Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Responder
freakmind
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 22 jul 2009, 18:52
Veículos: VW GOLF IV ATD 2002 FIAT UNO TURBO I.E RACING EDITION 93
Localização: Marinhais City
Contacto:

Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por freakmind »

Boas pessoal
Vendi 1 carro em 2009, tenho o impresso do imtt "contrato verbal de compra e venda" assinado por mim e pelo comprador mas ao que parece o individuo nao chegou a tratar de mais nada.
Agora apareceu me o I.U.C desde 2009 pra pagar.
E agora o que faço? Esse documento tem algum valor? Vou ter de pagar? Dou o carro como roubado?
VW MKIV ATD PD 100 11/2002 ***350.000 and counting...***
Fiat Uno Turbo I.E Racing Edition 06/93
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por gongasfrs »

freakmind Escreveu:Boas pessoal
Vendi 1 carro em 2009, tenho o impresso do imtt "contrato verbal de compra e venda" assinado por mim e pelo comprador mas ao que parece o individuo nao chegou a tratar de mais nada.
Agora apareceu me o I.U.C desde 2009 pra pagar.
E agora o que faço? Esse documento tem algum valor? Vou ter de pagar? Dou o carro como roubado?
não tens a declaração de venda? esses "contractos verbais" se não forem autenticados num notário não servem de nada, devias ter era assinado logo a declaração de venda do imtt

agora o que tens a fazer é pagar antes que te penhorem algo e dar o carro como roubado
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por Vovin Tharos »

o impresso, desde que assinado e datado por ambos, é valido...senao tambem nao o seria para passar o registo de propriedade para outra pessoa

tens de apresentar isso mesmo nas finanças, como prova que o Automovel nao é teu desde a data X...
Imagem Imagem
Imagem
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por sport999leonfr »

E podes pedir a apreensão do mesmo, devido ao facto de o novo dono não ter regularizado a propriedade.
Tinha 30 dias para o fazer a partir do momento que assinaram o formulario (presumo que seja a isso que te referes que assinaram)
O pedido de apreensão tem como objectivo retirar de circulação os veículos que não tenham a propriedade regularizada.

Os interessados devem solicitar a apreensão do veículo por falta de regularização da propriedade na Conservatória do Registo Automóvel ou junto do Balcão de Atendimento do IMTT da área da sua residência, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

Formulário Modelo 9 IMTT;

Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)

Taxas: € 10


O IMTT não é responsável pela não apreensão do veículo em causa, limitando-se a encaminhar o pedido para as entidades policiais competentes.
O carro entra na base de dados de veiculos a apreender, depois é aguardar que seja interceptado pelas entidades fiscalizadoras.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por Vovin Tharos »

nao sao 30, sao 60 dias. e pode faze-lo depois, mas paga "multa". seja perante a autoridade(Policia) quer quando for fazer a passagem de propriedade
Imagem Imagem
Imagem
pjmourao
Amateur
Amateur
Mensagens: 240
Registado: 28 mar 2011, 19:26
Veículos: VW BORA 1.9TDI 150cv
Localização: Bragança

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por pjmourao »

duvido que as finanças queiram saber da declaração de compra e venda para alguma coisa, ou seja vais ter que pagar esse imposto e os outros k vierem.
tens que ir ao imtt pedir a apreensao da viatura http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues ... ensao.aspx
se ao fim de 6 meses nao for localizado voltas ao imtt cancelar a matricula.
Imagem
freakmind
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 22 jul 2009, 18:52
Veículos: VW GOLF IV ATD 2002 FIAT UNO TURBO I.E RACING EDITION 93
Localização: Marinhais City
Contacto:

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por freakmind »

obg pessoal
amanha ja vou às ver isso às finanças. o estado tambem em 4 anos não deu pela falta do i.u.c, agora é que vem pedir isso....
tenho o impresso do imtt assinado por mim e pelo comprador e datado. espero nao ter de pagar nada...
1 abraço
VW MKIV ATD PD 100 11/2002 ***350.000 and counting...***
Fiat Uno Turbo I.E Racing Edition 06/93
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por gongasfrs »

antes conseguias que fosse o atual proprietário a pagar, eu fiz isso com uma mota que comprei, mas agora que o selo é pago as finanças duvido que te livres de pagar isso
joaoreis00
Rookie
Rookie
Mensagens: 132
Registado: 08 dez 2010, 11:56
Veículos: Seat Leon 1.6TDI Ecomotive

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por joaoreis00 »

também acho q nao te vais livrar de pagar isso! se ñ tiveres contacto com o gajo a q vendes-te o carro, avança com o pedido de apreensão do carro/documentos.
"A vagina é como um caracol, se lhe tocas baba-se, se não lhe tocas põe-te os cornos!"
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por sport999leonfr »

Vovin Tharos Escreveu:nao sao 30, sao 60 dias. e pode faze-lo depois, mas paga "multa". seja perante a autoridade(Policia) quer quando for fazer a passagem de propriedade
Estás a guiar por aqui? -> http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... movel.aspx

Sim sim, acredita no que está no site do IMTT e depois queixa-te

nº 3 do Artigo 118 codigo da estrada.

pun pelo nº 10 do mesmo artigo.
120€ a 600€ Leve
Codigo infraçao 1.71.118.03.01

Esses 60 dias é o que o imtt está a dar para mandar aprender o veiculo.
Mas a partir dos 30 está em infraçao ao codigo da estrada.
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por sport999leonfr »

Atençao que são situaçoes diferentes, a multa que se paga por alterar o proprietario, depois de 60dias a que estava obrigado, e a multa que se paga por circular com o veiculo sem ter alterado o proprietario. Só a ultima é infraçao ao codigo da estrada.
A primeira é paga julgo que ao imtt.
Ou seja se não circulares com o veiculo tens efectivamente 60 dias para alterar. E só depois desses 60 dias vais pagar multa por alterar o proprietario fora de prazo.
Mas ao fim de 30 dias se circulares com o veiculo sem alterar o proprietario, já estas em infraçao ao codigo da estrada.

Situaçao pratica->

Compras um veiculo e não mudas para teu nome, ao fim de por exemplo 90dias és fiscalizado por uma patrulha, coima de 120€. Depois de levar a respectiva vais logo a correr mudar o proprietario,mas vais levar outra por estar a alterar fora de prazo, esta nem tenho a certeza do valor, julgo que é 60€. Ou seja são duas multas a entidades diferentes, e por motivos diferentes.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por Vovin Tharos »

tens 60 dias apos assinatura da Declaração compra-Venda para passar o veiculo para teu nome.

sei disso pq ha 3 meses atras comprei uma viatura, e so o mes passado a mudei para meu nome.

quanto ás dividas do IUC, sempre foi pago as finanças... mas quem fiscalizava eram as autoridades rodoviarias... agora nao... estas fazem uma denuncia perante as finanças e estas é que seguem o processo... e as dividas fiscais transitam com o bem. ou seja, a divida pode nao ter sido vossa, mas quando compraram o bem, compraram a divida tambem...

como tal, o primeiro passo é ir as finanças com a papelada, e provar que nao é proprietario do bem... e depois fazer a denuncia perante as autoridades...
Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Jacaj
Amateur
Amateur
Mensagens: 205
Registado: 01 nov 2007, 15:32
Veículos: Opel Combo 1.7 CDTI
Localização: Malveira/Santa Iria da Azóia

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por Jacaj »

sport999leonfr Escreveu:Atençao que são situaçoes diferentes, a multa que se paga por alterar o proprietario, depois de 60dias a que estava obrigado, e a multa que se paga por circular com o veiculo sem ter alterado o proprietario. Só a ultima é infraçao ao codigo da estrada.
A primeira é paga julgo que ao imtt.
Ou seja se não circulares com o veiculo tens efectivamente 60 dias para alterar. E só depois desses 60 dias vais pagar multa por alterar o proprietario fora de prazo.
Mas ao fim de 30 dias se circulares com o veiculo sem alterar o proprietario, já estas em infraçao ao codigo da estrada.

Situaçao pratica->

Compras um veiculo e não mudas para teu nome, ao fim de por exemplo 90dias és fiscalizado por uma patrulha, coima de 120€. Depois de levar a respectiva vais logo a correr mudar o proprietario,mas vais levar outra por estar a alterar fora de prazo, esta nem tenho a certeza do valor, julgo que é 60€. Ou seja são duas multas a entidades diferentes, e por motivos diferentes.
Gostava de acrescentar um pormenor, se mudares de nome ( i. e. se contraíres matrimonio e o nome ficar alterado - acontece mais ao sexo Feminino devido á mentalidade do pais) tens na mesma os 60 dias de prazo para efectuares a alteração ao DUA. Passados os 60 dias, entra a Srª multa.


Cumprimentos
Imagem
freakmind
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 22 jul 2009, 18:52
Veículos: VW GOLF IV ATD 2002 FIAT UNO TURBO I.E RACING EDITION 93
Localização: Marinhais City
Contacto:

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por freakmind »

logo quando sair do trabalho ja passo pelas finanças.
ao que parece o carro foi novamente vendido, ou seja, já vai no 2º novo dono.
Eu tenho o tal impresso do contrato verbal de compra e venda para registo de propriedade que trouxe da conservatoria assinado e datado, agora vamos ver se tem algum valor...
Depois dou noticias
Obrigado pessoal
VW MKIV ATD PD 100 11/2002 ***350.000 and counting...***
Fiat Uno Turbo I.E Racing Edition 06/93
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: Vendi o carro mas o novo dono nao mudou o nome

Mensagem por sport999leonfr »

Vovin Tharos Escreveu:tens 60 dias apos assinatura da Declaração compra-Venda para passar o veiculo para teu nome.

sei disso pq ha 3 meses atras comprei uma viatura, e so o mes passado a mudei para meu nome.

quanto ás dividas do IUC, sempre foi pago as finanças... mas quem fiscalizava eram as autoridades rodoviarias... agora nao... estas fazem uma denuncia perante as finanças e estas é que seguem o processo... e as dividas fiscais transitam com o bem. ou seja, a divida pode nao ter sido vossa, mas quando compraram o bem, compraram a divida tambem...

como tal, o primeiro passo é ir as finanças com a papelada, e provar que nao é proprietario do bem... e depois fazer a denuncia perante as autoridades...
Sim tens razão no que dizes, mas não leste com atenção o que escrevi.
Em termos de Codigo da estrada, ao fim de 30 dias está em infraçao.
E já nem falei no IUC, é que esse já é outra situaçao, e outra entidade que aplica a multa.
Quando passaste para teu nome, quanto foi a multa? Essa multa é aplicada pela autoridade tributaria, ou pelo IMTT?




Tomando como exemplo o carro do freakmind.
A declaraçao de venda está assinada desde 2009. O tipo que comprou o carro, não passou para seu nome. Certamente até já foi mandado parar, mas como não existe nada pendente para aquela matricula, e como quando perguntam de quem é o carro, ele não diz que é dele não tem stress.
Agora que o freakmind vai pedir a apreensão do veiculo, quando for mandado parar vai constar para apreender e o motivo.
Vai ser multado pela patrulha por circular com o veiculo e não ter passado para nome dele , quando for passar para nome dele vai ser multado pelo iMttt por não ter respeitado o prazo de 60 dias. Como na declaraçao de venda consta a data, e como tal o carro é dele desde 2009, vai ter de pagar os impostos referentes a cada ano que estão em atraso e as respectivas multas que as finanças aplicam,25€ cada mais o imposto e julgo que mais juros de mora.
E todos as infraçoes de transito,radares, scuts, etc tambem, mas só depois de ele regularizar.
A questão é que por vezes isto tudo somado, é superior ao valor do carro, e eles não chegam a regularizar. Aí vais ter mais trabalhos e dores de cabeça para o responsabilizar por toda a despesa posterior á venda.
É por isso que não facilitem, vendem um carro, é logo os dois á conservatoria, só sai dali com o carro já em nome dele.
Responder