[DIY GOLF 3] - Trocar switch ignição

Responder
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

[DIY GOLF 3] - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

Este fim de semana foi altura de trocar o switch de ignição do Vento pois ja estava com um dos sintomas de estar a falhar.

Sintomas -

Ao rodar a chave para desligar o carro, a luz acender logo (como se a chave ja nao estivesse la e a porta aberta)

Carro desligar em andamento

Ao rodar a chave para ligar o carro, nao acontecer nada (ao dar um jeito na chave ele ligar depois)


O procedimento em si não o fotografei pois maos sujas com maquina nao jogam bem, mas ficam as fotos de quem ja fez.

Eles recomendam desligar a bateria (coisa que nao fiz)
Imagem

Em seguida retirar o plastico a volta da coluna (o tal que se esta sempre a partir) para se ter acesso aos fios para desligar (manete piscas e limpa vidros)

Retirar os plasticos ao pe dos pedais que estao a volta da coluna.
Imagem

Para se ter melhor acesso e trabalhar melhor retirar o plastico por cima da zona dos pedais
Imagem

Desligar então todos os fios que estao ligados as manetes
Imagem

Podem partir este parafuso (devera partir facilmente) e porem um outro normal no lugar desse pois necessitam de o tirar para poderem tirar a coluna.
Imagem

ir então para a zona dos pedais (depois de retirar os plasticos a volta da coluna) e vemos esta peça que teremos que retirar o parafuso (chave 13) para desengatar a coluna
Imagem

Em seguida de retirarmos o parafuso que esta em baixo, puxar pelo volante (devagar) para tiramos a coluna para fora (certificar que todos os fios estao desligados e todos os parafusos retirados tambem, incluindo a ficha do switch. (atenção a mola que fica no fim da coluna para se voltar a colocar no sitio)

Agora arranjar uma chave de parafusos muito fina pois o parafuso esta num sitio de dificil acesso
Imagem

Imagem

Em seguida de tirarmos o parafuso, é puxar o switch para fora e trocar por o novo
Imagem

Agora é apertar tudo outra vez e colocar a coluna no sitio. Ao porem de volta a coluna vai ser necessario alguma paciencia visto o dificil acesso e terem que por a mola no sitio de novo. (nao esquecer que o fim da coluna é estriado, mas tem um sitio para o parafuso depois passar para apertar, logo tem que ser tudo metido no sitio... Quando estiverem a mexer é mais facil de entender)

E temos o switch trocado e acabou se os problemas de switch pelo menos.

O meu comprei da Valeo, ficou a volta dos 16€, mas existem mais baratos.
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

Boas rmas.
Hoje o TDI da minha namorada tmabém não sei bem porquê não queria pegar. O que acontecia era ao dar a chave, as luzes do quadrante acendiam normalmente ao primeiro toque da ignição, mas quando ia colocar o carro a trabalhar, o motor de arranque praticamente não dava sinal e após ter tirado a chave fora e tornado a meter lá pegou. A bateria é nova, será que pode ser o contacto da ignição a dar de si, ou este não é um dos sintomas?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

Se dava sinal não sera um sintoma disto... (praticamente não dava sina) como referis te que praticamente nao dava, presumo que ainda ia tentando pegar ou so dava de vez em quando??
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

rmas Escreveu:Se dava sinal não sera um sintoma disto... (praticamente não dava sina) como referis te que praticamente nao dava, presumo que ainda ia tentando pegar ou so dava de vez em quando??
as luzes do quadrante ligavam e das primeiras vezes parecia que não tinha bateria, depois o motor de arranque começou a dar sinal e apos umas tentativas pegou mesmo, o que me intriga é que as luzes do quadrante acenderam sempre. :? Hoje pegou normalmente.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

Ve se continua com esse sintoma. No meu caso quando tentava dar a chave as luzes apagavam mas o motor de arranque nao dava sinal nenhum. So mexendo na chave para um lado e para o outro é que ele pegava.
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

rmas Escreveu:Ve se continua com esse sintoma. No meu caso quando tentava dar a chave as luzes apagavam mas o motor de arranque nao dava sinal nenhum. So mexendo na chave para um lado e para o outro é que ele pegava.
Mas as luzes do quadrante ligavam mesmo quando o carro não dava sinal? É que neste caso as luzes de check e resistência acendem todas normalmente, mas quando se foi dar ao motor de arranque, não deu sinal, só deu sinal após algumas tentativas até que pegou.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

sim as minhas luzes ligavam a mesma mas o motor de arranque é que nao dava.
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

rmas Escreveu:sim as minhas luzes ligavam a mesma mas o motor de arranque é que nao dava.
Vou então andar atento, isso é o que está a acontecer ao mk3 da minha namorada.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

Silver_Ajm Escreveu:
rmas Escreveu:sim as minhas luzes ligavam a mesma mas o motor de arranque é que nao dava.
Vou então andar atento, isso é o que está a acontecer ao mk3 da minha namorada.
Tanto que a primeira vista a pessoa vai sempre pensar na bateria visto quando rodas a chave as luzes apagam e o motor nao dava nada... Ate que mexias na chave e o carro ligava :twisted:
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

rmas Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
rmas Escreveu:sim as minhas luzes ligavam a mesma mas o motor de arranque é que nao dava.
Vou então andar atento, isso é o que está a acontecer ao mk3 da minha namorada.
Tanto que a primeira vista a pessoa vai sempre pensar na bateria visto quando rodas a chave as luzes apagam e o motor nao dava nada... Ate que mexias na chave e o carro ligava :twisted:
Pois, foi isso que pensei logo, mas a bateria tem meio ano, duvidei logo... :D Tenho que andar atento, se tornar a acontecer tenho que comprar o contacto de ignição. Aqui no DIY falas em quebrar um parafuso, ele não tem cabeça para desapertar, tem mesmo que ser quebrado? Usaste uma talhadeira para o quebrar, ou cortaste-o com uma serra? Não foi dificil tirar depois o pedaço que lá ficou?
Obrigado pelos esclarecimentos.
Abraço
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

Podes tentar rodar o gajo com um alicate... Foi como fiz no meu e deu resultado ;)
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

rmas Escreveu:Podes tentar rodar o gajo com um alicate... Foi como fiz no meu e deu resultado ;)
Se for obrigado a fazer isso, vou tentar roda-lo com uma alicada de pressão, ou tentar fazer-lhe um corte na cabeça (se houver espaço) para depois o desapertar com uma chave de fendas.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por Silver_Ajm »

Definitivamente será mesmo o contacto da ignição, já ontem tornou a acontecer e mal se tirou a chave e tornou a colocar, o carro pegou imediatamente. De salientar que quando se foi dar a chave a primeira vez todas as luzes do quadrante se apagaram como se não houvesse bateria.
Vou ter que meter mãos à obra assim que possível.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por rmas »

Ja agora tambem fica para trocar o cilindro da chave:

Vai dar bastante jeito pois pode ter a ver com alguns problemas que tambem dão com a parte da chave.

http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... tion-issue
Imagem
DPK1
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 28 jan 2013, 00:11
Veículos: golf MkIII 1.9TD

Re: [DIY] Golf 3 / Vento - Trocar switch ignição

Mensagem por DPK1 »

eu tive de fazer o mesmo, mas retirei o volante
Responder