oleo do motor

Responder
vitor
Rookie
Rookie
Mensagens: 128
Registado: 02 abr 2005, 16:18
Localização: guimaraes

oleo do motor

Mensagem por vitor »

boas amigos alquem me sabe dizer qual é o melhore oleo que eu possa meter no meu gti 1800 tipo 10w49 5w40 0w40 ......
e ja agora quantos litros leva??
obrigada
abraço
frost_mk1
Amateur
Amateur
Mensagens: 545
Registado: 15 ago 2008, 18:52
Veículos: VW Golf GTI Mark III - 1995
Localização: L.A.

Re: oleo do motor

Mensagem por frost_mk1 »

vitor Escreveu:boas amigos alquem me sabe dizer qual é o melhore oleo que eu possa meter no meu gti 1800 tipo 10w49 5w40 0w40 ......
e ja agora quantos litros leva??
obrigada
abraço

Boas vitor,

Eu no meu costumo meter 5w40, mas ha mecanicos que dizem para estes motores o mais indicado sejam oleos mais grossos por causa da idade do motor.. mas como o meu foi todo rectificado está a levar 5w40.

Em relaçao aos litros levam 3.5 litros salvo erro!

abraço
Volkswagen Golf GTI - Mark I - 1982 | SOLD
Volkswagen Golf GL - Mark III - 1992 | STAND-BY
Volkswagen Golf GTI - Mark III - 1995
| ROLLING
tiago.gti
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 24 mar 2008, 16:47

Re: oleo do motor

Mensagem por tiago.gti »

Boas Vitor,

Relativamente ao óleo, houve uma grande evolução desde os anos 80. Nessa altura, 90% dos lubrificantes eram minerais, enquanto que hoje em dia praticamente não se usa este tipo de óleo em carros recentes.
Nesse carro pode usar um óleo mineral que é mais barato, principalmente se estiver em promoção nalgum hipermercado. Neste caso recomendo o Castrol GTX 15W40 ou 15W50. Contudo um óleo semi-sintético 10W40 seria o ideal para o carro de preferência que cumpra as normas Volkswagen, bem como o Castrol Magnatec ou o BP Visco 3000 que em promoção nos hipers 4 litros rondam os €20.
Não recomendo a utilização de um óleo 100% sintético (5W40), uma vez que graças ao seu elevado poder detergente pode "limpar" resíduos dentro do motor que estão lá muito bem, originando um excessivo consumo de óleo.
De notar que as mudanças de óleo devem ser feitas regularmente, independentemente do tipo de óleo que o carro levar.
Se não estou em erro leva 3,4 litros com mudança de filtro de óleo, sem mudar o filtro de óleo leva 3,0 litros.

Espero ter ajudado.

Abraço,
Tiago
TIAGOG60RALLYE
Rookie
Rookie
Mensagens: 81
Registado: 01 jul 2009, 12:43
Localização: Cabanas-Palmela

Re: oleo do motor

Mensagem por TIAGOG60RALLYE »

eu sou da mesma opinião do user tiago.gti.

para esse motor penso que o 10w40 semi-sintético é o mais apropriado.
vitor
Rookie
Rookie
Mensagens: 128
Registado: 02 abr 2005, 16:18
Localização: guimaraes

Re: oleo do motor

Mensagem por vitor »

tiago.gti Escreveu:Boas Vitor,

Relativamente ao óleo, houve uma grande evolução desde os anos 80. Nessa altura, 90% dos lubrificantes eram minerais, enquanto que hoje em dia praticamente não se usa este tipo de óleo em carros recentes.
Nesse carro pode usar um óleo mineral que é mais barato, principalmente se estiver em promoção nalgum hipermercado. Neste caso recomendo o Castrol GTX 15W40 ou 15W50. Contudo um óleo semi-sintético 10W40 seria o ideal para o carro de preferência que cumpra as normas Volkswagen, bem como o Castrol Magnatec ou o BP Visco 3000 que em promoção nos hipers 4 litros rondam os €20.
Não recomendo a utilização de um óleo 100% sintético (5W40), uma vez que graças ao seu elevado poder detergente pode "limpar" resíduos dentro do motor que estão lá muito bem, originando um excessivo consumo de óleo.
De notar que as mudanças de óleo devem ser feitas regularmente, independentemente do tipo de óleo que o carro levar.
Se não estou em erro leva 3,4 litros com mudança de filtro de óleo, sem mudar o filtro de óleo leva 3,0 litros.

Espero ter ajudado.

Abraço,
Tiago
boas tiago
obrigada tiago acho que vou comprar o 10w40 bp que tenho onde trabalho e tenho desconto
mais uma vez obrigada pela tua ajuda
abraço
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: oleo do motor

Mensagem por joao_silva »

eu sei que é um grande dessenterranso mas foi para não criar outro tópico :mrgreen:
qual o óleo indicado para um 1,5D de 79 e com uns 400 mil?
obrigado
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: oleo do motor

Mensagem por AlexGomes »

joao_silva Escreveu:eu sei que é um grande dessenterranso mas foi para não criar outro tópico :mrgreen:
qual o óleo indicado para um 1,5D de 79 e com uns 400 mil?
obrigado
10W40
E controla o nível... ;)
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: oleo do motor

Mensagem por joao_silva »

obrigado alex, ele realmente anda com o nível um pouco descontrolado :P
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Responder