[DIY GOLF, VENTO, JETTA 3] - Avisador Líquido Vaso Expansão OEM

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camon
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[DIY GOLF, VENTO, JETTA 3] - Avisador Líquido Vaso Expansão OEM

Mensagem por camon »

UPDATE: 26/12/2012 Tinha me esquecido que para o avisador funcionar é preciso colocar um relé #43 na posição 5 da caixa dos fusíveis :P

Viva,

Desta vez é um DIY de como trocar um vaso de expansão sem avisador de líquido por um com avisador de líquido.

Vamos então começar pelo material necessário, que se encontra descrito na tabela acima. Na \autoref{fig:material_coolant_level} é ilustrado o material usado, para evitar dúvidas.

Quantidade | Descrição | Referência VW
2 | Chave de relojoeiro ou Clip | -
1 | Alicate de cravar Terminais | -
2 | Fio para ligar ao vaso de expansão 0.5 mm^2 | -
1 | Ficha de contacto chato de 3 pólos | 357972753
3 | Terminal | N90684405
2 | Vedante (Azul) | 357972741
1 | Vedante (Verde) | 357972841
1 | Terminal | 111971949B
1 | Vaso Expansão com Avisador | 1H0121407A
1 | Tampa do Vaso de Expansão | 1H0121321C
1 | Chave Bocas nº 8 | -
1 | Alicate Extensível | -
1 | Relé #43 | 191919376A

Imagem

Uma vez tendo o material todo reunido podemos dar início ao procedimento de instalação. Em primeiro lugar devem abrir o capô do carro e desconectar os bornos da bateria.

De seguida tiram a tampa preta (ilustrada abaixo) que está no vaso de expansão a tapar os parafusos, que o seguram ao chassi do carro.

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Usam uma chave de bocas nº 8 para desapertar os parafusos. Depois de desapertados o vaso de expansão fica solto. Podemos agora tirar usando um alicate extensível tirar as abraçadeiras de pressão que seguram os tubos ao vaso de expansão, e remover de seguida os respectivos tubos.

NOTA: Durante o passo acima vai sair líquido do radiador, como é de esperar. Tentem minimizar a perda de líquido.

Agora efectuamos os passos inversos por forma a instalar o novo vaso de expansão, que tem avisador de líquido.

NOTA: Não encham o frasco com líquido, de forma a simular falta de líquido após termos efectuado as ligações.

Como passo seguinte, após instalar o vaso de expansão, vamos tratar das ligações para o avisador do líquido.

Precisamos de dois bocados de fio. Um deles vai ligar à massa (chassi) do carro, o outro vai ligar à posição C/08 da caixa dos fusíveis. Portanto, primeiro vamos começar por aceder à caixa dos fusíveis que se encontra no lado do condutor.

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Agora temos de desengatar as peças de plástico que seguram a caixa dos fusíveis, de forma a soltarem a respectiva caixa, para poderem aceder aos conectores que se encontram atrás

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Devem ficar com algo assim:
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Como passo seguinte tem de se rodar a caixa dos fusíveis de forma a ver a parte de baixo. Devem ficar com algo assim:
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O esquema geral da CE2 é o seguinte:
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Portanto o C deste esquema corresponde à terceira ficha amarela a contar da ficha amarela que se encontra mais à direita na foto. Como próximo passo temos de desbloquear a caixa dos fusíveis, para se poder desconectar as fichas.

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Salvo erro todas as caixas CE2 têm este mecanismo. É uma patilha que têm de puxar, que se encontra salvo erro ao pé da ficha vermelha na extremidade da caixa:

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É só puxar e está feito, podemos passar ao passo seguinte, ou seja retirar a ficha C e localizar o pino 8. Tenham atenção à orientação da ficha para localizar os pinos (o círculo vermelho indica a orientação da ficha)

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Este pino em princípio deve estar ocupado com um fio castanho. Devemos usar as chaves de relojoeiro por forma a tirar o pino do conector, como é explicado no vídeo seguinte:



onde as nossas chaves de relojoeiro fazem a mesma função que a chave especial do vídeo. Não se esqueçam de isolar este fio com fita isoladora.

Agora devemos passar um fio desde o vaso de expansão até a caixa dos fusíveis de forma a ligá-lo ao pino C/08. Podem usar o local ilustrado na foto abaixo, para passar o fio para dentro do carro. Este vai aparecer por cima ao pé do pedal da embraiagem.

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Com o fio dentro do carro está na altura de ligar os terminais ao fio. Usamos um terminal N90684405 para cada ponta deste fio. No lado do vaso de expansão não se esqueçam de primeiro colocar o vedante azul 357972741, antes de cravar o terminal. Após colocar os terminais em ambas as pontas, ligar a ponta que está dentro do carro ao pino C/08 da caixa dos fusíveis. De seguida voltamos a encaixar a ficha C na caixa dos fusíveis.

Imagem

Agora na parte do motor para ligar ao vaso de expansão, primeiro encaixamos o terminal na ficha de 3 contactos 357972753, numa das posições 1 ou 3 da ficha (posições ilustradas na figura acima).

NOTA: A posição do meio da ficha (2) não é para usar e podem tapar com o vedante verde 357972841.

Agora para o outro fio usamos um terminal 111971949B numa das pontas e um terminal N90684405, juntamente com um vedante azul 357972741 para a outra ponta. A ponta que tem o terminal N90684405 é para encaixar na ficha de 3 contactos, no pino livre, 1 ou 3. A ponta que tem o terminal 111971949B ligam à massa (chassi) do carro. Por último encaixam a ficha de 3 contactos no vaso de expansão. Neste momento devem ficar com algo assim:

Imagem

Como passo seguinte vamos introduzir o relé 43 na posição 5 na nossa caixa dos fusíveis.

Imagem

De seguida podemos testar se funciona. Primeiro ligamos os bornos da bateria, depois põe-se o carro a trabalhar, e ao fim de algum tempo a luz da temperatura deve começar a piscar, porque não temos líquido no vaso de expansão. Findo este teste, vamos encher o vaso de expansão de forma a ficar a nível, e fazemos novamente o teste, onde a luz não pisca, porque o nível de líquido está bom.

Por fim, após ter tudo a funcionar, podemos trancar a caixa dos fusíveis, voltar a colocá-la no sítio, e fechar a tampa que tapa a caixa. Na parte do motor, podem isolar os fios que ligam ao vaso de expansão para os proteger e ficar com um look profissional. Fechamos o capô e está feito.

Espero que gostem

Abraço,
Tiago
Última edição por camon em 26 dez 2012, 20:48, editado 2 vezes no total.
king
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão

Mensagem por king »

excelente topico, ja agora que tipo de sonda usa esse vazo?é igual a do mk2?
camon
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão

Mensagem por camon »

king Escreveu:excelente topico, ja agora que tipo de sonda usa esse vazo?é igual a do mk2?
a sonda vem embutida no vaso, mas sim diria que é parecida à do mk2, pelo menos a forma de funcionar é a mesma
king
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão

Mensagem por king »

é que esto com um problema no meu, e inda nao percebi bem o funcionamento da sonda, a do golf a sonda tem 2 eletrodos que ficam, submersos na agua, qunado baixa o nivel deixa de fazer passagem é qnd acebde a luz,atravez do transistor que tem no conta kilometros
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão

Mensagem por camon »

king Escreveu:é que esto com um problema no meu, e inda nao percebi bem o funcionamento da sonda, a do golf a sonda tem 2 eletrodos que ficam, submersos na agua, qunado baixa o nivel deixa de fazer passagem é qnd acebde a luz,atravez do transistor que tem no conta kilometros
Pois no mk3 é semelhante. Mas se estás com problemas nisso, o mais fácil é mudares de frasco, para tirar as teimas.
camon
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão

Mensagem por camon »

Tinha-me esquecido que é preciso o relé #43 na posição 5 da caixa dos fusíveis para isto funcionar :P

Abraço,
Tiago
corsabala
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão OEM

Mensagem por corsabala »

Boas tenho uma 6k com quadrante do golf 3 vr6. Quando montei o quadrante a luz da temperatura sempre piscou e acabei por remove la.
A minha questão é: se fizer estas ligações todas direitinhas a luz avisadora vai funcionar bem? A caixa de fusíveis da 6k é igual à do golf 3? Ou é preciso ligar algum fio da caixa de fusíveis ao quadrante?
Sergio Telecom
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Avisador Líquido Vaso Expansão OEM

Mensagem por Sergio Telecom »

Posso ligar um rele auxiliar universal, ou só serve o rele 43?
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