[DIY GOLF 4] - Reparar Switch Marcha Atrás

Responder
De4ler
Amateur
Amateur
Mensagens: 236
Registado: 26 nov 2012, 18:48
Veículos: Golf VI 1.6 TDI, Golf IV 1.4 16v

[DIY GOLF 4] - Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por De4ler »

Boas, uma vez que não vi nenhum DIY deste assunto aqui, (eliminem este se já existir outro) resolvi adicionar isto à colecção DIY

Os sintomas são os seguintes: Colocar a Marcha Atrás e não acendem as luzes, ou os sensores de estacionamento falham. (Quando estão ligados ao fio de marcha atrás).
As resoluções podem ser as seguintes: Limpar (lubrificar) o switch ou substituí-lo. :!:

Remover o Switch de Marcha Atrás

1 - Nos carros a gasolina a localização é esta, nos outros não deve fugir muito disto.

(Localização)
Imagem
(Localização)
Imagem


O Switch é aquele componente seleccionado, um mecanismo pressiona uma patilha e aqueles terminais são os responsáveis por fechar o circuito para acender as luzes de marcha atrás.
Imagem

Uma vez que existe cablagem por cima que nos empata, vamos remover esta ficha. NÃO PUXAR A FICHA, destravar antes de puxar.
Imagem

Uma vez que o caminho está livre, recomendo a usar a ferramenta certa;
-> A chave de fendas para destravar a ficha que liga ao switch de marcha atrás
-> As chaves para desapertar o switch, é como se fosse uma porca, apenas consegui com uma chave vertical, atenção à altura para não danificar os terminais do switch.
-> O WD-40 usei para reparar o switch, explico mais à frente. - Obs: Existem sprays limpa contactos melhores para este efeito.
-> Quem não gostar do WD-40 use wurth limpa contactos ou algo do género.
Imagem


Com a chave de fendas, destravar a patilha da ficha que liga ao switch de marcha atrás, e puxar a ficha;
Imagem

Agora siga tirar o switch de marcha atrás;
Imagem

E... já temos o switch. (Antes)
Imagem

Agora podemos tentar repará-lo ou substituir por um novo, basta repetir o processo.
No meu caso, bastou limpar.

Para o limpar, basta pressionar o switch e vasar o spray limpa contactos à vossa escolha para dentro para limpar os contactos no interior do componente, carregar varias vezes e por bastante spray.... o meu ficou fino!! foi so montar, não voltou a falhar e já conta com mais de 1000 km!
Depois
Imagem

Nota: Por vezes os switch's ficam presos, com umas marteladas também voltam à vida :lol:
Boa sorte com isso :D
Última edição por De4ler em 30 nov 2013, 19:44, editado 6 vezes no total.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY GOLF 4] Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por Vovin Tharos »

usar WD40 para contactos electricos nao é mt aconselhavel, por ser condutor... e ao preço que custa um sensor...na minha opiniao nao compensa o trabalho, ou até, ter de comprar uma lata de WD...
Imagem Imagem
Imagem
De4ler
Amateur
Amateur
Mensagens: 236
Registado: 26 nov 2012, 18:48
Veículos: Golf VI 1.6 TDI, Golf IV 1.4 16v

Re: [DIY GOLF 4] Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por De4ler »

Boas,
O WD-40 tem um efeito de limpeza e anti-corrosão, responsável no meu caso pela avaria do sensor.
Mas é verdade que existe melhor, tambem tenho um Wurth para contactos. - Correcção efectuada no DIY -
Diz ali para quem quiser adquirir um novo switch. Uma vez que tem um custo de € 15 e eu ter WD-40 na garagem reparei o switch a custo 0.
Esta operação já tem algum tempo e nunca mais falhou.

cumprimentos,
Jgalaio
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 10 ago 2013, 23:44
Veículos: GOLF 4

Re: [DIY GOLF 4] Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por Jgalaio »

Boas tardes, acabei de Seguir o DIY e 5estrelas, usei o WD-40 devido a nao ter limpa contactos.

Obrigado
b@rbo
Rookie
Rookie
Mensagens: 77
Registado: 23 abr 2016, 13:54
Veículos: Golf 4 1.4 16v

Re: [DIY GOLF 4] Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por b@rbo »

Boas!
Já não se consegue ver as imagens, alguém me pode indicar a localização do switch das luzes de ré!?
PauloDeco
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 27 fev 2007, 22:31

Re: [DIY GOLF 4] Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por PauloDeco »

Boas , não consigo ver as imagens alguém tem é que me possa enviar ?
Cardona
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 12 jul 2018, 20:04
Veículos: Golf SR 1.6 98/99

Re: [DIY GOLF 4] Reparar Switch Marcha Atrás

Mensagem por Cardona »

Olá Poderia me enviar as imagens???
Responder