Estados Unidos acusam a marca alema de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, através de um software incorporado no veículo. Presidente do grupo VW lamenta ter “quebrado a confiança” dos seus clientes e do público em geral
A Volkswagen, maior fabricante automobilístico do mundo, vai deixar de vender carros com o motor diesel TDI de quatro cilindros nos Estados Unidos, tanto novos como usados, depois de ter sido acusada de manipular as emissões. O anúncio foi feito pela própria empresa.
As ações da Volkswagen estão em queda abrupta na Bolsa de Frankfurt, a cair 19,6% para os 130,60 euros, a maior descida nos últimos sete anos.
A VW iniciou uma investigação interna depois de a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos ter acusado a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, através de um software incorporado no veículo.
A marca alemã não especifica quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, o Jetta e o Beetle e ainda o Audi A3.
O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou este domingo ter “quebrado a confiança” dos seus clientes e do público em geral, depois das acusações das autoridades norte-americanas. O líder da VW diz estar “profundamente arrependido” por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.
Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje), não estando de parte uma ação criminal. É que, segundo a EPA, durante a condução normal dos carros, o software - conhecido como um “dispositivo manipulador” - iria agravar de 10 a 40 vezes os limites legais.
A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10%, para 366.970 unidades.
Fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/2015-0 ... r-emissoes
Volkswagen deixa de vender carros a diesel
-
- Pro
- Mensagens: 1035
- Registado: 23 mar 2008, 15:07
- Localização: Lisboa
-
- Amateur
- Mensagens: 437
- Registado: 30 set 2009, 14:55
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Que grande barraca...Como se precisassem de recorrer a este tipo de manobras, enfim...pode ser que aprendam. Agora resta saber se não se passará o mesmo com os modelos europeus.
-
- Pro
- Mensagens: 1111
- Registado: 23 abr 2009, 00:19
- Localização: Tondela - lageosa do dao
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
la vão outras vez os carros voltarem a subir de preço!!
Golf IV TDI 110cv - o verdadeiro
Golf III GTTDI 90cv- el diablo
Golf III TDI 80cv - o bichinho Vendido
Golf III TD 75cv - el carregador (morreu)
Golf VI Plus 105cv-Novo
Seat Toledo TDI 110CV - o avec
Ferrari 14 - a maquina
Golf III GTTDI 90cv- el diablo
Golf III TDI 80cv - o bichinho Vendido
Golf III TD 75cv - el carregador (morreu)
Golf VI Plus 105cv-Novo
Seat Toledo TDI 110CV - o avec
Ferrari 14 - a maquina
-
- Pro
- Mensagens: 1035
- Registado: 23 mar 2008, 15:07
- Localização: Lisboa
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Pedro achas mesmo? Na minha opinião se isto gerar polémica de tal maneira a vw vai é ter de baixar o preço dos carros para começar a incentivar de novo a compra dos carros deles e só depois de se as pessoas começarem a ganhar confiança de novo é que eles vão pensar em subir de novo os preços.
Pelo que li algures as acções da vw estão em queda brutal.
Pelo que li algures as acções da vw estão em queda brutal.
FEEDBACK: viewtopic.php?f=40&t=31585
-
- Beginner
- Mensagens: 40
- Registado: 02 jun 2015, 12:11
- Veículos: VW Golf VI Variant 2.0 Tdi 140cv Highline
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Pessoalmente, acho que se a VW está a fazer isto, certamente não será a única... Resta saber se não existirão outras "artimanhas" para reduzir a vida útil de certos componentes e, assim, aumentar as idas ao mecânico, reparações e no médio prazo troca das próprias viaturas.
Seja como for, a ser assim, não será certamente exclusivo da VW.
Seja como for, a ser assim, não será certamente exclusivo da VW.
-
- Amateur
- Mensagens: 437
- Registado: 30 set 2009, 14:55
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Concordo, também acho que irão baixar, mas...já não digo nada....bluethunder82 Escreveu:Pedro achas mesmo? Na minha opinião se isto gerar polémica de tal maneira a vw vai é ter de baixar o preço dos carros para começar a incentivar de novo a compra dos carros deles e só depois de se as pessoas começarem a ganhar confiança de novo é que eles vão pensar em subir de novo os preços.
Pelo que li algures as acções da vw estão em queda brutal.
Apesar de concordar que não devem ser os únicos a faze-lo, não acho que seja desculpa...inda por cima são o mair grupo automóvel...TiagoMF Escreveu:Pessoalmente, acho que se a VW está a fazer isto, certamente não será a única... Resta saber se não existirão outras "artimanhas" para reduzir a vida útil de certos componentes e, assim, aumentar as idas ao mecânico, reparações e no médio prazo troca das próprias viaturas.
Seja como for, a ser assim, não será certamente exclusivo da VW.
Não tem desculpa nenhuma...Deviam era ter vergonha na cara...
-
- Pro
- Mensagens: 1267
- Registado: 04 fev 2006, 23:44
- Localização: Milfontes
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Leva-me a pensar nos FAP´s que andam sempre a regenerar e a dar barraca... Pudera, se as emissões são assim tão superiores ao permitido e se os FAP´s não estão preparados para tal carga ... LOOOL , começa o tal circulo vicioso das idas as oficinas....
FeedBack
viewtopic.php?t=22522
amgraphics escreveu:
nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
viewtopic.php?t=22522
amgraphics escreveu:
nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
-
- Pro
- Mensagens: 3107
- Registado: 16 abr 2005, 12:11
- Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
- Localização: Cambridge
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Com uma História nos motores a Diesel como o grupo VW tem, não necessitava de se sujeitar a isto.
Alguém deu a ideia, alguém a colocou em prática e alguém deu a aprovação à ideia e à prática, este último está-se mesmo a ver quem... Depois de ter dado um "pontapé" em quem o trouxe até ao topo da marca, agora vêm-se quais são os valores pelos quais se guia para conseguir que o grupo seja o maior fabricante de veículos. Desapontado, é assim que me considero, com a atitude que foi permitida dentro do grupo.
Alguém deu a ideia, alguém a colocou em prática e alguém deu a aprovação à ideia e à prática, este último está-se mesmo a ver quem... Depois de ter dado um "pontapé" em quem o trouxe até ao topo da marca, agora vêm-se quais são os valores pelos quais se guia para conseguir que o grupo seja o maior fabricante de veículos. Desapontado, é assim que me considero, com a atitude que foi permitida dentro do grupo.
VW Audi Parts PT: http://www.facebook.com/vwaudipartspt
VW Golf MK4 GTI 1.8 TURBO 20V 150 CV 1998
www.facebook.com/golf4gti.redgerman
www.instagram.com/golf4gti.redgerman
VW Golf MK4 GTI 1.8 TURBO 20V 150 CV 1998
www.facebook.com/golf4gti.redgerman
www.instagram.com/golf4gti.redgerman
-
- Beginner
- Mensagens: 24
- Registado: 06 nov 2013, 12:17
- Veículos: VW Golf VI 2.0 140cv
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Vai correr muita tinta neste caso, e vamos ver o que virá daqui para a frente.
Como cliente VW e com um Golf de 2010, ao qual com 120.000 km teve de levar uma EGR nova, embora a VW tenha assumido o custo da peça, já fora de garantia, mas ainda tive de pagar 700euros para a mao de obra(vivo no uk, muito cara a mão de obra), faço agora a pergunta: Será que não andam para ai os componentes a ser danificados, como a EGR, devido a estes valores "anormais" detectados?
Como cliente VW e com um Golf de 2010, ao qual com 120.000 km teve de levar uma EGR nova, embora a VW tenha assumido o custo da peça, já fora de garantia, mas ainda tive de pagar 700euros para a mao de obra(vivo no uk, muito cara a mão de obra), faço agora a pergunta: Será que não andam para ai os componentes a ser danificados, como a EGR, devido a estes valores "anormais" detectados?
-
- Master
- Mensagens: 6369
- Registado: 27 ago 2008, 16:34
- Veículos: Golf V GTI Ed. 30
- Localização: Portugal
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Não são questões relacionadas.miluvite Escreveu:Vai correr muita tinta neste caso, e vamos ver o que virá daqui para a frente.
Como cliente VW e com um Golf de 2010, ao qual com 120.000 km teve de levar uma EGR nova, embora a VW tenha assumido o custo da peça, já fora de garantia, mas ainda tive de pagar 700euros para a mao de obra(vivo no uk, muito cara a mão de obra), faço agora a pergunta: Será que não andam para ai os componentes a ser danificados, como a EGR, devido a estes valores "anormais" detectados?
Este problema apenas afecta os motores diesel que usam AdBlue para reduzir as emissões de NOx. O sistema quando detectava que estava a ser testado aumentava a injecção do aditivo, diminuindo assim as emissões de NOx. Sendo assim, é um problema que a afectar será apenas a 7ª geração dos Golfs em Portugal.
Nos EUA o limite é menos de metade do limite europeu. A minha questão agora é, nos testes americanos houve motores que excederam 40x o limite americano, ou seja, 10-20x o limite europeu?
Para leitura dos interessados: http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=448053
Nos testes americanos um BMW X5 35d também ultrapassou os limites de NOx emitidos. Vamos ver se isto fica pelos motores com AdBlue da VW... Há mais marcas a usar este sistema e há mais anos.
-
- Beginner
- Mensagens: 24
- Registado: 06 nov 2013, 12:17
- Veículos: VW Golf VI 2.0 140cv
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Ainda bem que não está relacionado
Obrigado pela explicação.
Agora é esperar para ver o desenvolvimento da situação cá na Europa e quais os modelos afectados.
Obrigado pela explicação.
Agora é esperar para ver o desenvolvimento da situação cá na Europa e quais os modelos afectados.
-
- Pro
- Mensagens: 1267
- Registado: 04 fev 2006, 23:44
- Localização: Milfontes
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
700€ para trocar uma EGR?? a marca não assumiu nada, antes pelo contrario .. pagaste foi a peçamiluvite Escreveu:Ainda bem que não está relacionado
Obrigado pela explicação.
Agora é esperar para ver o desenvolvimento da situação cá na Europa e quais os modelos afectados.
FeedBack
viewtopic.php?t=22522
amgraphics escreveu:
nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
viewtopic.php?t=22522
amgraphics escreveu:
nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
-
- Pro
- Mensagens: 1035
- Registado: 23 mar 2008, 15:07
- Localização: Lisboa
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Tinha pensado o mesmo TDI_Van, mas como o user é do UK, já não digo nada pois não sei o preço da hora lá ( Mas para ser 700€ é cara para chu chu)
FEEDBACK: viewtopic.php?f=40&t=31585
-
- Master
- Mensagens: 6369
- Registado: 27 ago 2008, 16:34
- Veículos: Golf V GTI Ed. 30
- Localização: Portugal
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
A mão-de-obra lá e noutros países desenvolvidos europeus é muito cara mesmo nos concessionários oficiais. O pessoal acaba por ter de recorrer ao especialista VAG quando precisa.
-
- Pro
- Mensagens: 1186
- Registado: 24 dez 2009, 00:36
Re: Volkswagen deixa de vender carros a diesel
Shoduchi, desculpa que te diga mas a bem da comunidade tenho mesmo que o fazer: estás completamente baralhado e a lançar contra-informação.
O problema tem origem precisamente no facto de a VW ter abdicado de instalar AdBlue nos motores EA189 que vendia nos EUA, alegando que estes eram tão eficientes que não necessitavam desse líquido. A marosca foi feita apenas com recurso a software - a centralina detectava se o carro estava a ser testado em laboratório e activava um modo específico que permitia baixar os valores das emissões poluentes; em estrada esse modo era desactivado.
Por lá trata-se apenas do 2.0 (140cv). Mas, no resto do mundo, também o 170cv (Golf VI GTD) e o 1.6 105cv, entre muitos outros, pertencem à família EA189, entretanto descontinuada.
E não sei onde viste que o X5 também não cumpriu com as emissões NOx daquele teste, porque foi precisamente o contrário, tendo sido o único que se portou à altura (porque utiliza, adivinhem... AdBlue).
Por agora não tenho tempo para mais detalhes, mas sucintamente foi isto que se passou.
PS: queria no entanto deixar uma achega relativamente ao custo da substituição da EGR no Golf VI: segundo consta, fica cara porque é de difícil acesso (inclusive já li algures que obriga a desmontar grande parte do compartimento do motor). Não é só, portanto, problema do custo da MO...
O problema tem origem precisamente no facto de a VW ter abdicado de instalar AdBlue nos motores EA189 que vendia nos EUA, alegando que estes eram tão eficientes que não necessitavam desse líquido. A marosca foi feita apenas com recurso a software - a centralina detectava se o carro estava a ser testado em laboratório e activava um modo específico que permitia baixar os valores das emissões poluentes; em estrada esse modo era desactivado.
Por lá trata-se apenas do 2.0 (140cv). Mas, no resto do mundo, também o 170cv (Golf VI GTD) e o 1.6 105cv, entre muitos outros, pertencem à família EA189, entretanto descontinuada.
E não sei onde viste que o X5 também não cumpriu com as emissões NOx daquele teste, porque foi precisamente o contrário, tendo sido o único que se portou à altura (porque utiliza, adivinhem... AdBlue).
Por agora não tenho tempo para mais detalhes, mas sucintamente foi isto que se passou.
PS: queria no entanto deixar uma achega relativamente ao custo da substituição da EGR no Golf VI: segundo consta, fica cara porque é de difícil acesso (inclusive já li algures que obriga a desmontar grande parte do compartimento do motor). Não é só, portanto, problema do custo da MO...