[DIY GOLF, VENTO, JETTA 3] - Colocação de Piscas US OEM

Responder
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

[DIY GOLF, VENTO, JETTA 3] - Colocação de Piscas US OEM

Mensagem por camon »

Viva,

Desta vez é um DIY de como adicionar mínimos nos piscas da frente ao vosso carro, normalmente chamado de US Standlicht.

Vamos então começar pelo material necessário, que se encontra descrito abaixo e é ilustrado asseguir, para evitar dúvidas.

Quantidade | Descrição | Referência VW
2 | Chave de relojoeiro ou Clip | -
1 | Alicate de cravar Terminais | -
2 | Fio para ligar aos piscas 0.5 mm^2 | -
2 | Socket para Lâmpada de 3 pólos | 7D0953123A
2 | Ficha de contacto chato de 3 pólos | 1J0973723
6 | Terminal | N90684405
4 | Vedante | 357972741
1 | Par de lâmpadas P21W/5 para os piscas | -

Imagem

Uma vez tendo o material todo reunido podemos dar início ao procedimento de instalação. Em primeiro lugar devem abrir o capô do carro e desconectar os bornos da bateria.

Imagem

De seguida devem desapertar os parafusos que estão assinalados com um círuclo vermelho, na imagem acima.

NOTA: Se o vosso carro não tem este plástico passem à frente

Imagem

Após retirar o plástico devem encontrar um conector como a da imagem acima.

Imagem

Este conector é composto por duas partes e pode ser aberto como indica a figura acima. Ou seja para abrir o conector primeiro rodam a parte esquerda no sentido da seta vermelha e a direita no sentido contrário (seta vermelha). Têm de rodar as duas partes ao mesmo tempo. Depois de rodarem aplicam força no sentido das setas verdes, ou seja puxam as duas partes em sentidos opostos, desmontando assim a ficha.

Após desmontar a ficha, vão ficar com duas partes nas vossas mãos, uma com pinos macho (a do lado esquerdo) e outra só com pinos fêmea.

Imagem

Na figura acima é ilustrada a parte da ficha com os pinos macho, juntamente com uma descrição de cada pino da ficha (que vou nomear de ficha EU). Nos modelos US esta ficha tem uma configuração diferente no que diz respeito aos terminais, estando certos terminais em posições diferentes.

A figura abaixo ilustra a parte macho da ficha US.

Imagem

Como podem ver na ficha EU o fio correspondente à luz de mínimo do lado direito está na posição 12 e a do esquerdo na posição 13. Já na ficha US o fio para o mínimo direito está na posição 18 e o esquerdo na posição 2. Esta diferença julgo que se deva ao facto de o modelo europeu não ter side markers, nem mínimos nos piscas, que estão presentes nos modelos US. Portanto temos como primeiro passo de trocar os pinos na nossa ficha para as posições da ficha US.

Primeiro vamos começar por mudar os terminais na parte fêmea da ficha (a outra parte que só tem pinos fêmea). Nesta ficha, pelo menos no meu carro estava um fio na posição 2 (Castanho/Azul), que têm de tirar usando as chaves de relojoeiro. Este processo podem ver no vídeo do seguinte:

As duas chaves funcionam como se fossem a chave especial que aparece no vídeo.

Portanto após tirarem o fio da posição 2 (Castanho/Azul) têm de tirar o fio da posição 13 (Cinzento/Preto), usando o mesmo processo. Após isto devem ficar com algo assim:

Imagem

Neste processo as "molas" que fazem prender os terminais foram "encolhidas", portanto como passo seguinte têm de voltar a abrir as "molas" com jeito usando a chave de relojoeiro. Após isto, colocam o fio Cinzento/Preto na posição 2, e o Castanho/Azul na 13.

Agora repetem este processo para as posições 18 (Vermelho/Azul) e 12 (Cinzento/Vermelho). Ou seja, tiram os fios das respectivas posições e posteriormente colocam o Cinzento/Vermelho na posição 18, e o Vermelho/Azul na posição 12.

Após esta etapa vamos para a ficha macho, que requer um bocado mais de esforço para trocar os terminais. Começamos por introduzir a chave de relojoeiro no pino 2, fazendo força aos poucos. Do outro lado deve sair uma borracha, vedação, verde como é ilustrado na figura abaixo. Guardem esta borracha, que posteriormente pode dar jeito para outra coisa.

Imagem

De seguida, tiramos a borracha, vedação verde dos pinos 2 e 18 da ficha macho.

Posteriormente, tiramos o fio do pino 13 (Cinzento/Preto), que é macho, como podem ver na figura abaixo.

Imagem

Se repararem o pino 2 da ficha é especial e contrariamente ao que é de esperar neste pino a ficha a ser ligada tem de ser fêmea. Sendo assim, temos de fazer corte e costura, tirando o terminal do fio que retiramos do pino 13 (Cinzento/Preto) substituindo por um terminal fêmea (N90684405), usando o alicate de cravar. Após este passo podem introduzir o terminal na posição 2 da ficha.

Como passo seguinte, tiramos o fio do pino 12 (Cinzento/Vermelho), que é macho. De seguida trocamos o terminal por um terminal fêmea (N90684405), como fizemos anteriormente e depois colocamos o fio na posição 18 da ficha.

Como último passo na troca de fios, colocamos os vedantes verdes, um na posição 13 e outro na posição 12.

Agora podemos passar realmente à fase de instalação dos mínimos dos piscas. Começamos por criar os fios com os respectivos terminais, para os ligar aos piscas. Vamos precisar de 2 fios, um para ligar ao pisca do lado direito, e outro para ligar ao lado esquerdo, sendo que em cada fio uma das pontas vai ligar à tal ficha macho onde acabamos de fazer a operação de troca de fios, e a outra ponta vai ligar ao pisca. Portanto primeiro medidos o comprimento de fio necessário para efectuar estas ligações. Uma vez tendo o comprimento necessário, para ambos os lados, aplicamos os terminais N90684405 nas pontas de fio. Precisamos de 4 destes terminais, 2 para o fio do pisca do lado esquerdo e 2 para o do lado direito. Juntamente com os terminais temos de aplicar também o vedante azul, 357972741, nas 4 pontas de fio.

Como passo seguinte, temos de introduzir os fios na ficha macho. Primeiro começamos por tirar usando a chave de relojoeiro os vedantes verdes que se encontram nos pinos 3 e 17, tal como fizemos anteriormente. Finalmente podemos introduzir o fio que irá ligar ao pisca esquerdo no pino 3, e o que irá ligar ao pisca direito no pino 17.

Para completar a instalação fica a restar ligar os fios aos piscas. Para esta tarefa primeiro temos de tirar os piscas.

Imagem Imagem

Já com o pisca fora temos de tirar o clip metálico (a vermelho na figura abaixo da esquerda) que segura o conector, para poder desmontar a ficha do receptáculo do pisca.

Imagem Imagem

Podemos agora desencaixar a ficha do recéptaculo do pisca.

Imagem Imagem

Como podem ver na figura acima do lado esquerdo, a ficha dos nossos piscas só tem 2 contactos (pinos fêmea), um que liga o positivo do pisca e outro para o negativo de forma a ligar a lâmpada P21W que está no recéptaculo. Por forma a pormos mínimos nos piscas esta lâmpada tem de ser substituída por uma P21W/5, ou seja uma lâmpada com 2 pólos positivos, um que acende um filamento de 21W, usado para o pisca, e outro que acende um de 5W, usado para os mínimos. Sendo assim, o nosso recéptaculo e ficha têm de suportar 3 contactos (pinos), ou seja, um para o positivo do pisca, um para o positivo dos mínimos, e outro para o negativo. Como tal, vamos substituir a ficha e recéptaculo por outros apropriados. Começamos então por tirar os pinos da ficha do pisca, usando a técnica das chaves de relojoeiro.

Imagem Imagem

Depois de repor as "molas" dos pinos vamos ligá-los à nova ficha de 3 pólos, 1J0973723.

Imagem Imagem

Se repararem esta ficha têm uma peça cor-de-rosa que têm de tirar para poder encaixar os terminais, tal como é explicado no vídeo

ao minuto 2:46. Reparem ainda na figura acima do lado esquerdo, onde os pinos da ficha estão numerados de 1 a 3. Notem também que nestas figuras estamos a tratar do pisca direito.

Sendo assim, após retirar a tal peça de plástico cor-de-rosa, no lado do pisca direito, temos de introduzir o terminal do fio Verde/Preto na posição 3 da ficha. De seguida colocamos o terminal do fio Castanho na posição 2 da ficha. Posteriormente vamos buscar o fio que criamos para ligar os mínimos do pisca do lado direito e introduzimos o terminal na posição 1 da ficha. Agora, voltamos a por a peça de plástico cor-de-rosa, e ficamos despachados da ficha deste lado. De seguida, repetimos o processo para o lado esquerdo, onde depois de retirar os terminais da ficha existente, vamos colocar o terminal do fio Preto/Branco na posição 3 da ficha, o terminal do fio Castanho na posição 2 da ficha, e por último o terminal do fio que criamos para ligar os mínimos do pisca do lado direito na posição 1 da ficha. Voltamos a colocar a peça cor-de-rosa na ficha do lado esquerdo e concluímos a parte eléctrica.

Como passo final, trocamos o receptáculo dos piscas pelos novos receptáculos, 7D0953123A, trocando também a lâmpada para a P21W/5.

Imagem Imagem

Voltam a colocar os piscas no sítio. Fecham o conector fêmea/macho, liguem a bateria do carro, e liguem o comutador das luzes na posição de mínimos. Supostamente os piscas devem acender. Arrumem os fios, fechem o capô e voilá, babem-se com o resultado:

Imagem

E pronto basicamente é isto, espero que gostem, qualquer dúvida já sabem é só perguntar.

Abraço,
Tiago
Prataz
Pro
Pro
Mensagens: 2974
Registado: 09 mai 2010, 17:28
Veículos: Não te interessa
Localização: Aqui...não me estas a ver?!

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por Prataz »

Otimo DIY!
Feedback

Eu opto por usar o meu sarcasmo, para insultar idiotas, sem que eles percebam
Nunolinha
Amateur
Amateur
Mensagens: 298
Registado: 19 set 2011, 12:30
Veículos: Golf Mk3 GTD

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por Nunolinha »

Quero quero quero xD
ImagemBy Nunolinha
XZONE
Amateur
Amateur
Mensagens: 376
Registado: 06 ago 2009, 22:19

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por XZONE »

muito bom..
tens os preços do material..?
"O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisas humilhar os outros para sentirem-se fortes.."
Mahatma Gandhi
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por camon »

Prataz Escreveu:Otimo DIY!
Thanks. Há que partilhar o conhecimento :P
Nunolinha Escreveu:Quero quero quero xD
Faz Faz Faz xD
XZONE Escreveu:muito bom..
tens os preços do material..?
Thanks é pa por acaso não tenho aqui a mão, mas vou tentar saber. Mas tenho ideia que não fica muito caro.

Abraço,
Tiago
XZONE
Amateur
Amateur
Mensagens: 376
Registado: 06 ago 2009, 22:19

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por XZONE »

vê lá isso então sff..
obrigado.. ;)
"O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisas humilhar os outros para sentirem-se fortes.."
Mahatma Gandhi
tiago_stb
Amateur
Amateur
Mensagens: 498
Registado: 03 abr 2011, 20:54
Veículos: golf mk3

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por tiago_stb »

diy muito fix e completo parabens :wink: ja agora como funciona em termos de ipo? monta-se um interruptor algures?
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por Vovin Tharos »

salvo erro, o suporte de lampada dos US nao encaixa 100% no suporte europeu... pelo menos os meus nao encaixaram, um dos pinos fica desalinhado.

eu simplifiquei a coisa: fui buscar corrente ao minimo frontal de cada optica. nao mexi em nada da fiarada original.

quanto a IPO, se os gajos quiserem implicar, como fizeram comigo, trasem pra casa 4 anotaçoes:
mau funcionamento de cada minimo(caso retirem o minimo da optica.) e cada pisca frontal
Imagem Imagem
Imagem
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por camon »

Boas,
XZONE Escreveu:vê lá isso então sff..
obrigado.. ;)
tenho de procurar melhor pelos papéis os preços descritos, que ainda não os encontrei
tiago_stb Escreveu:diy muito fix e completo parabens :wink: ja agora como funciona em termos de ipo? monta-se um interruptor algures?
Thanks,

é pa no que diz respeito a IPO, realmente não mencionei no DIY, mas eu, como não sabia se isto é permitido por lei, pus um interruptor de 2 pólos , ao pé do conector cilíndrico, para poder desligar antes de ir à IPO. BTW tem de ser 2 pólos porque o circuito do lado esquerdo é independente do lado direto. O interruptor é tipo este:

Imagem
Vovin Tharos Escreveu:salvo erro, o suporte de lampada dos US nao encaixa 100% no suporte europeu... pelo menos os meus nao encaixaram, um dos pinos fica desalinhado.

eu simplifiquei a coisa: fui buscar corrente ao minimo frontal de cada optica. nao mexi em nada da fiarada original.

quanto a IPO, se os gajos quiserem implicar, como fizeram comigo, trasem pra casa 4 anotaçoes:
mau funcionamento de cada minimo(caso retirem o minimo da optica.) e cada pisca frontal
No meu encaixou tudo como deve ser, tem é de ser com paciência e jeitinho :P, ou seja de facto à um pino que não fica exatamente na mema posição, daí ter de encaixar esse primeiro, rodar um bocado o conector e encaixar o resto :P. Mas pronto essa ideia de ir buscar ao fio dos mínimos das ópticas, também é boa para quem quer ter menos trabalho, mas como eu sou daqueles, que gosto de tudo ao pormenor OEM e sou picuinhas pronto, fui pela via mais complicada :P.
Vovin Tharos Escreveu:... quanto a IPO, se os gajos quiserem implicar, como fizeram comigo, trasem pra casa 4 anotaçoes:
mau funcionamento de cada minimo(caso retirem o minimo da optica.) e cada pisca frontal
Mas ele vão ver as ligações?! :S

Abraço,
Tiago
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por Vovin Tharos »

nao...verificam o funcionamento das luzes...pedem para ligar cada uma das funçoes...
Imagem Imagem
Imagem
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por camon »

Vovin Tharos Escreveu:nao...verificam o funcionamento das luzes...pedem para ligar cada uma das funçoes...
pois. Mas pa sendo isto original do modelo :P, ok foi posto por nós, mas havia carros com isto, portanto, não estamos a adicionar nada ao carro, que altere o modelo em si. Enfim... ipo...

Abraço,
Tiago
dark_dream
Expert
Expert
Mensagens: 959
Registado: 10 nov 2007, 13:49
Veículos: 5 e tá bom!
Localização: Leiria - Pombal

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por dark_dream »

Eu fiz como o Vovin... Só ainda não foi ao IPO...
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por camon »

Eu fui a semana passada ao IPO. Obviamente desliguei o interruptor que pus antes, e pimba passou na boa :P.

Acho que a conclusão é meter um interruptor para poder desligar antes da IPO, independentemente das ligações. Senão dizem que é mau funcionamento dos piscas....
Avatar do Utilizador
dj setskas
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 06 jul 2010, 10:01
Veículos: MK3 Vr6 Turbo; MK7 GTI Clubsport
Localização: Porto de Mós (Leiria)

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por dj setskas »

Tirem-me so uma duvida.
Só há lampadas de 2 filamentos brancas certo??
Os piscas tem alguma coisa para dar o tom laranja ao foco de luz??
1992 Golf MKIII VR6 Turbo 600cv & 750nm & 2017 Golf MKVII GTI Clubsport
Imagem
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Piscas US OEM

Mensagem por camon »

Boas,

Sim, que eu conheça só há brancas. E sim estes piscas apesar de parecerem transparentes, não são. Têm um plástico laranja por trás que faz o tom do pisca/minimo.

Desculpa a resposta tardia, mas já não venho por estas bandas há bastante tempo.

Abraço,
Tiago
Responder