[DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi

Responder
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

[DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Amigos, aqui fica a minha experiência, ilustrada com fotos, desta pequena operação de manutenção.
Sei que alguns dos termos que vou utilizar podem não ser os mais correctos, e por vezes as explicações podem não ser as melhores, mas conto com a vossa colaboração para rectificar tudo o que seja necessário. Tenho mais fotos, por isso se for necessário, insiro-as também.



1º Perspectiva geral do cofre do motor antes da intervenção (não que se vão notar diferenças no final, mas ok :D ):
Imagem


2º Aqui estão duas delas (as de mais difícil acesso), a raiz do problema do “pegatu…pegatu…pegatu” sempre que de manhã, quando estava fresco (< 8-10ºC), tentava ligar o carro: :evil:
Imagem


3º Desligou-se um dos bornes da bateria, neste caso o negativo, como medida de segurança:
Imagem


4º Passou-se à desmontagem do sistema de aceleração; da tubagem que liga a bomba injectora aos injectores; e de algumas fichas, de forma a termos um acesso mais facilitado à zona das velas de incandescência:
Imagem


Aqui está uma foto já com tudo o que foi referido, removido:
Imagem


5º Passou-se à remoção da barra que transporta a “corrente” a todas as velas, e dos fios que se ligam a esta. Aqui está ela, juntamento com o fio do acelerador e de uma ferramenta (que não sei o nome) com íman na extremidade, muito útil para “pescar” as porcas que teimam em fugir: :)
Imagem


6º Teste à resistência das velas. Das quatro, só uma é que estava funcional, as outras três já estavam de férias há muito: :roll:

Ora aqui está a única sobrevivente ainda colocada:
Imagem


Já cá fora, em liberdade:
Imagem


As outras estavam todas assim: :|
Imagem


7º Depois de testadas, removemos todas as velas instaladas e passamos, à fase de colocação das novas, juntamente com a barra.

Remoção da segunda vela a contar da esquerda:
Imagem


Pormenor de todas as velas, onde se pode ver bem qual a que ainda funcionava (a primeira a contar da esquerda):
Imagem


Aqui estão elas já colocadas:
Imagem


Pormenor da perícia necessária para, depois de colocar as velas no local apropriado (bastante complicado mesmo):
Imagem


Só ao alcance dos predestinados: :lol:
Imagem


8º Depois de instaladas as velas, a barra, e as respectivas porcas, passou-se à ligação das fichas:

Imagem

Imagem

Imagem


9º Depois das fichas e fios ligados, passou-se à reinstalação da tubagem dos injectores e fio do acelerador, e ligou-se, novamente a bateria:

Imagem

Imagem


10º Aspecto final:

Imagem



Espero que tenha sido elucidativo e sirva para ajudar a enriquecer, mais um bocado, este nosso fórum e auxilie quem precisar de fazer este procedimento.

Por último, resta-me agradecer encarecidamente ao Sr. Manuel Brites, pois sem o seu contributo nada disto seria possível, e ainda andava a "stressar" com o carro. :mrgreen:


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Jacaj
Amateur
Amateur
Mensagens: 205
Registado: 01 nov 2007, 15:32
Veículos: Opel Combo 1.7 CDTI
Localização: Malveira/Santa Iria da Azóia

Re: [DIY MK II] Substituir as velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por Jacaj »

Excelente DIY !!!!
Imagem
danhash
Beginner
Beginner
Mensagens: 47
Registado: 08 nov 2009, 02:26

Re: [DIY MK II] Substituir as velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por danhash »

porreiro. tambem fiz assim.
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por soules_s »

"pegatu pegatu pegatu" :lol: :lol: :lol: :lol:

Bom DIY! :wink:
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Amigos/as, sei que poderia ter feito melhor no DIY (poderia fotografar e inventariar toda a ferramenta que foi utilizada, fazer um pequeno vídeo também não era mal pensado, etc,), mas como foi a primeira vez, fico com muito para melhorar para as próximas. ;)

Agora o carro está a pegar como os "fósforos". :D
Ainda hoje de manhã (deviam estar cerca de 5ºC, ou menos), tinha o carro geio de geada, e pensei eu, é desta que vamos ver se o trabalho compensou. Meto-me lá dentro, ligo a chave, espero que a luz da resistência apague, rodo a chave e.......VRUMMMMMMM, à primeira.
Só queria ter a máquina fotográfica para captar o meu sorriso, e não é fácil fazer-me sorrir às 7.30h da manhã, antes de ir para o trabalho. :mrgreen:

Não sei porque é que tenho tanta ternura por um "charuto" destes, mas não o posso negar. Já pensei, várias vezes, desfazer-me dele, mas insisto em arranjar desculpas que seria uma má ideia, quando sei que do ponto de vista racional seria o melhor a fazer. Mas como não somos 100% racionais, também tenho direito à minha parte de irracionalidade. :lol:


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
chico-francisco
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 19 abr 2008, 12:02
Localização: sobral de monte agraço

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por chico-francisco »

muito bom, obrigado, eu já mudei no meu golf e no passat sem retirar os tubos ´com ajuda de um iman deu trabalho mas ficou fixe
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi

Mensagem por Blasar »

chico-francisco Escreveu:muito bom, obrigado, eu já mudei no meu golf e no passat sem retirar os tubos ´com ajuda de um iman deu trabalho mas ficou fixe
Isso é que é ter perícia e paciência. :D

O ideal, na minha opinião que pouco ou nada percebo, era além dos tubos dos injectores, tirar também a bomba injectora para se poder trabalhar de forma conveniente. Mas nesse caso, o mais provável, era que a emenda fosse pior do que o soneto. :mrgreen:


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
GoTcHa_21
Beginner
Beginner
Mensagens: 47
Registado: 01 jun 2006, 18:05

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por GoTcHa_21 »

Bom DYN1

já agora, quant custou cada vela? sao bosch?
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Sim, foram as BOSCH, e custaram cerca de 37€, as quatro.


Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
MTX
Rookie
Rookie
Mensagens: 152
Registado: 15 ago 2008, 16:52

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por MTX »

Já agora uma pergunta! O meu carro deita um pouco de fumo branco, será q o problema pode estar nas velas?? abraço
saramago mk1 gti
Pro
Pro
Mensagens: 1479
Registado: 16 ago 2009, 23:04
Veículos: corsa 1500 td mk1 gti mk2 gtd
Localização: A-D-C/ torres vedras

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por saramago mk1 gti »

MTX Escreveu:Já agora uma pergunta! O meu carro deita um pouco de fumo branco, será q o problema pode estar nas velas?? abraço


Se for em frio poderá ser das velas ,agora se fiser tambem em quente poderá estar a gastar oleo...............
:wink:
Melhor que um mk1,só dois MK1
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por Oizoman »

Pela minha curta experiência, no lugar de uma chave mista para desenroscar ou enroscar as velas de incandescência, recomendo uma chave de luneta.
Tem um ângulo bom para chegar às velas e também o seu comprimento costuma ser maior, duas ajudas preciosas!
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Avatar do Utilizador
Golf2Wannabe
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 05 jul 2012, 21:59
Veículos: Bmw E30 ´87 , Golf 2 GTD ´90
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por Golf2Wannabe »

Muito bom , mas eu nao tenho metade do trabalho !! Como tenho maos grandes mas fininhas consigo trocar as 4 velas sem desapapertar um unico tubo dos injectores.. :D
German Old School Rules !
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por Blasar »

Golf2Wannabe Escreveu:Muito bom , mas eu nao tenho metade do trabalho !! Como tenho maos grandes mas fininhas consigo trocar as 4 velas sem desapapertar um unico tubo dos injectores.. :D
Boas!!

Então já sei, como és cá da zona, da próxima vez dás-me uma ajuda e eu pago as minis. :lol:

Abraço.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Golf2Wannabe
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 05 jul 2012, 21:59
Veículos: Bmw E30 ´87 , Golf 2 GTD ´90
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G

Mensagem por Golf2Wannabe »

Com todo o gosto !!!
Quando quiseres apita !
Já agora , e marcar um encontrozinho de pessoal dos golfs , gostava de conhecer mais "conhecedores" destes carrinhos :mrgreen:
German Old School Rules !
Responder