Desabafo Facebook vs Fórum

Responder
b3rth3l0t
Rookie
Rookie
Mensagens: 192
Registado: 17 mai 2009, 17:25
Localização: lisboa

Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por b3rth3l0t »

Em primeiro lugar isto é só um desabafo de um cota.

Não sei se é de ter já 36 anos e andar nos foruns desde os 20 e poucos, secalhar sou 'old schoool' mas senti vontade de desabafar está triste realidade, pelo menos aos meus olhos.
Apesar de ser dos piores users deste fórum, não venho cá todos os dias, vou atualizando muito pouco o meu próprio projeto, vejo mais os tópicos no sub forum mk1,mk2, fora que não sei tirar a maior parte das dúvidas que por cá aparecem, mas sinto a falta da pujança que este espaço tinha há uns anos, pujança essa perdida para o grupo no facebook.
Eu sempre usei os fóruns por aonde passei, seja este, ou outros para tirar dúvidas, emocionar-me a ver projetos a tomar forma, desejar ter um projeto igual, mas agora vejo isto reduzido a uma dúzia de users mais certinhos, que lá vão partilhando o que vão fazendo nos seus carros.
E depois vejo no facebook, uns gajos a postar carros que nunca passaram por aqui, os posts com mostrem lá as vossas frentes,quantos mk4 e etc, mas depois na hora da partilha do que realmente interessa, isso não existe, parece um grupo oco, de medição de 'likes'.
Sei que sempre houve medição de 'pilinhas' entre users dos fóruns, mesmo que camuflada e depois só comentada em privado ou nos cafés, mas mesmo assim era mais saudável e vivido em comunidade que está nova geração de users facebookianos.
Não crítico o grupo no face, mas sinto que em vez de ser um complemento ao fórum, aconteceu o inverso, e com isso perdeu se qualidade de outrora.
Sei que já não há volta a dar, os mais antigos estão fartos de responder sempre as mesmas dúvidas, as andorinhas chegam quase sempre da mesma maneira e partem de forma igual. Mas acredito que existem mais users silenciosos como eu, que vêm aqui tirar duvidas, postar o que pouco sabem ou vão fazendo e sentem a falta da comunidade que existia.

PS: Mais uma vez vou afirmar que isto é só um desabafo e não desejo ferir as suscetibilidades de ninguém.
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por tsw21 »

b3rth3l0t Escreveu:Em primeiro lugar isto é só um desabafo de um cota.

Não sei se é de ter já 36 anos e andar nos foruns desde os 20 e poucos, secalhar sou 'old schoool' mas senti vontade de desabafar está triste realidade, pelo menos aos meus olhos.
Apesar de ser dos piores users deste fórum, não venho cá todos os dias, vou atualizando muito pouco o meu próprio projeto, vejo mais os tópicos no sub forum mk1,mk2, fora que não sei tirar a maior parte das dúvidas que por cá aparecem, mas sinto a falta da pujança que este espaço tinha há uns anos, pujança essa perdida para o grupo no facebook.
Eu sempre usei os fóruns por aonde passei, seja este, ou outros para tirar dúvidas, emocionar-me a ver projetos a tomar forma, desejar ter um projeto igual, mas agora vejo isto reduzido a uma dúzia de users mais certinhos, que lá vão partilhando o que vão fazendo nos seus carros.
E depois vejo no facebook, uns gajos a postar carros que nunca passaram por aqui, os posts com mostrem lá as vossas frentes,quantos mk4 e etc, mas depois na hora da partilha do que realmente interessa, isso não existe, parece um grupo oco, de medição de 'likes'.
Sei que sempre houve medição de 'pilinhas' entre users dos fóruns, mesmo que camuflada e depois só comentada em privado ou nos cafés, mas mesmo assim era mais saudável e vivido em comunidade que está nova geração de users facebookianos.
Não crítico o grupo no face, mas sinto que em vez de ser um complemento ao fórum, aconteceu o inverso, e com isso perdeu se qualidade de outrora.
Sei que já não há volta a dar, os mais antigos estão fartos de responder sempre as mesmas dúvidas, as andorinhas chegam quase sempre da mesma maneira e partem de forma igual. Mas acredito que existem mais users silenciosos como eu, que vêm aqui tirar duvidas, postar o que pouco sabem ou vão fazendo e sentem a falta da comunidade que existia.

PS: Mais uma vez vou afirmar que isto é só um desabafo e não desejo ferir as suscetibilidades de ninguém.
boas, sou da mesma opiniao, apesar de nao ter projecto aberto tenho um mk2 gtd apesar do mau estado espero um dia ter o carro a meu gosto e arranja-lo quase como se fosse novo. e como disseste antes e "triste" ver projectos que so se resumem ao facebook,e depois os users fieis ao forum esses projectos passam-lhe ao lado porque esses projectos ate podem ser um inspiracao para ter algo semelhante ou melhorado. e se calhar a moderacao deveria tomar uma atitude sobre isso para o pessoal volta a postar desemvolvimentos de projectos e etc para o forum, porque nem toda a gente e obrigada a ter facebook.N tas sozinho nesse desabafo :(
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por mk4110Leiria »

b3rth3l0t Escreveu:Em primeiro lugar isto é só um desabafo de um cota.

Não sei se é de ter já 36 anos e andar nos foruns desde os 20 e poucos, secalhar sou 'old schoool' mas senti vontade de desabafar está triste realidade, pelo menos aos meus olhos.
Apesar de ser dos piores users deste fórum, não venho cá todos os dias, vou atualizando muito pouco o meu próprio projeto, vejo mais os tópicos no sub forum mk1,mk2, fora que não sei tirar a maior parte das dúvidas que por cá aparecem, mas sinto a falta da pujança que este espaço tinha há uns anos, pujança essa perdida para o grupo no facebook.
Eu sempre usei os fóruns por aonde passei, seja este, ou outros para tirar dúvidas, emocionar-me a ver projetos a tomar forma, desejar ter um projeto igual, mas agora vejo isto reduzido a uma dúzia de users mais certinhos, que lá vão partilhando o que vão fazendo nos seus carros.
E depois vejo no facebook, uns gajos a postar carros que nunca passaram por aqui, os posts com mostrem lá as vossas frentes,quantos mk4 e etc, mas depois na hora da partilha do que realmente interessa, isso não existe, parece um grupo oco, de medição de 'likes'.
Sei que sempre houve medição de 'pilinhas' entre users dos fóruns, mesmo que camuflada e depois só comentada em privado ou nos cafés, mas mesmo assim era mais saudável e vivido em comunidade que está nova geração de users facebookianos.
Não crítico o grupo no face, mas sinto que em vez de ser um complemento ao fórum, aconteceu o inverso, e com isso perdeu se qualidade de outrora.
Sei que já não há volta a dar, os mais antigos estão fartos de responder sempre as mesmas dúvidas, as andorinhas chegam quase sempre da mesma maneira e partem de forma igual. Mas acredito que existem mais users silenciosos como eu, que vêm aqui tirar duvidas, postar o que pouco sabem ou vão fazendo e sentem a falta da comunidade que existia.

PS: Mais uma vez vou afirmar que isto é só um desabafo e não desejo ferir as suscetibilidades de ninguém.
Deixa me afirmar que o Clube Golf Portugal não tem nenhum grupo no facebook criado pela administração do forum, mas sim apenas uma página.

O pessoal faz muita confusão com os grupos existentes no facebook apesar dos nomes serem diferentes e existirem marcas diferentes.

Os grupos de facebook são geridos por outras pessoas e nada tem em comparação com o forum. O forum é o forum, os grupos de facebook são separados e nada tem a ver com este forum. Fazem os seus próprios encontros etc.

Quanto à decisão de publicar nos foruns já vai de cada um. E acreditem que alguns não publicam por medo por causa dos amigos do alheio que andam a ver e depois vão roubar o que custa construir.

Espero não ser levado a mal.
Cumprimentos.
Última edição por mk4110Leiria em 28 mai 2016, 19:39, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por tsw21 »

a questao e que o pessoal que era mais asiduo-o simplesmente dispersou-se do forum em si.a questao do user e essa e eu simplesmente entendo isso porque ha projectos aqui no forum que estao enterrado a mt e se calhar depois na pagina do facebook tiveram continuacao. apesar de que toda a gente e livre. entao nesse caso a moderacao nao devia permitir que existise uma pagina/facebook com o nome do forum tal como esta https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal uma vez que nada tem haver com a moderacao do forum. mas pronto cada um e livre de ir onde quer.
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por mk4110Leiria »

Essa pagina em questão é a unica que existe por parte do CGPT
b3rth3l0t
Rookie
Rookie
Mensagens: 192
Registado: 17 mai 2009, 17:25
Localização: lisboa

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por b3rth3l0t »

obrigado pela explicação, eu pensei mesmo que a página no facebook fosse do fórum.
Sendo assim, por erro meu, podem apagar o post, pois o mesmo deixou de fazer sentido.
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por VW Liebhaber »

Eu acrescento mais uma coisa que, eu acho, o Facebook contribuiu negativamente para o fórum: os classificados do fórum ficaram extremamente pobres. Houve tempos em que o fórum era o sítio ideal para fazer bons negócios, tanto a nível financeiro como de relações e, de repente, os classificados ficaram com meia dúzia de tópicos. Com tão poucos negócios disponíveis, não sei até que ponto ainda se justifica a secção de Feedback ou até mesmo a dos Classificados. Penso que a Administração deveria pensar em alguma reformulação que atraísse de novo os bons negócios e os bons utilizadores à secção dos Classificados.
hdveiga
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 04 mar 2016, 20:56
Veículos: Golf 3 1.9 Gtd

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por hdveiga »

Isso não se passa só neste forum, acho que todos os fóruns sofreram com a vinda do facebook, e até ver, não parece haver grande volta a dar. E muitas das vezes, a própria disponibilidade das pessoas também passa a ser outra. Juntado também aos amigos do alheio....
dapperandlowclub
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 01 out 2015, 21:32
Veículos: skodao ctavia golf mk1

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por dapperandlowclub »

b3rth3l0t Escreveu:Em primeiro lugar isto é só um desabafo de um cota.

Não sei se é de ter já 36 anos e andar nos foruns desde os 20 e poucos, secalhar sou 'old schoool' mas senti vontade de desabafar está triste realidade, pelo menos aos meus olhos.
Apesar de ser dos piores users deste fórum, não venho cá todos os dias, vou atualizando muito pouco o meu próprio projeto, vejo mais os tópicos no sub forum mk1,mk2, fora que não sei tirar a maior parte das dúvidas que por cá aparecem, mas sinto a falta da pujança que este espaço tinha há uns anos, pujança essa perdida para o grupo no facebook.
Eu sempre usei os fóruns por aonde passei, seja este, ou outros para tirar dúvidas, emocionar-me a ver projetos a tomar forma, desejar ter um projeto igual, mas agora vejo isto reduzido a uma dúzia de users mais certinhos, que lá vão partilhando o que vão fazendo nos seus carros.
E depois vejo no facebook, uns gajos a postar carros que nunca passaram por aqui, os posts com mostrem lá as vossas frentes,quantos mk4 e etc, mas depois na hora da partilha do que realmente interessa, isso não existe, parece um grupo oco, de medição de 'likes'.
Sei que sempre houve medição de 'pilinhas' entre users dos fóruns, mesmo que camuflada e depois só comentada em privado ou nos cafés, mas mesmo assim era mais saudável e vivido em comunidade que está nova geração de users facebookianos.
Não crítico o grupo no face, mas sinto que em vez de ser um complemento ao fórum, aconteceu o inverso, e com isso perdeu se qualidade de outrora.
Sei que já não há volta a dar, os mais antigos estão fartos de responder sempre as mesmas dúvidas, as andorinhas chegam quase sempre da mesma maneira e partem de forma igual. Mas acredito que existem mais users silenciosos como eu, que vêm aqui tirar duvidas, postar o que pouco sabem ou vão fazendo e sentem a falta da comunidade que existia.

PS: Mais uma vez vou afirmar que isto é só um desabafo e não desejo ferir as suscetibilidades de ninguém.
Concordo, eu ja nao posto fotos do meu projeto porcausa disso e não so, devia de tar orgulhosos por uma pessoa vir aqui a pedir ajuda e sinal que contamos com o club, mesmo que nao se saiba, respondam e vao ver que vão postar fotos etc etc muito mais vezes
Imagem
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por tsw21 »

dapperandlowclub Escreveu:
b3rth3l0t Escreveu:Em primeiro lugar isto é só um desabafo de um cota.

Não sei se é de ter já 36 anos e andar nos foruns desde os 20 e poucos, secalhar sou 'old schoool' mas senti vontade de desabafar está triste realidade, pelo menos aos meus olhos.
Apesar de ser dos piores users deste fórum, não venho cá todos os dias, vou atualizando muito pouco o meu próprio projeto, vejo mais os tópicos no sub forum mk1,mk2, fora que não sei tirar a maior parte das dúvidas que por cá aparecem, mas sinto a falta da pujança que este espaço tinha há uns anos, pujança essa perdida para o grupo no facebook.
Eu sempre usei os fóruns por aonde passei, seja este, ou outros para tirar dúvidas, emocionar-me a ver projetos a tomar forma, desejar ter um projeto igual, mas agora vejo isto reduzido a uma dúzia de users mais certinhos, que lá vão partilhando o que vão fazendo nos seus carros.
E depois vejo no facebook, uns gajos a postar carros que nunca passaram por aqui, os posts com mostrem lá as vossas frentes,quantos mk4 e etc, mas depois na hora da partilha do que realmente interessa, isso não existe, parece um grupo oco, de medição de 'likes'.
Sei que sempre houve medição de 'pilinhas' entre users dos fóruns, mesmo que camuflada e depois só comentada em privado ou nos cafés, mas mesmo assim era mais saudável e vivido em comunidade que está nova geração de users facebookianos.
Não crítico o grupo no face, mas sinto que em vez de ser um complemento ao fórum, aconteceu o inverso, e com isso perdeu se qualidade de outrora.
Sei que já não há volta a dar, os mais antigos estão fartos de responder sempre as mesmas dúvidas, as andorinhas chegam quase sempre da mesma maneira e partem de forma igual. Mas acredito que existem mais users silenciosos como eu, que vêm aqui tirar duvidas, postar o que pouco sabem ou vão fazendo e sentem a falta da comunidade que existia.

PS: Mais uma vez vou afirmar que isto é só um desabafo e não desejo ferir as suscetibilidades de ninguém.
Concordo, eu ja nao posto fotos do meu projeto porcausa disso e não so, devia de tar orgulhosos por uma pessoa vir aqui a pedir ajuda e sinal que contamos com o club, mesmo que nao se saiba, respondam e vao ver que vão postar fotos etc etc muito mais vezes
Concordo, mas tambem tens de ver que ha users que vem ca tiram as duvidas e depois nunca mais aparencem ou abrem posts ou tem uma participacao activa no forum, e por vezes nem a devida leitura ou apresentacao no forum fazem e depois os users mais antigos chamam atencao ou entao n respondem. Mas e certo o facebook desviou um bocado o pessoal do forum em sim. E pelos vistos n sou so eu e o user que abriu o topico com a mesma opiniao e que tem esta opiniao devia-se maniafestar de modo a moderacao tomar alguma providencia em relacao a isso. Boa noite a todos
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
b3rth3l0t
Rookie
Rookie
Mensagens: 192
Registado: 17 mai 2009, 17:25
Localização: lisboa

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por b3rth3l0t »

Bem, na minha opinião, acho que o que faço ao meu carro fica mais seguro num tópico aqui que no facebook, onde é mais fácil qualquer um ver aonde paro e de onde sou pelo meu perfil ou nos perfis dos meus amigos/as.
Quanto a questão das vendas, também sou a favor das vendas aqui, claro que não tem tanta visibilidade como no grupo de vendas, mas por outro lado as vendas e compras são feitas com mais garantias e com mais facilidade de criar amizades.
Em 2009, quando me registei, lembro me de ver pelo menos cinco páginas de vendas, e de material que é muito difícil encontrar num grupo do FB.
Mas como o user mk4110Leiria escreveu, esses grupos nada tem a haver com o "nosso" fórum e sou sincero, prefiro o fórum a meio gás do que ter isto cheio de medidores de pilinhas. Basta os sobreviventes continuarem a postar e a alimentar os seus projetos, que os verdadeiros vão aparecendo.
Falando por mim, passo bem sem que alguém esteja sempre a elogiar ou a deixar um post só por meter, no meu projeto, eu uso o mais como um diário que outra coisa, coisa que não se consegue fazer num grupo de FB.
Só gostava mais de ver algumas dúvidas que vou postando serem respondidas, mas percebo se ninguém responder, é porque não o sabem também... :lol:
E isto é outra vantagem para fórum é que toda a informação postada fica para sempre online e pesquisavel, pelo menos enquanto o servidor tiver online. Num grupo de FB, aonde é que pesquisam a informação? Ah pois é, não há cá nada disso.
Chamem-me cota, old school, whatever, mas eu vou continuar sendo um orgulhoso utilizador, ora silencioso, ora mais ativo de fóruns. :)
Clube Golf Portugal
Moderador
Moderador
Mensagens: 221
Registado: 24 mar 2011, 14:58

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por Clube Golf Portugal »

Boa tarde a todos.

A página associada ao nosso Fórum é esta: https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal

A equipa que faz a gestão do fórum, faz igualmente a gestão dessa página, partilhando os mesmos princípios e ideais em ambas as plataformas.

Para nós, equipa responsável da gestão deste espaço e sendo também utilizadores assíduos de outros fóruns, assistimos igualmente ao abandono dos habituais utilizadores destes espaços dando preferência ao Facebook.

Na nossa opinião, há espaço para que ambos coabitem e que até se complementem, porém não parece ser o entendimento de grande parte da Comunidade, há-que respeitar, resta-nos a consciência tranquila de que fazemos o nosso trabalho da melhor forma.

No fim de contas, esta Comunidade é feita por Pessoas, e o destino das plataformas, será aquilo que elas entenderem.

O Clube Golf Portugal é um espaço onde os amantes do modelo e da marca, podem trocar conhecimentos e estabelecer relações baseadas num gosto em comum.

Simple as that!

A Moderação.
gigaz
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 09 mai 2005, 13:22
Veículos: mk2, mk3 gt tdi, A6 C5 quattro v6 tdi, Ford Transit(AC)
Localização: Figueira da Foz

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por gigaz »

Só para acrescentar os meus 2 centimos para o porquê disto estar as moscas comparando com há uns anos:

1:
aquando do crash do Photobucket, seguida da mudança de politica deles (passou a pagantes), a maioria dos projectos, DIY e afins ficou despida, e a maioria dos users perderam mesmo as fotos, sem hipotese de recuperar.
Isto afectou TODOS os fóruns por igual.

2:
o OLX entrou em força, tornando a área dos classificados redundante. E havia muitos users que só cá vinham a procura de negocio e não contribuiam em nada para a comunidade. Não mudou muito a qualidade dos topicos, so passou a haver menos audiencia mesmo.

Ao mesmo tempo entramos na geração Face, para o bem e para o pior... eu ainda estou para ver o bem ;)
CoolDudePT
Amateur
Amateur
Mensagens: 236
Registado: 14 mai 2015, 20:59
Veículos: Golf V GT Sport 2008 140Cv

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por CoolDudePT »

Eu sou relativamente novo netas andanças e esbarrei com o fórum antes de conhecer os grupos do facebook. E confesso que tenho usos diferentes para cada plataforma: uso o fórum para pesquisar projectos e ver se existem problemas/soluções que me possam ajudar. O fórum é sem dúvida um poço de conhecimento muito mais em profundidade e em organização.

Os grupos de facebook funcionam muito bem para a foto ocasional, a pergunta genérica ou combinar alguma coisa mais facilmente fora da internet.

Acho que são complementares, apesar de até eu notar que isto desacelerou um pouco... mas o que fica fica de qualidade :)
JoelMaia
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 11 jul 2014, 23:58
Veículos: Golf IV TDI
Localização: Gaia

Re: Desabafo Facebook vs Fórum

Mensagem por JoelMaia »

CoolDudePT Escreveu:Eu sou relativamente novo netas andanças e esbarrei com o fórum antes de conhecer os grupos do facebook. E confesso que tenho usos diferentes para cada plataforma: uso o fórum para pesquisar projectos e ver se existem problemas/soluções que me possam ajudar. O fórum é sem dúvida um poço de conhecimento muito mais em profundidade e em organização.

Os grupos de facebook funcionam muito bem para a foto ocasional, a pergunta genérica ou combinar alguma coisa mais facilmente fora da internet.

Acho que são complementares, apesar de até eu notar que isto desacelerou um pouco... mas o que fica fica de qualidade :)
Tal e qual
Projecto: viewtopic.php?f=20&t=109391
NorthSquad
MK4 For Life
Responder