[DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Responder
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Karl Martin Escreveu:
SpIrIt_DoG Escreveu:Boa noite.
Podiam me esclarecer uma duvida... Tenho um Golf IV GTI mas tem o computador de bordo atras do relogio...
Tambem serve para instalar o modulo FIS+ e posteriormente colocar volante scirocco operacional?
Obrigado
Boas
Antes de instalar o modulo Fis+, precisas instalar um quadrante com computador de bordo central e de ecrã inteiro. Como o teu carro é de 99 precisas de um sem can bus. Poderás arriscar a meter um quadrante can bus e um emulador can bus. Quando tiveres o CB instalado, se quiseres, podes acrescentar o modulo fis+, que permite visualizar muitos mais valores do que o quadrante normal (com full fis), permite fazer o diagnostico ao carro, personalizar o logo inicial, ver os valores por gráficos, etc.
Para que a informação do rádio apareça no fis (na parte superior), precisas instalar um cabo (tenho um ou dois em casa) que liga o rádio OEM (Gamma, Beta, MCD, MFD) ao quadrante (caso o quadrante seja Immo2). Se o quadrante for immo3, esta ficha já não é necessária.
Para dar vida aos botões do volante podes fazer uma bricolage, que consiste em fazer uma ligação directa dos botões do scirocco aos botões do volante multifunções do golf4, ou a uma placa de um comando remoto e depois passar os fios por um anel do volante compativel. 8)
Há por aí um DIY sobre este assunto...
Boas,

A dias enviei-te uma pm a pedir uns esclarecimentos caso conseguisses ajudar, mas nao chegaste a responder nem a um mail que te enviei.
Eu descobri a poucos dias este tal sistema FIS+ e gostaria de o instalar no meu carro tambem, um seat leon 1m (=Golf4).
Tu ou o golfopeos vendem o sistema ja com o quadrante ou temos nos de ter o quadrante?
Se for no nosso quadrante, como e que actualizam o sistema?
Tendo um quadrante FIS IMMO3, nao e necessario mais qualquer cabo para ligar um RNS510 ao quadrante?
E para por os botoes todos do volante do scirocco a funcionar tanto com o quadrante como com o radio, nao ha forma mais oem de fazer isso?
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

Boas
Pensei que tinha respondido :?
De qualquer forma, respondo o mesmo: se queres um volante do scirocco com os botões a comandar o rns510, o melhor será mesmo optar pelo Fis+ do Golfopeos, ele tem um interface adicional para habilitar os botões do volante multifunções. Mas prepara-te para largar cerca de 380 euros, só pelo Fis+ e o tal add on.
Nem eu, nem o Golfopeos vende o interface juntamente com o quadrante. Aliás, no meu caso, pagar 160 euros por um quadrante full fis e um interface Fis control era bom demais para ser verdade, não era? :mrgreen:
O preço, tanto os 160 como os 380 são só para o interface.
De referir que para já o Fis control que vendo ainda não permite ligar os botões do volante ao rádio.
O fis control é actualizado por uma porta série que vem juntamente com o aparelho. Neste momento há uma versão actualizada de finais de Fevereiro de 2012. :D
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Nao respondeste, ate pq a duvida nem era bem sobre isto.
So que ao andar a pesquisar sobre as minhas duvidas 1j0->1c0 e que descobri esta funcionalidade para os botoes que eu sempre quis por a dar :)
e claro que tava a achar pouco pelo conjunto quadrante+fis+.
ahhh, ele envia uma box que ja cheguei a ver e que tem porta serie, e liga-se essa tal porta ao OBDII?? e actualiza por ai o software?
e para ter os botoes do volante a bombar o processo e o mesmo?
entao e as ligacoes, como e que sao feitas? neste momento so tenho mesmo o volante instalado, a dar buzina e as luzes nos botoes.
se der para add msn ou assim para esclarecer umas quantas duvidas, manda pm ;)
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Sir Karl, quando puderes esclarece ai as minhas duvidas e manda precos ai do material.
se realmente e mais barato comprar a ti do que ao golfopeos, melhor :D
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

J41R0 Escreveu:Sir Karl, quando puderes esclarece ai as minhas duvidas e manda precos ai do material.
se realmente e mais barato comprar a ti do que ao golfopeos, melhor :D
Conforme disse, é mais barato o Fis control (custa metade) do que o fis+ do golfopeos, mas para já o fis control não permite ligar os botões do rádio. Os preços estão referidos no tópico anterior.
Quanto ao swap 1J0 » 1C0, ela apenas faz sentido para quem tem um quadrante immo3, pois estes modulos comunicam em can bus dinâmico e permite, por exemplo, o aviso da porta aberta. Já os módulos 1J0 comunicam em can bus estático, pelo que o protocolo de comunicação entre os módulos não é captado pelo quadrante.
Uma modificação destas implica, no mínimo, mudar todos os motores dos vidros, o modulo comfort e o comando da chave. Depois será necessário verificar as cablagens, pois nem todas as cablagens são de encaixe directo numa modificação destas.
Quanto ao Fis-Control, é uma box com uma porta série. Esta box necessita várias ligações, mas todos os fios necessários estão nas fichas que ligam ao quadrante, pelo que atrás do quadrante é um bom local para instalar a box (aliás foi o que fiz no meu caso :wink: )
Depois, ligada a essa box, tens uma porta série para proceder a actualizações e para, por exemplo, mudar o startlogo que aparece no quadrante quando ligas a ignição. 8)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por amgraphics »

recebeste a minha pm?

quanto ao painel, tou a pensar em adquirir um 1J5 920 845 C imm2 que é o suficiente pró meu xaço.....
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

amgraphics Escreveu:recebeste a minha pm?

quanto ao painel, tou a pensar em adquirir um 1J5 920 845 C imm2 que é o suficiente pró meu xaço.....
E já é bem bom :D
Recebi a tua pm e vou enviar o material ainda esta semana. 8)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Em relação ao swap já sabia disso, só tenho dúvida se a cablagem do carro doador (1c0) e compatível com o meu tdi (1j0) uma vez que e um carro a gasolina.
Em relação ao quadrante pensava ke eras tipo revendedor do fis + do golfopeos.
Afinal tou a ver ke e algo mto semelhante mas que ainda nao controla a função dos botões do volante. E isso esta pra breve ou nem sequer esta equacionado?
Um obrigado desde já ;)
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

J41R0 Escreveu:Em relação ao swap já sabia disso, só tenho dúvida se a cablagem do carro doador (1c0) e compatível com o meu tdi (1j0) uma vez que e um carro a gasolina.
Em relação ao quadrante pensava ke eras tipo revendedor do fis + do golfopeos.
Afinal tou a ver ke e algo mto semelhante mas que ainda nao controla a função dos botões do volante. E isso esta pra breve ou nem sequer esta equacionado?
Um obrigado desde já ;)
Mas vais mudar a cablagem de um carro para outro ou mudar apenas os módulos :?: :?
Apenas necessitas do diagrama dos módulos que vais instalar. Esquecer a cablagem do carro antigo. 8)
Tenho o contacto dos Golfopeos e já equacionei essa hipótese. Revendo o fis control e não posso se e quando vai ser possivel pelo fis control controlar os botoes do rádio.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Karl Martin Escreveu:
J41R0 Escreveu:Em relação ao swap já sabia disso, só tenho dúvida se a cablagem do carro doador (1c0) e compatível com o meu tdi (1j0) uma vez que e um carro a gasolina.
Em relação ao quadrante pensava ke eras tipo revendedor do fis + do golfopeos.
Afinal tou a ver ke e algo mto semelhante mas que ainda nao controla a função dos botões do volante. E isso esta pra breve ou nem sequer esta equacionado?
Um obrigado desde já ;)
Mas vais mudar a cablagem de um carro para outro ou mudar apenas os módulos :?: :?
Apenas necessitas do diagrama dos módulos que vais instalar. Esquecer a cablagem do carro antigo. 8)
Tenho o contacto dos Golfopeos e já equacionei essa hipótese. Revendo o fis control e não posso se e quando vai ser possivel pelo fis control controlar os botoes do rádio.
Sim, a partida irei trocar a cabelagem toda, aproveitando assim para colocar o climatronic tambem.
Fica um trabalho mais bem feito e sem correr o risco de nao dar com os cabos todos ou ter de andar a passar fios soltos de um lado para o outro, uma vez que nem tenho vidros eletricos atras.
So tou com medo mesmo por causa do carro dador ser a gasolina e o meu a gasoleo, nao sei se a cabelagem muda em relacao a outros componentes, interligar a algo a nivel motor, abs, esp, etc..
No que toca a modulos de vidros, ccm, botoes, climatronic e cabeca AC tenho tudo do mesmo carro ja.
Eu tambem ja tentei contactar o golfopeos, mas ele nao responde nem no topico nem a pm que lhe enviei :s
ate estava mais inclinado em comprar o fis+ uma vez que ficava com os botoes a funcionar, mas sem qq resposta da parte dele sera dificil :s
Tens alguma outra forma de o contactar?
E esse fis control e oriundo de onde?
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

É preciso paciência com o golfopeos :D
O fis control é produto europeu 8)
Última edição por Karl Martin em 07 mar 2012, 09:31, editado 1 vez no total.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Karl Martin Escreveu:É preciso paciência com o golfopeos :D
O fis control é produto europeo 8)
hehe :)
mesmo assim ainda vou ver melhor esse tal fis control que nao tinha ouvido falar dele..
Ja agora, em relacao ao swap, sabes ao certo, que aspectos e que a cablagem que interliga o ccm, vidros, climatronic, e luzes interior liga mais?
Ou essa cablagem so interliga mesmo esses componentes?
E que nao consigo encontrar qq referencia a essa cablagem especificamente :s
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

J41R0 Escreveu:
Karl Martin Escreveu:É preciso paciência com o golfopeos :D
O fis control é produto europeo 8)
hehe :)
mesmo assim ainda vou ver melhor esse tal fis control que nao tinha ouvido falar dele..
Ja agora, em relacao ao swap, sabes ao certo, que aspectos e que a cablagem que interliga o ccm, vidros, climatronic, e luzes interior liga mais?
Ou essa cablagem so interliga mesmo esses componentes?
E que nao consigo encontrar qq referencia a essa cablagem especificamente :s
Penso que no teu caso o ideal seria arranjar o ETKA e ver o diagrama das ligações de ambos os carros e comparar.
A cablagem também liga ao quadrante e em alguns casos a um modulo can bus.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
J41R0
Rookie
Rookie
Mensagens: 103
Registado: 14 abr 2007, 17:24
Veículos: Golf4
Localização: Tavira

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por J41R0 »

Hmmm.. quer dizer que os dados são tratados por um módulo canbus? E onde se encontra esse módulo? Pensava que os dados eram tratados pelo quadrante e o canbus era um tipo de protocolo de comunicação já embutido no próprio sistema do carro seme ke houvesse mais módulos a interferir.. Isso já começa a ser mtas variável.. Mesmo assim, se retirar tudo do mesmo carro, no final deverá ser só casar a chave com o quadrante e pronto..
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Volante Scirocco em Golf 4 com Iluminação

Mensagem por Karl Martin »

O papel da Gateway, (aka interface J533 de diagnóstico Data bus) é a troca de informação entre si do sistema Can Bus (Can bus do motor, abs, airbag e peças associadas, can bus do modulo Comfort, can bus do radio, climatronic, navegação, etc.) e a conversão dos dados de diagnóstico dos sistemas can bus para a k-line e vice-versa, de forma que a informação possa ser usada por aparelhos de diagnóstico, teste e de informação como, por exemplo, o Vag-Com.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Responder