[DIY GERAL] - Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Responder
pinhomen
Amateur
Amateur
Mensagens: 397
Registado: 09 set 2010, 09:49
Veículos: Golf IV 1.9 TDI PD150 // BMW 320e Touring
Localização: Ovar

[DIY GERAL] - Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por pinhomen »

Bem para vos deixar esclarecidos, e não ouvirem:
Xénon's é preciso averbar , os mijas não são obrigatórios ..

Eis a verdade:

Enviei este email para o IMTT:
Boas.

Venho por este meio contactar com a finalidade de saber qual é a legislação em vigor no corrente ano de 2012 sobre o xénon!? Como também saber o que é preciso para colocar um kit xénon aftermarket num Golf 4 IV de 1999 com faróis de lente para andar legal? E quais as intensidades permitidas a nível dos kelvins!

Sem mais nada, grato pela atenção.

Cumprimentos,
Flávio Pinho
A resposta foi:
Bom Dia,

Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:

A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.

O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.

Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.

Em relação à inspecção técnica, se se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março.





Com os melhores cumprimentos

Margarida Alexandre
Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
Material necessário para estar legal:
:arrow: Dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis);
:arrow: Dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático;
:arrow: Faróis com óptica olho de boi certificada para o uso lâmpadas de descarga de gás.


Cumps,
pinhomen
Golf MK4 TDI Highline 4Motion 05/2003
BMW 320e Touring Corporate Edition 03/2023
Projecto: viewtopic.php?t=118794
Feedback
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Looping »

Boas, mas ao que parece os mijas (lava farois) são obrigatórios, para averbar isso tem de se ir a uma inspecção tipo B?
Cumps.
kapataz
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 23 abr 2012, 16:59
Localização: Porto

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por kapataz »

boa info ++++
Encontros do Norte "EDN" - Cafezada - O Tópico viewtopic.php?f=8&t=81303
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Knox »

Só assim é que é legal, a policia agora tem multado forte e feio pessoal que tenha xenon sem ser de origem nos carros, é que é logo 250 euros de multa e IPO B
golf25
Amateur
Amateur
Mensagens: 572
Registado: 03 jul 2012, 15:22
Veículos: VW GOLF IV 1.9TDI
Localização: Guarda e Algarve

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por golf25 »

Bom post :wink:

Cmpts
sm106
Amateur
Amateur
Mensagens: 242
Registado: 06 out 2011, 21:09
Veículos: Golf mk4 81kw

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por sm106 »

Como vão fiscalizar se os projectores são para xenon? Isso está contemplado no decreto lei?
É possível fazer retrofit utilizando projectores específicos para xenon juntamente com os restantes dispositivos exigidos?
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por joao_silva »

sm106 Escreveu:Como vão fiscalizar se os projectores são para xenon? Isso está contemplado no decreto lei?
É possível fazer retrofit utilizando projectores específicos para xenon juntamente com os restantes dispositivos exigidos?
na óptica tem lá isso gravado
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Looping »

Creio eu que tem um D na optica.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Vovin Tharos »

ha-de ser muito assim...

tambem é permitido, e esta previsto no código da estrada, ter, por exemplo minimos e piscas no mesmo local e o meu carro ha uns anos atras chumbou com 4 anotações por ter isso assim... nem depois de reclamar levando impressoes dos decretos de lei, me deram ouvidos tudo que me diziam era: "o carro nao foi homologado assim, portanto tem de estar averbado no livrete"

O que falam, num MK4,5 ou 6... acredito que passe, agora façam isso num MK3 ou num MK2, e decerto havera pessoal a chumbar .

quanto ás opticas olho de boi. Ha modelos que de origem nao tem nem as opticas olho de boi, nem niveladores, e tinham xenon(acho que era o Laguna e o X3) tanto que ate havia casos de carros destes a serem chumbados em IPO(isto ja ha uns 5\6 anos...)
Imagem Imagem
Imagem
sm106
Amateur
Amateur
Mensagens: 242
Registado: 06 out 2011, 21:09
Veículos: Golf mk4 81kw

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por sm106 »

Mas esses carros têm óptica própria para xenon.

Quanto aos mínimos no mesmo sitio dos piscas, os meus cotas quando legalizaram o e32 e o w124 que vieram dos US tinham isso de origem e não passava... teve que ser feito bricolage para desligar os mínimos (sidemarkers no w124) e furar um local para mudar os mínimos para junto dos médios no bmw... ridículo... Enfim.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Vovin Tharos »

estas a falar em coisas diferentes, estou a falar nos piscas frontais.

e chamam-se a isso luzes multi-funcionais. e estao previstas na lei.

quanto ao nao passar... se o carro foi matriculado como veio dos states, eles tem de passar e mais nada... podem correr, saltar, fazer o que quiserem, mas tem de passar. basta ver os casos dos golfs americanos ca do forum que foram homologados como eles sao originalmente. sem piscas laterais, e com a situação que falei á frente.
Imagem Imagem
Imagem
sm106
Amateur
Amateur
Mensagens: 242
Registado: 06 out 2011, 21:09
Veículos: Golf mk4 81kw

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por sm106 »

Sim eu estava-me a referir aos piscas frontais.
Bem, mas isso já passou e não quero alongar-me no offtopic.

O que acho é que devia ser possível fazer retrofit de xenon...desde que o projector (de xenon adaptado a farol halogéneo) emitisse luz conforme a lei deveria ser possível...
Tipo isto:
Imagem
Looping
Rookie
Rookie
Mensagens: 115
Registado: 19 fev 2007, 15:48
Veículos: VW Golf Mk3 GTI / Born in Wolfsburg

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Looping »

VoVin, não estou sequer a por em causa o que disseste atrás até porque tenho lido muitos tópicos teus ou onde intervenhas e aprendo umas coisas, agora, só me resta dizer que depende do inspector porque este mês fui com um carro meu á inspecção e aproveitei para falar com o inspector sobre xénon em carros mais antigos como é o caso do meu Mk3 porque acho os médios do meu fracos e queria melhorar a luminosidade á noite e o que ele me disse foi que não havia problema desde que cumprisse a norma europeia (optica própria, lava farois e auto-niveladores) e referiu até que as ópticas homologadas têm a letra D algures para além de eu ter dito para que carro era e o ano do mesmo :shock:.
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por Vovin Tharos »

nao tou a dizer o contrario, e alem disso deverão existir directrizes para os centros, que mudaram o modo de acção relativamente a varias situações...

mas nao se preocupem, que eles vao arranjar forma de catar €€ ao pessoal...
Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
tknockoutf
Pro
Pro
Mensagens: 2409
Registado: 07 jan 2011, 20:31
Veículos: VW golf IV van tdi & VW bora tdi & VW golf 1 karman
Localização: Viseu

Re: [DIY GERAL] Como ter o Xénon Legal - Legislação 2012

Mensagem por tknockoutf »

posso tirar uma duvida em relação a este assunto?
entao!
como é que os senhores inspetores, fazem os testes aos niveladores?
eles so olham para ver onde estao, nao os testam.
certo?
se alguem me respondesse agradecia
cumps...
Responder