Bom dia, estou a tentar recuperar um GTI 1.6 que adquiri.
Este carro tem um modulo tci na zona do carcovan, este módulo deveria ligar ao distribuidor, no entanto o distribuidor que lá se encontra não tem a ficha para ligar.
A referencia do distribuidor é 049 905 205 D.
Alguém me sabe dizer se este distribuidor vai funcionar com o motor e sem utilizar o modulo TCI?
Obrigado
Distribuidor golf mk1 GTI EG
-
- Moderador
- Mensagens: 829
- Registado: 03 out 2008, 20:12
- Veículos: mk3
Distribuidor golf mk1 GTI EG
Golf MK1 gti ->> viewtopic.php?f=63&t=115427
golf gttdi---»http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 19&t=35356
FEEDBACK -> viewtopic.php?f=160&t=116992
golf gttdi---»http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 19&t=35356
FEEDBACK -> viewtopic.php?f=160&t=116992
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
É complicado ajudar-te, mas a unica coisa que te posso dizer é que a melhor forma de se ter um carro desses é original e que essa peça o que faz é amplificar significativamente a faisca, sei que alguns gti trazem isso, pelo menos os últimos, não sei se o teu teria, mas para estar lá é porque deveria ter tido um dia.
Pela experiencia que tenho em classicos é normal o pessoal ter problemas mecânicos nesses carros e como não sabem resolver da forma correcta inventam até encontrarem uma forma que funcione mais ou menos para poderem usar o carro, o teu pode ser um desses casos, que é o mais certo.
Essa peça liga no distribuidor e bobine de ignição e para teres uma ideia é comum instalar-se esses sistemas em carros antigos para correr porque isso melhora significativamente o desempenho do carro para correr.
Pela experiencia que tenho em classicos é normal o pessoal ter problemas mecânicos nesses carros e como não sabem resolver da forma correcta inventam até encontrarem uma forma que funcione mais ou menos para poderem usar o carro, o teu pode ser um desses casos, que é o mais certo.
Essa peça liga no distribuidor e bobine de ignição e para teres uma ideia é comum instalar-se esses sistemas em carros antigos para correr porque isso melhora significativamente o desempenho do carro para correr.
-
- Moderador
- Mensagens: 829
- Registado: 03 out 2008, 20:12
- Veículos: mk3
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Alguém me consegue dizer se o part number correcto do distribuidor do 1.6 EG com tci é 067 905 205?
Obrigado.
Obrigado.
Golf MK1 gti ->> viewtopic.php?f=63&t=115427
golf gttdi---»http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 19&t=35356
FEEDBACK -> viewtopic.php?f=160&t=116992
golf gttdi---»http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 19&t=35356
FEEDBACK -> viewtopic.php?f=160&t=116992
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Sim esse part number é um dos distribuidores compatíveis. Há vários part number.
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Tenho um distribuidor completo e novo para motor EG para venda se precisar (e muito mais material de mecânica para esse motor).
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Esse part number não é compativel, esse part number é de distribuidor "convencional" o distribuidor dos modelos com TCI faz avanço electronico, não faz por força centrifuga\vacuo.
O distribuidor de alguns gti com tci-h é da familia deste 037905205K porém, como disse antes, o melhor é mesmo confirmar tudo direito para depois não haver enganos ou o carro não funcionar bem e não se saber o "motivo".
Há 3 tipos de distribuidor diferentes no mk1 gti, tipo refiro-me á tecnologia\funcionamento, pois referencias há mais ainda, eles não são compatíveis entre si, em especial quando se fala em carros com tci, montar o distribuidor errado vai basicamente fazer o carro trabalhar mal em algumas situações pois a curva de ignição não vai ser correcta.
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Tens a certeza Mário?Mario_Marques Escreveu: ↑13 nov 2018, 22:02Esse part number não é compativel, esse part number é de distribuidor "convencional" o distribuidor dos modelos com TCI faz avanço electronico, não faz por força centrifuga\vacuo.
O distribuidor de alguns gti com tci-h é da familia deste 037905205K porém, como disse antes, o melhor é mesmo confirmar tudo direito para depois não haver enganos ou o carro não funcionar bem e não se saber o "motivo".
Há 3 tipos de distribuidor diferentes no mk1 gti, tipo refiro-me á tecnologia\funcionamento, pois referencias há mais ainda, eles não são compatíveis entre si, em especial quando se fala em carros com tci, montar o distribuidor errado vai basicamente fazer o carro trabalhar mal em algumas situações pois a curva de ignição não vai ser correcta.
Tenho cá dois distribuidores de MK2 que são TCI mas com avanço de vácuo, e já trabalhei num Mk1 GTi com TCI e avanço de vácuo também.
Há Mk1 Gti com avanço electrónico?
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
O problema é mesmo esse Levi, não tenho a certeza visto que tens vários modelos, dependendo do ano e montagem pode ter um de vários sistemas e memso dentro dos vários sistemas existem várias referencias, ontem quando vi no manual dava ai umas 8 referencias vw só de um modelo.
Eu recomendava dar uma vista de olhos mesmo na vw, com o numero de chassis/matricula dizem qual é a peça exacta, assim não há enganos e há certeza, em especial num carro que já tem uma idade e já pode até ter sido alterado ao longo dos anos, coisa muito frequente de se ver a restaurar estes carros, antigamente aparecia uma avaria e o pessoal as vezes inventava muito para meter o carro a trabalhar, quando tenho uma duvida do género confirmo sempre na vw para não haver surpresas ou então ignoro e coloco o sistema que pretendo de raiz com as peças correctas desse sistema.
O tci o que faz é exactamente controlar a curva de ignição, tens um modelo que faz isso na totalidade e tem um distribuidor "moderno" depois tens o modelo antigo que são centrifugos/vacuo e tens um que é "misto" que tem vácuo e uma unidade electrónica(de manual o nome dado é "basic TCI-H).
Isto é um link da net que ajuda aperceber o que estou a tentar explicar, se tiver oportunidade faço um print do manual vw.
http://vwts.ru/vw_doc/eva2/FU03/ch4.html
A referencia que coloquei, 037905205K , é do modelo que faz a gestão completa por TCI-H, ou seja distribuidor "moderno" ficha rectangular, sonda lambda, knock sensor.
No início do tópico o joaodh também parece que quer eliminar o tci, que é algo que eu pessoalmente não faria, quando muito instalava um msd programável, ou o sistema da Valeo linha performance.
Eu recomendava dar uma vista de olhos mesmo na vw, com o numero de chassis/matricula dizem qual é a peça exacta, assim não há enganos e há certeza, em especial num carro que já tem uma idade e já pode até ter sido alterado ao longo dos anos, coisa muito frequente de se ver a restaurar estes carros, antigamente aparecia uma avaria e o pessoal as vezes inventava muito para meter o carro a trabalhar, quando tenho uma duvida do género confirmo sempre na vw para não haver surpresas ou então ignoro e coloco o sistema que pretendo de raiz com as peças correctas desse sistema.
O tci o que faz é exactamente controlar a curva de ignição, tens um modelo que faz isso na totalidade e tem um distribuidor "moderno" depois tens o modelo antigo que são centrifugos/vacuo e tens um que é "misto" que tem vácuo e uma unidade electrónica(de manual o nome dado é "basic TCI-H).
Isto é um link da net que ajuda aperceber o que estou a tentar explicar, se tiver oportunidade faço um print do manual vw.
http://vwts.ru/vw_doc/eva2/FU03/ch4.html
A referencia que coloquei, 037905205K , é do modelo que faz a gestão completa por TCI-H, ou seja distribuidor "moderno" ficha rectangular, sonda lambda, knock sensor.
No início do tópico o joaodh também parece que quer eliminar o tci, que é algo que eu pessoalmente não faria, quando muito instalava um msd programável, ou o sistema da Valeo linha performance.
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Obrigado pelo link.
A questão é que os motores com avanço electrónico da faísca são apenas os que têm unidades (Digifant e CIS-E Motronic). A injecção dos MK1 é K-Jetronic. Ou seja sem unidade de motor. Até porque os 1.6 não têm nem lambda muito menos Knock sensor.
E sim o TCI faz o controlo da faísca mas os primeiros modelos apenas eliminavam o platinado do distribuidor e passavam a usar um sensor hall e um transistor em comutação para efectuar o "disparo" da bobine.
Só mesmo nos Mk2 (e cabrios com Digifant) é que o TCI passa a controlar também o ponto de disparo da faísca.
Atenção isto é daquilo que tenho lido e investigado ao longo dos anos. Posso não conhecer algum modelo em específico que invalida o que disse acima
Eu também não eliminaria o TCI. Eu costumo é montar em carros que usam platinados, foi o que fiz no meu Jetta 1.5, deixei de ter problemas com platinados.
A questão é que os motores com avanço electrónico da faísca são apenas os que têm unidades (Digifant e CIS-E Motronic). A injecção dos MK1 é K-Jetronic. Ou seja sem unidade de motor. Até porque os 1.6 não têm nem lambda muito menos Knock sensor.
E sim o TCI faz o controlo da faísca mas os primeiros modelos apenas eliminavam o platinado do distribuidor e passavam a usar um sensor hall e um transistor em comutação para efectuar o "disparo" da bobine.
Só mesmo nos Mk2 (e cabrios com Digifant) é que o TCI passa a controlar também o ponto de disparo da faísca.
Atenção isto é daquilo que tenho lido e investigado ao longo dos anos. Posso não conhecer algum modelo em específico que invalida o que disse acima
Eu também não eliminaria o TCI. Eu costumo é montar em carros que usam platinados, foi o que fiz no meu Jetta 1.5, deixei de ter problemas com platinados.
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
Levi existe k-jetronic(o nome correcto neste caso é KE-Jetronic ou CIS-lambda) com sonda lambda e knock sensor de origem no mk1, mas não te sei dizer dizer mais detalhes sobre(anos de produção, códigos de motor, etc).
Mais info da net, mas eu mesmo assim confirmava na marca:
https://workshop-manuals.com/volkswagen ... park_plug/
Mais info da net, mas eu mesmo assim confirmava na marca:
https://workshop-manuals.com/volkswagen ... park_plug/
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: Distribuidor golf mk1 GTI EG
O que eu tenho, é o correcto para o meu GTI de 06/1982, com sistema de vácuo.
Imagens abaixo.
Imagens abaixo.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal