Duas duvidas no meu livrete!

Responder
Dinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 456
Registado: 19 set 2007, 12:35
Veículos: Golf mk1, Golf mk4
Localização: Torres Vedras

Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Dinho »

Boas a todos!

Tenho duas duvidas no meu livrete.

Quando vamos homolgar umas jantes de tamanho maior, fica registado nas anotaçoes especiais "pneu com medida X e altura Y" etc.
A minha duvida é a seguinte no livrete vem que o meu carro tem um motor 1.5D, mas quando o comprei trazia um 1.6D, e nas anotaçoes especiais apenas vem descrito SUB. MOTOR!
Será que posso aplicar qualquer motor naquele carro, já que não vem mencionado por que motor foi substituido?? É que agora tenho um 1.9TD lá dentro e aquilo até me dava um certo jeito se fosse assim...


A outra é na cor.. Diz AZUL E OUTRAS será posso meter qualquer cor desde que esteja o azul presente?


Fica aqui uma foto do meu livrete para perceberem melhor.
Imagem

Os experts que se acusem :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Mario_Marques »

Não podes aplicar qualquer motor, mas podes aplicar motores que tenham saído nesse carro e que tenha havido homologação para tal cá em pt, esse carro ainda é do bom tempo, hoje em dia, fazer uma coisa dessas é caríssimo e complicado por causa das novas leis, não terás á priori qualquer problema com isso, obviamente não podes lá enfiar um tdi pd por exemplo, pois os inspectores não andam lá a nanar... :wink:
Tive um fiat 124 que também foi na altura trocado o motor pelo meu pai, prai em 1978 no livrete da altura também tinha uma anotação semelhante a essa, o carro teve de ser inspeccionado pela fiat na época para darem o papel para se poder legalizar, nessa época era muito facil meter motores diesel em carro, trocar motores de forma legal, trocar caixas, etc, não havia as complicações todas de hoje em dia e penso que foi assim até perto dos anos 90, depois surgiram novas leis que complicaram bastante, hoje em dia quem quiser legalizar um motor tem em primeiro lugar de ter logo uma folha comprovativa da proveniência do motor, depois tem de pagar a actualização dos impostos, precisa de uma folha de homologação passsada por alguém da area, depois um termos de responsabilidade de quem montou que tem de ser certificado e inspecção b. :)
Em relação á cor, o carro tem de ser maioritariamente azul, só podes ter algumas partes de outra cor como se vê em alguns carros, tipo isto:
Imagem
Esse carro de livrete vem com cor principal, verde/outras
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Dinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 456
Registado: 19 set 2007, 12:35
Veículos: Golf mk1, Golf mk4
Localização: Torres Vedras

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Dinho »

Mas poder ter qualquer motor que saiu com este carro ja eh bom! Obrigado pela explicacao! Ja ajudase bastamte!
Abraco
euaraujo
Amateur
Amateur
Mensagens: 417
Registado: 17 ago 2007, 22:36
Veículos: Mk1 1.9GLD Mk4 1.9Tdi
Localização: Sintra

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por euaraujo »

Amigo,

pensava q GL era gasolina :roll: será q foi legalizado o Motor gasoleo ?
Imagem
Golf MK4 TDI 115
Golf MK1 GLD
Golf MK1 LS
Golf mk1...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Mario_Marques »

Dinho Escreveu:Mas poder ter qualquer motor que saiu com este carro ja eh bom! Obrigado pela explicacao! Ja ajudase bastamte!
Abraco
Se for um motor de lá não tens problemas, se for um motor mais moderno esquece que nunca o conseguirás legalizar.
Para uma legalização hoje em dia precisas de um comprovativo da origem do motor, precisas do termo de responsabilidade de quem o montou que tem de ser uma entidade credenciada, precisas de depois fazer uma inspecção na siva e têm de te dar uma "luz verde" a dizer que está tudo ok, a siva não dá isso para motores que não sejam de origem do carro e se não tiveres os outros documentos anteriores, precisas também de ir á alfandega e pagar os direitos que com as novas leis será compliicadissimo por causa das emissões de co2 e dos novos impostos, se a alfandega der o ok depois de lá deixares fortuna e meia podes fazer ipo b e se estiver ok podes mandar fazer um documento único, esta brincadeira hoje em dia não fica propriamente barata e se o motor não for do carro nem vale a pena tentar fazer isto, isto fazia-se bem mas era á uns anos atrás com as leis antigas, tenho um amigo que torrou 9000euros nesta brincadeira e agora paga por ano 520e de iuc(é um motor v12), no caso dele compensou pois ele tem massa, adora o carro e é um carro de bastante valor, no caso do golf mk1, o iuc ia ser muito menor, mas memso assim não compensa pois a legalização mesmo que fique por metade, quem tem esse dinheiro para gastar num carro não compra nunca na vida um mk1, é por isso que disse que o teu ainda é do bom tempo, tiveste muita sorte :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por GTDblack »

É daquelas coisas que se acontecesse como noutros países o estado só tinha a ganhar... :roll:

Poderiam perder nas multas mas criavam postos de trabalho, cobravam IVA, etc etc das empresas que tratassem da homologação de motores diferentes, tal como acontece nos UK, por exemplo!
Alex Golf
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 20 jul 2014, 21:17
Veículos: golf 3 tdi

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Alex Golf »

Boas, tive a ler mas não intendi muito bem, eu tenho um gtd mas tenho o motor tdi, posso alterar no livrete gtd para tdi?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Silver_Ajm »

Alex Golf Escreveu:Boas, tive a ler mas não intendi muito bem, eu tenho um gtd mas tenho o motor tdi, posso alterar no livrete gtd para tdi?
Depende, se o teu carro for um golf 3 como está na tua assinatura podes, pois o motor TDI saiu em golf 3, agora se for um golf 1 esquece, não é possível, porque o motor TDI não saiu em golf 1.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Vitor.golf3
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 20 mar 2018, 00:32
Veículos: Golf 3

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Vitor.golf3 »

Boas eu tenho um golf 3 comercial de 1996.
Comprei e ja veio com swap de motor tem o motor gt tdi 110 cv
Da para legalizar isso?
O que tinha que fazer?
Obrigado
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Silver_Ajm »

Vitor.golf3 Escreveu: 20 mar 2018, 00:35 Boas eu tenho um golf 3 comercial de 1996.
Comprei e ja veio com swap de motor tem o motor gt tdi 110 cv
Da para legalizar isso?
O que tinha que fazer?
Obrigado
Em principio será possível se for a motorização de um golf 3, agora se compensa, provavelmente não compensará devido ao valor comercial que terá o carro... Será que esse carro não era já um tdi 110 de origem?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Vitor.golf3
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 20 mar 2018, 00:32
Veículos: Golf 3

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Vitor.golf3 »

Nao o motor é de uma ibiza gt tdi.
Ele de livrete é gtd.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Mario_Marques »

Se não tiveres os documentos de origem de compra desse motor nem te vale a pena sequer pensar nisso, até porque nem sabes de onde ele veio realmente....um conselho, não te metas muito nisso pois só te vai trazer problemas, mesmo que conseguisses legalizar ficavas a pagar na boa uns 250euros de iuc.
No caso do dinho ele tem um registo do "bom tempo", á partida não lhe pegam com qualquer motor que lá meta que não seja demasiado escandaloso para a época do carro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Vitor.golf3
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 20 mar 2018, 00:32
Veículos: Golf 3

Re: Duas duvidas no meu livrete!

Mensagem por Vitor.golf3 »

Então deixo andar assim.
Desde que não haja muito stress claro.
Responder