Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Responder
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Boa noite comunidade :)
Recentemente comprei um Pequeno Subwoofer Amplificado da Blaupunkt (140w).
Alguém me pode dar um ajudinha a meter isto a funcionar e ligado em condições ? xD

A ligação do Subwoofer é esta que está na imagem a baixo.
Imagem

As minhas principais dúvidas é se é necessário ligar na mesma a bateria do carro como normalmente se faz com um amplificador externo ou se basta ligar ao mesmo fio de alimentação do rádio (por exemplo).
Convém meter outro fusível no fio de alimentação ? Ou o que trás o sub é o suficiente ?
Se alguém me puder ajudar agradecia! :)
Joao Silva
Rookie
Rookie
Mensagens: 173
Registado: 26 abr 2011, 12:20
Veículos: Golf IV VP90 ALH
Localização: Coimbra

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por Joao Silva »

Tens que ligar 12v, massa, sinal que vem do radio e RCA's.. É exactamente igual a um amplificador externo! :)
"Onde ha fumo ha TDI" :lol:

Golf: viewtopic.php?f=20&t=67059
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Obrigado, por acaso já consegui liga-lo. Liguei á mesma alimentação do rádio, penso que não deve haver problema.
Fiquei foi um pouco desiludido com o Sub, sei que é de pouco potência mas mesmo assim acho que devia dar mais. Se puxar um pouco mais pelo som o sub comece a cortar (penso que é tipo um sistema de segurança que tem, acende uma luzinha vermelha e parece que se desliga e liga muito rapidamente).
Será que é mesmo por ser de pouca potência ou talvez eu possa ter alguma coisa mal ligada ou configurada ? É que eu conseguia puxar quase mais pelo som antes com 2 colunas com caixa que tinha atrás na mala (com 60w cada) do que agora com este sub de 140w --'
Joao Silva
Rookie
Rookie
Mensagens: 173
Registado: 26 abr 2011, 12:20
Veículos: Golf IV VP90 ALH
Localização: Coimbra

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por Joao Silva »

Eu diria que seja normal.. 140W é pouca potencia tanto para uma coluna para servir de sub como para um amplificador..
"Onde ha fumo ha TDI" :lol:

Golf: viewtopic.php?f=20&t=67059
Joao Silva
Rookie
Rookie
Mensagens: 173
Registado: 26 abr 2011, 12:20
Veículos: Golf IV VP90 ALH
Localização: Coimbra

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por Joao Silva »

Se ele entra em safe tanto pode ser falta de potencia como falta de massa. Onde fizeste massa?
"Onde ha fumo ha TDI" :lol:

Golf: viewtopic.php?f=20&t=67059
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Provavelmente é mesmo a falta de potência. A massa fiz atrás na mala do lado esquerdo, naquele parafuso que tem lá para isso. Até tem mais 2 fios ligados (de massa também).
Avatar do Utilizador
Maraduxo
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 27 mar 2011, 21:08
Veículos: Golf mk6 Variant
Localização: Worldwide

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por Maraduxo »

Eu tenho um Sub de 150W pre-amplificado e funciona 5 estrelas..
https://www.youtube.com/watch?v=fCZXWPDJzHg

Agora a ligação foi feita à bateria com o respectivo fusível, só liga quando dou à chave e o som fui buscar as colunas de trás.

Mas penso que o teu não tem regulação, LEVEL, PHASE, FREQUÊNCIA...
Sem isso é difícil afinar o som!
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Por acaso não meti esse fusível, mas não será esse o problema do som. Este que eu tenho é um pouco mais antigo, mas um colega meu tem um igual a esse e realmente dá bastante bem para a potência que tem. Por isso é achei estranho. Só tem menos 10w, apesar de não ser tão recente não devia fazer assim tanta diferença.

Dá para regular com uma chave estrela nuns parafusos que tem atrás. Já tentei afinar mas a diferença é pouca. Tive que meter o Gain no minimo e mesmo assim se puxar muito começa a entrar em Safe.
Avatar do Utilizador
Maraduxo
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 27 mar 2011, 21:08
Veículos: Golf mk6 Variant
Localização: Worldwide

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por Maraduxo »

andrerocha93 Escreveu:Por acaso não meti esse fusível, mas não será esse o problema do som. Este que eu tenho é um pouco mais antigo, mas um colega meu tem um igual a esse e realmente dá bastante bem para a potência que tem. Por isso é achei estranho. Só tem menos 10w, apesar de não ser tão recente não devia fazer assim tanta diferença.

Dá para regular com uma chave estrela nuns parafusos que tem atrás. Já tentei afinar mas a diferença é pouca. Tive que meter o Gain no minimo e mesmo assim se puxar muito começa a entrar em Safe.
Se entra em safe é porque a corrente não é suficiente...
Se ele traz um fusível de 20A, tens de ter cabos que passem essa corrente, senão tem quebra.
Se tiver o PHASE no sub, tenta puxar tudo para um dos lados e testar, se os graves não baterem certo com as colunas, vira pro outro lado, a frequência e como se trata de um Sub pequeno mete entre os 80 e os 100hz. Os graves do radio convém estar a meio para ir afinando ao gosto.

Se entra em safe, também pode ter algum problema!
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Sim tem o PHASE, eu já tentei para os 2 lados mas vai dar praticamente ao mesmo.
Vou tentar ligar mesmo á bateria para ver se é esse o problema (falta de corrente) e testar outra vez essas configs que me disseste a ver se resulta.
Obrigado pela dica ! :)
Depois digo se resolveu ou não o problema
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por jpascoal »

Ei rapaz... has-de ter isso tudo torcido moço...
Tem calma... tudo se soluciona...
1º não te iludas e compra um kit (nem que seja xinoca) de cabos desd'a bateria (o fusível que se mete na bateria serve para proteger o fio até ao amplificador (o que está no amplificador não se mexe, esse serve para a protecção do próprio amplificador) no caso deste se partir e fazer contacto com a estrutura do carro poder rebentar e não ficares com o carro queimado um dia quando chegasses ao pé dele).
2º quando adicionas um grave de reforço num sistema não filtrado (provavelmente o teu autor-radio não tem filtros HPF LPF) trabalhas com o "bass" para valores negativos elevas o volume até onde não notes distorção no rádio e depois é que sobes o potenciómetro de nível do amplificador até onde não haja distorção.

Feito isto depois e consoante diversos tipos de musica testados permite-te dar sempre pequenos ajustes no auto-rádio directamente.
Já agora e muito importante, na maior parte das vezes os loudness e bass-boost nunca resultam bem quando se adiciona um sub. pois essas funções foram criadas precisamente para sistemas sem reforço de graves...

Se fores de Coimbra ou perto e quiseres deslocar-te cá, um dia falas pessoalmente comigo e dou-te mais dicas...
Já agora que marca e modelo de Auto-rádio tens??!
Avatar do Utilizador
Maraduxo
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 27 mar 2011, 21:08
Veículos: Golf mk6 Variant
Localização: Worldwide

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por Maraduxo »

Oh jpascoal, o meu é um RNS-510 e tem loudness ligado!
Funciona bem, agora pode haver diferenças nas entradas de alta e RCA.
O meu esta ligado pelas altas e o volume ficou-se pelo meio.
Agora não se pode esperar ter uns graves de um carro que concorre em SPL com um Sub pequenino :) ele funciona muito bem e dá aquele toque de graves que faltava.
Não me arrependo em nada dos 140€ que dei por ele :)
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Jpascoal, eu so de Vila Real, ainda é bastante longe, caso contrário agradecia a tua ajuda ! :)
O Auto-rádio é um kenwood
Hoje não tive tempo mas amanhã já experimento ligar diretamente á bateria para ver se o problema é falta de corrente. Se o problema for esse realmente acho melhor comprar uns cabos próprios, caso fique igual e essas configs que me disseste agora também não resultarem nem vale a pena gastar dinheiro nisso, pelo menos até arranjar algo melhor claro.
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por jpascoal »

andrerocha93 Escreveu:Jpascoal, eu so de Vila Real, ainda é bastante longe, caso contrário agradecia a tua ajuda ! :)
O Auto-rádio é um kenwood
Hoje não tive tempo mas amanhã já experimento ligar diretamente á bateria para ver se o problema é falta de corrente. Se o problema for esse realmente acho melhor comprar uns cabos próprios, caso fique igual e essas configs que me disseste agora também não resultarem nem vale a pena gastar dinheiro nisso, pelo menos até arranjar algo melhor claro.
Se tens um auto rádio kenwood com máximo 5 anos de idade. O teu problema é mesmo afinacão do rádio.
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Mais uma vez tentei resolver o problema, liguei mesmo a bateria e o resultado era o mesmo por isso o problema não é a falta de corrente.

Entretanto experimentei fazer o que o jpascoal disse, tirei todos os reforços de graves nas opções do rádio, baixei o "bass" para um valor negativo e, finalmente, consegui puxar pelo "Gain" do sub sem haver distorção ou entrar em "safe". É claro que se subir muito o nível do potenciómetro e o nível do volume ele começa a fazer o mesmo, mas nada comparado como antes.

Concluindo, provavelmente não deve existir nenhum problema com o Sub, somente o facto de ser um sub usado e de baixa potência.
Responder