Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Responder
filvr6
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 15 nov 2010, 17:30

Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por filvr6 »

Boas, pessoal já la vai o tempo que sigo o forum, estou a abrir este topico pois finalmente estou comprador de um golf mk1 para ser o meu primeiro clássico, só têm de ser de 3 portas e em bom estado (está dificil para o orçamento que tenho :? ), enfim há de aparecer, só estou preso na duvida 1.6 a gasóleo ou 1.6 GTI (Claro que se poder, vêm um GTI para casa :D) tendo em conta que irei fazer poucos kilometros (basicamente passeios) o que acham? em termos relação preço e consumos. A diferença em consumos é muito grande? (não tenho noção)

Agradeço ajuda e conselhos para esta aventura :D

Abraço
b3rth3l0t
Rookie
Rookie
Mensagens: 192
Registado: 17 mai 2009, 17:25
Localização: lisboa

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por b3rth3l0t »

Se for para segundo carro, ou para fazer poucos kms...claramente o GTI, nem tenhas dúvidas.
Nao te esqueças que um 1.6D é um motor agricula ao lado dos novos diesel, nunca será tão valioso como um GTI, nem teras a mesma performance. A media de consumo de um GTi é a volta de 8L em passeios, pelo menos é consumo do meu cabrio GLI.
O que o diesel tem de bom, é que fazes boas médias, nao anda muito, mas também não gasta nada. Para tu veres, o meu quando trouxe de Viana para Lisboa, fez uma media de 4l a andar entre os 80 e os 110.
Só comprei agora um diesel, porque queria um daily com estilo e económico.
filvr6
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 15 nov 2010, 17:30

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por filvr6 »

Muito Obrigado :)

O sonho é um GTI claro, pela historia que têm, valor, o 1º GTI :), só não gosto dos preços deles :/
Deixaste me a pensar, de 8l para 4l ainda é uma grande diferença e um 1.6D sempre pode vir a ser um daily (talvez um upgrade para um VPzito) um GTi já é mais dificil.
Tenho de começar a ir ao encontro deles para tentar comparar um 1.6d de um GTI e apurar o gosto e me dicidir.
Talvez pelo preço dos 1.6d em comparação ao dos GTI, vai de certeza falar mais alto
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Se não tens muito dinheiro pensa bem no que vais comprar. Estes carros têm muitos anos, muitos donos e muitos deles precisam de restauros moderados ou a fundo.Escusado será dizer que restauros deste género envolvem muitos euros.Desde peças a mão de obra.

Quanto à escolha entre GTI e um 1.6D, tens de ver que quilómetros vais fazer com o carro e com que objectivo queres o mesmo. São dois carros completamente distintos. Em termos de andamento e de valorização o GTI é sempre superior e só tem tendência a valorizar mais com os anos. Claro que os consumos não são iguais nem o preço dos combustíveis são. (o GTI convém levar gasolina 98 octanas). Se é carro de passeios ao fim de semana e encontros automóvel, o GTI é sem duvida a escolha acertada.

Outra coisa, comprar um 1.6D para daily também não será a melhor escolha. Tens carros a gasóleo muito mais modernos, mais confortáveis, mais práticos e mais eficientes no mercado que um 1.6D com mais de 30 anos.

Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
filvr6
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 15 nov 2010, 17:30

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por filvr6 »

Obrigado Rodolfo :)

O meu unico problema é a utilização que lhe vou dar, neste momento moro a 10 minutos do trabalho e vou a pé, e um GTI era a escolha ideal :twisted: mas são muito caros :( (mesmo que tivesse a juntar €) ou seja não preciso de um daily agora, mas amanha posso precisar :?:
Tens razão em que tenho que ter cuidado no que comprar, como vai ser o primeiro clássico e secalhar o único (espero ficar com ele para sempre) vale mais investir mais um pouco e saber que estou bem servido :)
Tudo vai depender do valor e estado do mesmo, até agora ainda não vi nenhum que me agradasse (tirando os GTI que estão a 8mil)

PS: Já tinha visto o teu projecto, e era um cinzento que andava à procura, só que o meu iria estar a tocar no chão :D
De resto parabéns :D um verdadeiro exemplar :)
abentos
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 16 mai 2011, 17:25
Veículos: Golf 1 Cabrio Quartet 1.8i 89 + Golf 1 Cabrio Classic Line 1.8i 93

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por abentos »

GTI....
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por Jackyl »

Sem comparação.
O 1.6 gtd é um charuto velho sem interesse historico.
Agora o gti é outra conversa.
nicolaipower
Rookie
Rookie
Mensagens: 111
Registado: 03 fev 2009, 23:21
Localização: mk1landia

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por nicolaipower »

Jackyl Escreveu:Sem comparação.
O 1.6 gtd é um charuto velho sem interesse historico.
Agora o gti é outra conversa.
boas,ai estas enganado porque fabricaram menos MK1 GTD do que MK1 GTI.Quanto a duvida inicial do topico um diesel arranjas barato e vais restaurando os GTI ja nao e tao facil e a mecanica e mais complicada e dispendiosa.Eu tenho os dois e sinceramente cada um tem o seu charme,a escolha tem de ser tua.abraco :wink:
nao ando devagar,deixo apreciar a beleza da minha lata.e bem diferente :)
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por AlexGomes »

Estava a ver que não aparecia alguém a defender os diesel! :lol: Também já tive GTI's
Diesel tem uma mecânica muito mais barata, fácil e nem se compara a nível de consumos.
O valor é relativo...
A nível de interesse histórico... um GTI será sempre um GTI. Mas um Swallowtail tem mais valor... um Oettinger... GTI 1 fase... um GTD... etc
Independentemente de ser a diesel ou a gasolina, a linha do golf é o que mais importa. Por isso é que lá por fora e também por cá, vemos golf's 1 com mecânicas mais recentes.
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
filvr6
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 15 nov 2010, 17:30

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por filvr6 »

A escolha está cada vez mais dificil :|
Existe tantos à venda desde os 400€ 1.6 d de 5 portas aos 7000€ 1.6 GTI. Eu só quero um MK1 :oops: , tanta oferta dificulta a escolha.
Tenho de conduzir um 1.6 d e um GTI para ver as diferenças de comportamento, basicamente quero que o meu primeiro clássico seja um MK1.
filvr6
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 15 nov 2010, 17:30

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por filvr6 »

Tenho umas duvidas nos golf's:

Porque têm a frente com dois faróis e outros com quatro?

Porque uns têm faróis pequenos atrás e outros maiores?

Julgo que tenha a a haver com a idade, sabem dizer quais as diferenças que correspondem aos anos de fabrico, não vá comprar um gato por lebre :|
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por joao_silva »

sem certeza mas até 1980 os farolins eram dos mais pequenos, daí para a frente já é dos grandes. Isso da grelha pode vir assim ou pode já ser alterado, o meu é de 4 mas a qualquer momento posso meter de 2 apenas ;)
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Há duas gerações dentro dos golf 1.

A primeira geração vai até Agosto de 1980 e como disse bem o João os farolins atrás são mais pequenos, para-choques curtos, o tablier e o painel de instrumentos são diferentes . Atenção que alguns GTI's de 79 já saíram com as caixas de 5 velocidades (muitos GTI de 1ª fase tem caixa de 4 velocidades).

A segunda geração os farolins atrás são maiores, apareceu o motor 1.8 DX para substituir os 1.6. Surgiu o GTD também. O antigo VIN de 10 dígitos passa para 17 dígitos internacional.

A edição especial do GTI chamada "Campaign" que saiu em Maio de 1983 caracteriza-se por exemplo pela tal grelha de 4 faróis(2 de longo alcance) que indicas. Mas tanto podes usar de 2 faróis ou de 4. É uma questão de gosto.

Abraço
Rodolfo
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
filvr6
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 15 nov 2010, 17:30

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por filvr6 »

Muito Obrigado João e Rodolfo :)

Então os anteriores a 80 são mais caros, muito raramente são vistos.

Abraço,
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Duvidas - Compra mk1 1.6d ou GTI

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Não sei se é longe para ti, mas hoje apareceu este à venda.

http://olx.pt/anuncio/vw-golf-gti-1-6-m ... ed4d9860b9

Parece muito direitinho nas fotos.

Por 4000 € é uma excelente compra.

Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Responder