Apresento-vos o Fis-Control, o mais recente gadget para o vosso carro:
FUNÇÕES
• Visualização de todos os valores de medição que passam pela ECU (não restrito ao OBD II)
• Visualização de todos os erros diagnosticados
• Visualização gráfica para todos os valores medidos
• Conversor "K-Line para UART" (compatível com VAGCOM)
• Menus em Portugues, Inglês ou Alemão
• Passagem dos 3-wire-bus do radio/navi para o quadrante
• Interface para um controlador de relais externo.
• Interface para sensores externos.
• Visualização de um logo inicial personalizado no display do quadrante após ligar a ignição
REQUISITOS
Quadrantes com display full fis que suportem 3-wire-bus (clock, enable, data)
ECUs têm de suportar o protocolo KWP1281 para diagnóstico (com o VCDS, ou Vag-Com, esta informação aparece no canto superior direito).
O Fis-Control é um aparelho digital para carros VW e Audi, que lê os valores de medição das unidades de comando (p.ex. da unidade de comando do motor) e mostra essa informação no display do computador de bordo do quadrante. Assim, imensa informação pode ser monitorizada sem a necessidade de instalar sensores extra.
Como o Fis-Control utiliza o display do quadrante e pode ser controlado pelos botões da manete, integra-se perfeitamente no carro. É pequeno o suficiente para ser instalado atrás do quadrante.
Dependendo das unidades de comando instaladas no carro, o Fis-Control é:
Manómetro pressão do turbo
Manómetro do medidor de massa de ar
Velocimetro digital
Manómetro da temperatura do óleo
Manómetro do tempo de injecção do combustível
Manómetro do sensor lambda
... e muito mais
E se isto não for suficiente, é possível ligar outra placa ao Fis-Control para gerir outros sensores externos.
Mostra em tempo real os valores medidos.
O Fis-Control liga-se às unidades de comando electrónicas dentro do carro, usando o estandardizado interface de diagnóstico. O protocolo é KW1281. Assim, as unidades de comando fornecem os chamados grupos de medição. Cada grupo consiste em até quatro valores simples.
O rácio de actualização depende da unidade de comando e é tipicamente de dois a quatro updates por segundo. Com o Fis-Control qualquer destes grupos de medição pode ser seleccionado e lido. A informação é mostrada no display do quadrante. Por exemplo, nos quadrantes Immo II que não permitem activar a autonomia, é possível saber a cada segundo a quantidade exacta de combustível que resta no depósito.
Os valores medidos são mostrados com uma precisão razoável, mediante o número de dígitos após a casa decimal, e com a unidade correcta, à semelhança das ferramentas de diagnóstico baseadas em PC's.
As unidades de comando têm sofisticadas funções de auto-diagnóstico e detecção de erros. Um valor que esteja fora dos parâmetros ou um mau funcionamento de um sensor, quer por defeito do mesmo, quer por curto circuito, causará um código de erro que será adicionado à memória interna da unidade de comando. Com o Fis-Control é possível ler estes códigos de erro, e depois será necessário interpretá-los para reparar o problema. Devido ao reduzido espaço de memória, o Fis-Control não possui todas as descrições do erro na sua memória interna. Mas é possível expandir a memória com uma EEPROM externa (custa menos de 5 euros). Assim, a descrição do erro pode ser mostrada no display FIS in texto simples e não é necessária uma pesquisa manual para obter a descrição do erro na internet ou em manuais.
Gráficos para todos os valores medidos
Às vezes é útil observar uma medição de valor ao longo do tempo, em vez de ter apenas o valor corrente.
Assim, um simples valor pode ser seleccionado e o Fis-Control desenhará uma linha gráfica deste valor no display FIS. A escala do gráfico pode ser configurada no menú de configurações do Fis-Control.
É, também, possível adicionar livremente duas linhas de ajuda. Por exemplo, as rotações do motor podem ser de 0 a 7500 RPM e uma linha de ajuda pode ser colocada para mostrar o exacto momento para mudar a velocidade (p.ex. de 2ª para 3.ª)
Enquanto o gráfico aparece no segmento central do display FIS, o segmento superior mostra o valor da medição corrente.
Mostra os valores mínimos e máximos da medição corrente
Durante a medição de um valor simples, o valor mais elevado e o valor mais baixo é detectado pelo Fis-Control e pode ser mostrado numa página separada.
Operar o computador de bordo durante a leitura de um valor simples
Durante a medição corrente, é possível variar entre três diferente vistas. Enquanto uma mostra a linha gráfica e a segunda mostra os valores min/max, a terceira mostra o computador de bordo standard. Nesta vista, o valor corrente medido é actualizado no segmento superior do display FIS, enquanto o CB no segmento central pode ser operado como de costume.nVariar entre as três vistas é apenas uma questão de pressionar um botão. Para operar o Fis-Control, podem ser usados os três botões da manete do CB. Se pressionar continuamente o botão Up, o Fis-Control é activado. O Fis-Control tem um interface que pode ser ligado directamente a uma porta COM ou a um adaptador USB.
Como extra, o Fis-Control tem o jogo Snake.
Logo inicial personalizável
Assim que se liga a ignição, o Fis-Control pode mostrar um logo inicial personalizado pelo cliente, através de um programa que converte uma imagem TIF. Em alguns quadrantes este logo pode não funcionar.
Actualização do firmware
De tempos a tempos haverá firmware actualizado para o Fis-Control, o qual pode conter novas funções, alguns melhoramentos ou reparação de eventuais bugs. Esta actualização pode ser efectuada através da porta serial, não sendo necessário retirar o Fis-Control do carro.
As ligações são simples e os fios encontram-se todos nas fichas que ligam ao quadrante (excepto os fios Reset, Up e Down da manete):
1. 12 volts (clamp 15)
2. GND
3. CLK (to cluster)
4. not connected
5. DAT (to cluster)
6. UP (from button)
7. DOWN (from button)
8. SET (from button)
9. UP (to cluster)
10. DOWN (to cluster)
11. SET (to cluster)
12. OBD K-Line
13. CLK (from Navi)
14. ENA (from Navi)
15. DAT (from Navi)
16. SCL (to daughterboard)
17. SDA (to daughterboard)
18. ENA (to cluster)
19. UART TX (Pin 2 on DSub9)
20. UART RX (Pin 3 on DSub9)
21. GND (Pin 5 on DSub9)
Aqui fica o esquema de ligações na linguagem da inesquecível Amy Winehouse:
Carros compatíveis
O Fis-Control apenas trabalha em carros equipados com o display grande do quadrante (full fis).
O Fis-Control trabalha em carros Can-bus e não-Can-bus, desde que os 3-wire-bus (CLK, DAT, ENA) estejam disponíveis. Não trabalha em quadrantes que apenas tenham Can-bus. Para quadrantes que suportem ambos os protocolos, é importante saber que apenas um interface pode estar ligado, assim não é possível ter um radio navi (ligado via can) e o Fis-Control (ligado via 3-wire-bus), ambos usando o display Fis. Se o navi for ligado via 3-wire-bus too, funcionará.
O Fis-Control já foi testado e funciona nos seguintes carros:
Audi A4 B5 (modelos desde 1997)
Audi A6 C5
Audi S3 8L
Audi S4 B5 (todos os modelos)
Audi TT 8N
Volkwagen T4
Volkswagen Golf IV
Volkswagen Passat B5
Volkswagen Sharan I (a ECU de modelos mais recentes não usam o KWP1281)
Ford Galaxy WGR
Penso que o Fis-Control funcionará em mais carros do grupo VAG desde que preencham os requisitos acima mencionados. Se o quadrante tiver os pins 3-wire-bus ("clock", "data" e "enable"), há fortes possibilidades de o Fis-Control funcionar.
Caso haja interesse de algum user, informo que possuo um fis control para venda em linguagem portuguesa.
[DIY GOLF 4] - FIS control toda a Informação no quadrante
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
[DIY GOLF 4] - FIS control toda a Informação no quadrante
Última edição por Karl Martin em 21 dez 2011, 00:04, editado 7 vezes no total.
-
- Master
- Mensagens: 6504
- Registado: 02 fev 2005, 14:20
- Localização: Lisboa/Margem Sul
Re: Fis +
boas,
há possibilidades de ver umas imagens do quadrante mostrando:
- pressão do turbo
- pressão do óleo
- temperatura do óleo
- temperatura do gasóleo
- voltímetro
e claro de preferência num quadrante do golf Iv em vez do "feioso" quadrante do A3...
há vídeos demonstrativos?
há possibilidades de ver umas imagens do quadrante mostrando:
- pressão do turbo
- pressão do óleo
- temperatura do óleo
- temperatura do gasóleo
- voltímetro
e claro de preferência num quadrante do golf Iv em vez do "feioso" quadrante do A3...
há vídeos demonstrativos?
...::: G4 TDI SR Line :::...
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Vou pedir ao fornecedor para me enviar, caso tenha, fotos do Fis Control, instaladas num golf IV, senão para a semana já tenha o meu instalado e posso mostraramgraphics Escreveu:boas,
há possibilidades de ver umas imagens do quadrante mostrando:
- pressão do turbo
- pressão do óleo
- temperatura do óleo
- temperatura do gasóleo
- voltímetro
e claro de preferência num quadrante do golf Iv em vez do "feioso" quadrante do A3...
há vídeos demonstrativos?
Entretanto está aqui outro video, numa sharan: http://www.youtube.com/watch?v=iWXvu1vdM8w
-
- Master
- Mensagens: 6504
- Registado: 02 fev 2005, 14:20
- Localização: Lisboa/Margem Sul
Re: Fis +
já tive a ver esse vídeo e mais uns outro que havia..
...::: G4 TDI SR Line :::...
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
-
- Master
- Mensagens: 6504
- Registado: 02 fev 2005, 14:20
- Localização: Lisboa/Margem Sul
Re: Fis +
eu conhecia era este módeulo para o mk4..
http://kufatec.com/index.php?main_page= ... cts_id=205
só que é caro como tudo.. na alemanha estava à venda por 350€, só que entretanto deixaram de ter no site..
aqui fica um exemplo de como gostaria de ver os dados "+ importantes", se bem que preferia ver a temp do gasóleo, pressão de óleo, etc..
http://youtu.be/9zmRcvY3pbs
http://kufatec.com/index.php?main_page= ... cts_id=205
só que é caro como tudo.. na alemanha estava à venda por 350€, só que entretanto deixaram de ter no site..
aqui fica um exemplo de como gostaria de ver os dados "+ importantes", se bem que preferia ver a temp do gasóleo, pressão de óleo, etc..
http://youtu.be/9zmRcvY3pbs
...::: G4 TDI SR Line :::...
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Lista quais são os valores que querias ver no lcd que eu respondo-te o quanto antesamgraphics Escreveu:eu conhecia era este módeulo para o mk4..
http://kufatec.com/index.php?main_page= ... cts_id=205
só que é caro como tudo.. na alemanha estava à venda por 350€, só que entretanto deixaram de ter no site..
aqui fica um exemplo de como gostaria de ver os dados "+ importantes", se bem que preferia ver a temp do gasóleo, pressão de óleo, etc..
http://youtu.be/9zmRcvY3pbs
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Mais uma modificação que, para mim, é das mais inovadoras e que parece despertar curiosidade ou regozijo apenas em um ou dois user's mais atentos
-
- Master
- Mensagens: 6504
- Registado: 02 fev 2005, 14:20
- Localização: Lisboa/Margem Sul
Re: Fis +
Karl Martin Escreveu:Mais uma modificação que, para mim, é das mais inovadoras e que parece despertar curiosidade ou regozijo apenas em um ou dois user's mais atentos
não te esqueças que há muita gente de férias e outras que não têm v€rba para investir.
...::: G4 TDI SR Line :::...
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Umas fotos do Fis Control instalado no meu carro, por mim, já com linguagem em portugues:
Início:
Configuração:
Algumas informações (km's/h, rpm, pressão óleo, hora...):
Leitura dos erros:
Valores do motor:
Algumas informações, como litros do reservatório de combustível, medição das resistência, temperaturas (qualquer um destes valores pode ser escolhido para aparecer na parte superior do ecrâ:
O meu gosto por conduzir agora é mais requintado
Início:
Configuração:
Algumas informações (km's/h, rpm, pressão óleo, hora...):
Leitura dos erros:
Valores do motor:
Algumas informações, como litros do reservatório de combustível, medição das resistência, temperaturas (qualquer um destes valores pode ser escolhido para aparecer na parte superior do ecrâ:
O meu gosto por conduzir agora é mais requintado
-
- Master
- Mensagens: 6504
- Registado: 02 fev 2005, 14:20
- Localização: Lisboa/Margem Sul
Re: Fis +
mostra aí a pressão do trubo sff.
...::: G4 TDI SR Line :::...
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
..::powered by himself::..
tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Não tenho fotos. A ver se amanha tiro mais algumas e se atino em por os graficos a funcionar, pois também é possivel ver os valores digital e graficamente. Penso que numa das fotos vê-se os valores do combustivel injectado, mas percebo pouco de mecanicaamgraphics Escreveu:mostra aí a pressão do trubo sff.
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Para mim, o Fis Control foi dos melhores investimentos que fiz no carro
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis +
Às vezes fico pasmado com o nível cultural deste jardim plantado à beira mar. Se este tópico falasse de modificação's como um para-choques do R32 montado num 90cv, teria umas 10.000 visitas, mas como fala de uma das mais inovadoras modificação's para o golf4, que nem carros topo de gama possuem de origem, apenas desperta o interessa de algumas, poucas pessoas que sabem distinguir o útil do fútil. Se eu fosse dotado de menosmassa cinzenta seria riquissimo, a vender inutilidades a egos ostensivos.
-
- Rookie
- Mensagens: 90
- Registado: 31 mar 2008, 21:40
Re: Fis + TODA A INFO NO QUADRANTE
Sugestão: Titulo do tópico mais claro para quem não sabe o que e FIS.(edit: vi só agora que já tinhas mudado..)
Eu acho de interesse o tópico, e dou os parabéns pela aquisição.
Sabes se e' compatível com o 1j0919890A?
Eu acho de interesse o tópico, e dou os parabéns pela aquisição.
Sabes se e' compatível com o 1j0919890A?
-
- Banned
- Mensagens: 1211
- Registado: 14 nov 2007, 15:29
- Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
- Localização: Lousada, Paredes
Re: Fis + TODA A INFO NO QUADRANTE
Sim é compatível. O meu quadrante é o 1J0919890B e foi apenas plug &play.fmba Escreveu:Sugestão: Titulo do tópico mais claro para quem não sabe o que e FIS.(edit: vi só agora que já tinhas mudado..)
Eu acho de interesse o tópico, e dou os parabéns pela aquisição.
Sabes se e' compatível com o 1j0919890A?