Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Responder
IvanMk1
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 25 dez 2011, 23:26
Veículos: Volkswagen Golf I Mk1

Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por IvanMk1 »

Boas pessoal,

Possuo um Golf Mk1 1.6 GLD e como é para restauro a uns tempos decidi deixar o carro
numa oficina para reparações de chaparia e mecânica. Na mecânica meteram novo uns foles
de direção, relas novas, tubo metálico da água e uma torneira nova. Até aqui tudo bem, mas o problema
é que quando retiraram o motor para levar uns tratamentos de chapa e voltaram a colocar o sítio dele
nunca mais ligou e o que me disseram foi que não sabiam como ligar a instalação elétrica do motor.
A situação não ficou nada agradável de maneiras que retirei o Golf da oficina e coloquei-o novamente na
minha garagem sem o motor a "funcionar", sim, porque ele funcionava bem na altura que o adquiri.

A minha questão é, se alguém me pode dar umas dicas para ver o que se passa com este problema.
O seu interior está todo ele desmontado, sem tablier e com os fios à mostra e na parte da instalação
elétrica do motor está ligada mas não sei se é nos sítios certos.

Como devo proceder para voltar a ouvir o motor acordar? Alguém tem um esquema elétrico que possa ver
e fazer-lo em casa? Também não terá haver com o motor de arranque ter ido à vida? São estas questões
que não sei por onde começar e como fazer, ainda por cima tratando de fios elétricos que não entendo nada.

aguardo respostas,
Cumps...
_________________________
Cumprimentos,

Ivan Cristiano
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por carrizog60 »

so precisas de 12v na bomba para o motor trabalhar...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
IvanMk1
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 25 dez 2011, 23:26
Veículos: Volkswagen Golf I Mk1

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por IvanMk1 »

Sabes me dizer se é muito caro essa bomba de 12v?
_________________________
Cumprimentos,

Ivan Cristiano
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por carrizog60 »

nao percebeste...
na bomba injectora tem uma solenoide,que é uma valvula que quando recebe 12v deixa passar gasoleo para os injectores.
se consegues dar á chave e o motor de arranque gira só precisas que chegue 12v á bomba injectora(é o unico fio electrico que tem) para que o carro eventualmente pegue.

o que faz ao certo?
quanto mais detalhado fores no que esta a acontecer mais hipotese tens de te podermos ajudar,fora isso sao apenas palpites...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
IvanMk1
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 25 dez 2011, 23:26
Veículos: Volkswagen Golf I Mk1

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por IvanMk1 »

Entendi agora mas penso que não seja esse o caso, penso...

Quando dou à chave o motor de arranque não gira, não dá sinal nenhum sequer. (Tem gasóleo e bateria).
Daí ter dito que o problema poderá ser na instalação elétrica (fios mal ligados ou algo do género) ou alguma danificação no motor, ou nos componentes do motor.
O motor trabalhava na perfeição antes de o tirarem da cabine, fizeram uma limpeza ao circuito de água, levou relas novas, levou um tubo metálico de água novo e mais uma torneira, quando o puseram no sítio dele fizeram as ligações mas disseram-me que não tinham a certeza se estava bem ligado os fios, e desde aí nunca mais pegou.
_________________________
Cumprimentos,

Ivan Cristiano
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por carrizog60 »

se o motor nao gira sequer começa por ver se os fios que vao ao canhao têm corrente...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
IvanMk1
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 25 dez 2011, 23:26
Veículos: Volkswagen Golf I Mk1

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por IvanMk1 »

Tenho que começar por algum lado para começar a eliminar hipóteses, não sabia era por onde começar primeiro.

Vou começar por aí e vou dizendo algo.

Obrigado carrizog60
_________________________
Cumprimentos,

Ivan Cristiano
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por carrizog60 »

de nada.
tens de ter corrente na cx de fusiveis,dai para a igniçao e depois no motor de arranque.
isto em qq carro,claro que depois os fios pequenos ja é outra historia...

tenho o manual do mk1 mas é da versao rabbit,e em motor 1.5D
ideal era fotos de outro user com esse motor,da uma vista de olhos nos projectos e manda uma Mensagem privada a pedir uma foto,pode ser que te safes...

abraço
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
IvanMk1
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 25 dez 2011, 23:26
Veículos: Volkswagen Golf I Mk1

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por IvanMk1 »

Ok, vou começar por aí pra ver o que passa.

Exato, o ideal era mesmo fotos de outro user com o motor igual ao meu. Vou dar uma vista de olhos aqui no forum.

Obrigado mais uma vez amigo.

Abraço
_________________________
Cumprimentos,

Ivan Cristiano
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Motor Não Trabalha "Eletricidade"

Mensagem por carrizog60 »

de nada !
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder