Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Responder
filintofelix
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 11 dez 2015, 00:48
Veículos: vw golf IV

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por filintofelix »

Quais os sites bons onde posso comprar rádio dos modernos táteis para um golf 4
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por jpascoal »

Rodolfo Pereira Escreveu:
dconfusion Escreveu:120€ para um conjunto radio + colunas minimamente em condiçoes é sonhar um bocado amigo...
Tira-se o minimamente em condições e até por 80 € consegue lol :)
Não pode deixar de reparar neste coment, looool os chineses também vendem...
Conflito de opiniões... eu preferia continuar com pouco do que gastar 80 e ter muito pouco
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por jpascoal »

Desenterro de tópico para complemento
Boas Pessoal

Como complemento acrescento que tudo é importante como é obvio...
Nos golf4 tendo os agudos (tweeter) a funcionar, a quem quer algo em conta e estável em termos de altifalantes tem 3 formas:

1- Compra altif originais na sucata (correndo tosos os riscos de estes estarem em mau estado).
2- Compra pionner dualcone numa loja proxima, reproduz muito bem, é resistente, não tem agudos para queimar pois são construidos com uma unica bobina de voz com ampla escala de reprodução...
3- A não ser que os altif em 2da mão estiverem num estado mesmo muito bom e testados e a bom preço, esqueçam a primeira opção e usem a segunda...

Porquê Pionner???

- Pela minha experiência e expecialmente a gama referida, ninguem tem produzido durante tantos anos algo tão bom eficaz e barato como a pionner com as 13 e 16 dualcone respetivamente...

Porquê Dualcone???

- Porque ao termos um agudo (tweter) dedicado para frequencias mais elevadas realçando a panorâmica stereo, é um grande erro estarmos a comprar um altifalante com um agudo embutido, porque vamos estar a introduzir a mais o que já temos em cima de origem, e ao estarem a distancias distintas cria anulações acusticas provocando assim um resultado mediocre no final, ao usarmos as dualcone, não estamos de longe a solucionar o problema, mas estas ao terem uma reprodução mais fraca de frequencias altas, não estraga tanto para o que se pretende...

Então nesse caso comprar de origem é melhor ou então um sistema de 2 vias separadas!!

- Sim, o problema é que na origem novas, ninguem as quer comprar, e os sistemas de 2 vias separadas custam mais do dobro do preço para quem só quer aproveitar os medio-graves, mas sim é uma excelente opção para quem deseja um resultado melhor, uma vez que nesses sistemas, os medio-graves não reproduzem sequer agudos, pois foram concebidos para serem assim...

Autorrádios...

- Depende muito dos gostos e ambição de cada um... eu aconselho a todos a ponderarem a compra da fonte (autorradio), esta é responsavel por 90% do audio que sai pelos altifalantes... compram barato não queiram milagres...
Agora quem não é esquesito (eu sou), pode comprar uma cena qq chinoca ou de marca branca com pen e cart mem... vai tocar musica, vai fazer barulho, mas... é tão máu meu deus.......
Mesmo os duplo din's android q os chinos vendem... aquilo tem muito bom aspeto e funcional e tudo... mas... audio quality ??????? não sei, não pode, não acredito....

O problema aqui é que vai daquilo que estamos dispostos a ceder em detrimento do que mais nos faz falta... se a qualidade audio, se o aspeto...

Isso está a critério de cada um... mas é no meu entender melhor gastar um pouco mais e equipar o minimo numa marca que ofereça anos de conhecimento e provas dadas...

Temos 3 de minha eleição, alpine, pionner e JVC...
Qualquer fonte destas marcas equiparão (mesmo q com um aspecto inferior) um autorradio com muito boa qualidade de construção, baixo ruido, baixa distorção, processador audio avançado para parametrização de melhorias etc.

Não é o fato de um autorradio ter um equalizador de 7 bandas que já é um bom autorradio....
Para mim é melhor um com 3 bandas parametricas, porque podemos selecionar o que está em falta ou em excesso pela frequencia numa faixa de 12 opções, e com fator de amplitude de onda, é sem duvida mais promenorizado.
O fato de ter filtros passa alto e passa baixo (HPF,LPF) é também muito importante, mesmo para quem queira só montar um sub amplificado, isto permite indiscutivelmente melhor qualidade por separar as frequencias á nascença...
O ultimo fator que é sem duvida para mim (em conjunto com os anteriores) o melhor para se afinar audio num carro, é o alinhamento de tempo (time alignament), este serve para colocarmos os altifalantes todos á mesma distancia do ouvido, ou seja, na prática o sistema atraza os altifalantes mais perto de nós para que o so reproduzido por todos os altifalantes a diferentes distância façam chegar a musica ao nosso ouvido ao mesmo tempo, para quem não sabe o que isso é mas já colocou uns headfones nos ouvidos sabe que o som dos headfones parece mais perfeito, isto acontece porque o que pertence á esquerda não é escutado na direita, o grave tem a mesma intencidade do agudo, com um autorradio munido desta funcionalidade, quase se consegue este mesmo efeito...

QQ duvida entrem em contato comigo, assim q possivel eu tenho todo gosto em responder ás vossas perguntas.

Cumprimentos JPascoal :mrgreen:
FFigueira
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 16 set 2016, 18:18
Veículos: VW Golf 4 1.9 TDI / Audi A3 2.0 TDI

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por FFigueira »

Bom dia, venho colocar algumas questões acerca de que rádio e colunas escolher.

Ora muito bem, tenho também um golf 4 onde o rádio de origem era o beta (não sei bem se beta ou alpha, mas é o que apenas vem com colunas na frente), ou seja, o que tenciono fazer é colocar colunas na traseira, talvez mudar as da frente e mudar o rádio que lá tenho de momento e manter OU NÃO os tweeters que lá tenho de origem. Tenciono colocar um de um DIM (ou lá como é, mas refiro-me aos que têm tamanho de apenas uma ranhura), em que de uma qualidade de som não muito exagerada, consideravelmente razoável, com periféricos (AUX, USB e Bluetooth). Mas já ouvi falar de rádios de 2, 4 saídas, o que permite que o som seja mais equilibrado. (Corrigir-me se estou em erro).
Vejo que os autorádios da kenwood andam muito falados, por isso queria saber a vossa opinião, e se sabem me dizer que modelo de rádio da kenwood vai de acordo com o que tenciono fazer.

Estou aberto a sugestões, conselhos...

Depois também tenciono comprar as colunas e ai já me informei que eram de 16,5cm mas só encontro medidas como 13, ou 17....
E também penso em comprar as da kenwood.

Aguardo respostas caros golfistas

Já agora se alguém me souber dizer onde comprar esse material cá na Ilha da Madeira ou onde poderei encomendar agradecia

Continuação de boa semana a todos.

P.S. Eu sei que o post está um pouco desorganizado, mas mais tarde tento melhorá-lo
GaviãoGolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 10 dez 2014, 15:49
Veículos: Golf V Variant PD 105 BM - Golf IV PD 100
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por GaviãoGolf »

:D

Desenterrando o tópico,

estou na mesma situação do user FFigueira. O meu Golf IV também não tem colunas atrás, nem o rádio Beta permite seleccionar som para trás.

O leitor de cd's encrava mais do que lê e portanto, queria substituir por algo mais actual.

Para montar um rádio 2 din é só retirar os antigos (rádio e leitor de cd) e montar o novo, ou é necessário algum adaptador?

O tamanho das colunas para as portas traseiras é 16,5 cms? 17 cms não dá? Quaisquer umas servem desde que tenham esse tamanho, ou existem específicas ou um adaptador?

Aproveitando o que disse o user JPAscoal, sobre do Dual Cone e os tweeters. Eu percebi que ele aconselha DualCone porque o carro em princípio já trás o tweeter separado na parte de cima da porta. Mas no caso do meu Golf, atrás não tem colunas nem tweeters. É melhor comprar dual cone e uns tweeters separados ou logo umas colunas com o agudo separado (três vias ??) ?

Obrigado pela atenção
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por paulo1337 »

Boas GaviãoGolf!

Para montar um rádio 2 DIN não precisas de nada, basta tirar o Beta/Gamma e CD Changer e meteres a "gaiola" do 2din (e dobrares aqueles pinos para não sair do sitio), depois disso é só meteres o 2DIN no sítio!

Quanto a colunas poderei ajudar te em principio no outro fim de semana que vem, já que as minhas já estão em casa e estou só à espera dos adaptadores!
Se precisares de esquemas elétricos ou assim diz-me que eu perdi muito tempo a medir coisas e a desenhar esquemas ;)

Abraço!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
GaviãoGolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 10 dez 2014, 15:49
Veículos: Golf V Variant PD 105 BM - Golf IV PD 100
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por GaviãoGolf »

:D

Obrigado Paulo1337,

as colunas que compraste são dualcone ou tem o tal tweeter? E que medida são, 16,5 cms?

Fico então à espera do feedback para quando chegarem os adaptadores (este fim de semana, certo?)

Abraço
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por paulo1337 »

As colunas que comprei foram as Hertz DCX 165.3 (https://www.hertzaudiovideo.com/car-aud ... -dcx165_3/):
- São coaxiais (têm o tweeter lá no meio)
- São de 16.5cm

Quanto aos adaptadores, já chegaram a casa! Em princípio amanhã vou meter o que me falta no rádio (amplificador de antena e ligar o fio do travão de mão à massa da ficha) e ver se consigo meter também as colunas (aproveitando os tweeters de origem, se possível!)
Depois eu aviso-te e publico no meu projeto os avanços que isto levar ;)

Abraço!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
GaviãoGolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 10 dez 2014, 15:49
Veículos: Golf V Variant PD 105 BM - Golf IV PD 100
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por GaviãoGolf »

:D

Essas colunas já estão a bombar :?:

Entre as Pioneer https://www.pioneer-car.eu/pt/pt/products/ts-g1720f

as JBL Stage 602 https://www.jbl.com/jbl-stage-series/ST ... AL-Current

as MTX TR65C https://www.adamrayner.net/mtx-audio-tr ... -speakers/

e as Hertz https://www.hertzaudiovideo.com/car-aud ... -dcx165_3/

há grande diferença entre elas? Há alguma que seja mais fácil instalar nas portas de trás do Golf IV ?
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por paulo1337 »

Boas Gavião.
Esqueci-me completamente, peço desculpas!

Sim, já está tudo a bombar, como podes ver no meu projeto: viewtopic.php?f=20&t=112658&start=120#p1829049
Acabei por instalá-las atrás porque as da frente ainda estão boas (ao contrário do que eu pensava).

Os adaptadores que usei foram estes: https://www.aquario.pt/pt/product/kdx-a ... eat-122384. Encaixam na perfeição, os buracos são nos sítios certos, impecáveis mesmo! Entre os adaptadores e a chapa da porta meti fita cola de dupla face "esponjosa" para isolar bem os adaptadores, de modo a que não entre água nem faça tremedeiras irritantes ;)

As colunas que meti foram as Hertx DCX 165.3, só tenho a dizer bem delas, têm uns graves espetaculares (e eu ADORO graves :twisted: ) e a qualidade geral de som é muito boa! Os furos que trazem alinham-se perfeitamente com os adaptadores ;)

A única coisa que tive de fazer foi arranjar parafusos para meter as colunas no adaptador, arranjei uns autorroscantes curtinhos que ficaram impecáveis!
Para aparafusar o adaptador à porta foi com os parafusos e aquelas ceninhas para dar aperto aperto que as colunas traziam (não sei o nome):
Imagem
Para as colunas arranjei uns parafusos assim, com um diâmetro ligeiramente maior do que o buraco dos adaptadores:Imagem

Entre todas as colunas que apresentaste eu optava ou pelas Hertz (porque já conheço) ou pelas mTx, têm uma potência RMS (que é a que realmente importa) muito boa e de certeza que a qualidade também é boa! As JBL e Pioneer não têm tanta potência RMS mas têm nome, logo são mais caras e o que nós queremos é qualidade, não é marca!

E acho que é tudo, alguma coisa que precises apita que estou cá para ajudar!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
GaviãoGolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 10 dez 2014, 15:49
Veículos: Golf V Variant PD 105 BM - Golf IV PD 100
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por GaviãoGolf »

:D

Já comprei as colunas e os adaptadores. As colunas foram as Hertz como as do paulo1337, que apanhei em promoção na Norauto por cerca de 33,00€.
Tinham em exposição também as Pioneer, JBL e MTX (creio que não estou a errar), mas o som das Hertz destacou-se bastante para melhor em relação às outras, nem deu para hesitar!

Agora ando a ver o rádio. Queria um 2 Din com bluetooth para chamadas e música e havia de fazer mirrorlink . Não precisa de ser Android. Ahhh e com dois botões redondos físicos em baixo. Tenho visto a cerca de 100 € no ebay.de ou no Amazon.de/es. Claro que é do chinês!! Normalmente só dá para uma vez :lol:

É preciso algum cuidado com esses rádios, por exemplo, por descarregarem a bateria?
O rádio apanha alguma coisa de jeito e percebe-se alguma coisas nas chamadas telefónicas?

Quem tem, o que é que acha?

Obrigado

PS: paulo1337 li o tópico do teu projecto e gostei bastante. Revela bastante atenção ao pormenor. Parabéns.
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por paulo1337 »

Eu comprei online, mas já tinha visto num Golf 4 de um amigo meu que também optou pelas Hertz DCX 165.3 e gostei da qualidade :D
Um próximo upgrade que quero fazer é os tweeters traseiros OEM, depois disso não mexo mais nada no som, fica suficiente para mim :wink:

Quanto a isso não te posso ajudar, só conheço bem a gama de entrada da Pioneer, e nenhum deles tem MirrorLink! Porquê isso dos botões redondos em baixo? :lol:

Desde que as ligações fiquem bem feitas não tens problema nenhum em descarregar a bateria, mas se ficar mal ligado sim, podes correr esse risco :wink:
Não, não vai apanhar nada de jeito, tens de comprar um amplificador de antena para apanhar bem, não é muito caro e a receção fica tal e qual os rádios OEM!
Quanto às chamadas não posso ajudar, ainda não tenho o micro instalado no meu, estou à espera de comprar o plafonier W8 para instalar lá o micro, não o quero pendurado no pilar, fica feio! :lol: :lol: :lol:

Obrigado amigo GaviãoGolf, faço os possíveis para estimar bem o meu menino :)
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
GaviãoGolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 10 dez 2014, 15:49
Veículos: Golf V Variant PD 105 BM - Golf IV PD 100
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por GaviãoGolf »

:D

Já comprei o rádio do Chinês :P Sempre tem os botões físicos redondos em baixo, para o volume e estações. Queria assim porque como o rádio fica um pouco em baixo (e por isso é preciso desviar mais tempo o olhar da estrada) é mais fácil controlar o volume face aos tácteis.

Falta-me comprar o micro externo, mas não sei muito bem o que procurar :?

O rádio tem estas ligações que mostro na foto

Imagem

Não sei que ligação tem de ter o micro para dar neste rádio.
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Solução audio Golf IV (Auto-rádio + colunas)

Mensagem por paulo1337 »

Tens de meter uma foto mais em pormenor das ligações (e se quiseres uma da frente hehe). Mas pelo que consigo ver o micro é um normal TRS 3,5mm (ou jack 3,5mm, como preferires).
Eu em relação ao meu já faço isso muito facilmente sem olhar para o rádio sequer hehe! Só não consigo é trocar de pastas sem olhar, mas regular o volume e passar músicas faz-se muito bem depois de apanhar o hábito!

Então e o rádio não trouxe micro? Estranho, costumam todos trazer!

Abraço amigo GaviãoGolf! :D
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Responder