DESCULPEM O PORTUGUES BRASILEIRO...
Eu mesmo fiz esse modificação no meu Golf à alguns dias!
O Resultado foi EXCELENTE
Espero que gostem amigos! Obrigado!
Agora, vamos lá...
Considerações iniciais
Mudar as caracteristicas do painel é de certa maneira fácil, porém muito trabalhoso e delicado. Então é recomendado fazer todo esse procedimento em um dia especialmente destinado à ele, em uma bancada plana e limpa, com todos os materiais necessários.
O Golf Mk3 possui 3 tipos de marcas diferentes de painéis, cada modelo e nacionalidade tem seu tipo próprio.
Todo esse procedimento foi realizado em um painel da marca MotoMeter!
O procedimento para os painéis da marca VDO, apesar de possuirem uma placa de circuitos diferente, seguem os mesmos principios.
Material utilizado:
- Ponteiros de Acrilico
- LEDs (SMD ou 3mm)
- Resistor de 460 Ohms
- Cola (pode ser Cola Quente, Cola Madeira ou Silicone RTV de cura NEUTRA)
- Ferro de Solda
- Desoldador
- Fios flexíveis de 0,2mm e 1,0mm
Primeiro Passo - RETIRAR O PAINEL
Retirar o painel é bem simples e rápido. Vamos precisar somente de uma chave de fenda.
Devemos retirar a parte plástica que envolve o volante, soltando os 2 parafusos embaixo.
Logo em seguida, retiramos as 3 capinhas plasticas que envolvem o painel, como podemos ver na foto circuladas em vermelho.
Para retirar as capinhas, usamos uma chave de fenda comum, com o efeito-alavanca. A força a ser aplicada deve ser bem de leve, caso contrário, pode-se deixar marcas da chave nas peças.
Agora chegou a hora de retirar a chave seletora de farol, pois embaixo dela encontra-se um parafuso que deve sair para retirarmos a moldura interna do painel.
Note que essa chave seletora é travada por uma espécie de pino. Com uma chave de fenda, aperte o pino e force a chave para fora, até sentir que ela está destravada.
A chave seletora deve sair. Não há necessidade de se tirar o chicote, deve-se apenas desparafusar o parafuso atrás da chave seletora, que prende a moldura.
Depois de desparafusar os 2 parafusos que prendem a moldura do painel, é hora de retira-la.
Essa moldura, além dos 2 parafusos, é presa por presilhas na parte de cima, para solta-las basta fazer uma ligeira força, puxando para fora.
Agora já temos acesso ao painel. Ele é preso no carro por 2 parafusos, como podemos ver na foto. Basta desparafusá-los, e "deitar" o painel para que possa de desprender das presilhas de baixo.
Desconecte o chicote na parte de trás do painel.
Com o painel solto, basta retirá-lo normalmente.
Pronto.
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Segundo Passo - ABRIR O PAINEL
Com o painel em cima de uma bancada plana, retire a capa plastica que envolve o painel, para isso basta abrir as presilhas laterais, conforme podemos ver na foto (note que não há nenhum parafuso, apenas encaixe).
Tome muito cuidado ao retirar a capa, todos os componente são bem sensíveis!
Já sem a capa plastica que envolve o painel, agora devemos retirar os 4 ponteiros.
Segure no centro do ponteiro, e comece a rodar em sentido contrário à sua rotação (anti-horário), puxando levemente para cima!
Não se deve fazer força excessiva para retirá-los, pois o ferro que sustenta o ponteiro é bem fino e sensível, pode entortar! Caso isso aconteça, o conserto pode ser feito com um alicate de bico fino.
Logo após a retirada dos ponteiros, devemos retirar o painel mostrador. Para isso, basta soltar seus encaixes.
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Terceiro Passo - MUDAR A COR DO LCD
Para mudarmos a cor do BackLight do LCD do painel (hodômetro e relógio), devemos tirar a capa protetora (branca), e assim ter acesso aos LEDs!
A capa branca possui diversas presilhas que a prendem juntamente com a Placa de Circuitos, e além disso, o LCD é diretamente soldado!
Note na foto acima, as presilhas, bem como o ponto de solda do LCD:
Devemos desoldar esses pontos, nos dois LCDs do painel.
Logo depois, a capa branca irá sair sem nenhuma resistencia.
Com o painel sem a capa, temos a seguinte foto:
A foto mostra com a seta onde estão soldados os LEDs do LCD, que são no Total 4! Originalmente eles são VERDES, então para trocar de cor, basta tira-los e soldar outro em seu lugar, com a cor de sua preferência!
Os LEDs originais são do Tipo SMD... (como mostra a foto acima, são LEDs quadradinhos que encontramos no celular, chaves do carro, e placas de computador).
Esse tipo de LED nem sempre é fácil de se encontrar, e geralmente são vendidos apenas em grandes quantidades.
Mas, podemos substituir normalmente esses LEDs SMD por LEDs convencionais de 3mm!
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Quarto Passo - TROCAR OS PONTEIROS E ACETATO
Ainda com a carcaça branca separada da placa, é a vez de trocar os ponteiros, e de colar o acetato ou mesmo um adesivo para painel
Primeiramente, devemos posicionar corretamente o acetato (ou adesivo) no painel, tomando como gabarito as medidas do mostrador original!
No caso de ser ACETATO, os mostradores originais devem ser retirados. O acetato possui uma espessura maior que o mostrador original, então, se colocarmos um em cima do outro, pode afetar no fechamento ou na vedação do painel!
O acetato pode ser colado diretamente na carcaça branca utilizando cola quente, ou mesmo cola madeira (sempre em pequenas quantidades)
Se for usar ADESIVO, ele DEVE ser colado em cima dos mostradores originais! A espessura do adesivo é praticamente despresível!
Depois de colocarmos o acetato ou o adesivo, vem a hora de adaptar os Leds que irão iluminar os ponteiros!
Esses LEDs devem ser tipo SMD para ter um efeito mais próximo dos painéis com backlight original, e também pela facilidade de adaptação (já que o espaço para adapta-lo é bem restrito), mas nada impede de usarmos LEDs convencionais de 2 ou 3mm!
Note que no centro da carcaça branca (parte interna), existem furos para os ferrinhos dos ponteiros passarem.
Os LEDs devem ser colados (cola quente) ao redor desses furos, formando um semi-circulo com aproximadamente 2mm ou 3mm de distancia entre eles.
3 LEDs são mais que suficiente para cobrir toda a área de rotação dos ponteiros maiores, pois eles possuem difusores de luz em seu interior, que espalham a luz emitida por igual! Já nos ponteiros menores, apenas 1 Led no centro é suficiente!
Para os LEDs, usamos fios de 0,2mm (WireTipes) para que não haja nenhum problema em fechar o painel postariormente!
Depois de soldados, os fios devem ser passados pela carcaça e serem colados, para que não se soltem durante a remontagem! (mais adiante iremos mostrar onde fazer a ligação dessa fiação no painel)
Depois de adaptar os LEDs, é hora de colocar os ponteiros no lugar!
Para isso foram usados ponteiros de um painel usado e quebrado de AUDI A3, porém, podemos utilizar qualquer tipo de ponteiro da linha VW (incluindo Audi e Seat) que sejam de acrilico e possuam difosores de luz em seu interior.
Existe uma pequena variação de um ponteiro para outro, como é o caso do ponteiro do Gol G3 e do Golf Mk4. O painel do Golf Mk4 possui os mostradores maiores que o do Gol G3, e consequentemente, os ponteiros também!
Podemos usar por exemplo, os seguinte ponteiros: Golf Mk4, Polo 9N, Passat B5, Audi A3, Gol G3, Beetle, e etc.
Dependendo do ponteiro que escolhermos, poderá ser necessária certas adaptações.
Nesse caso, o ponteiro que foi usado tinha sua haste muito grossa, fazendo raspar nas laterais, impedindo assim seu correto funcionamento.
Esse tipo de problema pode ser facilmente resolvido usando uma lixa de unha para retirar todo o excesso
Para colocar os ponteiros no lugar, basta fazer o processo inverso que fizemos para retirá-los!
Segurando com os dedos pelo centro, vamos "rosqueando" os ponteiros (sempre no sentido ANTI-HORÁRIO), fazendo uma pequena força para encaixa-los no lugar!
Logo após firmarmos os ponteiros, temos que regulá-los para funcionarem corretamente.
Para essa regulagem, devemos colocá-los todos na posição ZERO dos marcadores, até os ponteiros apresentarem uma certa resistência para continuar girando.
Caso não consiga colocar algum dos ponteiros exatamente na posição zero, não gire-o no sentido horário, continue a rotação completa até chegar novamente no ZERO!
Quando alinhamos todos os ponteiros com os mostradores na posição ZERO, o painel ao ser ligado vai reconhecer essa posição como se fosse a posição inicial!
Para testarmos se tudo está ok com a iluminação, precisaremos de uma fonte 12V (podemos testar com a bateria do carro)
Devemos então, ligar os 12V na parte de fora do painel, no canto superior direito, conforme podemos ver na foto:
OBS: É também nesse ponto, onde iremos ligar a fiação dos LEDs que estão iluminando o ponteiro, usando um resistor de 460 Ohms. O acetato também poderá ser ligado nesse ponto.
Todos os LEDs devem acender, inclusive os LEDs do BackLight do LCD. Caso não acenda, verifique se foram soldados na polaridade correta!
Estando tudo funcionando perfeitamente, é hora de encaixarmos a placa do painel na carcaça branca. Não se esqueça de SOLDAR novamente os pontos de conexão do LCD, como mostramos nas fotos anteriores!
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Quinto Passo - MONTAGEM DO PAINEL
Chegamos então ao final da montagem.
Já com a carcaça soldada na placa do painel, COM MUITO CUIDADO devemos colocar a proteção plastica e encaixa-la nas presilhas laterais!
OBS: Muito cuidado para não bater nos ponteiros!
O painel já está pronto para ser usado! Agora, devemos colocar novamente no carro...
Assim que o chicote for conectado no painel, os ponteiros irão retornar à posição em que regulamos anteriormente, nessa hora podemos ouvir os motores dos ponteiros se auto-ajustando.
Ligue a ignição e verifique se os ponteiros da temperatura e do combustível estão funcionando.
O resultado final deve ficar parecido com esse:
DE DIA:
DE NOITE:
FAQ:
Onde conseguir os ponteiros?
Em qualquer loja de manutenção de painéis, ou retirando de painéis já usados.
Onde comprar LEDs SMD?
Esses LEDs podem ser comprados em lojas de eletrônica, oficinas de manutenção de celulares, ou pela internet através do site http://www.farnell.com.br/
Não tenho LEDs tipo SMD, qual seria a alternativa?
Podem ser usados LEDs comums de 3mm. Porém necessitam de uma certa adaptação para se tornarem com foco 180º. Para isso, basta lixar a parte superior do LED com uma lixa de unha ate formar uma superfície plana que servirá como difusor de luz.
Onde vende adesivos refletivos para o painel?
Podem ser encontrados com facilidade no MercadoLivre, ou em lojas especializadas, como por exemplo: http://www.velobakar.com.br
Onde posso comprar o acetato para o Mk3?
No Ebay.
Como fico sabendo a marca do meu painel?
Todo painel tem o nome da marca impressa na carcaça traseira.
É possivel também, saber através do aviso de tanque de combustível na reserva, que os painéis da marca VDO e TRW possuem.
Meu painel é de outra marca, o processo é o mesmo?
Esse tutorial foi desenvolvido usando um painel da marca MOTOMETER, e também serve para a marca TRW. Os painéis da marca VDO possuem algumas diferenças tanto na carcaça como na placa de circuitos, mas o princípio é o mesmo!
Depois da montagem meus ponteiros não funcionaram, o que devo fazer?
Verifique se algo impede do ponteiro correr livre. Geralmente isso ocorre quando algum fio prende no motor, ou então os ponteiros raspam nas laterais.
Mesmo depois de alinhado, meu ponteiro do velocímetro sobre um pouco quando ligo a ignição, saindo do zero. O que pode ser?
É normal. Apesar de perfeitamente alinhado quando aberto, o painel pode apresentar certas variações na regulagem. Deixe o painel desligado por cerca de 2 minutos com a chave fora do contato, em seguida, coloque a chave e ligue o carro rapidamente sem parar na ignição. Repita esse processo até o ponteiro não subir mais, e ficar alinhado no ZERO novamente.
Quem tiver mais dúvidas, é só perguntar! :coolio:
[DIY GOLF 3] - Mudar luz Painel de Instrumentos p/ Backlight
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As fotos??
O post parece mm fixe, mas....
Já faltam a maior parte das fotos.. Tenta polas outra vez..
Queria mm fazer esta modificação
Já faltam a maior parte das fotos.. Tenta polas outra vez..
Queria mm fazer esta modificação
Bruno
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