque fala em manter radiador de oleo a refrierar a agua mas meter um maior que o original e se fores ao projecto dele do mk1 cabrio tem la a montagem,quanto ao resto esper pelas opinioes ddo pessoal,podes tambem optar pela dwnpipe 1.9td que é de diametro superior a do 1.6td,e quanto a bomba injectora se calhar a bomba co o embolo original chega para o que queres ese calhar basta uma boa reparcao e afinacao decente do sistema diesel.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Acho 260 um bocado caro tinha ideia que eram muito mais baratos :s os pernos originais aguentam bem os 150 cv?
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Telmogtd Escreveu: ↑12 fev 2018, 07:24 Acho 260 um bocado caro tinha ideia que eram muito mais baratos :s os pernos originais aguentam bem os 150 cv?
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.
O teu problema nunca são os 150cv ou o valor que for, o teu problema é a maneira como vais lá chegar e o controlo que vais eventualmente ter sobre isso.
Se encontrares penos ARP baratos não são ARP genuínos, logo....
Tu em qualquer motor do mundo tens essencialmente duas formas de fazer mais potencia, usando pressão\quantidade extra de tudo(ar\combustível) ou aumentando o numero de ciclos, ou combinar ambas as coisas claro.
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
podes explicar o que queres dizer com aumentar o numero de ciclos?Mario_Marques Escreveu: ↑13 fev 2018, 12:44Telmogtd Escreveu: ↑12 fev 2018, 07:24 Acho 260 um bocado caro tinha ideia que eram muito mais baratos :s os pernos originais aguentam bem os 150 cv?
A minha bomba aumentando o débito e trabalhando a lda já dá para tirar essas potências com o êmbolo original ou tenho que mexer em mais coisas? Não é mais fácil meter o êmbolo de 10 e mexer só na lda?
A downpipe vou fazer uma de 60 mm pelo que li faz muita diferença.
Tu em qualquer motor do mundo tens essencialmente duas formas de fazer mais potencia, usando pressão\quantidade extra de tudo(ar\combustível) ou aumentando o numero de ciclos, ou combinar ambas as coisas claro.
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Rotação, mais ciclos, cam com mais duração, taxa de compressão mais baixa para não se rebentar todo 16:1 aprox
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Como se baixa tanto a compressão? Sei que com a cabeça 1.9 fica com cerca de 19:1 segundo o que eu li e dizem que custa a pegar a frio, com essa taxa de 16:1deve ser muito mais difícil de pegar. Quais são os ganhos em termos de potência? Mais fiável deve ficar de certeza.. já fizeste isso em algum 1.6td?
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
O custar a pegar a frio tem a ver com o tempo da bomba juntamente com a redução da taxa.
Há várias formas de baixar a taxa, espaçador de bloco, maquinar pistões, bielas de mk1 gasolina.
Já usei os 3 métodos.
Para aumentar a rotação tem de se alterar o governador da bomba e pessoalmente usei a cam de um mk1 a gasolina que tem mais duração, usando a mesma pressão nominal de turbo entra mais ar
Há várias formas de baixar a taxa, espaçador de bloco, maquinar pistões, bielas de mk1 gasolina.
Já usei os 3 métodos.
Para aumentar a rotação tem de se alterar o governador da bomba e pessoalmente usei a cam de um mk1 a gasolina que tem mais duração, usando a mesma pressão nominal de turbo entra mais ar
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Ou seja tem que se avançar mais a bomba? Que avanço deste? De que golf mk 1 é a cam, é só tirar e meter essa sem alterar nada?de que versão mk 1 são as bielas usadas,não serão mais frageis?
Isso juntamente com a cabeça 1.9, um turbo(qual aconselhas sem geometria?) bomba trabalhada(governador, êmbolo 10, Lda, etc), escape, ic frontal, etc já deve fazer uns 150hp(ou até mais) fiáveis certo?
Isso juntamente com a cabeça 1.9, um turbo(qual aconselhas sem geometria?) bomba trabalhada(governador, êmbolo 10, Lda, etc), escape, ic frontal, etc já deve fazer uns 150hp(ou até mais) fiáveis certo?
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Tive foi de atrasar a bomba cerca de 3 graus e alterar a pressão de abertura de injectores, salvo erro era 165bar passou para 190bar, o governador teve de ser alterado para poder fazer mais rpm, o Lda foi modificado e levou uma lift pump adicional, a cam era de um mk1 gti hidráulica, letra g, tem de se fazer diagrama, não tinha ic pois só fazia 42—55graus no verão, turbo t3 novo e original, óleo 5w40, cooler tdi 130-150
Se procurares pelo tuning online anda para lá um teste de potência desse carro, 147cv em maha perto das 5000rpm, ele fazia mais rotação útil ainda mas começava a descer em torno das 5000rpm
O motor tinha sido todo refeito e tinha tudo impecável, inclusive as galerias do bloco, que é coisa rara.
É um daqueles carros que nos dias de hoje não faço mais pois fica caro e dá demasiado trabalho, na altura uma mecânica tdi completa andava na casa dos 3500e, hoje em dia por 1000e compra-se um carro completo tdi
Se procurares pelo tuning online anda para lá um teste de potência desse carro, 147cv em maha perto das 5000rpm, ele fazia mais rotação útil ainda mas começava a descer em torno das 5000rpm
O motor tinha sido todo refeito e tinha tudo impecável, inclusive as galerias do bloco, que é coisa rara.
É um daqueles carros que nos dias de hoje não faço mais pois fica caro e dá demasiado trabalho, na altura uma mecânica tdi completa andava na casa dos 3500e, hoje em dia por 1000e compra-se um carro completo tdi
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Isso realmente deve ser muito dispendioso, mas fica um trabalho impecável apesar de o caminho mais fácil ser um tdi e ainda se poupar uns trocos para uma repro etc, mas na minha opinião vale a pena investir no motor 1.6td nem que seja para ser diferente.
Por acaso não me sabes dizer como fica um turbo gt20(sem geometria Mercedes cdi) ou um td04(subaru, mitsubishi, BMW) em relação ao k24/t3? A aplicação não é problema tenho coletores para cortar e soldar, quero é um turbo mais recente e eficiente de wastegate. Ando farto de procurar e não encontro grande coisa. :/
Por acaso não me sabes dizer como fica um turbo gt20(sem geometria Mercedes cdi) ou um td04(subaru, mitsubishi, BMW) em relação ao k24/t3? A aplicação não é problema tenho coletores para cortar e soldar, quero é um turbo mais recente e eficiente de wastegate. Ando farto de procurar e não encontro grande coisa. :/
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Re: Turbo geometria fixa para 1.6 gtd
Essa da cam gti n conhecia a compatibilidade com os diesel...
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