Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Responder
martinshmd
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2014, 20:55
Veículos: vw golf mk1

Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por martinshmd »

Olá mais uma vez. Abri um tópico há umas semanas sobre um possível restauro de um golf mk1 gld, contudo desisti da ideia pois o carro estava mesmo em muito mau estado de chapa e o investimento a ser feito seria demasiado alto para aquilo que posso gastar neste momento.

Desta forma procurei então outros golf mk1 e dentro daquilo que posso investir interessei-me bastante por um golf mk1 1.5 GLS. Contudo, não conheço muito bem o modelo em questão e tenho algumas duvidas que me surgiram após falar com o vendedor. De referir que ainda não vi o carro pessoalmente, apenas fotos, por impossibilidade do proprietário em mostrar o carro até à data.

Como já referi o modelo é um golf mk1 1.5gls de 4/5 portas, cor beje (ou algo parecido), conta com alguns pontos de ferrugem embora superficiais e penso de fácil resolução. O interior apesar de não estar novo está em relativo bom estado, a necessitar de uma limpeza e talvez de estufar os bancos ou tentar arranjar uns novos. Mas de salientar que o interior é algo diferente do que o usual nestes modelos, com as cores a combinar com o resto do carro, um volante wolfsburg muito bonito, rádio da época e mais alguns pormenores interessantes. De exterior não me parece nada mau, a precisar como já disse, de tratar algumas ferrugens e levar uma pintura nova, bem como umas jantes mais desportivas e originais deste modelo para ficar mais bonito. O antigo dono acrescentou.lhe alguns pormenores esteticos que ficam engraçados e que geralmente vem de origem nos gti (lip frontal, risca vermelha na grelha frontal dos faróis e umas riscas pretas nas laterais inferiores). Não sendo de origem não desgosto de ver e dá um look mais desportivo, uma vez que a cor em si é um bocado amorfa, então o contraste fica bonito, sem fugir à originalalidade do modelo.

Em relação ao histórico da viatura e por aquilo que o proprietário actual me disse, este carro conta com dois proprietários (o actual e o anterior). O actual tem o carro à volta de um ano e pouco. Portanto o restante tempo pertenceu sempre ao mesmo dono. Obviamente não consigo saber de facto se é assim ou não, mas supondo que assim seja.

O carro foi comprado na suíça (o 1°dono era emigrante) e importado para Portugal para servir de carro de férias aquando da vinda do proprietário a Portugal, sendo esta a aparente razão para os poucos km que tem (110 mil km). O carro foi vendido ao atual dono penso que por serem conhecidos e por incapacidade do anterior proprietário em poder conduzir.

No meio de toda esta informação que o proprietário me foi passando, ele disse me que o motor já não era o 1.5gls mas sim o 1.6 a gasolina e tinha caixa de 5velocidades e não de 4 que seria a original. Foi aí que fiquei um bocado reticente porque não gosto muito de alterações à originalidade dos carros sobretudo de carros antigos. Segundo o actual dono esta modificação foi feita ainda pelo primeiro proprietário que queria ter o carro um bocado mais desportivo e solicito. Contínuo a dizer que não consigo saber a veracidade destas afirmações. Mas assumindo que isto seja verdade, aqui vão as minhas duvidas:

- quais as diferenças dos motores em questão (1.5 e 1.6) ambos a gasolina?
- tem lógica esta modificação feita ao carro tendo em conta a explicação dada pelo actual dono?
- existirão problemas legais (inspeção) com esta modificação?
- em relação à mecânica poderão existir problemas por estar a alterar a originalidade?
- o motor 1.6 é bom, fiavel? Que atenções deverei ter na hora de ver o carro e sobretudo a mecânica?

Agradecia, caso pudessem ajudar nestas questões e noutras que achem pertinentes, uma vez que tanto do motor 1.5 e 1.6 a gasolina não conheço grande coisa.

Gostava de realçar que apesar de tudo gostava de ficar com o carro se não tivesse grandes problemas mecânicos a rever. O carro tem algumas coisas estéticas a fazer mas parece.me bom no geral. A minha dúvida é mesmo em relação à mecânica, mas aí que só vendo pessoalmente. De salientar que para além do investimento inicial (custo de compra do carro + seguro + transferência de propriedade) aindo posso gastar cerca de 1500/1700eur no carro em melhoramentos e alterações. Consideram este orçamento razoável para aquilo que pretendo (Dar uma revisão mecânica, tratar de ferrugens e pintar e estofar ou colocar uns bancos novos)? Isto assumindo que o carro não tem problemas graves de mecânica.
Isto seria o objectivo inicial com o budget inicial: deixá-lo bonito e em condições de circular sem problemas, embora claro está só aos fins de semana ou outras ocasiões. Não será carro diário. Depois desses melhoramentos inicias e mais para a frente com mais algum t€mpo faria uma revisão aprofundada à parte mecânica.
Basicamente é isto, desculpem o testamento. Espero que possam ajudar e dar dicas úteis pois gostava mesmo de ficar com o carro.

Muito obrigado pela atenção. Cumprimentos

Miguel Martins

P.S: peço desculpa caso encontrem alguns erros ortográficos, mas estou a fazer o post pelo telemóvel e a escrita automática nem sempre ajuda.
Última edição por martinshmd em 02 jan 2015, 18:28, editado 3 vezes no total.
martinshmd
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2014, 20:55
Veículos: vw golf mk1

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por martinshmd »

Imagem
Imagem

user
martinshmd
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2014, 20:55
Veículos: vw golf mk1

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por martinshmd »

Imagem

Imagem
martinshmd
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2014, 20:55
Veículos: vw golf mk1

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por martinshmd »

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
martinshmd
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2014, 20:55
Veículos: vw golf mk1

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por martinshmd »

Aqui estão as fotos do bichinho. Digam de vossa justiça. :D
MK1 - O Golf
Pro
Pro
Mensagens: 1374
Registado: 30 dez 2011, 22:10
Veículos: Golf...Só Golf!
Localização: Oposto do Sul...

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por MK1 - O Golf »

Quanto as qustões que colocaste:
- As principais diferenças entre os motores 1.5 e 1.6 prende-se com a pequena diferença na potÊncia, pois a arquitetura e localização de componentes é exatamente igual, até o próprio carburador;
- A caixa, logicamente, uma caixa de 5 Velocidades tira mais partido do motor e menor consumo;
GOLF
RafaelF
Expert
Expert
Mensagens: 760
Registado: 14 dez 2012, 10:54
Veículos: VW Golf mk1 GTI
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por RafaelF »

Ja houve (ou ha) um tópico aberto desse carro aqui no forum, mas penso que nunca foi para a frente o projeto que o atual dono tinha em mente.
Talvez se procurares na secção dos projetos o encontres :wink:
Imagem
Golf MKI 1.8 GTI BBS Kit: viewtopic.php?f=63&t=85900
martinshmd
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2014, 20:55
Veículos: vw golf mk1

Re: Ajuda na Compra Golf mk1 1.5gls

Mensagem por martinshmd »

Já estive a ver e não encontrei nada. Mas o que vos parece o carro? Quanto teria que gastar para deixar o carro em condições?
Responder