Boas!
Esta na altura de mudar os pneus do golf, ofereceram-me um orçamento de mudança dos 4 pneus com oferta de enchimento com azoto.
Qual a vossa opinião em relação ao azoto? compensa? Isto para um carro que faz bastantes viagens em autoestrada.
Como nunca usei este tipo de gas nos pneus, aguardo opiniões.
Encontrei este site da deco-proteste que dá algumas ideias (http://www.deco.proteste.pt/motor/pneus ... -com-azoto), mas preferia ouvir a opinião individual.
Pneus - Encher com azoto?
- philip3
- Pro
- Mensagens: 2657
- Registado: 17 out 2009, 14:55
- Contacto:
-
- Master
- Mensagens: 6369
- Registado: 27 ago 2008, 16:34
- Veículos: Golf V GTI Ed. 30
- Localização: Portugal
Re: Pneus - Encher com azoto?
Se é oferecido, mal não faz. Já usei e não notei diferenças significativas que justifiquem o preço.
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14971
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Pneus - Encher com azoto?
o problema é que se for preciso acrescentar ar penso que tem de ser azoto e não ar como se fosse numas bombas
- AugustoT
- Pro
- Mensagens: 3531
- Registado: 08 ago 2012, 19:34
- Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok
Re: Pneus - Encher com azoto?
A diferença é que com nitrogénio/azoto, as "perdas de ar" são muito menores mantendo a pressão durante mais tempo do que o comum "ar".
DB Passat B8 2.0TDI 4motion:
viewtopic.php?f=101&t=102031
DB Amarok V6 TDI:
viewtopic.php?f=103&t=116553
EX: Golf MK6:
http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 67&t=80961
viewtopic.php?f=101&t=102031
DB Amarok V6 TDI:
viewtopic.php?f=103&t=116553
EX: Golf MK6:
http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 67&t=80961
- philip3
- Pro
- Mensagens: 2657
- Registado: 17 out 2009, 14:55
- Contacto:
Re: Pneus - Encher com azoto?
exacto amigo gongasfrs!gongasfrs Escreveu:o problema é que se for preciso acrescentar ar penso que tem de ser azoto e não ar como se fosse numas bombas
Visto que o carro faz bastantes viagens e eu semanalmente vejo sempre niveis de fluidos e pressão de pneus, iria acabar por ter que repor ar (numa "emergencia" á ultima da hora) ou então sempre que vejo a pressão acabo por perder "x" por cento da pressão porque é inevitável, saí sempre ar/azoto numa maquina de enchimento.
sim é oferecido porque é uma oficina que costumo utilizar bastante, só que acho que não compensa no meu caso...
julgava que as diferenças eram mais significativas, desde a durabilidade do pneu (etc etc), até agora os feedbacks que ouvi e li é que a diferença não é notável a não ser em pneus de corridas...
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14971
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Pneus - Encher com azoto?
eu já tive para meter, mas como também ando sempre em cima das pressões já não o podia fazer então optei por estar quieto, as vantagens penso que são mínimas e não deve mesmo compensarphilip3 Escreveu:exacto amigo gongasfrs!gongasfrs Escreveu:o problema é que se for preciso acrescentar ar penso que tem de ser azoto e não ar como se fosse numas bombas
Visto que o carro faz bastantes viagens e eu semanalmente vejo sempre niveis de fluidos e pressão de pneus, iria acabar por ter que repor ar (numa "emergencia" á ultima da hora) ou então sempre que vejo a pressão acabo por perder "x" por cento da pressão porque é inevitável, saí sempre ar/azoto numa maquina de enchimento.
sim é oferecido porque é uma oficina que costumo utilizar bastante, só que acho que não compensa no meu caso...
julgava que as diferenças eram mais significativas, desde a durabilidade do pneu (etc etc), até agora os feedbacks que ouvi e li é que a diferença não é notável a não ser em pneus de corridas...
-
- Amateur
- Mensagens: 507
- Registado: 21 jul 2012, 16:45
- Localização: Algures Por Aí!
Re: Pneus - Encher com azoto?
Boas
Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.
Se acho que vale a pena? Até hoje não me fez falta por isso...
Se quiseres mais alguma informação tens aqui http://www.circulaseguro.pt/seguranca-a ... trogenio-1
Abraço
Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.
Se acho que vale a pena? Até hoje não me fez falta por isso...
Se quiseres mais alguma informação tens aqui http://www.circulaseguro.pt/seguranca-a ... trogenio-1
Abraço
-
- Master
- Mensagens: 6369
- Registado: 27 ago 2008, 16:34
- Veículos: Golf V GTI Ed. 30
- Localização: Portugal
Re: Pneus - Encher com azoto?
Tens de rever os teus conceitos de Física e a Lei de Boyle-Mariotte. Esse princípio da expansão dos gases com o calor também se aplica às moléculas de azoto. Podes também ler a explicação dada no link que colocaste.Boxexasferrari Escreveu:Boas
Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.
-
- Amateur
- Mensagens: 507
- Registado: 21 jul 2012, 16:45
- Localização: Algures Por Aí!
Re: Pneus - Encher com azoto?
Shoduchi Escreveu:Tens de rever os teus conceitos de Física e a Lei de Boyle-Mariotte. Esse princípio da expansão dos gases com o calor também se aplica às moléculas de azoto. Podes também ler a explicação dada no link que colocaste.Boxexasferrari Escreveu:Boas
Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.
Sim está certo, mas não é tão propenso como o ar normal... Ou pelo menos fiquei com essa ideia, mas como física e Química nunca foi o meu forte!!! XD