Venho aqui colocar um DIY sobre como trocar as cavas rodas da frente do golf iv.
Material Necessário:
-1J0809961A (CX. RODA)
-1J0909962B (CX. RODA)
-Macaco Hidraulico
-tábua para ajudar no macaco caso seja preciso
-Chave torx T25 para os parafusos
-Chave para desapertar as jantes do golf iv com a chave especial
-Aspirador ou algo para recolher o lixo
-Pano para limpar
-Algumas anilhas para ajudar a montar tudo como fiz
-lanterna boa
-Recepiente ou caixa para colocar os parafusos
No meu caso tirei as jantes para ter espaço para manobrar com os parafusos e a minha chave. Com o carro levantado na maior parte dos parafusos conseguia desapertar mas um ou outro só mesmo com uma chave mais pequena acabei por tirar as jantes.
Caixas de rodas novas:
1º Travar bem o carro
2º Tirar os simbolos das jantes
3º Preparar a chave para desapertar um pouco a roda. Desapertar apenas um pouco os parafusos isto porque quando levantar o carro o peso deixa de estar sobre a jante e vou desapertar o resto e tirar a jante.
4º Pegar no macaco hidraulico e levantar o carro. Depois com calma tirar os parafusos e a jante.
Caso o macaco não levante o suficiente para tirar a jante recomendo meterem uma tábua larga por baixo do macaco mas sempre com cuidado obviamente.
5º Já temos acesso à caixa de roda para que possamos desapertar
6º Os parafusos da cava roda são bastantes. Desapertar com uma chave torx t25
Parafusos no topo
um recepiente para os colocar:
7º Desmontar a caixa de roda, não se assustem pois vão encontrar uma espécie de ninho de ratos uma carrada de arreia agarrada
A caixa de roda velha:
8º Pegar em algo para raspar e com o aspirador ligado tem bem que limpar esta areia e terra incluindo outras coisas por cima.
Eu usei WD 40 no fim de ter tudo limpo não foi a melhor escolha talvez.
No meu caso aproveitei e tirei o pisca para ver a razão da humidade. Aproveitei reforcei o fio com um tubo anelado e fita.
9º Depois de tudo limpo, verificar se falta alguma mola onde apertam os parafusos. Depois pegar na caixa de roda, num parafuso e numa anilha se entenderem aparafusar apenas um pouco de nada em cima para terem mao de manobra para os outros. Tem umas bordas com posição específica como vem nas fotos.
Com calma ir dando um pequeno aperto nos parafusos por ordem. Nunca apertar demais pois tem que jogar um pouco com o plástico para encaixarem todos. Apenas apertam um pouco.
10º No fim de terem aparafusado um pouco todos os parafusos, no meu caso usei anilhas para todos. Podem então dar um aperto final tem de estar tudo ok a ser apertado..
11º Depois de tudo verificado podem colocar a jante e colocar todos os parafusos um a um. Com a chave apertar um pouco um a um ainda com o carro levantado. Depois com o carro no chão apertar bem. No meu caso como não tenho martelo pneumático apertei com os pés se bem que não é recomendado pois podem partir um perno ou à próxima vez terem basante trabalho para o tirar. Apertando um a um e depois voltar a dar uma volta a eles todos para um aperto final.
Podem ainda dar um reforço aproveitando uma tira que a do lado do condutor tem apesar de não ser bem visível na foto ela fica no canto. Podem aproveitar para agarrar a tira a um apoio do intercooler por exemplo para que com o vento não venha bater na roda.
12º Colocar a tampa e trabalho feito
13º Repetir o mesmo para a outra roda.
Obrigado gongasfrs pelas tuas recomendações.
Críticas e comentários aceitam-se
[DIY GOLF 4] - Trocar caixa rodas da frente
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[DIY GOLF 4] - Trocar caixa rodas da frente
Última edição por mk4110Leiria em 05 set 2013, 12:16, editado 1 vez no total.
- gongasfrs
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar caixa rodas da frente
2 ajudas para o futuro
1º nunca apertes as rodas com os pés, podes te sujeitar ao tirar suares muito ou mesmo partires um perno..
2º arranja maneira de fixar a parte debaixo da cava da roda para que com o vento não venha em direção as rodas e fique como ficou a tua antiga
1º nunca apertes as rodas com os pés, podes te sujeitar ao tirar suares muito ou mesmo partires um perno..
2º arranja maneira de fixar a parte debaixo da cava da roda para que com o vento não venha em direção as rodas e fique como ficou a tua antiga
- mk4110Leiria
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar caixa rodas da frente
Desde já Obrigado pelas dicas.gongasfrs Escreveu:2 ajudas para o futuro
1º nunca apertes as rodas com os pés, podes te sujeitar ao tirar suares muito ou mesmo partires um perno..
2º arranja maneira de fixar a parte debaixo da cava da roda para que com o vento não venha em direção as rodas e fique como ficou a tua antiga
O meu medo era mesmo partir um perno. Entretanto devo mudar os pneus e eles apertam-me isto com a força certa fico mais descansado.
Reparei que a parte de baixo da cava roda não tem aonde agarrar... Tenho de arranjar uma forma de fixar aquilo talvez com uma barra aparafusada ou algo do género.
- gongasfrs
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar caixa rodas da frente
aquilo no fundo o lado da frente, tem tipo umas tiras para lha dar resistência, furas uma ou 2 tiras, e uma braçadeira de plastico e prendes onde melhor der jeito, ai desse lado tens os apoios do ic que é onde fixei a minhamk4110Leiria Escreveu:Desde já Obrigado pelas dicas.gongasfrs Escreveu:2 ajudas para o futuro
1º nunca apertes as rodas com os pés, podes te sujeitar ao tirar suares muito ou mesmo partires um perno..
2º arranja maneira de fixar a parte debaixo da cava da roda para que com o vento não venha em direção as rodas e fique como ficou a tua antiga
O meu medo era mesmo partir um perno. Entretanto devo mudar os pneus e eles apertam-me isto com a força certa fico mais descansado.
Reparei que a parte de baixo da cava roda não tem aonde agarrar... Tenho de arranjar uma forma de fixar aquilo talvez com uma barra aparafusada ou algo do género.
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar caixa rodas da frente
Obrigado eu também reparei que aquela parte fica mais solta.gongasfrs Escreveu:aquilo no fundo o lado da frente, tem tipo umas tiras para lha dar resistência, furas uma ou 2 tiras, e uma braçadeira de plastico e prendes onde melhor der jeito, ai desse lado tens os apoios do ic que é onde fixei a minhamk4110Leiria Escreveu:Desde já Obrigado pelas dicas.gongasfrs Escreveu:2 ajudas para o futuro
1º nunca apertes as rodas com os pés, podes te sujeitar ao tirar suares muito ou mesmo partires um perno..
2º arranja maneira de fixar a parte debaixo da cava da roda para que com o vento não venha em direção as rodas e fique como ficou a tua antiga
O meu medo era mesmo partir um perno. Entretanto devo mudar os pneus e eles apertam-me isto com a força certa fico mais descansado.
Reparei que a parte de baixo da cava roda não tem aonde agarrar... Tenho de arranjar uma forma de fixar aquilo talvez com uma barra aparafusada ou algo do género.
É o que vou fazer para melhorar no meu para ficar mais preso.