Apertos da cabeça do motor mk1 1.5D?

Responder
Tilhas
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 11 abr 2011, 17:28
Veículos: Golf MK1 1500 diesel

Apertos da cabeça do motor mk1 1.5D?

Mensagem por Tilhas »

Boas amigos,

preciso de montar a cabeça do motor para o pôr a andar mas estou com um problema, o manual que tenho dá-me um certo e determinado tipo de aperto para os parafusos da cabeça, mas fazendo como o manual refere rebentei com as roscas do bloco tendo de tirar o motor para ir ao torneiro.

Agora que está pronto a montar não queria ter de passar pelo mesmo. Alguém por aqui sabe dizer qual o aperto certo dos parafuso da cabeça do motor do MK1 1.5D CK?

abraços
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Apertos da cabeça do motor mk1 1.5D?

Mensagem por carrizog60 »

estava limpo as roscas?
na embalagem da junta nao diz?
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Tilhas
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 11 abr 2011, 17:28
Veículos: Golf MK1 1500 diesel

Re: Apertos da cabeça do motor mk1 1.5D?

Mensagem por Tilhas »

carrizog60 Escreveu:estava limpo as roscas?
na embalagem da junta nao diz?
Só vi agora a mensagem, não recebi notificação da resposta.

Após uma série de contratempos o carro lá está a andar, mas mistura óleo na água, vou ter de o abrir de novo e verificar a cabeça para ter a certeza que ela está boa, o meu pai é que a levou ao torneiro e desconfio que ele não a pôs à pressão.

No manual do carro tenho 3 apertos até chegar aos 8,5kg e depois ligar o motor, aquecê-lo até aos 70º e dar-lhe um aperto de 90º mais 90º.

As roscas estavam limpas, mas quando o meu pai foi apertar a cabeça, deu os 90º com o motor a frio e foi aí que as roscas cederam. Deduzo que foi aperto a mais, porque o que o manual indicava era que os 90º eram dados a quente.

Depois de uma série de tempo, monta desmonta, e três juntas, tive de o levar a um mecânico para me apertar a cabeça.
Embora agora esteja bem apertada, problema é que está a misturar água no óleo, logo vou ter de o abrir, pois ou queimou a junta por mau aperto ou a cabeça está danificada. Tenho a tirar e levar ao torneiro para ver o que se passa com ela.

Quando a montar quero dar-lhe o aperto correcto, por isso se me pudessem indicar a força de apertos para este modelo de motor, era porreiro. Estou farto de perder tempo e ter tanto trabalho, para além do dinheiro que já mandei à rua.
Responder