[DIY GOLF 2] - Mudar junta do tecto de abrir

Responder
bezelder
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 02 jan 2008, 19:25
Localização: Miami do Norte - Canidelo

[DIY GOLF 2] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por bezelder »

Ora bem, depois de levar com bastante agua em cima, enchi-me de coragem e troquei a junta do tecto de abrir.

Aqui ficam algumas fotos e explicaçoes:

Dentro do carro:

Abrir o tecto o suficiente para poderem puxar a forra do tecto.
Puxar devagar! A forra tem umas molas metalicas que podem ir a vida se voces puxarem com muita pujança ( a forra tem prai 6 molas )
Depois abram o tecto todo ate tras e desapertem os seguintes parafusos:


1. De ambos os lados, existem uns parafusos mais pequenos, desapertem-nos.
2. Desapertem a manivela dentro do carro. Tirar o parafuso e puxar o manipulo para baixo.
Usem a ponta dos dedos, metam os dedos no espaço entre a manivela e o tecto.
A manivela esta presa a uma roda dentada e é dificil de a tirar.
3. Desapertar os restantes parafusos.

Imagem


4. Entretanto, ja com tudo desapertado, levantem essa mesma roda dentada, vai sair a peça a toda a largura do carro.

Imagem


4. Puxar o tecto para a frente e forçar a saida para cima.
5. Cuidado! As calhas tanto podem ficar no carro como no meu caso virem agarradas ao tecto e vao cair de certeza. Peçam ajuda a alguem ou arriscam-se a uns riscos na pintura... :?


From Outside the vehicle:
6. Pronto, agora de fora do carro, separem as calhas do tecto se for caso disso MAS lembrem-se como as desmontaram para montarem da forma correcta.

Imagem



7. Agora vai ser preciso desapertar o mecanismo que esta preso ao tecto e que faz com que este levante quando é fechado

Imagem

Imagem

Imagem


8. Virar o tecto ao contrario e remover estes parafusos e a peça sai toda(Cuidado com a "mola" que salta)




9. Tirem umas peças de plastico que seguram a borracha ao tecto. Sao de plastico cuidado com a força.

Imagem

*. Entretanto tambem vao ter de retirar isto por obrigação.

Imagem

Imagem


10. Troquem a junta.

Imagem


Nota: Se quiserem, façam como eu e coloquem uma camada de silicone entre a borracha e o tecto para vedar bem algumas infiltraçoes.

11. Voltem a por as peças do passo 9.
12. Montar de novo o mecanismo todo que levanta o tecto. passo 8.
13. Depois de estar tudo apertado montem o tecto novamente nas calhas. (Eu fiz assim porque acho que da mais jeito que montar as calhas no carro e depois montar o tecto nas calhas).

Imagem

Imagem


15. Meter as calhas + tecto no sitio. (Atençao, certifiquem-se que as calhas encaixaram atras no devido sitio).


O estado do animal:

Imagem

Imagem

Imagem


A borracha... Credo...

Imagem

Imagem


Lixadela e tinta do Continente

Imagem



Dentro do carro:

16. Depois de tudo no sitio tenham atençao as "correias", empurrem o tecto para tras e encaixem a roda dentada da manivela no sitio.
17. Encostar todos os parafusos da frente. Nao apertar totalmente!
18. Montar o deflector.
19 Vejam se precisam de afinar o tecto de abrir fechando-o lentamente.
20. Montem as 2 peças que levantam o tecto quando este fecha.
21. Tá feito, montem o forro do tecto e siga :D



Qualquer questao estejam à vontade..
Imagem

Imagem

"Nós gostamos de velhas máquinas, não de novos charutos!"
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por begin »

boas
Bom trabalho pois também sei fazer esses passos agora onde é que arranjaste a junta e quanto ficou ...?
novas são carissimas já estou farto de procurar na concorrênçia e ninguem tem ... ando a ver se arranjo um tecto completo na sucata que fica mais barato :) mas preferia fazer este tipo de serviço tenho lá em casa um tecto de abrir parado só por causa da junta ou melhor pelo preço dela .
cumprimentos
nibau
Expert
Expert
Mensagens: 754
Registado: 09 set 2009, 14:14

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por nibau »

boas!
excelente trabalho bezelder. parabéns!
também tenho a minha junta para ser mudada.
begin Escreveu:boas
Bom trabalho pois também sei fazer esses passos agora onde é que arranjaste a junta e quanto ficou ...?
novas são carissimas já estou farto de procurar na concorrência e ninguém tem ... ando a ver se arranjo um tecto completo na sucata que fica mais barato :) mas preferia fazer este tipo de serviço tenho lá em casa um tecto de abrir parado só por causa da junta ou melhor pelo preço dela .
cumprimentos


pois begin, eu bem que procurei na concorrência mas nada, fui "obrigado" a gastar quase 70 euros (sem qualquer exagero, 60 e tal euros). Os senhores da loja onde costumo comprar até me disseram que nem podiam fazer uma atenção pois a margem já era muito reduzida. Mas pronto, tenho agora uma junta completamente nova, forrada a felpo, pronta a ser montada.

um abraço
Jiggs
Pro
Pro
Mensagens: 2201
Registado: 28 fev 2008, 19:01
Localização: LOW RIDER DISTRICT-- DUB TOWN

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por Jiggs »

Desculpa estar a perguntar isto... Não consigo compreender como retiraste o forro do tecto de abrir... Não se retira nada por dentro do carro pois não?

No fundo, retira-se o deflector, desaparafusa-se as calhas, por dentro o actuador das correias(onde esta a maçaneta) e puxa-se o tecto de abrir para fora certo?

e o forro? essa parte não consegui apanhar bem...

cumpz
Low Step...
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por begin »

pois é esse o preço da junta e nada de concorrência ....assim não me meto nisso compro um na sucata por 30, 35 euros claro que não é a mesma coisa ....não há nada como novo mas os aereos não abudam :)
obrigado pela resposta
um abraço
bezelder
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 02 jan 2008, 19:25
Localização: Miami do Norte - Canidelo

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por bezelder »

carissimos, na sucata 5€ trouxe esta borracha, nao está num estado por ai alem mas faz bem o serviço, ja nao mete agua. (gente pobre é assim :? )


Jiggs Escreveu:Desculpa estar a perguntar isto... Não consigo compreender como retiraste o forro do tecto de abrir... Não se retira nada por dentro do carro pois não?

No fundo, retira-se o deflector, desaparafusa-se as calhas, por dentro o actuador das correias(onde esta a maçaneta) e puxa-se o tecto de abrir para fora certo?

e o forro? essa parte não consegui apanhar bem...

cumpz

Jiggs nao tens que pedir desculpa de coisa nenhuma, o forro eu fiz assim, abri um bocadinho o tecto, meti uma chave de fendas grandinha pela frente e fiz de alavanca para cima. (Se meteres a chave de fendas entre o forro e o tecto e a deslizares para a esquerda ou direita vais sentir ela bater nas molas, nesse sitio fazes força (nao muita :D) e a mola desprende.

Sao prai umas 3 ou 4...

No fundo no fundo é como disseste, forro fora, deflector + actuador das correias + calhas fora e o animal sai... (nao retiras nada dentro do carro a nao ser a maçaneta e o forro)



Qualquer coisa disponham
Abraço
Imagem

Imagem

"Nós gostamos de velhas máquinas, não de novos charutos!"
Jiggs
Pro
Pro
Mensagens: 2201
Registado: 28 fev 2008, 19:01
Localização: LOW RIDER DISTRICT-- DUB TOWN

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por Jiggs »

thanks buddy :D
Low Step...
mbernardes
Amateur
Amateur
Mensagens: 518
Registado: 30 dez 2006, 18:40
Localização: Figueira da foz

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por mbernardes »

Muito bom DIY, também tenho isso para fazer :D


Comprei a borracha na VW, tiveram que mandar vir custou 19,90€...
nibau
Expert
Expert
Mensagens: 754
Registado: 09 set 2009, 14:14

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por nibau »

boas!
mbernardes Escreveu:Muito bom DIY, também tenho isso para fazer :D


Comprei a borracha na VW, tiveram que mandar vir custou 19,90€...
só 20 euros?? epa então fui muito muito xulado, enfim, paciencia, o que la vai la vai;)lol
ainda nao montei a minha:(

um abraço
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por begin »

20 euros ...assim também comprava mas onde compraste em que vw ...? a mim também me pediram sessenta e tal mais iva ..
nibau
Expert
Expert
Mensagens: 754
Registado: 09 set 2009, 14:14

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por nibau »

begin Escreveu:20 euros ...assim também comprava mas onde compraste em que vw ...? a mim também me pediram sessenta e tal mais iva ..
pois 20 euros é muito muito bom.
eu cá comprei numa loja de peças, apesar da junta que mandaram vir ser mesmo original, não era concorrência. Mas para mim tanto dava marca branca ou não! Mas parece que só original é que conseguiam arranjar.

Lá acabei por comprar...mas nem quero pensar nisso. [offtopic:Já as borrachas das janelas (raspadores) são perto de 30 euros, acho eu;ora para as quatro janelas dá uns brutais 120 euros, mais coisa menos coisa. lol]
Mas estou espantado é ser 20 euros mesmo na VW, portanto, da concorrência não é de certeza :lol: :)

um abraço
mbernardes
Amateur
Amateur
Mensagens: 518
Registado: 30 dez 2006, 18:40
Localização: Figueira da foz

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por mbernardes »

Foi o que paguei, tenho a factura em casa, depois meto aqui, com tanta diferença de preço até tenho medo que não seja aquela lol.


Nem fazia ideia que andavam a pedir esse preços, quando me disseram até fiquei parvo lol

Comprei na AutoMaran da Figueira Foz (só há esta) é filial da de Coimbra.

Vou ter que confirmar a borracha, agora estou com medo :?

Os raspadores também vou comprar, quando puder...
nibau
Expert
Expert
Mensagens: 754
Registado: 09 set 2009, 14:14

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por nibau »

mbernardes Escreveu:Foi o que paguei, tenho a factura em casa, depois meto aqui, com tanta diferença de preço até tenho medo que não seja aquela lol.


Nem fazia ideia que andavam a pedir esse preços, quando me disseram até fiquei parvo lol

Comprei na AutoMaran da Figueira Foz (só há esta) é filial da de Coimbra.

Vou ter que confirmar a borracha, agora estou com medo :?

Os raspadores também vou comprar, quando puder...
bom dia!
ora essa, não precisas de colocar a factura, acreditamos em ti.
Eu sou de Coimbra e por acaso nem cheguei a ir à AutoMaran.

Um abraço
begin
Rookie
Rookie
Mensagens: 199
Registado: 24 nov 2009, 12:15

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por begin »

pois ...sabem que mais na automaran já não há ...ou seja acabou o seu fabrico ...miséria o que é bom é este fim ...já agora há quanto tempo é que compraste a junta de 20 euros ...?
mbernardes
Amateur
Amateur
Mensagens: 518
Registado: 30 dez 2006, 18:40
Localização: Figueira da foz

Re: [DIY MKII] - Mudar junta do tecto de abrir

Mensagem por mbernardes »

begin Escreveu:pois ...sabem que mais na automaran já não há ...ou seja acabou o seu fabrico ...miséria o que é bom é este fim ...já agora há quanto tempo é que compraste a junta de 20 euros ...?

Comprei a junta pouco depois de comprar o carro, prai em Julho, eles já não fazem a junta e mas tentam saber onde há, a minha estava no armazem em Coimbra, a auto maran de Coimbra deve ser das mais antigas....

Pedes para eles tentarem saber onde está isso e eles procuram nas outras, ou pelo menos deviam...
Responder