Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Responder
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Jpascoal, já agora, e visto que estás bem mais dentro do assunto do que eu, sabes-me dizer para que serve o PHASE ? e se o devo ter em alguma posição especifica ?
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por jpascoal »

O teu autor rádio se mandar as a referência vejo o q se pode fazer em afinacão.
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por jpascoal »

andrerocha93 Escreveu:Jpascoal, já agora, e visto que estás bem mais dentro do assunto do que eu, sabes-me dizer para que serve o PHASE ? e se o devo ter em alguma posição especifica ?
1º no autoradio tens alguma função LPH e HPF?????

2º manda o modelo do radio para ver se tem essas funções e para te dizer como acederes a elas podes mandar por pm isto e o teu numero que eu ligo-te...

Em relação ao PHASE...

Basta que entendas que um sinal enviado de um rádio a um altifalante (um kick) a coluna faz um impulso para fora ao reproduzir esse "kick" e considera-se isto correcto.
Já nos sub's auto, eles são fabricados para trabalhar tanto para fora como para dentro, uma vez que a acustica é muito complexa devido aos materiais (vidro e plastico) dos carros (criam reflexos baralhando esta merd.. toda).

Para que serve... facil... serve para enquadrar o sub com as colunas porque se as colunas tocarem para fora e o sub para dentro os graves anulam-se (não é bem assim mas se entenderes isto basta).
O que pode acontecer no teu caso é que não notas grande diferença (mas ela estará lá) por teres um desfasamento inferior a 180º, e como so tens 0º ou 180º, tens de escolher em qual notas mais graves no carro.

Nota bem que este teste para resultar tem de ser com o sub no sitio que deve ficar com tudo montado e com a mala fechada.
Experimentas a mesma musica em 0º e em 180º como der mais graves é como deixas.

Se o rádio tiver LPF (caso tenhas isso ligado com RCA's) em saida de trazeira ou dedicada sub, ligas o LPF em 80Hz
Se o rádio tiver HPF ligas também nos 80HZ
Se o rádio tiver equalização de 5 bandas metes tudo a zero e tiras 2 unidades na banda dos 100Hz e ou 80Hz (depende do rádio)
Se o rádio tiver 3 bandas paramétricas (brutal) na 1ª banda parametrizas 100Hz tiras 2 (-2).
Loudness off
Bass Boost 0 (para afinar a 0 depois consoante as musicas podes e somente aqui dar máximo 3 valores).
Se achares que o carro fica com muita voz, na banda 2 seleccionas 500Hz e tiras a teu gosto (possivelmente 1 ou 2 chega)
Já os agudos, são ajustados na banda 3 a teu gosto.

Tudo isto tem de ser testado a alto volume e a baixo volume, e com diversas musicas para verificares o estado de distorção a alto volume e a definição a baixo.

Duvidas manda pm com numero e referencia do modelo do rádio.

Sem medo :mrgreen:
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por jpascoal »

HPF = High Pass Filter
Filtro passa alto
Serve para cortar graves a uma determinada frequência.

LPF = Low Pass Filter
Filtro passa alto
Serve para cortar agudos a uma determinada frequência.

Se o teu rádio possui os 2 é de usar sem duvida já no amplificador do sub colocas o potenciómetro de regulação no máximo (poderá ser 120 ou 150Hz) normalmente rodas tudo á direita...
andrerocha93
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 28 out 2015, 15:51
Veículos: Golf IV
Localização: Vila Real

Re: Dúvida Montagem Subwoofer Amplificado

Mensagem por andrerocha93 »

Eu acho que o rádio não tem essas funções, mas eu já te mando pm com a referência do rádio e o meu número.
Quanto ao Phase estou esclarecidissimo ! :)
Responder