Semir Gerkhan Escreveu:Vamos lá por isto em pratos limpos
, precisam do VAG TACHO para entrarem na OBD/EPROM do quadrante, que vos permite alterar os km, activar autonomias, ponteiros ligados, descobrir Login Code, etc, e precisam do VAG COM para casarem as chaves com o quadrante.
Nem mais
O ideal seria mantermo-nos focados no principal: como aplicar quadrante FIS ou MFA em carro que não o tenha e/ou aplicar quadrante can bus em carros pré can bus. Em breve postarei aquilo que fui aprendendo, porque existem duas maneiras como referi algures de aplicar um vdo ou mmo fis can bus num carro pré can bus: 1º: com um adaptador ou interface ou emulador,ou conversor can bus (chamem-se o que quiser); 2.º: religando a cablagem. Existem vários adaptadores can bus que convertem o sinal analogico em can bus ou vice-versa a preços razoáveis. Mas estamos perante operações complexas que envolvem a comunicação entre a ECU, o ABS, os módulos das portas, o modulo comfort, ESP, o quadrante, o alarme, etc... Sabe-se que o protocolo can bus foi criado pela Bosch talvez nos anos 80. A primeira vez que foi usado em carros (de gama alta) foi em 1991. A tecnologia evoluiu. Basicamente o protocolo can bus faz com que exista uma espécie de rede neurologica no carro, com todas aquelas peças a comunicarem entre si, recebendo e enviado informação, em tempo real, por uma rede multiplexada. O protocolo can bus tem aplicação na aeronautica, na informatica, nos automoveis, etc. Decifrar o protocolo can bus é complicado, até porque é, como todas as tecnologias, mutante, sofre transmutações periodicamente. Aqueles que estão na posse dessa informação fazem com que permaneça um segredo bem guardado. Mas existem avanços por parte dos consumidores/condutores. Lentos, mas graduais. O Golf 4 nasceu em 1997, há 13 anos e ainda não é do domínio publico uma coisa que parece simples: aplicar um quadrante de um Golf 4 do ano 2001 (p.ex.) num golf 4 do ano 2000 ou 1999. Por isso o importante será reunir informação e disponibilizá-la, porque aquilo que eu aprendo, eu divulgo, não pretendo descobrir uma solução com aplicação prática nos carros de muitos de nós e depois fazer disso uma fonte para ganhar dinheiro. Assim, mais importante do que discutir o sexo dos anjos ou de andar a discutir banalidades, como quais as funções do vag tacho e do vag com, ou a importância da exportação das bananas para paises em vias de desenvolvimento, seria mesmo isto: contribuir com informação para desvendar este mistério que parece ser o protocolo can bus.
Tenho dito