Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Responder
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

tsw21 Escreveu:Boas procura o contacto de uma casa em torres vedras " eurojuntas" acho que fazem esse tipo de juntas
Obrigado 8)
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

LUISGOLFIII Escreveu:
tsw21 Escreveu:Boas procura o contacto de uma casa em torres vedras " eurojuntas" acho que fazem esse tipo de juntas
Obrigado 8)
boas apos questionar a empresa eurojuntas fica aqui os mails trocados :"Bom dia
A junta em cobre leva no interior um material próprio para junta de Colaça que tem metal revestido com uma fibra própria para Colaça, no seu caso aconselhamos uma reforçada a cobre, 125€ para melhor mesmo, um calço em cobre de 2mm cortado a laser 175€ , para qualquer dos casos pretendemos sempre a junta usada e sinal de metade do valor. Mais informações ligue .
Cmp
Hugo Machado

Em 13/11/2016 10:34, A@hotmail.com> escreveu:
Bom dia e obrigado pela rapida resposta,so n percebi esta parte do seu e-mail"Fábricamos em material armado com alma metálica, que pode ser ou não, reforçada a aço ou cobre, com a espessura que o cliente pretende. Fábricamos também em cobre , cortada a laser, em qualquer espessura, neste caso 4 cil 175€, até 2,50, nos casos anteriores não ultrapassa os 125€". Quanto a alteracoes no motor em questao so ira ter um aumento da pressao de turbo uma vez que e carro sobrealimentado,aumento do debito de combustivel,uma linha de escape de medida superior a original e um intercoler. Mas o mais importante inicialmente e a reparacao do motor de modo a manter a fiabilidade. Obrigado mais uma vez.

Obter o Outlook para Android



On Sun, Nov 13, 2016 at 12:25 AM +0000, "Euro Juntas" <eurojuntas@gmail.com> wrote:

Boa noite,
Não fabricamos juntas como as que atualmente se fabricam em lâminas de aço, com cana vedante. Fábricamos em material armado com alma metálica, que pode ser ou não, reforçada a aço ou cobre, com a espessura que o cliente pretende. Fábricamos também em cobre , cortada a laser, em qualquer espessura, neste caso 4 cil 175€, até 2,50, nos casos anteriores não ultrapassa os 125€,precisamos de mais dados e se vai efetuar alguma alteração no.motor. horário 9,30 ás 19 seg a sexta
261912026
Cmp
Hugo Machado


Em 12/11/2016 22:48, A@hotmail.com> escreveu:
boas gostaria de saber preco de uma junta da cabeca para o motor vw 1.6 td codigo jr,eu pretendia uma junta mls (multy layer surface) ou uma junta unta reforcada,mas neste caso tambem pretendia uma opiniao da vossa parte,porque queria reconstruir o motor de modo a ter fiabilidade.e gostaria de saber o vosso horario de funcionamento e se estao abertos ase estao abertos ao sabado.obrigado." e apos este contacto gostaria de opinioes, e em relacao aos parafuso/pernos umavez que os pernos da apr sai bastante caros provavelmente perto de 300paus,poderia optar por outros parafuso tipo os originais mas com resistencia 12.9? e estes parafusos preciso de algum tipo de tratamento xpto?
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Boa informação :mrgreen: . Como sou do norte. Se der para encomendar e enviar por transportadora seria ótimo. Mas já vi que vou ficar semanas à espera. :cry:
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

LUISGOLFIII Escreveu:Boa informação :mrgreen: . Como sou do norte. Se der para encomendar e enviar por transportadora seria ótimo. Mas já vi que vou ficar semanas à espera. :cry:
Boas, elesrecisam sempre da junta velha, e depois tens de saber a projecao dos pistons para fazer a junta com medidas certas.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

tsw21 Escreveu:
LUISGOLFIII Escreveu:Boa informação :mrgreen: . Como sou do norte. Se der para encomendar e enviar por transportadora seria ótimo. Mas já vi que vou ficar semanas à espera. :cry:
Boas, elesrecisam sempre da junta velha, e depois tens de saber a projecao dos pistons para fazer a junta com medidas certas.
Quando enviar o carro para o batechapas e pintura. São sempre uns meses sem ele. Aí dará para fazer um trabalho calmo, até lá vou pesquisando os ingredientes certos para ter um motor fiável e com robustez. :)
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

Mario_Marques Escreveu:Vai a uma sucata e compra o permutador e tubos de água dos tdi 130-150-140, é praticamente plug and play.
Não precisas ir á marca mas precisas de alguém especializado em bombas, se fores do Porto consigo-te isso, tenho bancada de teste de bombas bosch, tabelas originais de valores e ferramentas de ajuste da bomba.
Sim, há juntas mls para esse motor, dá uma vista de olhos aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4386240
Recomendava-te era vivamente usares os pernos ou parafusos ARP 12,9, é que isto faz mesmo muita diferença juntamente com uma junta mls, se juntares a isto um sistema de refrigeração em ordem tens motor para outros tantos km's
Boas,desculpem la o desenteranco,mas gostava de saber se onde referem o radiador de oleo do tdi de 150 e tubo os tubos sao os de borracha ou tambe o de ferro?e ja agora mario eu tenho uma bomba do 1.9td mas era um eco td e queria meter a tampa da bomba do td com lda,mas esta bomba tem a capsula para cruise control ueeu queria manter,e queria uma ideiado preco para montar a tampa e juntas todas novas.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

tsw21 Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Vai a uma sucata e compra o permutador e tubos de água dos tdi 130-150-140, é praticamente plug and play.
Não precisas ir á marca mas precisas de alguém especializado em bombas, se fores do Porto consigo-te isso, tenho bancada de teste de bombas bosch, tabelas originais de valores e ferramentas de ajuste da bomba.
Sim, há juntas mls para esse motor, dá uma vista de olhos aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4386240
Recomendava-te era vivamente usares os pernos ou parafusos ARP 12,9, é que isto faz mesmo muita diferença juntamente com uma junta mls, se juntares a isto um sistema de refrigeração em ordem tens motor para outros tantos km's
Boas,desculpem la o desenteranco,mas gostava de saber se onde referem o radiador de oleo do tdi de 150 e tubo os tubos sao os de borracha ou tambe o de ferro?e ja agora mario eu tenho uma bomba do 1.9td mas era um eco td e queria meter a tampa da bomba do td com lda,mas esta bomba tem a capsula para cruise control ueeu queria manter,e queria uma ideiado preco para montar a tampa e juntas todas novas.
São só os tubos de água se não estou em erro.
Também ainda ando com essa dúvida.
Se calhar vou optar pelos radiadores do motor afn, são plug and play e são mais altos e resistentes, e assim mantenho a tubagem original.
Seja quando for, mas será! 8)
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

carrizog60 Escreveu:a junta cede devido á distorçao do material.
bloco em ferro e cabeça em aluminio com coeficientes de dilataçao diferentes é um problema.
pernos que esticam e que têm pouca resistencia á distençao é outro.(como o mario disse,pernos ARP)
colector de admissao que nao distribui correctamente o fluxo pelos 4 cilindros é outro.(colector tdi ou artesanal)
escape e turbos que estrangulam o motor é outro.(turbos mais recentes e maiores,escape de maior diametro)

felizmente quase todos dao para melhorar(em parentesis),mas envolve custos que muitas pessoas nao querem suportar,principalmente em carros com tantos anos.

curiosamente continuam a querer a potencia,so o custo é que nao interessa.
Carrizo o coletor é plug and play? Basta só o coletor, ou é necessário mais material. A junta depois será a deste coletor ou posso usar aquela massa preta que substitui a junta? Se for só o coletor, uso o restante material que tenho do 1.6?
Que turbo aconselhas e o mais possível plug and play?
Obrigado
Seja quando for, mas será! 8)
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Mario_Marques Escreveu:Não é realmente necessário a cabeça 1.9 mas a cabeça 1.9 é melhor em alguns aspectos(e pior em outros pois baixa a taxa de compressão do motor dai ser mais fiavel).
Basicamente o "segredo" que não é segredo nenhum para esses motores durarem é o básico, bom oleo e sistema de lubrificação sempre em ordem, sistema de arrefecimento em ordem e muito importante, sistema de injecção em ordem, injectores e bomba, a injecção em mau estado é uma das maiores responsaveis pelo aquecimento excessivo nesses motores e meter a injecção em ordem, como vem de fabrica não é algo que vais conseguir fazer em casa sem conhecimento, sem ferramentas proprias e sem a maquina de afinar e testar bombas.
O permutador de oleo de grandes dimensões se tiveres um bom sistema de refrigeração é na realidade muitissimo mais eficiente que um radiador a ar(a água é 10x melhor condutora que o ar), dai a vw ter usado sistema a ar nos motores mais antigos e depois ter passado a água, o sistema a água além de arrefecer melhor o oleo ajuda a aquece-lo a frio tornando o motor mais fiavel(não se usa radiadores a ar por uma questão de preço até porque os permutadores saem muito mais caros, mas os permutadores são o que oferece o melhor compromisso quando está tudo em ordem, claro que se não estiver, o que é bastante provavel num motor antigo, é bastante pior que um a ar mas com tudo ok é melhor que a ar).
Se meteres os parafusos ou pernos que sugeri também ganhas bastante, a probabilidade de queimar a junta reduz bastante, isto se tiveres uma junta com tecnologia mls(multy layer surface)
Boas Mário.

Sabes se em Portugal a junta MLS para bloco 1.6 é fabricada ou tem ponto de revenda? A eurojuntas é realmente uma solução? Porque do que pesquisei e falei não é a mesma citada no fórum da vortex.
Achas melhor ao abrir trocar logo segmentos e touches?
Vale a pena retificar bloco e cabeça?
Sistema misto de arrefecimento do óleo (ar e água) valerá a pena?

A nível de material:
Tenho os radiadores de água e sofagem novos.
A nível de permutador do afn com 75mm de altura contra os 54mm do original 1.6? Também pode ser? Só por ser mais prático de aplicar.
Quando dizes sistema de refrigeração lixado? Referes-te a quê? Bloco corruído? Cabeça corruída? Tubagens com crosta? Sem termostato? Quais as temperaturas das válvulas e termostato? E marcas?
Obrigado
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

LUISGOLFIII Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Não é realmente necessário a cabeça 1.9 mas a cabeça 1.9 é melhor em alguns aspectos(e pior em outros pois baixa a taxa de compressão do motor dai ser mais fiavel).
Basicamente o "segredo" que não é segredo nenhum para esses motores durarem é o básico, bom oleo e sistema de lubrificação sempre em ordem, sistema de arrefecimento em ordem e muito importante, sistema de injecção em ordem, injectores e bomba, a injecção em mau estado é uma das maiores responsaveis pelo aquecimento excessivo nesses motores e meter a injecção em ordem, como vem de fabrica não é algo que vais conseguir fazer em casa sem conhecimento, sem ferramentas proprias e sem a maquina de afinar e testar bombas.
O permutador de oleo de grandes dimensões se tiveres um bom sistema de refrigeração é na realidade muitissimo mais eficiente que um radiador a ar(a água é 10x melhor condutora que o ar), dai a vw ter usado sistema a ar nos motores mais antigos e depois ter passado a água, o sistema a água além de arrefecer melhor o oleo ajuda a aquece-lo a frio tornando o motor mais fiavel(não se usa radiadores a ar por uma questão de preço até porque os permutadores saem muito mais caros, mas os permutadores são o que oferece o melhor compromisso quando está tudo em ordem, claro que se não estiver, o que é bastante provavel num motor antigo, é bastante pior que um a ar mas com tudo ok é melhor que a ar).
Se meteres os parafusos ou pernos que sugeri também ganhas bastante, a probabilidade de queimar a junta reduz bastante, isto se tiveres uma junta com tecnologia mls(multy layer surface)
Boas Mário.

Sabes se em Portugal a junta MLS para bloco 1.6 é fabricada ou tem ponto de revenda? A eurojuntas é realmente uma solução? Porque do que pesquisei e falei não é a mesma citada no fórum da vortex.
Achas melhor ao abrir trocar logo segmentos e touches?
Vale a pena retificar bloco e cabeça?
Sistema misto de arrefecimento do óleo (ar e água) valerá a pena?

A nível de material:
Tenho os radiadores de água e sofagem novos.
A nível de permutador do afn com 75mm de altura contra os 54mm do original 1.6? Também pode ser? Só por ser mais prático de aplicar.
Quando dizes sistema de refrigeração lixado? Referes-te a quê? Bloco corruído? Cabeça corruída? Tubagens com crosta? Sem termostato? Quais as temperaturas das válvulas e termostato? E marcas?
Obrigado
Sim basicamente e isso carros que usavam so as vezes anticongelnte,e qunto ao permurador tens de ter atencao que tas a aumentar o radidador de oleo depois mais o filtro de oleo n vais consegui meter e tirar o filtro porque vai bater na travessa a frente.
No motor aaz justifica meter uma junta mls umas vez que a junta original do aaz é de chapa (acho)?
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por Mario_Marques »

LUISGOLFIII Escreveu:
Boas Mário.

Sabes se em Portugal a junta MLS para bloco 1.6 é fabricada ou tem ponto de revenda? A eurojuntas é realmente uma solução? Porque do que pesquisei e falei não é a mesma citada no fórum da vortex.
Achas melhor ao abrir trocar logo segmentos e touches?
Vale a pena retificar bloco e cabeça?
Sistema misto de arrefecimento do óleo (ar e água) valerá a pena?

A nível de material:
Tenho os radiadores de água e sofagem novos.
A nível de permutador do afn com 75mm de altura contra os 54mm do original 1.6? Também pode ser? Só por ser mais prático de aplicar.
Quando dizes sistema de refrigeração lixado? Referes-te a quê? Bloco corruído? Cabeça corruída? Tubagens com crosta? Sem termostato? Quais as temperaturas das válvulas e termostato? E marcas?
Obrigado
Grande parte das juntas que hoje em dia se vendem já são mls em chapa, as mls são faceis de distinguir, não têm vedações de silicone como as juntas convencionais e são varias juntas unidas depois por uns rebites, o ideal é sempre tirar a velha e depois com ela tentar nas casas de peças, ou então comprar na gasket to go que era onde comprava as vezes na altura que fazia esses motores de raiz(restauro ou restauro e incremento de power com a tal cabeça 1.9 e mais umas coisas).
O permutador, tal como tudo o que sugeri, são coisas que já testei e apliquei e aliás, se virem o projecto do meu mk1 cabrio tem lá fotos disso aplicado no motor, a nível de espaço o mk2 até tem mais espaço que o mk1 cabrio, e também já montei em mk2 tanto o permutador intermédio como os grandes, embora os grandes sejam mais dificeis vamos chamar assim, de aplicar.
O termostato é usar o original que se não me falha a memoria é de 84 ou 87 graus ou semelhantes de boa qualidade(tipo valeo, behr).
Quem vai refazer o bloco todo, tem uma boa oportunidade de fazer uma decapagem electroquimica que apesar de demorar uns dias até ficar ok tem resultados brutais, as peças de desgaste, troca-las é sempre uma boa ideia pois é uma garantia de que o que estamos a fazer vai ter resultados de longa duração, não esquecer claro, rever a bomba de oleo.
Os parafusos 12,9 ou pernos arp têm de ser feitos, eu pelo menos não tenho conhecimento de nenhum kit para estes motores, ou melhor, secalhar até há mas não vendidos como diesel, mas para os motores a gasolina 8v, que nunca me deu para comparar as medidas mas até há sérias possibilidades de ser a mesma medida e para os gasolina há.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

Mario_Marques Escreveu:
LUISGOLFIII Escreveu:
Boas Mário.

Sabes se em Portugal a junta MLS para bloco 1.6 é fabricada ou tem ponto de revenda? A eurojuntas é realmente uma solução? Porque do que pesquisei e falei não é a mesma citada no fórum da vortex.
Achas melhor ao abrir trocar logo segmentos e touches?
Vale a pena retificar bloco e cabeça?
Sistema misto de arrefecimento do óleo (ar e água) valerá a pena?

A nível de material:
Tenho os radiadores de água e sofagem novos.
A nível de permutador do afn com 75mm de altura contra os 54mm do original 1.6? Também pode ser? Só por ser mais prático de aplicar.
Quando dizes sistema de refrigeração lixado? Referes-te a quê? Bloco corruído? Cabeça corruída? Tubagens com crosta? Sem termostato? Quais as temperaturas das válvulas e termostato? E marcas?
Obrigado
Grande parte das juntas que hoje em dia se vendem já são mls em chapa, as mls são faceis de distinguir, não têm vedações de silicone como as juntas convencionais e são varias juntas unidas depois por uns rebites, o ideal é sempre tirar a velha e depois com ela tentar nas casas de peças, ou então comprar na gasket to go que era onde comprava as vezes na altura que fazia esses motores de raiz(restauro ou restauro e incremento de power com a tal cabeça 1.9 e mais umas coisas).
O permutador, tal como tudo o que sugeri, são coisas que já testei e apliquei e aliás, se virem o projecto do meu mk1 cabrio tem lá fotos disso aplicado no motor, a nível de espaço o mk2 até tem mais espaço que o mk1 cabrio, e também já montei em mk2 tanto o permutador intermédio como os grandes, embora os grandes sejam mais dificeis vamos chamar assim, de aplicar.
O termostato é usar o original que se não me falha a memoria é de 84 ou 87 graus ou semelhantes de boa qualidade(tipo valeo, behr).
Quem vai refazer o bloco todo, tem uma boa oportunidade de fazer uma decapagem electroquimica que apesar de demorar uns dias até ficar ok tem resultados brutais, as peças de desgaste, troca-las é sempre uma boa ideia pois é uma garantia de que o que estamos a fazer vai ter resultados de longa duração, não esquecer claro, rever a bomba de oleo.
Os parafusos 12,9 ou pernos arp têm de ser feitos, eu pelo menos não tenho conhecimento de nenhum kit para estes motores, ou melhor, secalhar até há mas não vendidos como diesel, mas para os motores a gasolina 8v, que nunca me deu para comparar as medidas mas até há sérias possibilidades de ser a mesma medida e para os gasolina há.
Boas mario,eu tou a para refazer um 1.9td e a minha ideia e seguir a nivel de setup o msm que a darkside devolpment fez numa caddy com aaz. Quanto aos pernos arp tanto darkside com a rosten performance tem para os motores diesel e mesmo no site arp que eu ja estive a ver isso, a minha ideia é meter segmento,capas de cambota,bielas,testar bloco e como comprei carro inteiro e ja com junta da cabeca queimada, testa e facear a cabeca,para n facilitar bomba de oleo nova,e uma vez que o radidor de oleo ta estragado eu asim aproveitavae metia ja o radidor do pd de 130 e tubos(se tivesses umas fotos que podesses mostar era excelente)e com isto pensava tirar um pouco de peso no volante do motor e equilibrar cambota,a bomba vai ser a do 1.9td que qera eco td porque o carro era canadiano e vou mandar meter a tampa do lda de bomba gtd posque o carro tinha cruise control e vou aplicar no golf, provavelmente turbo gt 15 e colector d admicao pd 130. Posto isto mario qual a tua opiniao?e n esquecer que vou mandar vir os pernos arp e a junta da cabeca ou meto a original ou buscar uma mls.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por Mario_Marques »

A bomba de oleo, se essa estiver ok deixa-a estar, tu não precisas do permutador do tdi 130, o intermedio chega e sobra para o dobro da potencia de origem desse carro e até mais, tens fotos no meu projecto de mk1 cabrio, permutador montado num motor AP que é parecido aos diesel\turbodiesel vw, o mk1 tem menos espaço que os mk2, o sistema que fiz para o meu carro carro faz 97graus num dia muito quente a levar lenha forte e com diagrama de motor e ignição muito agressivo, sendo que é um motor que já de origem aquece bem mais que um diesel e um diesel dificilmente anda tanto tempo a fundo como este anda todo contente a cantar :D
O termostato é meter o original ou concorrência de uma marca em condições tipo valeo ou behr.
Tirar pesos no motor, isso tem vantagens e desvantagens e quase sempre as desvantagens são bem maiores que as vantagens num carro que vai andar no dia-dia, o volante é pesado não é porque alguém resolveu lá meter pesos por acaso, é pesado porque é uma peça que faz armazenamento de energia e "absorve" as vibrações harmônicas do motor e para isso necessita ter massa e é devidamente calibrado também.
Se tiveres com ideia de no futuro aumentar potencia ao refazer o motor é a altura de refazer a taxa de compressão para o valor desejado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

Mario_Marques Escreveu:A bomba de oleo, se essa estiver ok deixa-a estar, tu não precisas do permutador do tdi 130, o intermedio chega e sobra para o dobro da potencia de origem desse carro e até mais, tens fotos no meu projecto de mk1 cabrio, permutador montado num motor AP que é parecido aos diesel\turbodiesel vw, o mk1 tem menos espaço que os mk2, o sistema que fiz para o meu carro carro faz 97graus num dia muito quente a levar lenha forte e com diagrama de motor e ignição muito agressivo, sendo que é um motor que já de origem aquece bem mais que um diesel e um diesel dificilmente anda tanto tempo a fundo como este anda todo contente a cantar :D
O termostato é meter o original ou concorrência de uma marca em condições tipo valeo ou behr.
Tirar pesos no motor, isso tem vantagens e desvantagens e quase sempre as desvantagens são bem maiores que as vantagens num carro que vai andar no dia-dia, o volante é pesado não é porque alguém resolveu lá meter pesos por acaso, é pesado porque é uma peça que faz armazenamento de energia e "absorve" as vibrações harmônicas do motor e para isso necessita ter massa e é devidamente calibrado também.
Se tiveres com ideia de no futuro aumentar potencia ao refazer o motor é a altura de refazer a taxa de compressão para o valor desejado.
ok entao vou seguir o teu concelho vou manter tudo com o devido peso mas é sempre bom mandar equilibrar tudo devidamente certo?cambota e volante. Quanto a taxa de compressao podes explicar melhor?
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Mario_Marques Escreveu:
LUISGOLFIII Escreveu:
Boas Mário.

Sabes se em Portugal a junta MLS para bloco 1.6 é fabricada ou tem ponto de revenda? A eurojuntas é realmente uma solução? Porque do que pesquisei e falei não é a mesma citada no fórum da vortex.
Achas melhor ao abrir trocar logo segmentos e touches?
Vale a pena retificar bloco e cabeça?
Sistema misto de arrefecimento do óleo (ar e água) valerá a pena?

A nível de material:
Tenho os radiadores de água e sofagem novos.
A nível de permutador do afn com 75mm de altura contra os 54mm do original 1.6? Também pode ser? Só por ser mais prático de aplicar.
Quando dizes sistema de refrigeração lixado? Referes-te a quê? Bloco corruído? Cabeça corruída? Tubagens com crosta? Sem termostato? Quais as temperaturas das válvulas e termostato? E marcas?
Obrigado
Grande parte das juntas que hoje em dia se vendem já são mls em chapa, as mls são faceis de distinguir, não têm vedações de silicone como as juntas convencionais e são varias juntas unidas depois por uns rebites, o ideal é sempre tirar a velha e depois com ela tentar nas casas de peças, ou então comprar na gasket to go que era onde comprava as vezes na altura que fazia esses motores de raiz(restauro ou restauro e incremento de power com a tal cabeça 1.9 e mais umas coisas).
O permutador, tal como tudo o que sugeri, são coisas que já testei e apliquei e aliás, se virem o projecto do meu mk1 cabrio tem lá fotos disso aplicado no motor, a nível de espaço o mk2 até tem mais espaço que o mk1 cabrio, e também já montei em mk2 tanto o permutador intermédio como os grandes, embora os grandes sejam mais dificeis vamos chamar assim, de aplicar.
O termostato é usar o original que se não me falha a memoria é de 84 ou 87 graus ou semelhantes de boa qualidade(tipo valeo, behr).
Quem vai refazer o bloco todo, tem uma boa oportunidade de fazer uma decapagem electroquimica que apesar de demorar uns dias até ficar ok tem resultados brutais, as peças de desgaste, troca-las é sempre uma boa ideia pois é uma garantia de que o que estamos a fazer vai ter resultados de longa duração, não esquecer claro, rever a bomba de oleo.
Os parafusos 12,9 ou pernos arp têm de ser feitos, eu pelo menos não tenho conhecimento de nenhum kit para estes motores, ou melhor, secalhar até há mas não vendidos como diesel, mas para os motores a gasolina 8v, que nunca me deu para comparar as medidas mas até há sérias possibilidades de ser a mesma medida e para os gasolina há.
Olá Mário.
Tudo bem?
Cheguei a enviar-te PM. Viste?

A decapagem electroquímica? É só por fora correto? Dá também para fazer na cabeça? Acho também uma ideia engraçada aplicar a tampa de válvulas do G60? Achas que ganharia alguma vantagem na dissipação do calor, uma vez que é de alumínio?
A minha ideia é manter a mecânica original. Cabeça e bloco 1.6 TD SB.
Como disse quero sim aumentar a fiabilidade. Claro que com isso vou assegurar alguma potência de incremento.
Pelo que procurei e quando sugeriu o user tsw21 a eurojuntas, fiquei com a ideia que são juntas à medida, e não juntas já desenvolvidas para o bloco 1.6. do que procurei são todas de amianto, o que me leva a atrasar esta parte do restauro.
Quando dizes peças de desgaste? Referes-te a seguementos? Camisas? Touches?

Como o carrizo não respondeu? O que achas da opinião dele? Devo realmente aplicar um coletor TDI e turbo?
Por exemplo coletor e turbo do TDI afn 90cv?
Isso seria fácil de aplicar?

Quanto aos parafusos ARP 12.9, não consegui encontrar nas casas das peças.

Já noto que tenho alguma fuga (água e óleo) pela junta da colassa, a junta já deve estar podre aos anos que o carro tem e se ainda for a de origem. Não creio que sejam segmentos arruinados nem nada que se pareça.

Por isso o meu objetivo é ter o material todo à mão. E ficar mesmo só a faltar a junta e quero saber onde posso pedir. Pela solução on-line ainda vou ficar umas semanas à espera, coisa que não queria, além de que podem surgir enganos, e mais tempo teria de ficar parado.

Daí tanta pergunta.
Depois queria saber se é possível passar aí contigo pelo Porto, para ajustar a bomba e injetores e também veres o trabalho feito? Obrigado.

Tsw21 obrigado pela opinião. Sim estes blocos com muitos anos, a corrosão é fatal.
Seja quando for, mas será! 8)
Responder