[DIY GOLF 4] - Mudar bomba limpa vidros

Responder
blackTD
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 04 ago 2007, 09:50

[DIY GOLF 4] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por blackTD »

Boas amigos,

Este DIY apresenta a substituição da bomba do limpa vidros que se situa no depósito do liquido de limpa vidros de um golf IV TDI 2002.

Se o vosso limpa vidros traseiro e frontal não deitar água, mas as escovas funcionarem normalmente quando activam a limpeza, provavelmente têm esta bomba danificada (o fusivel para a bomba é o mesmo do das escovas).

Para procederem com a substituição, vão ter de arranjar espaço para ter acesso à dita bomba, que se situa entre o filtro do gasoleo e o deposito do limpa vidros. Para isso comecem por aliviar a abraçadeira do filtro do gasóleo e puxem o filtro para o lado, cuidado para não puxarem os tubos com muita força. Depois, desapertem o parafuso hexagonal que fixa o depósito do liquido da direcção assistida, assim vão poder retirar fora mais facilmente a abraçadeira do filtro do gasoleo e ter mais espaço para aceder à bomba.

Depois de todos estes passos, vão ficar com este panorama:
Imagem

E esta é a bomba que queremos remover (parece um injector no deposito do limpa vidros):
Imagem

Caso tenham um multimetro, podem confirmar que existe sinal de tensão a chegar à bomba. Para isso, retirem o conector electrico da bomba (puxem a patilha do conector para cima ao mesmo tempo quem puxam o conector da bomba). De seguida, apliquem o multimetro e peçam a alguem que active a limpeza. Como esta bomba é dupla, ou seja, dá para o vidro traseiro e pára-brisas, podem levantar a escova traseira e activar apenas o limpa vidros traseiro, desta forma não estragam a escova e o vidro ao testarem. Têm de ter 12V no multimetro, tal como na seguinte imagem:
Imagem

Próximo passo é esvaziar completamente o depósito do limpa vidros, podem usar uma mangueira fina e uma garrafa, ou o que tiverem mais à mão :D
Imagem

Quando esvaziarem o depósito, agarrem a bomba e puxem para cima, em principio sai facilmente (provavelmente vao sinta-la a sair quando estão a retirar o conector). Tem dois tubos ligados na bomba, um para o pára-brisas e outro para o vidro traseiro, puxem-nos que saem facilmente. Caso têm alguma ferrugem ou humidade na ligação desses tubos com a bomba, provavelmente têm fuga (o que é usual acontecer pelos vistos), tenham à mão um pouco de silicone, o ideal seria loctite formador de juntas, para aplicar quando forem a colocar novamente os tubos. Tenham cuidado para não perderem a borracha de vedação entre a bomba e o depósito, em principio ela fica presa ao depósito, mas se estiver solta guardem-na
Imagem

Com a bomba já fora, podem abrir para verem o estado. A parte do conector é na realidade uma tampa da bomba, podem puxar com cuidado que ela sai. Quando a tampa sair, vejam se o motor está livre para rodar (com uma agulha tentem rodar a parte interna), o motor preso pode ser uma causa para o não funcionamento. Caso o motor esteja com humidade ou ferrugem, de certeza que o vedante que impede a agua de entrar no motor deu de si, o melhor mesmo é arranjar uma nova bomba. No meu caso, o motor já devia de andar em agua à algum tempo, vejam só o estado:
Imagem
Imagem
Imagem

A causa para a minha bomba deixar de funcionar foi esta (devido à agua), escovas do motor danificadas. Ainda tentei arranjar o vedante para reparar esta bomba, mas como não consegui, o melhor mesmo é arranjar uma bomba de substituição.
Imagem

Então é assim:

na VW custa 41e + iva
de concorrência (ficha pode nao ser igual) entre 15e - 20e
na sucata- 10e

Esta bomba é usada em outros carros. Por exemplo o BMW 320 utiliza exatamente esta bomba, só o simbolo é que muda :P.

A minha veio da sucata com garantia de um mês. Ao comprarem na sucata, verifiquem que não existe indicios de ferrugem na propria bomba, no orificio indicado na seguinte imagem, é sempre um risco que se corre como sabem ...
Imagem

Depois, voltem a montar tudo pela ordem inversa, não se esqueçam do vedante entre a bomba e o depósito, limpem-no com agua se estiver com sujidade ;)
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por Karl Martin »

Muito bom :D
Obrigado por partilhares o teu conhecimento. :wink:
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por gongasfrs »

isso parece quase um motor dos carrinhos telecomandados :mrgreen:

realmente fica num estado todo podre esse motor :(
dirceu
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 13 mar 2011, 19:14

Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por dirceu »

Boas

O meu passat 2007 tem uma fuga no deposito do limpa vidros. Fui à oficina e disseram que tinha que trocar o motor que tinha uma fuga.
120€ o preço total. haverá alguma maneira mais barata?

obrigado
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por joao_silva »

eu tenho uma bomba para vender. será mesmo a bomba ou a borracha?
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
dirceu
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 13 mar 2011, 19:14

Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por dirceu »

Vou ver num mecanico amigo meu,se for eu quanto é que me vendes o motor?
jakobitto
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 26 abr 2011, 22:19

Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros

Mensagem por jakobitto »

dirceu Escreveu:Boas

O meu passat 2007 tem uma fuga no deposito do limpa vidros. Fui à oficina e disseram que tinha que trocar o motor que tinha uma fuga.
120€ o preço total. haverá alguma maneira mais barata?

obrigado

boas estou com o mesmo problema ja sei atravez do cristo que a localização da bomba e perto do farol de nevoeiro esquerdo ...gostava de ser eu a resolver isto anda complicado $$$$$....


como resolveste???
Responder