[DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Responder
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

[DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pedrocoelho98 »

Boas companheiros golfistas!

Bem sei que não será novidade este tipo de montagem, mas foi o meu primeiro DIY e tanto quanto sei ainda não existe em português para o VI... por isso cá vai:

Começando pela preparação do comando logo me deparei com uma diferença em relação à maioria do pessoal... o meu comando tem 2 botões que abrem duas portas diferentes da garagem...

Como não posso carregar nos dois botões ao mesmo tempo (o comando entra em modo de programação) pensei em arranjar um circuito que me ligasse um dos botões e ao fim de 1-2s abrisse esse e fechasse o segundo e vice-versa… Tal não foi possível em tempo útil e por isso arranjei outro comando e utilizo um botão de cada comando.
Isto é válido para quem tem um ou mais comandos, para uma ou mais portas! Podem colocar dois ou mais comandos todos escondidos e a funcionar com um único interruptor.
Também poderia ter instalado dois botões na consola mas como só tenho um espaço livre tive de meter tudo em um:
Imagem
Vê-se mal mas tem o botão do ESP, livre, Parkassist, Parkpilot e reset da pressão dos pneus.
Encomendei então o botão personalizado:

Imagem
Imagem

Este tem dois pares de fios. O do terminal preto para o led de iluminação noturna e o o outro para ligar ao interruptor do comando.
É preciso abrir as duas patilhas (setas) com uma chave de fendas para o "miolo" sair

Imagem

Depois de aberto deparamo-nos com isto:

Imagem
Imagem
Imagem
A cobertura de borracha sai e por baixo temos os contactos.

Imagem

Dá para ver que a placa está preparada para levar com outro contacto do lado esquerdo e foi lá que fiz o outro contacto improvisado:

Imagem


Passando os fios pelos buracos que não têm pinos e colando os dois por cima do local onde o botão da membrana transparente faz contacto, ficamos com outro interruptor accionado pelo mesmo botão.

Imagem
Imagem

Falta soldar os dois pares de fios a cada um dos comandos:

Imagem
Imagem

Ter em atenção para não ligar o botão equivalente de cada comando!

Imagem

E testar

Imagem


A parte de montar o botão e os comandos no sítio final da consola central já está mais que explicado, mas para quem quiser aqui fica (as fotos não são minhas (retiradas daqui http://www.myturbodiesel.com/1000q/a6/h ... all-VW.htm excepto as duas últimas com o meu resultado final!)


Antes de mais desligar a bateria do carro!... Não sou responsável obviamente por danos...

Começar por puxar a cobertura do fole da alavanca de velocidades.

Imagem
Imagem

Sai facilmente.

Por baixo vão estar dois Torx T15 que devem ser retirados. Cuidado aqui para não os deixar cair para debaixo do material esponjoso cinzento…

Imagem

Agora é só levantar o porta-cinzeiro e desligar os conectores dos botões (pelo menos do ESP e do isqueiro (no meu caso os outros todos).

Imagem
Imagem
Imagem


O meu aqui por baixo é ligeiramente diferente. Tem a conduta de ar mais pequena e encostada mais à esquerda e tem muito mais acolchoamento anti-ruído. Forma também duas pequenas bolsas de cada lado do túnel que se podem aceder pelo lado do passageiro e do condutor (por baixo da cobertura lateral da consola central que divide a parte de plástico com a parte já de alcatifa). Foi onde coloquei cada comando embrulhado em espuma para evitar ruídos. e um de cada lado para não interferirem um com o outro já que funcionam na mesma frequência!

Depois é só retirar a cobertura vazia do sítio onde se vai colocar o novo botão (sai para cima facilmente)

Imagem

e ligar o contacto preto do led num dos outros botões ligando depois a ficha original desse botão ao nosso contacto preto. Aqui há que fazer uma ressalva porque se isto for feito no botão do ESP a ficha vai ficar mais comprida do que o normal e vai bater na conduta de ar que passa mesmo por baixo do botão do ESP. Eu liguei o contacto preto no botão do Reset da pressão dos pneus e cabe tudo direitinho.

Voltar a montar tudo pela ordem inversa e já está.

Aqui as minhas fotos finais ainda por limpar e onde se aproveita para ver a diferença de cor entre o novo botão e os originais devido ao tratamento com os produtos de detalhe!! Hehe Deposi das fotos já lhe passei o poorboys natural look e já está tudo perfeito com o mesmo tom de preto!

Imagem
Imagem

Para já deixei as pilhas no comando até acabar a garantia. Depois provavelmente vou ligar directamente à corrente do isqueiro: o castanho é a massa e o vermelho/preto a corrente. Neste caso o comando só funcionará com a chave na posição de contacto (na mesma situação que o isqueiro)

Imagem

E pronto. Agora quando chego à porta de casa é só carregar no botão da consola!

O botão personalizado encomendei da carstyle4you http://carstyle4you.com/index.php?cPath=16_22_33_47
por 53,80€ já com portes pois escolhi a cobertura (29,90€) mais o miolo pushbutton (20€) que basicamente é o miolo do botão ESP. Não sei se na VW ficará mais barato. Também se pode fazer com a tampa que se retira do sítio mas tem de se cortar e fica camuflado como aqui http://www.myturbodiesel.com/1000q/a6/h ... all-VW.htm

No final fiquei mesmo satisfeito.
Alguma dúvida disponham.

Abraços
PCoelho
Última edição por pedrocoelho98 em 03 jan 2015, 11:19, editado 1 vez no total.
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
Zombie
Amateur
Amateur
Mensagens: 360
Registado: 03 mar 2008, 10:01
Veículos: VW Golf IV TDI 4motion
Localização: Deserto

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por Zombie »

Muito bom DIY, uma optima solução para quem tem garagem com comando e quer incorporar no carro o comando com um look OEM 8)

Os meus parabéns, continua!

Abraço.
pjlbarros
Amateur
Amateur
Mensagens: 338
Registado: 26 set 2009, 11:07
Localização: Vila do Conde

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pjlbarros »

Muito bom Pedro, parabéns e obrigado por partilhares. :wink:
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por Arad »

Excelente trabalho, ficou impecável, e o teu tem a dificuldade acrescida de estar a trabalhar com 2 comandos.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por Vovin Tharos »

uma duvida: quais as medidas do botao? é que pode ser util para outros modelos
Imagem Imagem
Imagem
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por CAlves »

Parabéns pela modificação, Pedro. :D

Ficou mesmo muito bem, e admiro a tua dedicação tanto para o trabalho de montagem como para a elaboração deste excelente DIY. :wink:

Seria algo que faria "de caras" no meu, se não visse, de momento, alguns pequenos inconvenientes para o meu caso em particular (para mim o ideal seria mesmo uma espécie de módulo que memorizasse a frequência do comando, já que não dá para deixar de andar com ele por causa dos outros carros e de uma ou outra situação em que preciso entrar/sair da garagem a pé)...
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pedrocoelho98 »

CAlves Escreveu:Parabéns pela modificação, Pedro. :D

Ficou mesmo muito bem, e admiro a tua dedicação tanto para o trabalho de montagem como para a elaboração deste excelente DIY. :wink:

Seria algo que faria "de caras" no meu, se não visse, de momento, alguns pequenos inconvenientes para o meu caso em particular (para mim o ideal seria mesmo uma espécie de módulo que memorizasse a frequência do comando, já que não dá para deixar de andar com ele por causa dos outros carros e de uma ou outra situação em que preciso entrar/sair da garagem a pé)...
Obrigado a todos! Já aprendi muito por aqui, por isso também gosto de retribuir!

CAlves, eu também tinha esse problema! A solução é fazer uma cópia do comando (no meu caso tive de fazer duas cópias) que fazes facilmente por 15€ em qualquer casa de chaves (embora tenha encontrado algumas que me pediram 35€ por cada cópia)!

Assim tenho um comando que anda sempre comigo e ainda anda outro no carro da "maria".
Vovin Tharos Escreveu:uma duvida: quais as medidas do botao? é que pode ser util para outros modelos
Quanto às medidas posso postar mais logo!
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
jadelino
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 05 nov 2006, 11:13

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por jadelino »

Boas,

Antes de mais, deixa-me felicitar-te pelo excelente trabalho e por o partilhares.
Eu à bastante tempo que andava para fazer isso no meu carro mas agora que vi o botao que compraste já me decidi a fazer também.
No meu caso tambem tenho um comando com dois botoes que abrem dois portões diferentes, como tenho quatro espaços vazios acho que vou comprar dois e ponho um para cada portão. Agora só duas duvidas;
- Da maneira que fizeste e sendo isso um botao de pressao normal, quando carregas abres os dois portoes ao mesmo tempo certo? É que no meu caso so quero abrir ou um ou outro, tendo de comprar dois botões.
-No link que deste, o botão que la aparece é igual ao que compraste certo? Basta carregar para comprar, escolher a cor, posição meio e switch 20e certo?
Muito obrigado pela ajuda

Abraço
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pedrocoelho98 »

Boas

no teu caso é realmente mais fácil. Podes comprar dois botões (com o mesmo desenho ou desenhos diferentes) até acho que eles fazem o desenho que quiseres...

A melhor maneira é fazeres uma cópia do comando (de preferencia um comando só com um botão para cada portão) e montas cada comando em seu botão da consola!

Os meus portões não abrem ao mesmo tempo porque há um sensor juntos dos portões que só deixa abrir qd o carro está lá, mas se não fosse assim iriam abrir os dois ao mesmo tempo. No teu caso se montares em botões separados não tens esse problema. Quando carregares num deles abre apenas o portão respectivo.

No link só tens de escolher a cor, posição e em vez de switch escolhe o pushbutton (que é igual ao ESP por ex, mal largas o botão ele volta à posição inicial). Se escolheres o switch carregas e quando largas ele fica em baixo, tendo que carregar outra vez para destravar. Não é o mais indicado porque terias de carregar duas vezes no mesmo botão para abrir a porta...
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
electriko
Beginner
Beginner
Mensagens: 44
Registado: 18 fev 2010, 09:43

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por electriko »

Parabens pelo optimo DIY, e obrigado por postares.
Quando puser os portoes automaticos aqui em casa, vou fazer o mesmo.
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pedrocoelho98 »

electriko Escreveu:Parabens pelo optimo DIY, e obrigado por postares.
Quando puser os portoes automaticos aqui em casa, vou fazer o mesmo.
De nada! Depois se precisares de alguma coisa é só dizeres!
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
Dennis
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 22 nov 2010, 10:12

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por Dennis »

Obrigado por postares aqui um excelente DIY, é bastante útil para quem tem portão automático.

Depois ve a Mensagem Privada que te enviei.
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pedrocoelho98 »

Dennis Escreveu:Obrigado por postares aqui um excelente DIY, é bastante útil para quem tem portão automático.

Depois ve a Mensagem Privada que te enviei.
Já respondido! ;)

Qualquer coisa estás à vontade!
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
rodrigues_69
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 10 abr 2011, 19:51
Veículos: VW Golf 6 1.6 tdi trend line

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por rodrigues_69 »

Muito bom, só por tua causa já encomendei o botão e vou incorporar no centro ao lado do botão do esp, depois coloco as fotos e obrigado pelo teu empenho e dedicação.
Abraço
José Rodrigues

Ah, e a seguir vou por a mala a abrir sozinha.!!!
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

Re: [DIY GOLF 6] - Montar comando da garagem incorporado

Mensagem por pedrocoelho98 »

força nisso!!

Qualquer coisa avisa!

Essa da mala também tenho de fazer, mas ainda não compilei tudo o que é preciso...
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
Responder