Boas!!
Amigos, aqui fica a minha experiência, ilustrada com fotos, desta pequena operação de manutenção.
Sei que alguns dos termos que vou utilizar podem não ser os mais correctos, e por vezes as explicações podem não ser as melhores, mas conto com a vossa colaboração para rectificar tudo o que seja necessário. Tenho mais fotos, por isso se for necessário, insiro-as também.
1º Perspectiva geral do cofre do motor antes da intervenção (não que se vão notar diferenças no final, mas ok ):
2º Aqui estão duas delas (as de mais difícil acesso), a raiz do problema do “pegatu…pegatu…pegatu” sempre que de manhã, quando estava fresco (< 8-10ºC), tentava ligar o carro:
3º Desligou-se um dos bornes da bateria, neste caso o negativo, como medida de segurança:
4º Passou-se à desmontagem do sistema de aceleração; da tubagem que liga a bomba injectora aos injectores; e de algumas fichas, de forma a termos um acesso mais facilitado à zona das velas de incandescência:
Aqui está uma foto já com tudo o que foi referido, removido:
5º Passou-se à remoção da barra que transporta a “corrente” a todas as velas, e dos fios que se ligam a esta. Aqui está ela, juntamento com o fio do acelerador e de uma ferramenta (que não sei o nome) com íman na extremidade, muito útil para “pescar” as porcas que teimam em fugir:
6º Teste à resistência das velas. Das quatro, só uma é que estava funcional, as outras três já estavam de férias há muito:
Ora aqui está a única sobrevivente ainda colocada:
Já cá fora, em liberdade:
As outras estavam todas assim:
7º Depois de testadas, removemos todas as velas instaladas e passamos, à fase de colocação das novas, juntamente com a barra.
Remoção da segunda vela a contar da esquerda:
Pormenor de todas as velas, onde se pode ver bem qual a que ainda funcionava (a primeira a contar da esquerda):
Aqui estão elas já colocadas:
Pormenor da perícia necessária para, depois de colocar as velas no local apropriado (bastante complicado mesmo):
Só ao alcance dos predestinados:
8º Depois de instaladas as velas, a barra, e as respectivas porcas, passou-se à ligação das fichas:
9º Depois das fichas e fios ligados, passou-se à reinstalação da tubagem dos injectores e fio do acelerador, e ligou-se, novamente a bateria:
10º Aspecto final:
Espero que tenha sido elucidativo e sirva para ajudar a enriquecer, mais um bocado, este nosso fórum e auxilie quem precisar de fazer este procedimento.
Por último, resta-me agradecer encarecidamente ao Sr. Manuel Brites, pois sem o seu contributo nada disto seria possível, e ainda andava a "stressar" com o carro.
Cumprimentos.
[DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi
-
- Expert
- Mensagens: 706
- Registado: 09 mar 2009, 12:02
- Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
- Localização: Braga
- Jacaj
- Amateur
- Mensagens: 205
- Registado: 01 nov 2007, 15:32
- Veículos: Opel Combo 1.7 CDTI
- Localização: Malveira/Santa Iria da Azóia
Re: [DIY MK II] Substituir as velas de incandescência - 1.6GTDi
Excelente DIY !!!!
-
- Beginner
- Mensagens: 47
- Registado: 08 nov 2009, 02:26
Re: [DIY MK II] Substituir as velas de incandescência - 1.6GTDi
porreiro. tambem fiz assim.
-
- Pro
- Mensagens: 3260
- Registado: 13 jun 2006, 23:33
- Localização: Centro
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi
"pegatu pegatu pegatu"
Bom DIY!
Bom DIY!
-
- Expert
- Mensagens: 706
- Registado: 09 mar 2009, 12:02
- Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
- Localização: Braga
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi
Boas!!
Amigos/as, sei que poderia ter feito melhor no DIY (poderia fotografar e inventariar toda a ferramenta que foi utilizada, fazer um pequeno vídeo também não era mal pensado, etc,), mas como foi a primeira vez, fico com muito para melhorar para as próximas.
Agora o carro está a pegar como os "fósforos".
Ainda hoje de manhã (deviam estar cerca de 5ºC, ou menos), tinha o carro geio de geada, e pensei eu, é desta que vamos ver se o trabalho compensou. Meto-me lá dentro, ligo a chave, espero que a luz da resistência apague, rodo a chave e.......VRUMMMMMMM, à primeira.
Só queria ter a máquina fotográfica para captar o meu sorriso, e não é fácil fazer-me sorrir às 7.30h da manhã, antes de ir para o trabalho.
Não sei porque é que tenho tanta ternura por um "charuto" destes, mas não o posso negar. Já pensei, várias vezes, desfazer-me dele, mas insisto em arranjar desculpas que seria uma má ideia, quando sei que do ponto de vista racional seria o melhor a fazer. Mas como não somos 100% racionais, também tenho direito à minha parte de irracionalidade.
Cumprimentos.
Amigos/as, sei que poderia ter feito melhor no DIY (poderia fotografar e inventariar toda a ferramenta que foi utilizada, fazer um pequeno vídeo também não era mal pensado, etc,), mas como foi a primeira vez, fico com muito para melhorar para as próximas.
Agora o carro está a pegar como os "fósforos".
Ainda hoje de manhã (deviam estar cerca de 5ºC, ou menos), tinha o carro geio de geada, e pensei eu, é desta que vamos ver se o trabalho compensou. Meto-me lá dentro, ligo a chave, espero que a luz da resistência apague, rodo a chave e.......VRUMMMMMMM, à primeira.
Só queria ter a máquina fotográfica para captar o meu sorriso, e não é fácil fazer-me sorrir às 7.30h da manhã, antes de ir para o trabalho.
Não sei porque é que tenho tanta ternura por um "charuto" destes, mas não o posso negar. Já pensei, várias vezes, desfazer-me dele, mas insisto em arranjar desculpas que seria uma má ideia, quando sei que do ponto de vista racional seria o melhor a fazer. Mas como não somos 100% racionais, também tenho direito à minha parte de irracionalidade.
Cumprimentos.
-
- Beginner
- Mensagens: 23
- Registado: 19 abr 2008, 12:02
- Localização: sobral de monte agraço
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi
muito bom, obrigado, eu já mudei no meu golf e no passat sem retirar os tubos ´com ajuda de um iman deu trabalho mas ficou fixe
-
- Expert
- Mensagens: 706
- Registado: 09 mar 2009, 12:02
- Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
- Localização: Braga
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6GTDi
Isso é que é ter perícia e paciência.chico-francisco Escreveu:muito bom, obrigado, eu já mudei no meu golf e no passat sem retirar os tubos ´com ajuda de um iman deu trabalho mas ficou fixe
O ideal, na minha opinião que pouco ou nada percebo, era além dos tubos dos injectores, tirar também a bomba injectora para se poder trabalhar de forma conveniente. Mas nesse caso, o mais provável, era que a emenda fosse pior do que o soneto.
Cumprimentos.
-
- Beginner
- Mensagens: 47
- Registado: 01 jun 2006, 18:05
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Bom DYN1
já agora, quant custou cada vela? sao bosch?
já agora, quant custou cada vela? sao bosch?
-
- Expert
- Mensagens: 706
- Registado: 09 mar 2009, 12:02
- Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
- Localização: Braga
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Boas!!
Sim, foram as BOSCH, e custaram cerca de 37€, as quatro.
Cumprimentos.
Sim, foram as BOSCH, e custaram cerca de 37€, as quatro.
Cumprimentos.
-
- Rookie
- Mensagens: 152
- Registado: 15 ago 2008, 16:52
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Já agora uma pergunta! O meu carro deita um pouco de fumo branco, será q o problema pode estar nas velas?? abraço
-
- Pro
- Mensagens: 1479
- Registado: 16 ago 2009, 23:04
- Veículos: corsa 1500 td mk1 gti mk2 gtd
- Localização: A-D-C/ torres vedras
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
MTX Escreveu:Já agora uma pergunta! O meu carro deita um pouco de fumo branco, será q o problema pode estar nas velas?? abraço
Se for em frio poderá ser das velas ,agora se fiser tambem em quente poderá estar a gastar oleo...............
Melhor que um mk1,só dois MK1
-
- Pro
- Mensagens: 1546
- Registado: 23 out 2007, 09:59
- Localização: -=[ OESTE ]=-
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Pela minha curta experiência, no lugar de uma chave mista para desenroscar ou enroscar as velas de incandescência, recomendo uma chave de luneta.
Tem um ângulo bom para chegar às velas e também o seu comprimento costuma ser maior, duas ajudas preciosas!
Tem um ângulo bom para chegar às velas e também o seu comprimento costuma ser maior, duas ajudas preciosas!
► 1983 GTI ► 1987 GTD ► 1991 GTD Special
- Golf2Wannabe
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 05 jul 2012, 21:59
- Veículos: Bmw E30 ´87 , Golf 2 GTD ´90
- Localização: Braga
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Muito bom , mas eu nao tenho metade do trabalho !! Como tenho maos grandes mas fininhas consigo trocar as 4 velas sem desapapertar um unico tubo dos injectores..
German Old School Rules !
-
- Expert
- Mensagens: 706
- Registado: 09 mar 2009, 12:02
- Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
- Localização: Braga
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Boas!!Golf2Wannabe Escreveu:Muito bom , mas eu nao tenho metade do trabalho !! Como tenho maos grandes mas fininhas consigo trocar as 4 velas sem desapapertar um unico tubo dos injectores..
Então já sei, como és cá da zona, da próxima vez dás-me uma ajuda e eu pago as minis.
Abraço.
- Golf2Wannabe
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 05 jul 2012, 21:59
- Veículos: Bmw E30 ´87 , Golf 2 GTD ´90
- Localização: Braga
Re: [DIY GOLF 2] - Substituir velas de incandescência - 1.6G
Com todo o gosto !!!
Quando quiseres apita !
Já agora , e marcar um encontrozinho de pessoal dos golfs , gostava de conhecer mais "conhecedores" destes carrinhos
Quando quiseres apita !
Já agora , e marcar um encontrozinho de pessoal dos golfs , gostava de conhecer mais "conhecedores" destes carrinhos
German Old School Rules !