Boas amigos,
Este DIY apresenta a substituição da bomba do limpa vidros que se situa no depósito do liquido de limpa vidros de um golf IV TDI 2002.
Se o vosso limpa vidros traseiro e frontal não deitar água, mas as escovas funcionarem normalmente quando activam a limpeza, provavelmente têm esta bomba danificada (o fusivel para a bomba é o mesmo do das escovas).
Para procederem com a substituição, vão ter de arranjar espaço para ter acesso à dita bomba, que se situa entre o filtro do gasoleo e o deposito do limpa vidros. Para isso comecem por aliviar a abraçadeira do filtro do gasóleo e puxem o filtro para o lado, cuidado para não puxarem os tubos com muita força. Depois, desapertem o parafuso hexagonal que fixa o depósito do liquido da direcção assistida, assim vão poder retirar fora mais facilmente a abraçadeira do filtro do gasoleo e ter mais espaço para aceder à bomba.
Depois de todos estes passos, vão ficar com este panorama:
E esta é a bomba que queremos remover (parece um injector no deposito do limpa vidros):
Caso tenham um multimetro, podem confirmar que existe sinal de tensão a chegar à bomba. Para isso, retirem o conector electrico da bomba (puxem a patilha do conector para cima ao mesmo tempo quem puxam o conector da bomba). De seguida, apliquem o multimetro e peçam a alguem que active a limpeza. Como esta bomba é dupla, ou seja, dá para o vidro traseiro e pára-brisas, podem levantar a escova traseira e activar apenas o limpa vidros traseiro, desta forma não estragam a escova e o vidro ao testarem. Têm de ter 12V no multimetro, tal como na seguinte imagem:
Próximo passo é esvaziar completamente o depósito do limpa vidros, podem usar uma mangueira fina e uma garrafa, ou o que tiverem mais à mão
Quando esvaziarem o depósito, agarrem a bomba e puxem para cima, em principio sai facilmente (provavelmente vao sinta-la a sair quando estão a retirar o conector). Tem dois tubos ligados na bomba, um para o pára-brisas e outro para o vidro traseiro, puxem-nos que saem facilmente. Caso têm alguma ferrugem ou humidade na ligação desses tubos com a bomba, provavelmente têm fuga (o que é usual acontecer pelos vistos), tenham à mão um pouco de silicone, o ideal seria loctite formador de juntas, para aplicar quando forem a colocar novamente os tubos. Tenham cuidado para não perderem a borracha de vedação entre a bomba e o depósito, em principio ela fica presa ao depósito, mas se estiver solta guardem-na
Com a bomba já fora, podem abrir para verem o estado. A parte do conector é na realidade uma tampa da bomba, podem puxar com cuidado que ela sai. Quando a tampa sair, vejam se o motor está livre para rodar (com uma agulha tentem rodar a parte interna), o motor preso pode ser uma causa para o não funcionamento. Caso o motor esteja com humidade ou ferrugem, de certeza que o vedante que impede a agua de entrar no motor deu de si, o melhor mesmo é arranjar uma nova bomba. No meu caso, o motor já devia de andar em agua à algum tempo, vejam só o estado:
A causa para a minha bomba deixar de funcionar foi esta (devido à agua), escovas do motor danificadas. Ainda tentei arranjar o vedante para reparar esta bomba, mas como não consegui, o melhor mesmo é arranjar uma bomba de substituição.
Então é assim:
na VW custa 41e + iva
de concorrência (ficha pode nao ser igual) entre 15e - 20e
na sucata- 10e
Esta bomba é usada em outros carros. Por exemplo o BMW 320 utiliza exatamente esta bomba, só o simbolo é que muda .
A minha veio da sucata com garantia de um mês. Ao comprarem na sucata, verifiquem que não existe indicios de ferrugem na propria bomba, no orificio indicado na seguinte imagem, é sempre um risco que se corre como sabem ...
Depois, voltem a montar tudo pela ordem inversa, não se esqueçam do vedante entre a bomba e o depósito, limpem-no com agua se estiver com sujidade
[DIY GOLF 4] - Mudar bomba limpa vidros
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Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros
Muito bom
Obrigado por partilhares o teu conhecimento.
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- gongasfrs
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Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros
isso parece quase um motor dos carrinhos telecomandados
realmente fica num estado todo podre esse motor
realmente fica num estado todo podre esse motor
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Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros
Boas
O meu passat 2007 tem uma fuga no deposito do limpa vidros. Fui à oficina e disseram que tinha que trocar o motor que tinha uma fuga.
120€ o preço total. haverá alguma maneira mais barata?
obrigado
O meu passat 2007 tem uma fuga no deposito do limpa vidros. Fui à oficina e disseram que tinha que trocar o motor que tinha uma fuga.
120€ o preço total. haverá alguma maneira mais barata?
obrigado
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Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros
eu tenho uma bomba para vender. será mesmo a bomba ou a borracha?
antes estava indeciso, agora não sei
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Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros
Vou ver num mecanico amigo meu,se for eu quanto é que me vendes o motor?
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Re: [DIY GOLF IV] - Mudar bomba limpa vidros
dirceu Escreveu:Boas
O meu passat 2007 tem uma fuga no deposito do limpa vidros. Fui à oficina e disseram que tinha que trocar o motor que tinha uma fuga.
120€ o preço total. haverá alguma maneira mais barata?
obrigado
boas estou com o mesmo problema ja sei atravez do cristo que a localização da bomba e perto do farol de nevoeiro esquerdo ...gostava de ser eu a resolver isto anda complicado $$$$$....
como resolveste???