Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Responder
Avatar do Utilizador
ocix69
Expert
Expert
Mensagens: 737
Registado: 20 mai 2009, 04:26

Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por ocix69 »

Boas, tenho um golf mk1 1.6 gti de 1980, que estou a acabar de restaurar...chegou a altura de meter o motor a trabalhar e quando pegou, ficou muito acelerado, não baixa das 3000rpm e assim que aquece um pouco vai subindo ainda mais...chegou a ficar nas 5000rpms...Não vejo nada que possa estar a causar isto...não tem entradas de ar nem fugas, quando se acelera o motor responde bem e embora esteja muito acelerado, tem um trabalhar muito certinho.
Já aconteceu a alguem? O que poderá fazer com que fique tão acelerado?
Muito obrigado desde ja pela ajuda
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
RafaelF
Expert
Expert
Mensagens: 760
Registado: 14 dez 2012, 10:54
Veículos: VW Golf mk1 GTI
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por RafaelF »

Isso aconteceu no meu 1.8.
Se dizes que o trabalhar é certinho mesmo a frio nao te preocupes porque isso é uma questão de afinação. Agora afinar... :roll:
O meu foi o mecânico que o afinou já no inicio do ano e nunca mais tive problemas.
Imagem
Golf MKI 1.8 GTI BBS Kit: viewtopic.php?f=63&t=85900
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Assim de repente penso que pode ser: ( e indo de mais fácil para difícil)

:arrow: afinação do relantim (aquele parafuso por detrás da borboleta de admissão)
:arrow: verificar avanço do motor (possivelmente. isto convém verificar com aquela pistola de laser)
:arrow: afinação do CO (na balança da k-jet) Isto convém ser feito por quem percebe porque o CO se mexeres muito podes fazer pior. Deixa-o para ultimo..

Abraço e depois diz se conseguiste resolver.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Avatar do Utilizador
ocix69
Expert
Expert
Mensagens: 737
Registado: 20 mai 2009, 04:26

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por ocix69 »

Boas, obrigado pelas dicas, até agora nenhuma das opções se revelou a causa do problema...já me disseram que pode ser injectores presos por causa de estar parado e por causa destas gasolinas modernas...
Acho estranho os injectores ficarem presos e ainda por cima de forma que o motor trabalhe bem...mas pronto, nunca de sabe...já comprei um produto indicado para lubrificar injectores misturando na gasolina, aconselharam-me fazer uma mistura "forte" e deixar aquecer bem o carro varias vezes e caso melhore, ir repetindo o processo...
Esperimentei o parafuso do relantim e nada;
o avanço está certinho, ainda experimentei avançar ou atrasar, e pouco ou nada melhorou;
a afinação do CO, também não o desacelerou, um amigo mecânico esteve a afinar e no final acabou por deixar como estava, pois estava afinado.
O meu antigo GTI mk2 8v também me fez o mesmo, mas em andamento, ia a andar e de um momento para o outro reparo que embora tirasse o pé do acelerador, o carro não baixava de rotação...acabei por vendê-lo assim e a pessoa que ficou com ele acabou por trocar o sistema todo de injecção por não conseguir resolver o problema.
O ideal seria montar uma outra injecção, para que aos poucos se chegue ao problema...
Cumprimentos
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Avatar do Utilizador
golfmk1d
Rookie
Rookie
Mensagens: 189
Registado: 04 jun 2011, 20:21
Veículos: que goste
Localização: aveiro

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por golfmk1d »

nao sei se ajuda mas pelo menos é uma dica, os carros a gasolina aceleram quando se carrega no acelerador, isto é abre a borboleta da admição, os gti´s tem duas (acho eu)pelo menos o 1.8 tem, não serão as molas da boboleta sem força!!!! e ficam ligeiramente abertas e provocam aceleração, digo isto porque se lhe cortares o ar ele baixa a rotação e até morre, porque qualquer motor precisa de ar,
é uma ideia, averigua....força com a máquina
MK1 SEMPRE

ABRAÇO
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Tenta montar outra cabeça da k-jet para testares.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
nicolaipower
Rookie
Rookie
Mensagens: 111
Registado: 03 fev 2009, 23:21
Localização: mk1landia

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por nicolaipower »

Boas,já tentaste ver se o problema não vem do prato do k-jet?
nao ando devagar,deixo apreciar a beleza da minha lata.e bem diferente :)
Avatar do Utilizador
ocix69
Expert
Expert
Mensagens: 737
Registado: 20 mai 2009, 04:26

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por ocix69 »

Boas, muito obrigado pela vossa ajuda... no fim de tanta luta, cheguei á conclusão que o problema é da valvula do relantim (se é assim que se chama) que é apertada por detrás do coletor de admissão, onde é ligada uma ficha e um tubo que vai á admissão.
Alguem sabe se essa valvula se vende, ou alguem tem uma para venda?
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Essa válvula chama-se Valvula auxiliar ar (ISV) - 049133453 e basicamente serve para quando ligas o carro a frio ela aumenta a quantidade de ar(por uma passagem que ela tem lá dentro) na mistura para que o relantim fique acelerado e ajudar a aquecer o carro mais depressa.

Quando chega a uma determinada temperatura a válvula tem uma resistência que aquece e fecha a passagem de ar e o relantim fica certo às 900/950.

Pode ser que tenha lá uma, tenho de verificar.

Caso contrário tens aqui várias

http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_odkw= ... 3&_sacat=0

Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Avatar do Utilizador
ocix69
Expert
Expert
Mensagens: 737
Registado: 20 mai 2009, 04:26

Re: Golf mk1 1600 gti (não baixa das 3000rpm)

Mensagem por ocix69 »

A explicação está dada, se eu tinha duvidas que era da valvula, agora tenho a certeza!
Vê lá então se tens alguma.
Muito obrigado!
Golf mk I GTI 1980
Golf mk II 1.6 GTD 1986
Passat B3 1.9td 1987
Responder