[DIY GOLF 4] - Botões do volante multifunções a funcionar

Responder
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

[DIY GOLF 4] - Botões do volante multifunções a funcionar

Mensagem por Karl Martin »

Quem quiser por os botões do volante multifunções (VMF) a funcionar num VW Golf 4, Passat ou Bora, poderá optar por esta solução.

Imagem

Este tópico também é válido para adaptar o volante do Golf 5 ou do Golf 6 e Scirocco, sem perder a funcionalidade dos botões, mas implica um pouco de bricolage.
Imagem

No volante do Golf 5 ficam todos os botões a funcionar. No volante do Golf 6 ou do Scirocco, apenas ficam 7 ou 8 botões, à nossa escolha, a funcionar.

Material necessário:
Volante multifunções do Golf 4 ou Passat, ou apenas os botões para quem pretende aplicar ao volante do Golf 5 ou 6;
Imagem

Imagem


Relé e cablagem da relé:
Imagem

Anel do volante com 5 pinos:
Imagem

A ideia, para quem pretende atribuir funcionalidade aos botões, p.ex., do Scirocco, é conectar cada botão do VMF do Golf 4 ao respectivo botão do volante do Scirocco.
Imagem

Na versão normal, teremos do lado direito (Cruise Control), Res+, Set e Cancel.
Do lado esquerdo teremos áudio: Vol +, Vol -, Avançar, Retroceder.

Existem pelo menos dois tipos de relés: 451 e 452.
Imagem
A (lado esquerdo): relé 451 - 1J0 907 487 A.
Precisa de can-bus para trabalhar, sem ligação a CAN não trabalha. Necessita de módulos comfort de terceira geração (começam por 1CO) e é adaptado para navegadores MFD com TMC.

B (lado direito): relé 452 - 1J0 907 487 B. Trabalha com os módulos comfort de segunda geração. Se a ref. do módulo comfort começar por 1J0, então precisamos deste relé. (também funciona com os sistemas de terceira geração, mas não dá para controlar o telefone). Este relé não precisa de conexão can-bus.

Ligações dos Relés:
Imagem

Rele 451
1 Can Bus Low
2---------------
3 Can Bus High
4 Cruise Control (on/off)
5---------------
6 Linha K (Autodiagnóstico)
7---------------
8 Crise Control (set)
9 Buzina
10 Massa (31)
11--------------
12--------------
13 Positivo permanente (30)
14 Cruise Control (cancel)
15--------------
16 Cruise Control (Res)
17--------------
18 Bus de dados


Rele 452
1---------------
2---------------
3---------------
4 Cruise Control (on/off)
5 Rádio remoto
6 Linha K (Autodiagnóstico)
7---------------
8 Cruise Control (set)
9 Buzina
10 Massa (31)
11--------------
12 Positivo baixo contacto (15)
13 Positivo permanente (30)
14 Cruise Control (cancel)
15 Iluminação (58d)
16 Cruise control (Res)
17--------------
18 Bus de dados

Cablagem
Podem comprar nova, p. ex., na Kufatec.de, e no ebay. Ronda os 40 euros mais portes de envio. Fica mais barato se for numa sucata.
Imagem



Imagem
À esquerda a normal (só para CC); à direita para CC e telefone

Se não temos Cruise Control (CC) instalado, podemos trocar a manete por uma com interruptor para VMF, ref. 8L0 953 513 S 01C :


Se o CC já está instalado, temos duas opções:

A.- Instalar a manete referida

B.- Podemos aproveitar a manete do cruise control existente, ref.: 1J0 953 513 01C:

No caso B há duas opções: numa funcionam somente os controlos do volante e aproveitamos a manete só para ON/OFF. Na outra funcionam os controlos da manete e do volante:

B.1.- Ligar os cabos SET/+ e RES/- do volante e do comando em paralelo, e o da ligação on/off em série com o cancel. Assim evitaremos interacções e os controlos funcionarão.

O esquema em espanhol:
Imagem

Imagem

B.2.- Simplemente desligamos os cabos da manete SET/+ e RES/-, aproveitando da manete somente o interruptor ON/OFF.

Possivelmente também vamos precisar de um anel de airbag

Se o nosso carro tem ESP já tem a ficha de 5 cabos: (2 pins para airbag, 1 pin para massa, 1 para o terminal 15, 1 para bus de dados), ref. 1J0 959 654 AG ou equivalente (AP, etc)

Imagem


Imagem

Imagem

Depois de termos as ligações feitas, entra em campo um pequeno truque que consiste em enganar o carro e este entender que está a receber os comandos do volante original.
Tiramos as placas dos botões do VMF do golf 4 ou Passat e passamos dois fios por cada botão.
Imagem
Depois tiramos as placas dos botões do nosso volante: que podem ser do golf 6 ou scirocco ou do golf 5:
Imagem

Finalmente fazemos uma ligação directa com a placa do nosso volante, ou até podemos fazer uma placa nova, pois apenas o que interessa são os botões e a iluminação:
Imagem
Finalmente, se não temos instalado o radio oem é só comprar um adaptador de comandos no volante para golf 4 (custam entre os 20 e os 40 euros). E talvez seja preciso o vag com para acertar alguns pormenores.
Imagem

E penso que é tudo. Qualquer contributo é bem-vindo e será acrescentado ao tópico :D
Se alguém quiser, poderei vender a cablagem, o relé 452, o anel do airbag e os botões originais do golf 4.
Por último e por precauções legais, resta alertar que não serei responsável por qualquer dano que causem ao carro, isto é informação que recolhi e que partilho, e se decidirem avançar com este trabalho é por vossa conta e risco. 8)
Última edição por Karl Martin em 08 mar 2011, 17:11, editado 1 vez no total.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
mpercheiro
Rookie
Rookie
Mensagens: 126
Registado: 20 jan 2011, 09:57
Veículos: Golf VI 2.0 110cv

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por mpercheiro »

Muito bom DIY! Obrigado pelo trabalho ;)
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

Obrigado, estive uma tarde inteira a fazer este diy, inspirado, quase na totalidade, num diy espanhol. :D Penso que é uma solução boa para quem, como eu, comprou o volante do scirocco e quer que os botões (pelo menos alguns) funcionem. Não existem muitas mais hipóteses. Em França há um user que vende o sistema FIS+ e um add on para que os botões funcionem, mas é preciso estar em lista de espera e pagar à volta de 400 euros. Outra hipótese que pensei, mas ainda não executei, é comprar um comando remoto original do rádio (no meu caso custa cerca de 40 euros :!: :evil: ) instalar o mesmo num local onde o emissor infra-vermelho alcance o rádio e fazer ligações directas entre os botões do volante e os botões do comando remoto (que poderá ficar, por exemplo, junto do botão que abre a portinhola do combustível 8) ). Ou, então comprar um comando remoto de Hong Kong que copia os sinais do comando remoto original e fazer esta adaptação nesse comando 8). Ainda não tentei esta última hipótese pois preciso do comando original, para que o comando made in china copie os sinais, (em questões de copianço os chineses são bons). :(
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

E eu a julgar que este DIY iria ajudar muita gente :(
Tanto trabalho para nada :evil:
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por amgraphics »

bem, só agr é vi este diy.

vou ler isto com mais atenção qnd tiver um tempinho.. :P
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Semir Gerkhan »

Bom DIY, realmente sai mais barato optar por fazer essa instalação do que comprar o FIS+, é pena os botões do volante do Golf VI não funcionarem todos.

A única solução para ficar com tudo a trabalhar a 100% é mesmo o FIS+, e por falar nisso, não tinhas comprado um ao Opeos?

Fica aqui um vídeo do FIS+ a trabalhar com o volante e com o RNS 510 num Golf 4:



Abraços
BMW 535d E60 ///M
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

Boas semir
O Fis+ está pre-reservado. conto recebê-lo dentro de dois meses. 8)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

Alguem sabe como abrir o porta rales? Como é que se separa a parte rosa da parte negra?
Imagem
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por amgraphics »

na parte rosa tens uma patilha que soube..
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

já tentei e essa patilha apenas cade para a direita ou para a esquerda, mas em nenhuma das posições consigo tirar essa parte rosa :?
É aquela parte que fica perto do fio branco da cablagem, aquilo dá para empurrar para dentro e puxar para fora, mas subir... não estou a ver :oops:
Última edição por Karl Martin em 08 mar 2011, 18:25, editado 1 vez no total.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Semir Gerkhan »

Karl Martin Escreveu:Boas semir
O Fis+ está pre-reservado. conto recebê-lo dentro de dois meses. 8)
Demora assim tanto?

O que interessa é vir bem feito...

Que rádio vais utilizar?
BMW 535d E60 ///M
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

Semir Gerkhan Escreveu:
Karl Martin Escreveu:Boas semir
O Fis+ está pre-reservado. conto recebê-lo dentro de dois meses. 8)
Demora assim tanto?

O que interessa é vir bem feito...

Que rádio vais utilizar?
Demora um pouco, mas o prazo mais dilatado também tem a ver com as finanças, sou finalista na faculdade de letra da UP e o socrates e aquela gente que o rodeia, decidiram que este ano não teria direito a bolsa de estudos por: falta de aproveitamento. Sendo que no ano anterior inscrevi-me a 12 disciplinas e terminei 11. :twisted: Falta de aproveitamento....o tanas. De qualquer forma, eu que não assisto a uma unica aula vou ter que pagar mais de mil euros de propinas e esta mer** alterou-me as prioridades...
Desculpem o desabafo, de qualquer forma não desisti do projecto e mantenho contactos regulares com o Golfopeos. Em breve haverá novidades. O meu radio é um Kenwood DNX5260BT e ele disse-me que seria necessário o add on para que os botões fiquem a funcionar. :)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Semir Gerkhan »

Karl Martin Escreveu:
Semir Gerkhan Escreveu:
Karl Martin Escreveu:Boas semir
O Fis+ está pre-reservado. conto recebê-lo dentro de dois meses. 8)
Demora assim tanto?

O que interessa é vir bem feito...

Que rádio vais utilizar?
Demora um pouco, mas o prazo mais dilatado também tem a ver com as finanças, sou finalista na faculdade de letra da UP e o socrates e aquela gente que o rodeia, decidiram que este ano não teria direito a bolsa de estudos por: falta de aproveitamento. Sendo que no ano anterior inscrevi-me a 12 disciplinas e terminei 11. :twisted: Falta de aproveitamento....o tanas. De qualquer forma, eu que não assisto a uma unica aula vou ter que pagar mais de mil euros de propinas e esta mer** alterou-me as prioridades...
Desculpem o desabafo, de qualquer forma não desisti do projecto e mantenho contactos regulares com o Golfopeos. Em breve haverá novidades. O meu radio é um Kenwood DNX5260BT e ele disse-me que seria necessário o add on para que os botões fiquem a funcionar. :)
Realmente isso é uma vergonha, mas pronto estás num país em que não se dá nada a ninguém...

Que extras traz o rádio?
BMW 535d E60 ///M
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Karl Martin »

Tem bluetooth, lê usb, dvd, cd, etc, gps (navegação Garmin), ecra táctil, fundo personalizado (quando o ligo aparece o logo VW), entrada para video, para televisão e para camera traseira (vem uma a caminho) e claro, dá rádio fm e am :lol:

É este aqui: Imagem

Imagem
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: BOTÕES DO VOLANTE MULTIFUNÇÕES A FUNCIONAR

Mensagem por Semir Gerkhan »

Parece ser muito bom...

Foi caro?
BMW 535d E60 ///M
Responder