[DIY GOLF 3] - Troca de junta da cabeça by Jiggs

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eliosmartins
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[DIY GOLF 3] - Troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por eliosmartins »

Jiggs Escreveu:Depois de muitas voltas com a cabeça :evil: , lá veio ela. Seguiu-se a montagem:

Olear as superfícies de contacto com a junta, de modo a ela "jogar" quando expandir(truques da velha guarda by A.A. )

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in place...
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A preparar a chave de torque para o primeiro aperto... e ler as indicações de fabricante
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preparar os pernos(novos)
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:arrow: Não tenho foto mas é crucial prepara 2 pernos-guia para que a junta não se mexa quando a cabeça for para o sitio.

Sem os pernos novos
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a aplicação dos pernos é importante, as roscas no bloco devem estar bem limpas e ligeiramente lubrificadas( não banhadas...)

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Nesta fase estamos prontos a dar o primeiro aperto. Segundo as indicações do fabricante, o primeiro torque deverá ser de 40NM
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Depois de apertar os 10 pernos, esperar cerca de 15 min para dar o segundo aperto, que é de 60NM, esperar mais 15 min e dar aperto angular de 90º, é nesta fase que os pernos vão distender, esperar mais 15min e dar o aperto final de mais 90º.
Pronto temos a cabeça apertada até fazer os 1000km de estrada e dar o derradeiro aperto de 90º.

Próximo passo, distribuição. Tenho como referência na polie da cambota uma marca de PMS ( ponto morto superior) feita por mim que é relativa ao primeiro piston a contar da distribuição, isto na altura da medição da protusão.

Polie na marca
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tranca da bomba injectora no sitio
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toca a acertar a cames. Como não tenho o kit de distribuição deste motor, tive de recorrer a material que tinha na altura que trabalhava em calibrações...
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Um nivel que me foi dado, cuja base é de 4mm, e entra certeira na ranhura da cames!

Pode-se usar uma chave inglesa nos lóbulos da cames, não risca, para acertar a posição.

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Ter em conta que ha sempre uma folga em relação a superficie da cabeça, que terá de ser medida e equilibrada com um apalpa folgas, no mei caso foi uma lamina de 0.25mm... depende um bocado do kit...
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Começo por baixo, passo no carreto da injectora, vou á cames e passo no tensor. Já agora, este afina-se no sentido contrário dos ponteiros do relógio... e voilá

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Medir a tensão na correia, dar 2 voltas ao motor com MUITO CUIDADO e ter atenção a barulhos e prisões.

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Próximo passo, injecção a ponto. Segui um manual de um senhor que é barra neste tipo de afinaçoes, e segundo ele é como manda a marca (Vince Waldon http://vincewaldon.com/index.php?option ... &Itemid=28) Há quem afine de ouvido, mas eu não vou por aí...

Tudo a ponto meter o comparador no sitio e motor a ponto
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vai dar uns números malucos, mas isso não se liga... rodar o motor no sentido contrário da rotação, ate o comparador deixar de marcar, aí põe-se a ZERO.

roda-se o motor no sentido convencional ate chegar ao PMS e verifica-se o valor, no meu caso deu 1.07mm de lift, o indicado é 1.00mm +- 0.02mm ou seja estava adiantada, então teve de se atrasar. Desaperta-se os 4 parafusos da bomba de modo a ela poder rodar e roda-se a bomba para fora do bloco ( apara adiantar é para a frente, contra o bloco) com muita calma que qualquer toque nisto é demais.

no meu caso ficou neste ponto:
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Tá bom!

tapa-se o buraco aplicando anilha nova, e pronto, temos motor e injecção a ponto. Pronto para começar a "carburar" :lol:

aplicou-se os colectores
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com uns toques :twisted:
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e pronto! esta prontinho a ir para o sítio!!!

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a ver vamos se ainda consigo mete-lo no sitio antes de acabar as férias... :|

cumpz :mrgreen:
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por eliosmartins »

peço desculpa jiggs mas este trabalho efectuado esta demasiado poderoso so para ficar no teu projecto e resolvi partilhar com todos os que tem menos conhecimentos espero que nao fiques aborrecido
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por sport999leonfr »

Excelente!!!

Já gora uma duvida, não sei é se o autor irá passar por cá :oops: sempre que leva uma junta de culaça nova deve levar novo aperto passado 1000klm ou é apenas nesta motorizaçao?
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por eliosmartins »

e apenas esta motorizaçao diesel
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por jleitao »

Boas,

adorei ver este trabalho, os meu parabéns.

Cumps :mrgreen: :mrgreen:
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por Jiggs »

eh lá... nem sabia que isto andava por aqui... mas atenção que este processo não esta completo pessoal... faltam aí algumas imagens importantes...

eu ando a organiza-las num macro para abrir um tópico mesmo dedicado a trocar a junta. cuidado ao seguirem por aqui.
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por ProSteel »

Apesar de eu saber pouco de mecânica sempre se fica com uma noção como funciona as coisas.
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por Oettinger »

existe um passo que não sei se o fizes-te mas no aperto da cabeça para alem de limpar e olear as roscas tens de olear tambem a superficie da cabeça para na fase do perto de força(NM) ESTARES APENAS A FAZER FORÇA NA ROSCA E NÃO HAVER ATRITO SEM SER NA ROSCA.

SE NÃO EM DE A FORÇA MEDIDA SER DA ROSCA É DO ATRITO DA FACE E A ROSCA AINDA NÃO ESTA A APERTAR
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por Jiggs »

daí eu avisar que isto não esta completo... faltam muitos pormenores que não fotografei nem escrevi...
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por Oettinger »

pareceu-me o mais importante dos que não eta presente lol
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por vw_golf_turbo »

boas jiggs , como estou a pensar eu mudar a junta de cabeça tenho aqui uma duvida na numeração do aperto dos parafusos , será assim ?
Última edição por vw_golf_turbo em 14 nov 2012, 00:06, editado 1 vez no total.
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por Silver_Ajm »

vw_golf_turbo Escreveu:boas jiggs , como estou a pensar eu mudar a junta de cabeça tenho aqui uma duvida na numeração do aperto dos parafusos , será assim ?
Vê se isso ajuda:
viewtopic.php?f=30&t=80692
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por Jiggs »

é o que tiver escrito nas instruções da junta...
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por ozOno »

Precisava de mudar a junta do meu mk2 mas não tenho "coragem" para o fazer... :(
diogop
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs

Mensagem por diogop »

boas pessoal, anda por ai diy de trocar o resto das peças interiores de motor?

Por exemplo, se quiser trocar segmentos o que teria de fazer, ou duvidas que só quem já muito fez, sabe??

muito bom post, se tivesse completo era perfeito!

cumprimentos
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