[DIY GOLF 4] - Mudar Antena FM

Responder
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

[DIY GOLF 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por orix »

Olá Pessoal,

Quando adquiri o meu Golf IV, este vinha com uma antena de tamanho reduzido. Porém, o antigo proprietário tinha-a colado à base, para prevenir eventuais roubos. Com o tempo, a tinta preta descascou, ficando à vista uma "bela" cor dourada. Todavia, não aprecio antenas de cores berrantes, como tal, tive de a trocar.

Dado que o portão da minha garagem é muito baixo, optei por uma antena tipo "shark" (similar às antenas de GPS do grupo VW) apenas com ficha FM. Quem estiver interessado, pode facilmente adquirir uma antena destas no Ebay. A minha custou uns módicos 9euros já com transporte incluído.

Bom, mas vamos meter mãos ao trabalho!

:arrow: Como podem observar, para além do descasque da tinta preta, também o vedante (borracha) se encontrava em mau estado.

:arrow: O primeiro passo consiste em baixar o forro do tecto, de forma a chegar à porca de aperto da antena e conexão de fichas. Já existem tópicos no fórum onde está descrito o processo de "desforro" do tecto, mas deixo aqui, de forma resumida, os principais passos:
-> Retirar a "travessa" (1) - apenas molas de encaixe;
-> Retirar os apoios dos cintos (2) - parafuso de grande dimensão (cuidado para não perder a anilha);
-> Retirar os apoios de mão, para facilitar a descida do forro (3) - dois parafusos;
-> Desencaixar os forros do pilar C (4) - apenas molas de encaixe.

:arrow: Depois de baixar o forro do tecto, têm então oportunidade de chegar à porca de aperto e à conexão. O cabo da antena fica preso numa mola plástica.

:arrow: De seguida, desencaixam-se as fichas e procede-se ao desaperto da porca (chave 22)...

:arrow: ... e a antena antiga sai facilmente.

:arrow: Na imagem seguinte, podem ver as duas antenas lado a lado.

:arrow: Por fim, basta inverter todo o processo anteriormente descrito... e a antena está colocada! Antes de a apertarem, liguem o radio para ver se está tudo funcional. Cuidado com a colocação da pequena borracha em forma de anel (oring) que fica entre a antena e o tejadilho. Esta borracha deve ficar totalmente encostada à base da antena (em forma de quadrado) e não na zona roscada. Se não tiverem ninguém para segurar a antena enquanto a apertam (para a mesma ficar direita) podem utilizar um pouco de fita cola para a prender temporariamente ao tejadilho.

:arrow: Resuldado final:


Espero que este DIY seja útil, qualquer duvida, não hesitem...

Abraço :wink:
Última edição por orix em 13 out 2012, 16:49, editado 3 vezes no total.
pedromega
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 28 jul 2008, 22:24
Localização: Lisboa

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por pedromega »

Bom DIY. Boas fotos, boas instruções e uma modificação que muita gente faz.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
joao mateus
Beginner
Beginner
Mensagens: 64
Registado: 21 jan 2007, 00:00
Localização: portugal

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por joao mateus »

como ficou em termos de captação de rádio?
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por orix »

Olá,

Ainda não tive oportunidade de a testar em zona de montanha/interior do País, onde normalmente o sinal é mais fraco. Porém, na região metropolitana de Lisboa (inclusive dentro dos parques de estacionamentos subterrâneos dos "shoppings") a captação é excelente. Estações de rádio como a TSF, RFM e M80, ouvem-se nitidamente e sem interferências.

Já agora, aproveito para fazer um esclarecimento. Eu não vendo, nem pretendo fazer negocio com as antenas. Tal como referi, adquiri a minha no Ebay por 9 euros e picos (já com portes de Hong Kong), tal como qualquer um de vós o pode fazer. Basta pesquisar no Ebay por "VW GOLF SHARK ANTENNA" e têm resmas delas. Tenham cuidado com as que dizem "Dummy", pois significa que são apenas antenas para enfeitar (não têm cabo).

Abraço :wink:
Avatar do Utilizador
Muuu
Pro
Pro
Mensagens: 1129
Registado: 06 jul 2009, 01:08
Localização: Faro

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por Muuu »

muito bom DIY parabens :)

tenho uma duvida, ha antenas que tem 2 cabos de ligação, por exemplo:
antena shark GOLF V c/ GPS e GSM
Imagem
foto do "Amgraphic" :roll:


ou a antena do sirocco que é a mesma coisa...


isto também dá, ou são coisas completamente diferentes?

abraço
___________________________________________________
VW GOLF Mk1 -> "...carro velho não, veículo antigo..."
VW GOLF Mk4 -> "...velocidade controlada por buracos..."
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por orix »

Olá Muuu,

Aparentemente, essa antena não tem uma ficha que torne o processo uma verdadeira troca directa (plug & play).

Se reparares, nas imagens no post inicial, a ficha de encaixe original é diferente das que estão presentes nessa antena que referes.

Se dá, ou não, para captar sinal de rádio e para trocar as fichas, é uma questão a colocar ao vendedor da mesma.


Abraço :wink:
Avatar do Utilizador
Muuu
Pro
Pro
Mensagens: 1129
Registado: 06 jul 2009, 01:08
Localização: Faro

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por Muuu »

sim,
eu vou mesmo optar por uma antena igual a tua do ebay, pelo que lá diz, tambem é ampleficada no seu interior, o que é muito bom...

ehehehe

abraço e obrigado, de certo que isto vai-me ajudar!!!
___________________________________________________
VW GOLF Mk1 -> "...carro velho não, veículo antigo..."
VW GOLF Mk4 -> "...velocidade controlada por buracos..."
Avatar do Utilizador
Muuu
Pro
Pro
Mensagens: 1129
Registado: 06 jul 2009, 01:08
Localização: Faro

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por Muuu »

Bem já montei a antena... mas...

ao pertar o puxador de mão no tecto, a minha luz já não da... a luz do plafon, terá alguma coisa a ver?

cumprs
___________________________________________________
VW GOLF Mk1 -> "...carro velho não, veículo antigo..."
VW GOLF Mk4 -> "...velocidade controlada por buracos..."
tiagolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 238
Registado: 30 ago 2008, 14:26
Veículos: Vw Golf II GTD / Vw Golf IV TDi
Localização: Las Vegas do Ribatejo

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por tiagolas »

Bom DIY. tenho uma antena dessas para montar e andava a ganhar coragem para me aventurar. agora já tenho uma ideia de como faze-lo lol
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por Sapatariaman »

Pá usei o DIY para a desmonta e está do melhor, mas atenção que nas forras do Pilar C, as molas partem cm uma facilidade dos diabos! e para libertar a travessa do tejadilho, mais vale optarem, nas pontas, por a fazerem araquear e deslizar até se soltar do que puxar, pois nas pontas as molas são de metal e partem os encaixes na travessa.
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

Re: [DIY Golf 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por orix »

Muuu, já resolveste o problema? Provavelmente desconectas-te algum cabo eléctrico da lâmpada...

Sapatariaman, de facto as molas do pilar C são frágeis, têm-se que puxar muito devagar.

Já agora, fica uma dica para quem se vai aventurar a desmontar o forro do tecto... relativamente à travessa, da 1º vez que tive de a tirar, custou bastante. Porém, aquando da montagem, dei um aperto com um alicate nas molas de metal, de forma a não apertarem tanto. Agora sai com facilidade. Para tirar a travessa, ela tem mesmo de ser ligeiramente arqueada, dado que nas pontas existem umas pequenas "extensões" que encaixam por cima do forro do pilar C.

Abraço :wink:
silverio28
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 23 ago 2009, 15:38

Re: [DIY GOLF 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por silverio28 »

Boas

Tiveste algum problema com a alfandega?

Quanto tempo demorou?

Cumps
Feedback:
viewtopic.php?f=40&t=45684

Leon PD 150

**-**-ZA
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

Re: [DIY GOLF 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por orix »

Olá silverio28,

O envio foi feito por avião e veio directamente para a estação dos CTT da minha zona de residência, portanto, nenhum problema com a alfandega.

Demorou 13 dias a chegar de Hong Kong.


Abraço :wink:
lupowner
Rookie
Rookie
Mensagens: 95
Registado: 01 jun 2010, 19:56
Veículos: VW Golf mk4 1.6 105cv 16v
Localização: Almada

Re: [DIY GOLF 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por lupowner »

já ando á alguns dias para mandar vir de hong kong mas tinha receio que não tivesse muita qualidade, mas já vi que sim ! vou fazer mais essa modificação ao meu humilde lupo lol
ruifilipecastro
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 04 jun 2010, 14:28

Re: [DIY GOLF 4] - Mudar Antena FM

Mensagem por ruifilipecastro »

Pessoal sou um novato nestas andanças.
Mas gostaria de mudar as antenas dos meus carros...
Tenho um golf V de 2007 e um seat ibiza 1.4 de 2002.
Sabem-me dizer se da para os dois carros esta antena?
Se sim como poderei comprar uma? É que nunca adquiri nada no ebay e aquilo pa mim é chinés.
Agradecia uma ajuda
Responder