O tópico da Crise...

Responder
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por VW Liebhaber »

Arad Escreveu:Eu diria mesmo mais... Para se aposentar uma pessoa com 55 anos (10 anos antes da idade regulamentar), significa que se paga a reforma a essa pessoa, e ainda se paga a mais outro que vai fazer o trabalho que o aposentado fazia...

Como medida anti-crise funciona totalmente ao contrário. Além de que a maioria das pessoas com 55 anos são mais do que válidas para trabalhar. Podem não conseguir acartar paletes um dia inteiro, mas certamente sabem usar a cabeça com maior ponderação que um puto de 20 anos, têm um saber feito de experiência...

Olha, Liebhaber, é por se correr com os "velhos" que nomeadamente as oficinas dos concessionários de automóveis têm lá a trabalhar garotos que não sabem nada de nada, nem da vida, nem do ofício, e o cliente que bate lá a nota recebe em troca um péssimo serviço.

Sei que sabes que isto é a verdadinha!
No "teu" concessionário pode ser assim, no meu (na oficina) passa-se exactamente o oposto. Agora tudo depende do tipo de garotos que se mete e investe. Se metes garotos que não sabem o que é uma chave inglesa, que não tem formação pessoal nenhuma, quem nunca trabalharam naquilo, é óbvio que o serviço sai péssimo. Mas se os garotos são empenhados, tem formação pessoal, gostam do que fazem, gostam da marca que trabalham, formam-se continuamente, acredita que vão ser excelentes funcionários! Enquanto outros (mais velhos), não tem disposição para aprender nada que seja novidades, são resistentes à mudança, trabalham um bocado "à sombra" porque estão "seguros", o serviço sai péssimo na mesma. Vai da vontade das pessoas, sejam velhas ou novas, experientes ou não .
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Arad »

Vovin, não é só nas norautos, é mesmo em concessões de marca, onde o cliente bate 42,50€ mais IVA, se é que me faço entender...

Mas há coisas que daqui para a frente, falar nelas é entrar no loop... Cada um que pegue na sua bike, e vá à sua vida.

Liebhaber, se um dia tiveres um dos teus pais a ser alvo de assédio moral no emprego, reduzirem o seu posto de trabalho a uma sala vazia com uma cadeira, até se passar e apresentar a carta de demissão sem nenhum direito, a seguir vem-me falar nessa conversa de os "velhos darem lugar aos novos".

Isto acontece todos os dias em muitas empresas, com um único objectivo: Meter putos a ganhar metade e a trabalhar o dobro, e não necessariamente melhor...
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Vovin Tharos »

grande verdade essa... e por vezes nao é so aos "velhos"... ate a pessoal de meia idade fazem isso...
Imagem Imagem
Imagem
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Arad »

VW Liebhaber Escreveu: No "teu" concessionário pode ser assim, no meu (na oficina) passa-se exactamente o oposto. Agora tudo depende do tipo de garotos que se mete e investe. Se metes garotos que não sabem o que é uma chave inglesa, que não tem formação pessoal nenhuma, quem nunca trabalharam naquilo, é óbvio que o serviço sai péssimo. Mas se os garotos são empenhados, tem formação pessoal, gostam do que fazem, gostam da marca que trabalham, formam-se continuamente, acredita que vão ser excelentes funcionários! Enquanto outros (mais velhos), não tem disposição para aprender nada que seja novidades, são resistentes à mudança, trabalham um bocado "à sombra" porque estão "seguros", o serviço sai péssimo na mesma. Vai da vontade das pessoas, sejam velhas ou novas, experientes ou não .

Então se é da marca dos meus carros, quero lá ir, deve ser caso único no país. Ou então és pouco exigente.

Eu não acredito nem no Peter Pan nem na Alice no país da maravilhas...
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Arad »

Vovin Tharos Escreveu:grande verdade essa... e por vezes nao é so aos "velhos"... ate a pessoal de meia idade fazem isso...

Então nas oficinas dos concessionarios é mato... Começam a mandar só os putos às formações e a encostar quem lá esteve uma série de anos a servir a casa, e na hora do aperto, quando os penduradores de material não sabem resolver, lá vai o "velho" resolver a pincelada.

Bem sei o que aconteceu ao meu pai...

É a postura oca de se encarar as pessoas como produtos descartáveis, tudo em nome do lucro máximo. Responsabilidade social, é coisa que não existe neste país.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por VW Liebhaber »

Arad Escreveu:
VW Liebhaber Escreveu: No "teu" concessionário pode ser assim, no meu (na oficina) passa-se exactamente o oposto. Agora tudo depende do tipo de garotos que se mete e investe. Se metes garotos que não sabem o que é uma chave inglesa, que não tem formação pessoal nenhuma, quem nunca trabalharam naquilo, é óbvio que o serviço sai péssimo. Mas se os garotos são empenhados, tem formação pessoal, gostam do que fazem, gostam da marca que trabalham, formam-se continuamente, acredita que vão ser excelentes funcionários! Enquanto outros (mais velhos), não tem disposição para aprender nada que seja novidades, são resistentes à mudança, trabalham um bocado "à sombra" porque estão "seguros", o serviço sai péssimo na mesma. Vai da vontade das pessoas, sejam velhas ou novas, experientes ou não .

Então se é da marca dos meus carros, quero lá ir, deve ser caso único no país. Ou então és pouco exigente.

Eu não acredito nem no Peter Pan nem na Alice no país da maravilhas...
Posso-te dar um exemplo então. O Golf III do meu pai, TDI 90cv, que ele teve. Andava a falhar a potência. Levei-o pro trabalho, para verem se descobriam o que seria. Depois de ligado à máquina acusou MAF e N75 queimadas, ok substituam lá isso. Trouxe o carro embora, pensado que o problema estava solucionado. O carro continuava igual. Levei-o outra vez, trocaram por outra MAF a ver se podia ser incompatibilidade, não era, o carro ficava igual. Deixei o carro o dia todo lá para ver se resolviam o assunto, um rapaz na casa dos seus 30 e poucos anos pegou no carro e começou a trabalhar nele. Já tinham andado com o carro os experimentadores, o chefe de oficina, mecánicos mais velhos, ninguem descobria o que seria. Daqui a uma meia hora o rapaz veio ter comigo ao escritorio e disse-me "já sei o que é, é a bateria que está a fica fraca, e por isso a MAF nova não lê os valores correctamente. Troca a bateria e vais ver que vai ficar bom". O meu pai trocou a bateria (fora) o carro ficou a 100%.

O rapaz em meia hora descobriu o que outros tantos não descobriram em duas idas à oficina o dia todo. O facto dos outros serem mais velhos na profissão~não lhes serviu de muito, o rapaz mais novo que eles resolveu o problema.
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Arad »

O meu ex Golf III foi a 3 oficinas diferentes para saber a origem de andar a fazer safes. Levou N75, tubos diversos, ia começar a pensar em mandar ver o turbo...

Descobriu o meu pai (que nunca trabalhou na VW...) o problema que persistia há 6 meses e ninguém sabia o que era: tubo do sensor map roto, dentro da centralina.

Solução VW: Centralina nova, no valor de 1200€ mais IVA.

Solução caseira: 8cm de tubo de 4mm.

Serve isto para te dizer que o teu caso, ou o meu caso, não permitem extrapolações para o país todo. Mas há uma tendência, e eu sei muito bem qual é.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Vovin Tharos »

basta ver os feedbacks dos concessionários que esta patente na area geral...
Imagem Imagem
Imagem
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por VW Liebhaber »

Tinha percebido do teu post anterior que o teu pai teria trabalhado num concessionário automóvel.....e que foi "arrumado".

Como disse num post anterior, tudo vai da vontade das pessoas independentemente da idade delas.

Um problema por vezes é, os novos pensam que sabem mais que os velhos, e os velhos às vezes não encaram bem que os novos saibam mais que eles.... e em vez de cooperarem em conhecimentos, não, e dá-se o choque de gerações.

Tinhamos um vendedor que já se reformou, ele não precisava de computador, internet, e vendia os carros comerciais na mesma, e só ele sozinho às vezes já fazia o objectivo do mês. Mas tinha a experiência e acima de tudo APLICAVA-A, se ele se encostasse porque estava lá há 10..15 anos... e os novos que trabalhem que eu também quando cá cheguei foi assim, nunca se atingia o objectivo. O problema que eu muitas vezes refiro é o encostar-se pelos anos de casa que se tem, que existe como tendência nos mais "velhos", mas estando a ganhar ordenados bons com menos empenho e profissionalismo, porque está "seguro".
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por VW Liebhaber »

Vovin Tharos Escreveu:basta ver os feedbacks dos concessionários que esta patente na area geral...
A SIVA foi considerada em 2010 pela VW o melhor importador do ano.....vale o que vale. Não faço ideia qual é a avaliação feita pela VW, mas dos diversos importadores internacionais, escolherem a SIVA (que tanto mal se fala por esse mundo cibernautico)....ou os outros são piores (noutros países).... concerteza também se avaliam os concessionários, as vendas, após-venda, satisfação dos clientes, etc.

Se a SIVA ganhou o prémio é porque reuniu os melhores resultados globais, do universo de importadores internacionais.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Vovin Tharos »

exacto... vale o que vale...

curiosamente reparaste nos 2 anos em que ganhou esse premio?! tem a coincidencia de ser os anos de lançamento de 2 modelos fabricados pela auto-europa... hum...
Imagem Imagem
Imagem
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por Arad »

Olha, o concessionário onde sempre que meto um carro nunca vem bom à primeira, até é um concessionário SIVA...

Distinções que não contam para nada, e nem se sabe em que dados são baseadas...

E sim, Liebhaber, o meu pai foi "convidado" aos 54 anos de idade. Mas o "encosto" já vinha de antes, começou a notar-se quando os miúdos iam fazer formações de novos modelos, e os mais antigos não...

Isto é esvaziar de formação actualizada um profissional, e retirar-lhe condições para produzir em pé de igualdade com os outros.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
francmad
Rookie
Rookie
Mensagens: 148
Registado: 13 nov 2008, 19:46
Localização: Guarda

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por francmad »

alguem ja reparou nos parques de estacionamento das (quase todas universidades/faculdades/ips)deste pais durante os periodos de aulas?....agora comparem esses mesmos parques mas a 15, 20 anos atras quando pelos vistos nao havia malta nova e velha a rasca...
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por amgraphics »

A única coisa que ainda ninguém me respondeu foi, como é que se desenrascam as familias que ganham 500 euros ou pouco mais, cada um, e tem também filhos pra criar...isso é que eu queria saber...já que quem tem 1500 mal se vira então esses...
simples. os pais aprendem a gerir ao máximo as suas finanças, para que não falte dinheiro para o essencial que é ter um tecto por cima da cabeça e alimentação.

agr, que se privam de muita coisa, lá isso privam. fazem-se sacrifícios. corta-se em muitas coisas..
- não há idas ao cinema, teatro e afins.
- férias, não há (quer dizer, são passadas em casa e não se vai para lado nenhum).
- carro, compra-se um que seja acessível e cuja prestação seja mesmo muito pequena (100€) ou então arranja-se um carro de 500€-1000€ para as voltas.
- almoços ou janteres em restaurantes / shoppings não há.
- roupa? compra-se o mais barato, seja na feira, na h&m, c&a, mas nunca roupa de marca.
- não há tv por cabo
- internet também não
etc.

claro que o "ensinamento da poupança" será passado para os filhos, onde:
- não há saídas nocturnas
- cinema uma vez por ano
- não recebem mesada
- não havia consolas de jogos, computadores, internet, telemóvel...
etc.

analisando a tua perspectiva, vw liebhaber, eu não teria feito vida, porque ganhava pouco...

em 07/2000 comecei a trabalhar (450€)
em 09/2001 comprei o meu ex-mk3 (o azul)
em 05/2003 comprei casa
em 03/2005 comprei o meu mk4
em 04/2007 fui viver sozinho (e sim, necessitava da ajuda dos meus pais na alimentação, mas também porque comecei a sentir a crise na pele)
em 07/2010 iniciei vida a 2 mais a minha "maria"
em 07/2011 tou a fazer 11 anos de casa, não tenho tido aumentos no ordenado à pelo menos 3 anos, trabalho mais, tenho mais responsabilidades na empresa, tenho por vezes ordenados em atraso (neste momento, ainda tenho para receber o subsído de natal 2010 e o sub de transporte desde novembro de 2009 até à presente data). a distancia de casa trabalho é de 37km (uma ida pela ponte sobre o tejo, pois se for pela vasco da gama, facilmente a distância percorrida nos 2 trajecto atinge os 100km)
filhos? sim gostava de ter um casalinho, mas para ser sincero contigo, e olhando para mim e à minha volta, não me vejo com condições de poder ter um, mas sei, se vier um rebento antes do planeado, não lhe irá faltar nada (do que seja essencial para o seu crescimento e desenvolvimento saudável). agora, certamente terei que cortar em algo mais...
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
joaomorais
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 30 abr 2006, 21:37
Veículos: Leon St 2.0 TDI FR
Localização: Matosinhos

Re: O tópico da Crise...

Mensagem por joaomorais »

Bom dia, venho aqui contar a minha historia.

Em 2000 comecei a trabalhar(€500) andava de autocarro, 2 para cada lado só para trabalhar!
Em 2001 comprei o meu primeiro carro(AX GTi de 95) e fui aumentado(€650).
Em 2002 troquei de emprego(€450), por causa da crise.
Em 2003 troquei de carro(Golf GT de 97) pq não usava carro para me deslocar para o trabalho.
Em 2006 troquei de emprego(€750) pq não era aumentado e comprei casa.
Em 2007 fui aumentado(€850) e decidi casar e trocar de carro(Golf V TDI).
Em 2008 comprei um carro para a mulher(Fiesta de 95).
Em 2009 nasceu o meu filho.
Em 2010 fui aumentado(€950) e a mulher(€800) e troquei o carro da mulher(Clio 2001) para o miúdo ter mais segurança.
Em 2011 com as contas mensais pagas(casa, comida, água, luz, infantário, carro e combustíveis para os carros) sobra-me o mesmo dinheiro(€500) de quando comecei a trabalhar(2000), mas com uma grande diferença, não tinha contas para pagar e andava de autocarro!

Isto tudo para dizer q temos q viver conforme as nossas possibilidade e não desejar o mal dos outros para ficarem como nos. Porque a mim sempre me ensinaram uma coisa, se o teu vizinho tiver dinheiro para te emprestar, melhor, porque assim não precisas de ser tu a emprestar-lhe a ele.

Cumprimentos,

João Morais

PS: Já não escrevia aqui desde q começou o tópico.
Última edição por joaomorais em 01 abr 2011, 10:27, editado 1 vez no total.
Imagem
Responder