Velas Brisk - Cuidado

Responder
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Velas Brisk - Cuidado

Mensagem por vwg3gt96 »

Boa tarde!
Uma pequena chamada de atenção para as velas sem pólos da Brisk, uma marca Americana. O modelo penso que seja Premium Multi Spark.
Um amigo meu teve a triste ideia de as experimentar num Primera GT (SR20), resultou numa vela derretida e alguns danos feios.
Uma pesquisa (devia ter sido feita antes de comprar/montar) mostrou que são já vários os casos.
Visto isto, não se aventurem...

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Velas Brisk - Cuidado

Mensagem por Mario_Marques »

O problema não é só das brisk, apesar de ser potencialmente mais perigoso nas brisk devido ao desenho delas, o risco de detonação nessas velas é muito elevado que em outras velas pois não tens grande protecção do eléctrodo e cria ali um ponto de calor muito perigoso para a vela e mesmo o motor(knock).
Posso-te contar um caso muito parecido em que o pessoal tenta poupar nas velas, os motores dos mazda rx7/rx8, para poupar 100 euros acabam por deitar um motor para o lixo e é preciso ter também muito cuidado com onde se compra pois há ai um grande mercado negro de velas contrafeitas, já apanhei no ebay precisamente nas velas dos rx7 e numas velas caras para motores rotax de kart e mota aprilia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Velas Brisk - Cuidado

Mensagem por vwg3gt96 »

Exacto, este mesmo rapaz comprou há uns tempos umas NGK Iridium no Ebay, excelente preço, mas falsa até dizer chega. Estas eram mesmo originais.
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Velas Brisk - Cuidado

Mensagem por vwg3gt96 »

Já agora, o carro de mecânica está todo original, excepto o colector de escape. Estava a utilizar 98 da BP, como habitual, e a falha deu-se em esforço. A injecção foi vista, está OK.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Velas Brisk - Cuidado

Mensagem por Mario_Marques »

A gasolina 98 não lhe vai valer de muito se o grau termico da vela não for adequado, a gasolina 98 é mais estavel que a 95 mas não é muitoooooooooooooooooooo mais estavél, se algo estiver realmente mal em vez de estourar logo demora mais uns segundos a estourar mas estoura na mesma, isso é daquelas lições caras que um gaijo aprende na vida, se o carro ainda por cima estava original não valia mesmo a pena andar a inventar.
O facto de ele ter danos do lado da admissão e do lado de escape prova que possivelmente foi isso que se passou, uma explosão brutal de depois escangalhou a vela e o resto.
Uma vela muito quente faz o mesmo efeito ou pior que ter a ignição super avançada(ex nos carros de competição com itb's quando se vê chamas a sair pela admissão).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Velas Brisk - Cuidado

Mensagem por carrizog60 »

Em velas so o que a marca recomenda ou ja é mais que testado.
Montei umas splitfire no golf durante 5minutos...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder