Pneus - Encher com azoto?

Responder
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por philip3 »

Boas!
Esta na altura de mudar os pneus do golf, ofereceram-me um orçamento de mudança dos 4 pneus com oferta de enchimento com azoto.

Qual a vossa opinião em relação ao azoto? compensa? Isto para um carro que faz bastantes viagens em autoestrada.

Como nunca usei este tipo de gas nos pneus, aguardo opiniões.

Encontrei este site da deco-proteste que dá algumas ideias (http://www.deco.proteste.pt/motor/pneus ... -com-azoto), mas preferia ouvir a opinião individual.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por Shoduchi »

Se é oferecido, mal não faz. Já usei e não notei diferenças significativas que justifiquem o preço.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por gongasfrs »

o problema é que se for preciso acrescentar ar penso que tem de ser azoto e não ar como se fosse numas bombas
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por AugustoT »

A diferença é que com nitrogénio/azoto, as "perdas de ar" são muito menores mantendo a pressão durante mais tempo do que o comum "ar".
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por philip3 »

gongasfrs Escreveu:o problema é que se for preciso acrescentar ar penso que tem de ser azoto e não ar como se fosse numas bombas
exacto amigo gongasfrs!

Visto que o carro faz bastantes viagens e eu semanalmente vejo sempre niveis de fluidos e pressão de pneus, iria acabar por ter que repor ar (numa "emergencia" á ultima da hora) ou então sempre que vejo a pressão acabo por perder "x" por cento da pressão porque é inevitável, saí sempre ar/azoto numa maquina de enchimento.

sim é oferecido porque é uma oficina que costumo utilizar bastante, só que acho que não compensa no meu caso...

julgava que as diferenças eram mais significativas, desde a durabilidade do pneu (etc etc), até agora os feedbacks que ouvi e li é que a diferença não é notável a não ser em pneus de corridas...
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por gongasfrs »

philip3 Escreveu:
gongasfrs Escreveu:o problema é que se for preciso acrescentar ar penso que tem de ser azoto e não ar como se fosse numas bombas
exacto amigo gongasfrs!

Visto que o carro faz bastantes viagens e eu semanalmente vejo sempre niveis de fluidos e pressão de pneus, iria acabar por ter que repor ar (numa "emergencia" á ultima da hora) ou então sempre que vejo a pressão acabo por perder "x" por cento da pressão porque é inevitável, saí sempre ar/azoto numa maquina de enchimento.

sim é oferecido porque é uma oficina que costumo utilizar bastante, só que acho que não compensa no meu caso...

julgava que as diferenças eram mais significativas, desde a durabilidade do pneu (etc etc), até agora os feedbacks que ouvi e li é que a diferença não é notável a não ser em pneus de corridas...
eu já tive para meter, mas como também ando sempre em cima das pressões já não o podia fazer então optei por estar quieto, as vantagens penso que são mínimas e não deve mesmo compensar
Boxexasferrari
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 21 jul 2012, 16:45
Localização: Algures Por Aí!

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por Boxexasferrari »

Boas

Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.


Se acho que vale a pena? Até hoje não me fez falta por isso...


Se quiseres mais alguma informação tens aqui http://www.circulaseguro.pt/seguranca-a ... trogenio-1


Abraço
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por Shoduchi »

Boxexasferrari Escreveu:Boas

Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.
Tens de rever os teus conceitos de Física e a Lei de Boyle-Mariotte. Esse princípio da expansão dos gases com o calor também se aplica às moléculas de azoto. Podes também ler a explicação dada no link que colocaste. :wink:
Boxexasferrari
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 21 jul 2012, 16:45
Localização: Algures Por Aí!

Re: Pneus - Encher com azoto?

Mensagem por Boxexasferrari »

Shoduchi Escreveu:
Boxexasferrari Escreveu:Boas

Além de a perda de pressão do pneu ser menor pois as moléculas de azoto são maiores do que as do "ar", tens também a vantagem de não ganhar pressão quando o pneu está quente, ou seja, quando enchidos a ar, o ar é feito de moléculas de vapor de água e afins que quando aquecidas expandem-se, comprimindo o pneu resultando num aumento de pressão.
Tens de rever os teus conceitos de Física e a Lei de Boyle-Mariotte. Esse princípio da expansão dos gases com o calor também se aplica às moléculas de azoto. Podes também ler a explicação dada no link que colocaste. :wink:

Sim está certo, mas não é tão propenso como o ar normal... Ou pelo menos fiquei com essa ideia, mas como física e Química nunca foi o meu forte!!! XD
Responder