Boas, tenho um golf mk1 1.6 gti de 1980, que estou a acabar de restaurar...chegou a altura de meter o motor a trabalhar e quando pegou, ficou muito acelerado, não baixa das 3000rpm e assim que aquece um pouco vai subindo ainda mais...chegou a ficar nas 5000rpms...Não vejo nada que possa estar a causar isto...não tem entradas de ar nem fugas, quando se acelera o motor responde bem e embora esteja muito acelerado, tem um trabalhar muito certinho.
Já aconteceu a alguem? O que poderá fazer com que fique tão acelerado?
Muito obrigado desde ja pela ajuda
Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
- ocix69
- Expert
- Mensagens: 737
- Registado: 20 mai 2009, 04:26
Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
-
- Expert
- Mensagens: 760
- Registado: 14 dez 2012, 10:54
- Veículos: VW Golf mk1 GTI
- Localização: Vila Nova de Famalicão
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Isso aconteceu no meu 1.8.
Se dizes que o trabalhar é certinho mesmo a frio nao te preocupes porque isso é uma questão de afinação. Agora afinar...
O meu foi o mecânico que o afinou já no inicio do ano e nunca mais tive problemas.
Se dizes que o trabalhar é certinho mesmo a frio nao te preocupes porque isso é uma questão de afinação. Agora afinar...
O meu foi o mecânico que o afinou já no inicio do ano e nunca mais tive problemas.
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Assim de repente penso que pode ser: ( e indo de mais fácil para difícil)
afinação do relantim (aquele parafuso por detrás da borboleta de admissão)
verificar avanço do motor (possivelmente. isto convém verificar com aquela pistola de laser)
afinação do CO (na balança da k-jet) Isto convém ser feito por quem percebe porque o CO se mexeres muito podes fazer pior. Deixa-o para ultimo..
Abraço e depois diz se conseguiste resolver.
afinação do relantim (aquele parafuso por detrás da borboleta de admissão)
verificar avanço do motor (possivelmente. isto convém verificar com aquela pistola de laser)
afinação do CO (na balança da k-jet) Isto convém ser feito por quem percebe porque o CO se mexeres muito podes fazer pior. Deixa-o para ultimo..
Abraço e depois diz se conseguiste resolver.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
- ocix69
- Expert
- Mensagens: 737
- Registado: 20 mai 2009, 04:26
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Boas, obrigado pelas dicas, até agora nenhuma das opções se revelou a causa do problema...já me disseram que pode ser injectores presos por causa de estar parado e por causa destas gasolinas modernas...
Acho estranho os injectores ficarem presos e ainda por cima de forma que o motor trabalhe bem...mas pronto, nunca de sabe...já comprei um produto indicado para lubrificar injectores misturando na gasolina, aconselharam-me fazer uma mistura "forte" e deixar aquecer bem o carro varias vezes e caso melhore, ir repetindo o processo...
Esperimentei o parafuso do relantim e nada;
o avanço está certinho, ainda experimentei avançar ou atrasar, e pouco ou nada melhorou;
a afinação do CO, também não o desacelerou, um amigo mecânico esteve a afinar e no final acabou por deixar como estava, pois estava afinado.
O meu antigo GTI mk2 8v também me fez o mesmo, mas em andamento, ia a andar e de um momento para o outro reparo que embora tirasse o pé do acelerador, o carro não baixava de rotação...acabei por vendê-lo assim e a pessoa que ficou com ele acabou por trocar o sistema todo de injecção por não conseguir resolver o problema.
O ideal seria montar uma outra injecção, para que aos poucos se chegue ao problema...
Cumprimentos
Acho estranho os injectores ficarem presos e ainda por cima de forma que o motor trabalhe bem...mas pronto, nunca de sabe...já comprei um produto indicado para lubrificar injectores misturando na gasolina, aconselharam-me fazer uma mistura "forte" e deixar aquecer bem o carro varias vezes e caso melhore, ir repetindo o processo...
Esperimentei o parafuso do relantim e nada;
o avanço está certinho, ainda experimentei avançar ou atrasar, e pouco ou nada melhorou;
a afinação do CO, também não o desacelerou, um amigo mecânico esteve a afinar e no final acabou por deixar como estava, pois estava afinado.
O meu antigo GTI mk2 8v também me fez o mesmo, mas em andamento, ia a andar e de um momento para o outro reparo que embora tirasse o pé do acelerador, o carro não baixava de rotação...acabei por vendê-lo assim e a pessoa que ficou com ele acabou por trocar o sistema todo de injecção por não conseguir resolver o problema.
O ideal seria montar uma outra injecção, para que aos poucos se chegue ao problema...
Cumprimentos
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
- golfmk1d
- Rookie
- Mensagens: 189
- Registado: 04 jun 2011, 20:21
- Veículos: que goste
- Localização: aveiro
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
nao sei se ajuda mas pelo menos é uma dica, os carros a gasolina aceleram quando se carrega no acelerador, isto é abre a borboleta da admição, os gti´s tem duas (acho eu)pelo menos o 1.8 tem, não serão as molas da boboleta sem força!!!! e ficam ligeiramente abertas e provocam aceleração, digo isto porque se lhe cortares o ar ele baixa a rotação e até morre, porque qualquer motor precisa de ar,
é uma ideia, averigua....força com a máquina
é uma ideia, averigua....força com a máquina
MK1 SEMPRE
ABRAÇO
ABRAÇO
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Tenta montar outra cabeça da k-jet para testares.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Rookie
- Mensagens: 111
- Registado: 03 fev 2009, 23:21
- Localização: mk1landia
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Boas,já tentaste ver se o problema não vem do prato do k-jet?
nao ando devagar,deixo apreciar a beleza da minha lata.e bem diferente
- ocix69
- Expert
- Mensagens: 737
- Registado: 20 mai 2009, 04:26
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Boas, muito obrigado pela vossa ajuda... no fim de tanta luta, cheguei á conclusão que o problema é da valvula do relantim (se é assim que se chama) que é apertada por detrás do coletor de admissão, onde é ligada uma ficha e um tubo que vai á admissão.
Alguem sabe se essa valvula se vende, ou alguem tem uma para venda?
Alguem sabe se essa valvula se vende, ou alguem tem uma para venda?
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
Essa válvula chama-se Valvula auxiliar ar (ISV) - 049133453 e basicamente serve para quando ligas o carro a frio ela aumenta a quantidade de ar(por uma passagem que ela tem lá dentro) na mistura para que o relantim fique acelerado e ajudar a aquecer o carro mais depressa.
Quando chega a uma determinada temperatura a válvula tem uma resistência que aquece e fecha a passagem de ar e o relantim fica certo às 900/950.
Pode ser que tenha lá uma, tenho de verificar.
Caso contrário tens aqui várias
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_odkw= ... 3&_sacat=0
Abraço
Quando chega a uma determinada temperatura a válvula tem uma resistência que aquece e fecha a passagem de ar e o relantim fica certo às 900/950.
Pode ser que tenha lá uma, tenho de verificar.
Caso contrário tens aqui várias
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_odkw= ... 3&_sacat=0
Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
- ocix69
- Expert
- Mensagens: 737
- Registado: 20 mai 2009, 04:26
Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)
A explicação está dada, se eu tinha duvidas que era da valvula, agora tenho a certeza!
Vê lá então se tens alguma.
Muito obrigado!
Vê lá então se tens alguma.
Muito obrigado!
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987