RNS-510 for dummies!

Responder
jomipiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 31 mai 2013, 16:16
Veículos: Golf VI 2.0 TDI
Localização: Porto

RNS-510 for dummies!

Mensagem por jomipiro »

Boas,

Depois de muitas pestanas queimadas noutros posts daqui do fórum e por esse google fora decidi abrir aqui mais um post acerca do famoso RNS-510.

Tenho um Golf VI de Março de 2009 com o RNS-510. Nunca actualizei nada. Nem firmware, nem mapas. Para ser sincero nem sabia que podia actualizar o firmware em casa.

Dito isto, gostava de actualizar o firmware para colocar a última versão dos mapas v9. Isto porque, pelo que li, tenho que fazer update do firmware para poder usar estes novos mapas.

Se não fosse assim nem vos chateava, fazia download do dvd e actualizava os mapas na boa.

Agora assim estou um pouco reticente com esta actualização.

É que eu não tenho cabos nenhuns, nem experiência com este tipo de coisas. Nuns posts fico com ideia que preciso do tal cabo vag-com noutros parece que é só colocar o dvd e aguardar.

Estando eu perdido (como já devem ter reparado)... Há por aí alguma alma caridosa que me possa dar uma luz?

E se houver alguém do Porto com esse cabo que me desse uma mão a actualizar o firmware ficava eternamente agradecido!
so_um
Pro
Pro
Mensagens: 2117
Registado: 25 jan 2008, 19:56
Veículos: Golf VI

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por so_um »

Ora, resumidamente, tendo tu o RNS desde 2009 de certeza que terás uma versão de firmware antiga e se for inferior à 2680 deves atualizar para essa primeiro (julgo que foi a partir dessa que foi precisa a primeira codificação via VAG em atualizações), e em seguida podes saltar para a 3810, pelo que é aconselhável que atualizes primeiro para essas, antes de atualizar para versões superiores. Se for inferior à 2680 e atualizares para essa vais precisar de cabo VAG, mas se já tiveres a 2680 ou superior e atualizares até à 3810 não vais precisar de cabo VAG (julgo que até à 3970 não precisa, mas como não tenho a certeza, vamos assumir que apenas que até à 3810 não será necessário), uma vez que esta versão não "limpa" as definições do rádio. Após atualizares para a 3810 e se quiseres atualizar para versões mais recentes, aí sim vais precisar de cabo VAG, uma vez que a codificação do rádio no módulo vai ficar a zeros.
Sobre os mapas mais recentes e esperando não estar errado, mas penso que a partir da 3810 já podes ter os mapas mais recentes instalados ( no meu caso sei que com a 3970 funcionavam, agora anteriores não posso confirmar).
Podes ainda ver aqui as versões e quais os rádios que poderiam atualizar para elas:
http://www.my-gti.com/category/in-car-e ... ertainment
Cumps
jomipiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 31 mai 2013, 16:16
Veículos: Golf VI 2.0 TDI
Localização: Porto

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por jomipiro »

Boas,

Antes de mais, obrigado pela resposta. Quanto à minha situação houve algumas evoluções. Como estava cada vez mais perdido com os firmwares e não tenho cabos (nem conheço ninguém que tenha), decidi queimar um dvd com os mapas e ver o que dava. No RNS-510 não consigo obter nenhuma informação. Já tentei os menus todos (inclusive o setup por 30 segundos). Nem a versão do mapa consegui descobrir.

Por isso lembrei-me de ir ver o DVD que vinha com o carro. Era a v4. Gravei a v9 e meti no RNS-510. Primeiro Perguntou-me se queria usar o novo mapa, confirmei. Depois, passados alguns minutos, perguntou-me se queria gravar os mapas, também confirmei. Entretanto não me apareceu mais nada. Nem que já acabou de gravar nem nada. Também não tentei tirar o DVD. Se não aparecer nenhuma mensagem em breve vou tira-lo e ver se está a funcionar. Com o DVD lá posso confirmar que tenho mapas novos. :D

Quanto ao firmware. Eu vim dar a este problema porque andava à procura de mapas. E essa era a minha maior motivação. Os mapas parece que estão resolvidos. Agora, se conseguisse actualizar o firmware era excelente. Do que li, encontrei duas funções que me dariam muito jeito e que, com este firmware, não tenho. Estou a falar da limitação dos cartões SD a 2GB e a possibilidade de introdução de destinos por coordenadas GPS.

Portanto, volto a perguntar (agora mais descansado pois já tenho os mapas): Alguém sabe onde posso actualizar o firmware aqui no Porto? Alguém sabe se no concessionário fazem isso? E já agora quanto é que cobram?

Não é urgente mas gostava de fazer este update.
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por AugustoT »

Ainda à uns meses eu e um amigo actualizamos o firmware do rádio dele. Não sei é se os cds lhe pertenciam ou se são do amigo so_um. :mrgreen:

És mesmo do Porto , ou das redondezas?
jomipiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 31 mai 2013, 16:16
Veículos: Golf VI 2.0 TDI
Localização: Porto

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por jomipiro »

AugustoT Escreveu:És mesmo do Porto , ou das redondezas?
Sou mesmo do Porto.


E não foram precisos cabos? Ou tens cabos? E, já agora, como descobriste o firmware que estava instalado?

É que eu não consigo aceder ao secret menu pressionando o setup por 30 segundos. Quer dizer, consigo aceder a um menu mas não tem o último botão para ver os detalhes da unidade...
so_um
Pro
Pro
Mensagens: 2117
Registado: 25 jan 2008, 19:56
Veículos: Golf VI

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por so_um »

jomipiro Escreveu:
AugustoT Escreveu:És mesmo do Porto , ou das redondezas?
Sou mesmo do Porto.


E não foram precisos cabos? Ou tens cabos? E, já agora, como descobriste o firmware que estava instalado?

É que eu não consigo aceder ao secret menu pressionando o setup por 30 segundos. Quer dizer, consigo aceder a um menu mas não tem o último botão para ver os detalhes da unidade...
Para teres menu secreto, tens primeiro de alterar uma coisa com o cabo VAG..
G002920
Pro
Pro
Mensagens: 1016
Registado: 04 fev 2010, 17:42
Veículos: Golf VI
Localização: Penafiel

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por G002920 »

Boas... eu e o AugustoT actualizamos (com mt paciência lolol) o firmware à uns tmps atrás... tenho os firmwares e mapas... se kiseres da minha parte posso ajudar t... tens é d combinar com o Augusto pra ver se ele ajuda, porque se for preciso cabo vag é ele q tem...
Abraço
pedro79teixeira
Amateur
Amateur
Mensagens: 276
Registado: 15 fev 2009, 14:30
Localização: FAMALICAO

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por pedro79teixeira »

sò a partir do firmware 4020 è que è preciso cabo vag pra programar o rns 510....
antes do 4020 nao è preciso ..... :mrgreen:

instala o FW 3810 ,3970,3980 que sao firmwares estàveis e jà suportam os mapas V9 (7920 ) :D
PEDRO TEIXEIRA sistemas navegaçao http://olx.pt/ads/user/axly/
ARodriguez
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 06 dez 2012, 01:02

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por ARodriguez »

Aproveitando o tópico que pelo nome parece-me mesmo apropriado para mim... :mrgreen:

Eu tinha ideia de comprar um RCD 510. Entretanto parti o visor do meu gps e pelo que me pedem de arranjo, é basicamente um novo. Daí agora colocar a hipótese de comprar um RNS e para além de actualizar o rádio, fico com gps. Só que apesar de já ter lido imenso por esta internet fora, existem imensas dúvidas, porque não percebo nada destas coisas. :cry:

Pergunta 1: Eu tenho um Polo da última geração, de 2010. Será compatível? Não terei problemas? Já li que era compatível mas depois no site da Siva, não tem o Polo como modelo compatível do RNS. :?
Pergunta 2: E em relação ao gps... o cabo de antena é fácil de instalar e terei de codificar alguma coisa com esses cabos esquisitos que vocês usam?
E por último como seria de esperar, pergunta 3: :mrgreen: vindo o rádio do UK por exemplo, o cd de mapas que vem é da Europa correcto? Ou seja, posso utilizar em Portugal sem problemas?

Desculpem lá as perguntas noobies. :oops:
Última edição por ARodriguez em 10 jun 2013, 16:30, editado 1 vez no total.
barbosajcf
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 10 mai 2013, 22:35

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por barbosajcf »

Boas,

Tambem vou aproveitar o tópico, e estou na mesma situação do ARodriguez , tenho uma Golf V com um RCD 210.

Gostava de fazer um upgrade e o RNS 510 pareceu-me uma opção válida, mas não percebo nada disto e tambem precisava de alguma orientação.

1- O meu carro é compativel? e poderei usar todas as funcionalidades?
2- A instalação é complicada? Poderei fazer eu ou é necessário ir a um profissional?
3- Que modelo adquirir?
4- Vi o preço na VW (quase 3000 euros) mas depois estive à procura em sites tipo OLX (Portugal) e Ebay (UK) preços muito mais baixos, que tipo de coisas deverei ter em consideração se comprar no Ebay (para alem de ser de um fornecedor fidedigno).

Obrigado pela ajuda
ARodriguez
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 06 dez 2012, 01:02

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por ARodriguez »

Dummies a precisar de ajuda! :mrgreen:
pedro79teixeira
Amateur
Amateur
Mensagens: 276
Registado: 15 fev 2009, 14:30
Localização: FAMALICAO

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por pedro79teixeira »

Pergunta 1: Eu tenho um Polo da última geração, de 2010. Será compatível? Não terei problemas? Já li que era compatível mas depois no site da Siva, não tem o Polo como modelo compatível do RNS. :?
SIM, È COMPATIVEL...
Pergunta 2: E em relação ao gps... o cabo de antena é fácil de instalar e terei de codificar alguma coisa com esses cabos esquisitos que vocês usam?
TENS QUE INSTALAR UMA ANTENA DE GPS , E NO FIM DE INSTALAR ,CODIFICAR COM O CABO VAG-COM
E por último como seria de esperar, pergunta 3: :mrgreen: vindo o rádio do UK por exemplo, o cd de mapas que vem é da Europa correcto? Ou seja, posso utilizar em Portugal sem problemas?
OS MAPAS DE UK E PORTUGAL SAO OS MESMOS

Desculpem lá as perguntas noobies. :oops:[/quote]
PEDRO TEIXEIRA sistemas navegaçao http://olx.pt/ads/user/axly/
ARodriguez
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 06 dez 2012, 01:02

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por ARodriguez »

Obrigado Pedro.
Em relação a instalar a antena do gps... Neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=jT7X-4L-UU8 no minuto 2:17, é este o procedimento a que te referes?
so_um
Pro
Pro
Mensagens: 2117
Registado: 25 jan 2008, 19:56
Veículos: Golf VI

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por so_um »

ARodriguez Escreveu:Obrigado Pedro.
Em relação a instalar a antena do gps... Neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=jT7X-4L-UU8 no minuto 2:17, é este o procedimento a que te referes?
Sim é essa a instalação da antena GPS.
ARodriguez
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 06 dez 2012, 01:02

Re: RNS-510 for dummies!

Mensagem por ARodriguez »

Obrigado. Então é super simples.
Preciso é de ajuda com a codificação visto que não possuo cabo nem conhecimentos.
Responder