Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Responder
Avatar do Utilizador
patricio souza
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 08 mai 2016, 19:41
Veículos: golf ll

Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por patricio souza »

Boas amigos .poucos aqui ne conhecem ..tenho um golf 2 gtd 1.6 .. Não gostava antes de ter .depois que compre . .me apaixonei... :lol: ..kkk
Olha minha duvida e ...estou fazendo um motor do zero .intercooler .radiador óleo. Linha de escape 60mm .bloco 1600 .. Todo recostroido .tudo novo
Comprei uma cabeça 1900 pra montar. .válvulas novas ..tudo como se deve ..oq vcs axam ..disto .
Fica bom .? Qual junta devo usar 1,6 ou 1,9 ..que ainda estacpor montar ..pq estou com duvida .e gostaria de saber a fossa opinião a respeito ...depois mando ..fotos da criança.. Kk :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por Mario_Marques »

Deves usar uma junta com tecnologia MLS de qualidade(recomendava usar a original, é cara mas é a melhor) para 1.9 e deves abrir os canais no bloco, e recomendava-te trocar os parafusos por sistema de perno e fêmea ARP, pois ganhas bastante em fiabilidade neste componente, não fica também barato mas é o melhor, ou então arranjares uns parafusos 12,9 em vez dos originais 10,9 ou 11,9.
Estou-te a recomendar essas peças para fazeres o motor uma vez e durar anooooos mesmo que decidas depois aumentar potencia, não parece mas a diferença com esses componentes é grande.
Esses carros se conseguires ter um sistema de arrefecimento eficiente consegue-se melhores resultados com um permutador água\oleo dos grandes e oleo sintético multigraduado tipo 5w40 ou 5w30, o problema é mesmo ter um sistema de arrefecimento eficiente visto que por norma esses carros têm os sistemas de arrefecimento todos lixados, mas como estás a fazer o motor de novo era um caso a estudares se tiveres meios.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Mario_Marques Escreveu:Deves usar uma junta com tecnologia MLS de qualidade(recomendava usar a original, é cara mas é a melhor) para 1.9 e deves abrir os canais no bloco, e recomendava-te trocar os parafusos por sistema de perno e fêmea ARP, pois ganhas bastante em fiabilidade neste componente, não fica também barato mas é o melhor, ou então arranjares uns parafusos 12,9 em vez dos originais 10,9 ou 11,9...
Já agora, para não voltar a abrir um outro tópico e pode também ajudar o Patrício.
No meu 1.6 Intercooler, de 80cv, vou fazer a dita revisão do meio milhão, como não sou grande crânio a mecânica, queria saber qual a melhor forma de ganhar fiabilidade neste motor? É realmente necessário? Cabeça do 1.9? Ou basta uma junta do 1.9, é plug and play?
Em vez do permutador de óleo, será melhor um radiador a óleo/ar? Há kits completos só aplicar?

Isto é? Juntas, quais? Tipo de refrigeração, qual?
Obrigado
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por Mario_Marques »

Não é realmente necessário a cabeça 1.9 mas a cabeça 1.9 é melhor em alguns aspectos(e pior em outros pois baixa a taxa de compressão do motor dai ser mais fiavel).
Basicamente o "segredo" que não é segredo nenhum para esses motores durarem é o básico, bom oleo e sistema de lubrificação sempre em ordem, sistema de arrefecimento em ordem e muito importante, sistema de injecção em ordem, injectores e bomba, a injecção em mau estado é uma das maiores responsaveis pelo aquecimento excessivo nesses motores e meter a injecção em ordem, como vem de fabrica não é algo que vais conseguir fazer em casa sem conhecimento, sem ferramentas proprias e sem a maquina de afinar e testar bombas.
O permutador de oleo de grandes dimensões se tiveres um bom sistema de refrigeração é na realidade muitissimo mais eficiente que um radiador a ar(a água é 10x melhor condutora que o ar), dai a vw ter usado sistema a ar nos motores mais antigos e depois ter passado a água, o sistema a água além de arrefecer melhor o oleo ajuda a aquece-lo a frio tornando o motor mais fiavel(não se usa radiadores a ar por uma questão de preço até porque os permutadores saem muito mais caros, mas os permutadores são o que oferece o melhor compromisso quando está tudo em ordem, claro que se não estiver, o que é bastante provavel num motor antigo, é bastante pior que um a ar mas com tudo ok é melhor que a ar).
Se meteres os parafusos ou pernos que sugeri também ganhas bastante, a probabilidade de queimar a junta reduz bastante, isto se tiveres uma junta com tecnologia mls(multy layer surface)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Já comprei um jogo de juntas, junta do cárter, falta a junta da colassa, haverá junta para 1.6 com tecnologia MLS?
Comprei também radiador de água e sofagem novos!
Quanto ao permutador de óleo dos grandes? Conheces ou sabes dizer a referência de uma marca fiável?

Pois, quanto ao sistema de injeção, tens razão! O meu mecânico é de confiança, gosto muito dele.
Mas, como os trabalhos são feitos em casa dele e fora de horas, tem de ser tudo com muita calma, e quanto a essa afinação creio que isso tenha de ser feito fora!
Ou seja teria de retificar injetores e bomba, e depois ir afinar à marca? Ou a algum sítio que tivesse conhecimento exato?
Abraço
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por Mario_Marques »

Vai a uma sucata e compra o permutador e tubos de água dos tdi 130-150-140, é praticamente plug and play.
Não precisas ir á marca mas precisas de alguém especializado em bombas, se fores do Porto consigo-te isso, tenho bancada de teste de bombas bosch, tabelas originais de valores e ferramentas de ajuste da bomba.
Sim, há juntas mls para esse motor, dá uma vista de olhos aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4386240
Recomendava-te era vivamente usares os pernos ou parafusos ARP 12,9, é que isto faz mesmo muita diferença juntamente com uma junta mls, se juntares a isto um sistema de refrigeração em ordem tens motor para outros tantos km's
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Boas Marques.
Grande informação.
O meu motor é um SB... Eles aqui falavam na diferença das moscas? Certo, que o GTD dele eram 3 e a primeira junta não batia certo, mas depois na segunda imagem, a junta já era a correta? Certo.

Não seria melhor pedir o permutador numa casa de Peças? E respetivos tubos?
Sempre posso ver isso numa sucata. Os tubos são mesmo todos? Ou só os que saem da bomba de água e ligam no permutador e os de retorno?
Não é preciso alterar a bomba de água. Já comprei uma nova completa.
Última edição por LUISGOLFIII em 08 out 2017, 11:11, editado 1 vez no total.
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

boas entao por exemplo na imagemque se segue os permutadorescom traco vermelho sao dos tdi´s de 110vp e tem os bocais de encaixe dos tubos de agua de lado e os dos tdi´s pd sao para cima, ha diferenca no 2 a nivel interno? a questao e que o do vp tem altura de 72,5mm e o do pd que tem bocais para cima e de 65mm. ha diferencas em ambos a nivel de refrigeracao? qual o melhor?Imagem
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Este permutador que publicas-te na imagem, é muito semelhante ao que eu tinha no motor td Jr.
Sei que estes permutadores tem o problema de ao fim de x número de km's a menbrana rompe e danifica o circuito da água.

O Marques aconselhou os permutadores maiores, que são praticamente plug and play, desde que tenham os tubos também, só não sei quais os tubos do circuito, se só os que saem da bomba de água e ligam ao permutador e bloco, ou se todos.
Seja quando for, mas será! 8)
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por carrizog60 »

boas

atençao que pelos casos que ja tive conhecimento so vale a pena meter cabeça 1.9 se o motor tiver compressao muito boa,senao corres o risco de custar a pegar e cagar fumo branco durante um bom bocado enquanto nao aquece.


cumps
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

LUISGOLFIII Escreveu:Este permutador que publicas-te na imagem, é muito semelhante ao que eu tinha no motor td Jr.
Sei que estes permutadores tem o problema de ao fim de x número de km's a menbrana rompe e danifica o circuito da água.

O Marques aconselhou os permutadores maiores, que são praticamente plug and play, desde que tenham os tubos também, só não sei quais os tubos do circuito, se só os que saem da bomba de água e ligam ao permutador e bloco, ou se todos.
boas eu coloqueia questao pelo seguinte e que se vires a ref do permutador de oleo do motor arl de 150cv pd no google vais ver que o permutador tem os bocais da agua na parte superior e por exemplo o do asv tdi 110cv os bocais da agua ficam na lateral e esses da para montar no gtd esecalhar usar os tubos originais,dai perguntar se havia diferencas.mas pesquisa no google as referencias e ve por ti.ha e quanto a junta da cabeca ha uma casa em torres vedras EURO JUNTAS que faz juntas de cabeca reforcadas e etc.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por carrizog60 »

a junta cede devido á distorçao do material.
bloco em ferro e cabeça em aluminio com coeficientes de dilataçao diferentes é um problema.
pernos que esticam e que têm pouca resistencia á distençao é outro.(como o mario disse,pernos ARP)
colector de admissao que nao distribui correctamente o fluxo pelos 4 cilindros é outro.(colector tdi ou artesanal)
escape e turbos que estrangulam o motor é outro.(turbos mais recentes e maiores,escape de maior diametro)

felizmente quase todos dao para melhorar(em parentesis),mas envolve custos que muitas pessoas nao querem suportar,principalmente em carros com tantos anos.

curiosamente continuam a querer a potencia,so o custo é que nao interessa.
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

A taxa de compressão do meu motor aparenta estar boa.
Como tem um problema que não consigo identificar, resolvi fazer esta revisão. Daí procurar respostas, para ganhar o máximo de fiabilidade neste motor. Não procuro mais potência, mas sim maior fiabilidade.
Obviamente que o resultado dessa maior fiabilidade, pode também culminar numa maior potência.

Carrizo,mas cabeça do 1.9 contínua a ser de alumínio? Portanto só mesmo pelo facto de baixar a compreensão, é que justifica.

Vou procurar fazer uma boa receita.
Ver o melhor sistema de refrigeração do circuito de água e do óleo.
Ver o reforço necessário para garantir a eficácia da junta.
Corrigir então esses defeitos da admissão de ar e inverso.

Quero ter o carro, o mais possível original e pronto para fazer quilómetros.
Ponderei por um 1.9tdi AFN, mas o orçamento é comprido, e com esse dinheiro posso melhor bastante o motor original sem olhar muito ao custo.
Seja quando for, mas será! 8)
LUISGOLFIII
Pro
Pro
Mensagens: 1209
Registado: 19 ago 2009, 17:32
Veículos: Audi A4 Avant B5; Golf 2 GTD
Localização: Bragança

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por LUISGOLFIII »

Bem.
Já tenho quase todo o material para o motor. Falta só o coletor de admissão com os vocais mais largos, um turbo kkk24, e a junta MLS para bloco e cabeça 1.6.
Alguém sabe onde posso comprar em Portugal?
O meu tem três furos, e é um SB!
Abraços
Seja quando for, mas será! 8)
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Bloco 1.6 ....cabeça 1.9 ?

Mensagem por tsw21 »

Boas procura o contacto de uma casa em torres vedras " eurojuntas" acho que fazem esse tipo de juntas
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Responder