Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1.6 D

Responder
motas
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 06 nov 2012, 23:40

Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1.6 D

Mensagem por motas »

Boas Pessoal,

Gostaria de saber a opinião dos entendidos de qual seria o diâmetro ideal para uma linha de escape ,para um golf mk1 1.6 Diesel ? e se será melhor retirar a panela do meio(que penso ser só silenciosa) e se há alguns melhoramentos a fazer a linha e à panela final?


fiquem bem
Última edição por motas em 02 nov 2014, 11:54, editado 1 vez no total.
RicardoMK1
Beginner
Beginner
Mensagens: 68
Registado: 25 ago 2014, 03:03
Veículos: Golf MK1 1.6 GTD
Localização: Câmara de Lobos, Madeira
Contacto:

Re: Qual a medida de linha de escape ideal para golf mk1 1.6

Mensagem por RicardoMK1 »

Por acaso ando com a mesma dúvida para o meu 1.6 GTD :?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por Mario_Marques »

A de origem chega e sobra, a maioria das pessoas que mete linhas ganha aquilo que se chama cavalos cerebrais, são um tipo de cavalos que só existe na cabeça dessas pessoas, no mundo real não se verificam, o barulho faz cavalos na cabeça de muita gente.
Uma linha de 55mm chega e sobra para fazer perto de 200cv seguros num diesel, a maiora das pessoas que tens uns miseros 130, 140, tem boeiros de 65mm.
Há formulas de calcular com exactidão medidas de escape e admissão.
Este link aqui usa uma formula basica, há outras mais elaboradas e precisas, mas para a maioria dos casos isto serve:
http://www.mk5cortinaestate.co.uk/calculator5.php
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
motas
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 06 nov 2012, 23:40

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por motas »

Mario_Marques Escreveu:A de origem chega e sobra, a maioria das pessoas que mete linhas ganha aquilo que se chama cavalos cerebrais, são um tipo de cavalos que só existe na cabeça dessas pessoas, no mundo real não se verificam, o barulho faz cavalos na cabeça de muita gente.
Uma linha de 55mm chega e sobra para fazer perto de 200cv seguros num diesel, a maiora das pessoas que tens uns miseros 130, 140, tem boeiros de 65mm.
Há formulas de calcular com exactidão medidas de escape e admissão.
Este link aqui usa uma formula basica, há outras mais elaboradas e precisas, mas para a maioria dos casos isto serve:
http://www.mk5cortinaestate.co.uk/calculator5.php
Ahahah gostei dessa dos cavalaos cerebrais mas sei bem que isso acontece muito.Quando tu falas dessa linha de 55mm é interna ou externa? ou isso nao é um fator muito importante ,esse pessoal pensa que é ,quanto maior melhor!
Por acaso também já usava um programa parecido mas era para calcular umas variáveis para motas Mário.Obrigado pela ajuda,olha achas que se retirasse a panela do meio( que penso ser silenciosa) tinha alguma melhoria? ou simplesmente só reduziria peso.Então vou optar por uma linha de 40mm interior.
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por carrizog60 »

se nao tem turbo nao vale a pena o dinheiro e tempo gasto...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por Mario_Marques »

Motas, se meteres uma linha muito larga vais perder sucção de gases, que num motor atmosférico(e nos outros também) é bastante importante, quandoi falo nos cavalos cerebrais, é que o ruido ilude muita gente, o motor as vezes parece mais rotativo que o que na realidade é.
Esse calculador basico dá medidas internas, pois externas, vai dependender da espessura do material utilizado e do tipo de material, o inox, por exemplo como retém calor, tem muito melhor saida que o aço carbono convencional.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por Joao Macedo »

No caso dum 1.6 com um Garret T3, um escape de maior diâmetro (por ex. 60mm) não ajudaria a ganhar pressão mais cedo?
motas
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 06 nov 2012, 23:40

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por motas »

carrizog60 Escreveu:se nao tem turbo nao vale a pena o dinheiro e tempo gasto...
pois mas se for a fazer o trabalho e material é de borla e então por isso é que aproveitava para fazer novo e se der para fazer melhorias faço
motas
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 06 nov 2012, 23:40

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por motas »

Mario_Marques Escreveu:Motas, se meteres uma linha muito larga vais perder sucção de gases, que num motor atmosférico(e nos outros também) é bastante importante, quandoi falo nos cavalos cerebrais, é que o ruido ilude muita gente, o motor as vezes parece mais rotativo que o que na realidade é.
Esse calculador basico dá medidas internas, pois externas, vai dependender da espessura do material utilizado e do tipo de material, o inox, por exemplo como retém calor, tem muito melhor saida que o aço carbono convencional.
Mário obrigado pelo esclarecimento , sim eu sei que quando o pessoal ouve ruído pensa que é sinónimo de potência ,isso também o acontece nas motos.Entao o ideal é a medida que já vem de origem.
Mário só mais uma questão o ideal é fazer a linha de escape com a mesma medida desde a saída do motor certo? para aquecer menos.Se retirar a panela do meio tem algum benefício ? o melhor era ser em inox pelo que entendi,mas já li muito pessoal a dizer que o inox nao é bom para carros a gasóleo e que nao vale o dinheiro
motas
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 06 nov 2012, 23:40

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por motas »

Joao Macedo Escreveu:No caso dum 1.6 com um Garret T3, um escape de maior diâmetro (por ex. 60mm) não ajudaria a ganhar pressão mais cedo?
Joao o Mário de certa forma responde a essa pergunta mais em cima num post dele
Joao Macedo
Amateur
Amateur
Mensagens: 573
Registado: 28 nov 2011, 16:44
Veículos: golf II, IV e VI, 818 coupé

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por Joao Macedo »

motas Escreveu:
Joao Macedo Escreveu:No caso dum 1.6 com um Garret T3, um escape de maior diâmetro (por ex. 60mm) não ajudaria a ganhar pressão mais cedo?
Joao o Mário de certa forma responde a essa pergunta mais em cima num post dele
Acho que não.. Pelo que o Mário disse 55mm é mais do que suficiente para as potências que normalmente se tiram dum 1.6. A minha pergunta vai noutro sentido. Uma vez que o T3 é de geometria fixa e ainda custa a encher, poderia beneficiar de um escape mais largo. Digo isto para ter mais pressão em baixas rotações, não estou a falar em potência máxima que o carro debita (normalmente em alta rotação).
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Joao Macedo Escreveu:
motas Escreveu:
Joao Macedo Escreveu:No caso dum 1.6 com um Garret T3, um escape de maior diâmetro (por ex. 60mm) não ajudaria a ganhar pressão mais cedo?
Joao o Mário de certa forma responde a essa pergunta mais em cima num post dele
Acho que não.. Pelo que o Mário disse 55mm é mais do que suficiente para as potências que normalmente se tiram dum 1.6. A minha pergunta vai noutro sentido. Uma vez que o T3 é de geometria fixa e ainda custa a encher, poderia beneficiar de um escape mais largo. Digo isto para ter mais pressão em baixas rotações, não estou a falar em potência máxima que o carro debita (normalmente em alta rotação).
Eu acho que quanto mais largo o escape pior vai ser nesse caso (pressão nas baixas rotações). Linhas de escape maiores são geralmente para carros mais potentes e com turbos maiores.

No teu caso fica-te pelos 55mm que é aposta ganha.

Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por carrizog60 »

basta tirar a secçao que tem o cone e o motor ja agradece,mesmo que nao ganhes potencia(que deves ganhar)
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
motas
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 06 nov 2012, 23:40

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por motas »

carrizog60 Escreveu:basta tirar a secçao que tem o cone e o motor ja agradece,mesmo que nao ganhes potencia(que deves ganhar)
Qual é essa secção que tem o cone carrizo? nessa panela do meio ou é a saída do motor?
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Qual o diâmetro de linha de escape ideal para golf mk1 1

Mensagem por carrizog60 »

á saida do turbo,onde faz a uniao com o resto da linha
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder