Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Responder
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Boas. Ora como alguns devem saber o golf mk4 tem canbus a partir de um certo ano. Até lá houveram golfs sem canbus e outros com pequenas implementações do mesmo como me apercebo.
Ora eu com quadrante que precisa de canbus, dá me erro de airbag no quadrante porque o meu carro não tem como ir buscar info da luz de airbag. O resto funciona tudo bem no quadrante. De referir que a luz de airbag do quadrante dá para desactivar no modulo Can Gateway.
Andei a investigar e cada vez que se liga a chave ou se faz um teste com o vag com o fio que chega à pinagem do quadrante com sinal de airbag leva apenas 0,3V (Testado com multimetro) . Após sair do módulo de airbag (VAG COM) ou depois de dar à chave perde os 0,3V.
Ora o que eu queria fazer era um pequeno circuito que recebesse o tal sinal, pudesse ir buscar tensão ao pino 1 da ficha azul do quadrante, sinal de airbag ao respetivo pino e massa a outro sitio, e liga um LED amarelo durante uns segundos. Caso o sinal se mantenha o LED não desliga. Depois a ideia é passar o led para dentro do quadrante e isolar tudo muito bem sem estragar nada.

O led tenho de investigar que tipos de LEDs existem em termos de tensão. O pior disto tudo é arranjar um circuito que o faça.
Será que com um circuito com um AND lógico (1.1) pela lógica boleana dá 1, ou seja tem de ser as duas entradas verdadeiras para que possa haver uma saida verdadeira a 1 = LED acende. Teria era de arranjar um circuito integrado para 12V ou algo do género e era simples de fazer.

O que acham desta ideia?

Abraço
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

Um AND lógico não te resolve o problema. Mesmo com a integrados CMOS 3.3v, o 0.3v vai ser reconhecido como um 0 lógico.
Imagem

Para o LED deves precisar de um valor um pouco acima de 1v. Se conseguires confirmar que são mesmo 0.3v contínuos sem qualquer pico, podes tentar fazer um "quadriplicador de tensão" para ficar com 1.2volts na saída.
http://www.coolcircuit.com/circuit/voltage/
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Cidades Escreveu:Um AND lógico não te resolve o problema. Mesmo com a integrados CMOS 3.3v, o 0.3v vai ser reconhecido como um 0 lógico.
Imagem

Para o LED deves precisar de um valor um pouco acima de 1v. Se conseguires confirmar que são mesmo 0.3v contínuos sem qualquer pico, podes tentar fazer um "quadriplicador de tensão" para ficar com 1.2volts na saída.
http://www.coolcircuit.com/circuit/voltage/
~

Excelente ideia parece-me fácil, comprar os componentes, soldar na placa de circuito impresso de acordo com as polaridades dos componentes.
Diz-me uma coisa o VIN é as entradas certo?

Muito Obrigado
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

Sim, Vin são entradas e Vout saidas
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Cidades Escreveu:Sim, Vin são entradas e Vout saidas
Obrigado pela tua orientação. É excelente. Aqueles componentes identificados por D são diodos ? Devem ter um valor também como os condensadores tem alí identificado.
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagempor Cidades » 28 fev 2014, 00:44
No site diz para usar diodos capazes de suportar o dobro da tensão de entrada, acho que podes usar praticamente qualquer coisa que cumpra esse requisito visto que a corrente que são capazes de suportar pouco interessa, porque só vais ligar um LED.


edit:
Tinha-me esquecido de um pormenor importante para o teu caso especifico, os diodos têm sempre uma quebra de tensão(cerca de 0.5v). Se calhar não vai funcionar :(

Tens a certeza que a tensão de saída mesmo 0,3v?
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

No limite tens que fazer um circuito com um transístor NPN e umas resistências. No sábado vou ver se consigo encontrar alguma coisa que te ajude.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Cidades Escreveu:No limite tens que fazer um circuito
com um transístor NPN e umas resistências. No sábado vou ver se consigo encontrar alguma coisa que te ajude.
É mesmo 0.3 v
Obrigado amigo ;)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Mario_Marques »

amigo, todos os golf mk4 sem excepção têm can-bus, todos! a extensão é que pode ser mais ou menos abrangente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

Mas para este caso especifico a questão é se o modulo de airbags suporta ou não CAN e envia a informação necessária ao quadrante para acender a luz.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Cidades Escreveu:Mas para este caso especifico a questão é se o modulo de airbags suporta ou não CAN e envia a informação necessária ao quadrante para acender a luz.
Exatamente.... Será que colocando uma centralina de airbag de um golf mais recente esta situação fica resolvida? Pode não bater certo é com a ficha. O meu é de 2/99, metendo uma centralina mais recente de 2000 para cima por exemplo.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Mario_Marques Escreveu:amigo, todos os golf mk4 sem excepção têm can-bus, todos! a extensão é que pode ser mais ou menos abrangente.
Já andei em foruns ingleses e o pessoal também não sabe muita coisa.
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

Para alterar a centralina de airbags tinhas que alterar mais coisas, não me parece viável monetariamente para ti.

Acho que encontrei a solução para ti, um LED driver LM3914. :mrgreen:

Tive a fazer o esquema agora, penso que vai funcionar :)

Imagem
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por Cidades »

Os 12v podes tirar do pino 1 da ficha azul do quadrante.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Eletrónica, fazer circuito para luz airbag

Mensagem por mk4110Leiria »

Cidades Escreveu:Para alterar a centralina de airbags tinhas que alterar mais coisas, não me parece viável monetariamente para ti.

Acho que encontrei a solução para ti, um LED driver LM3914. :mrgreen:

Tive a fazer o esquema agora, penso que vai funcionar :)

Imagem
Obrigadao com datasheet e tudo ;) Assim.é.super facil de fazer eu tenho placa de circuito iimpresso é só arranjar componentes e soldar. Manga retratil e algo para proteger o circuito uma caixa ou algo do genero. Sim pino 1 é o positivo a massa também tem de haver um.
Responder