[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS

Responder
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Boas, depois de ser esclarecido sobre a mudança de quadrante normal ou com computador de bordo pequeno, houve users que disseram para partilhar o que aprendi. Assim decidi fazer um DIY. Então, cá vai.

Nota: Tenham sempre muita atenção no que diz respeito ao CAN BUS e Imobilizador. Comprem só quando tiverem a certeza que o vosso quadrante tem CAN BUS, e com o IMMO correcto. Antes de fazerem estas operações desliguem sempre a bateria!

DIY para desmontarem o volante:
:arrow: viewtopic.php?f=14&t=39480 by user Queiros;

:arrow: Quadrante FIS que será instalado:
Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:
Imagem

Este quadrante não tem qualquer computador de bordo. Para trocá-lo pelo FIS é preciso, em 1º de tudo, saber se o vosso carro tem CAN-BUS. Se tiver, sigam o 1º passo, se não tiver, terão de adquirir e instalar um adaptador para CAN BUS.

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Manete para computador de bordo;

Imagem

:arrow: 4 fios para fazerem a ligação;
:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
:arrow: Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Desmontem o volante, se precisarem de ajuda usem o DIY do Queiros que está no inicio da pagina.

5º Passo
:arrow: Com o volante retirado, passem os 4 fios desde a zona da manete até à zona do quadrante. Depois, liguem os fios ao quadrante FIS novo e à manete, e montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram. A seguir, montem a manete e depois o volante e o airbag.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:

Imagem

Este quadrante tem um pequeno computador de bordo na zona das horas. O procedimento para alterá-lo é igual do de cima, tem de ter CAN BUS. A diferença é que já trás a manete e os fios, é só alterar (se tiverem CAN BUS).

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
:arrow: Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:

Imagem

Este quadrante já traz o computador de bordo normal, com meio ecrã. Para trocar para FIS, é mais fácil, é só desmontar um e montar outro.

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

E pronto, quanto à parte física está tudo explicado, agora é que dói.
Para o quadrante ficar operacional, é preciso casarem as chaves com o quadrante e meter os vossos km. Para isso, vão precisar do VAGTACHO.
Podem meter os seguintes extras no quadrante:

Com VAGCOM:
:arrow: Activar aviso sonoro dos cintos de segurança;
:arrow: Activar aviso sonoro de porta aberta;

Com VAGTACHO
:arrow: Activar autonomia;
:arrow: Activar mensagem WELCOME ao ligar a ignição;
:arrow: Mudar o icone de portas abertas;
:arrow: Etc...

O que precisam de saber sobra as referências:

Vamos usar como exemplo o quadrante 1J5 920 845 CX.

1J5 - Sport Edition. Se for 1J0 é o normal.
920 - Quadrante com CAN BUS. Se for 919 não tem CAN BUS.
8 - Km/h. Se for 9, é em mph.
4 - Display FIS. Se for 2 é MFA, se for 0 não tem Computador de Bordo.
5 - IMMO 2. Se for 6 tem IMMO 3
C - Diesel. Se for A é gasolina, excepto o motor 1.4 que não tem letra.
X - Revisto/recondicionado pelo fabricante (Obrigado Karl Martin)


Depois de tudo isto, ficam tudo operacional.
Desde já agradeço aos users sport999leonfr e Karl Martin por me terem esclarecido várias duvidas.
Algumas fotos são do fórum Golfiv.fr, outras minhas, outras daqui. Depois vou melhorando o DIY para ficar mais esclarecedor.

Espero ter ajudado
Última edição por Semir Gerkhan em 17 jul 2011, 10:31, editado 3 vezes no total.
BMW 535d E60 ///M
dconfusion
Pro
Pro
Mensagens: 1289
Registado: 23 ago 2009, 13:01
Localização: Lisboa

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por dconfusion »

Parabéns pelo DIY amigo :) dá bastante jeito! Até não me importava de trocar o meu por um FIS se bem que os preços deles novos devem ser um abuso.. :P
Abraço
$_Marco_$
Pro
Pro
Mensagens: 4042
Registado: 17 out 2005, 22:32
Veículos: Audi S3 1.8T
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por $_Marco_$ »

O meu tem o computador de bordo no relogio como é que se vê se tem can-bus ? isto era uma ganda modificação para o meu.
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

$_Marco_$ Escreveu:O meu tem o computador de bordo no relogio como é que se vê se tem can-bus ? isto era uma ganda modificação para o meu.
Com o VAG COM. De que ano é o teu carro?
BMW 535d E60 ///M
$_Marco_$
Pro
Pro
Mensagens: 4042
Registado: 17 out 2005, 22:32
Veículos: Audi S3 1.8T
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por $_Marco_$ »

é de 99\01 . já n me lembro é do part number do quadrante.
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

$_Marco_$ Escreveu:é de 99\01 . já n me lembro é do part number do quadrante.
Em princípio não deve ter... mas faz-se. Fica é mais caro.
BMW 535d E60 ///M
fmba
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 31 mar 2008, 21:40

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por fmba »

Semir Gerkhan Escreveu:
$_Marco_$ Escreveu:é de 99\01 . já n me lembro é do part number do quadrante.
Em princípio não deve ter... mas faz-se. Fica é mais caro.
Boas.
Bom DIY! A questão é onde encontrar o tal emulador de can bus? O meu carro é de 98 por isso não tem.. pelos vistos só têm a partir de 2000.
Pelo que li, o emulador de can bus não tira o erro do airbag e mais qq coisa, sendo preciso dar a volta ao problema. Estou correcto?
Cumps

PS: para não se confundirem estou a falar do caso de mudar de um NÃO CAN-BUS para um que tenha can bus.
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Boas.
Bom DIY! A questão é onde encontrar o tal emulador de can bus? O meu carro é de 98 por isso não tem.. pelos vistos só têm a partir de 2000.
Pelo que li, o emulador de can bus não tira o erro do airbag e mais qq coisa, sendo preciso dar a volta ao problema. Estou correcto?
Cumps

PS: para não se confundirem estou a falar do caso de mudar de um NÃO CAN-BUS para um que tenha can bus.
Boas amigo, o que te posso dizer é que só podes meter esse quadrante num sem CAN BUS montando um adaptador desses, para o arranjares, Kufatec, para despistares esses problemas, um bom electricista consegue dar a volta a esse problema. Mas uma coisa é certa, para vir em alguns e não vir noutros... foi um erro. Mas pronto...

Cumps
BMW 535d E60 ///M
fmba
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 31 mar 2008, 21:40

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por fmba »

Semir Gerkhan Escreveu:Boas amigo, o que te posso dizer é que só podes meter esse quadrante num sem CAN BUS montando um adaptador desses, para o arranjares, Kufatec, para despistares esses problemas, um bom electricista consegue dar a volta a esse problema. Mas uma coisa é certa, para vir em alguns e não vir noutros... foi um erro. Mas pronto...

Cumps
Obrigado pela resposta.
O tal adaptador é este então : http://www.kufatec.de/shop/product_info ... N-Bus.html ?
Hei de fazer esta modificação no meu, quando tiver tempo e dinheiro :)
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

fmba Escreveu:
Semir Gerkhan Escreveu:Boas amigo, o que te posso dizer é que só podes meter esse quadrante num sem CAN BUS montando um adaptador desses, para o arranjares, Kufatec, para despistares esses problemas, um bom electricista consegue dar a volta a esse problema. Mas uma coisa é certa, para vir em alguns e não vir noutros... foi um erro. Mas pronto...

Cumps
Obrigado pela resposta.
O tal adaptador é este então : http://www.kufatec.de/shop/product_info ... N-Bus.html ?
Hei de fazer esta modificação no meu, quando tiver tempo e dinheiro :)
Atenção, esse adaptador é para o MFD... não tem nada a ver com o quadrante :!: :!: :!:
BMW 535d E60 ///M
fmba
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 31 mar 2008, 21:40

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por fmba »

Boas, então nessa loja qual é o modulo certo?

Parabéns mais uma vez pelo DIY, muito bom :wink:
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

fmba Escreveu:Boas, então nessa loja qual é o modulo certo?

Parabéns mais uma vez pelo DIY, muito bom :wink:

Só vendo é que te sei dizer...

Eu digo-te alguma coisa
BMW 535d E60 ///M
$_Marco_$
Pro
Pro
Mensagens: 4042
Registado: 17 out 2005, 22:32
Veículos: Audi S3 1.8T
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por $_Marco_$ »

Pelo que entendi infelizmente o meu não deve ter o tal can bus .. tenho que me informar melhor sobre o assunto.
Pistard
Amateur
Amateur
Mensagens: 319
Registado: 01 nov 2006, 16:34
Localização: South...

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Pistard »

Obrigado por partilhares o teu conhecimento. ;)
"A Glória é eterna, a dor é momentânea!"

Vw Golf Variant Highline 1.9TDI 96KW 02' c/ Xenon OEM, FIS, CB, MFD...
viewtopic.php?t=13728

Feedback: viewtopic.php?t=29431
Semir Gerkhan
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 06 jun 2009, 17:50
Localização: Por terras francesas...
Contacto:

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Pistard Escreveu:Obrigado por partilhares o teu conhecimento. ;)
:D :D :D
BMW 535d E60 ///M
Responder