[DIY GOLF 4] - Montar chave ponta e mola

Responder
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

[DIY GOLF 4] - Montar chave ponta e mola

Mensagem por sport999leonfr »

Boas! Depois de ter visto varia informação espalhada em vários posts do site , e alguma até errada, vou tentar partilhar aquilo que fui aprendendo com o tempo á medida que fui mexendo na maquina. :lol: Isto está sempre a aprender-se e como tal o tópico pode ir sendo actualizado.

Então é assim
:arrow: em primeiro lugar MODULO CONFORT

Todos os golfs têm o modulo ,pode é não ser o confort, e sim é ele que recebe o sinal do comando da chave para abrir e fechar as portas
e é isto

Imagem

A questão é a seguinte uns módulos tem mais funções do que outros, por exemplo, descobri recentemente que existe este modulo com apenas uma ficha.Julgo que é kd não trás receptor de comando á distancia. Mas se o carro trazia comando á distancia de origem este modulo que têm no carro já suporta receber o sinal do comando, se não trazia têm de o substituir. Este modulo entre outras coisas controla também os elevadores dos vidros , o alarme, quando este vem de serie, etc. Se o abrirem encontrarão inscrito no interior qual a frequência a que trabalha, se tiver essa função obviamente.
Ou seja o modulo está sempre lá , ser confort depende das funções que ele suporta.
Para quem tem duvidas fica aki um link-> http://www.vagcat.com/epc/cat/vw/GOLF/2 ... 7/4025206/
só conseguem ver com registo, deixo a foto do que iriam ver, leiam o modulo 6.

Imagem




:arrow: Segundo ponto, as chaves

O carro de origem trazia 2 chaves. Podem ainda ter as duas ou não.

pode ser duas chaves destas

Imagem

isso significa que o carro não tinha fecho central com comando á distancia

ou então ter uma das anteriores e uma destas (não liguem á lamina)
Imagem
Imagem
Nesse caso tem fecho centralizado , com comando á distancia ,apenas não é a chave ponta e mola.

e por ultimo pode trazer uma das primeiras, e uma das chamadas ponta e mola

Imagem



E isto é o comando/chaves que o carro trás de origem, mesmo que tenha alarme de origem, se bem que o alarme de origem é muito básico, não tem sensor volumétrico, penso que é accionado se tentarem abrir as portas sem comando , e pouco mais.

Por fim o carro pode ter comandos deste tipo
Imagem
Imagem





Isto são dois exemplos, mas isto isto são alarmes "aftermarket", que foram instalados no carro já depois .
Umas das hipóteses, é passar o interior deste comando para o interior da chave ponta e mola, já que á partida, é impossível, codificar o comando de origem do carro, para que este accione um alarme "aftermarket".

E por ultimo, que julgo que é o que por vezes provoca alguma confusão, existe estes alarmes,(alguns é apenas modulo que recebe sinal e permite accionar o fecho central, e os elevadores) com chaves a imitar as ponta e mola originais.
Imagem
Imagem
Imagem

Mas isto não é original VW, nem são chaves originais VW,como tal nunca vão conseguir casar estas chaves com o modulo confort original do carro,(atenção não estou a falar de casar com a centralina, isso é o transponder, e esse sim é possível passar pra estes comandos) ou seja para que estes comandos funcionem vão ter que montar também o receptor que vem junto comestas chaves/comandos.
E aqui surge a verdadeira confusão É que por vezes vende-se apenas os comandos, mas estes destinam-se a substituição de quem já comprou um conjunto destes anteriormente e danificou o comando
Como tal não conseguem casar estes comandos com o carro seguindo o método que se usa para os comandos originais.
Digo isto porque sei de quem comprou uns comandos iguais a estes no OLX (apenas os comandos) como originais
Imagem
e queixava-se que não os conseguia casar com o carro!
É natural, nunca iria conseguir :mrgreen: isto apenas funciona com o respectivo modulo aftermarket, pois não é original, como tal impossivel de casar com o modulo confort do carro, já que á partida até têm formas diferentes de funcionar.

Agora o que podem fazer é->
1º se o carro não tiver o modulo confort(que permite receber sinal do comando original VAG), é comprar apenas uns comandos destes, passar o transponder para aki, e ficam com umas chaves ponta e mola mas sem, comando de fecho central.(continuam a abrir o carro manualmente)
2º comprar uns comandos destes e se o carro já tiver alarme aftermarket instalado, mas com comandos á parte da chave, tentar aplicar a placa do vosso alarme dentro da caixa destas chaves ponta e mola.
3º comprar o kit alarme destes completo,e instalar e nesse caso estes comandos já funcionam.(o que até é uma boa opção)
4º adquirir um modulo confort original, uma chave ponta e mola original da mesma frequência do modulo, e montar no carro(assim fica como de origem, e ganham mais alguns extras do modulo confort)
(em qualquer destes casos precisam sempre de passar o transponder da chave velha para a nova chave/comando)



Agora vamos ao DIY

No meu caso tinha um comando destes

Imagem



e passei para um comando destes

Imagem

A ideia foi passar da forma mais económica possível, como tal apenas gastei dinheiro na lamina já que tinha um comando ponta e mola que me arranjaram.
Levaram pela lamina virgem e por a cortar 15€ numa casa de chaves nas Neves ,em Viana do castelo.
Também fazem codificação do transponder, logo podia mandar codificar um novo transponder virgem, mas ficava mais caro,e ía ficar com 3 chaves,o que não me interessa-va.
Como tal tirei o transponder da minha chave

Abri a chave assim (vou exemplificar para as duas chaves, a que tem comando e a que não tem)

Imagem

Imagem


O transponder é aquele espécie de ampola de vidro que estou a apontar com a chave "philips"

Imagem
Imagem

será isto

Imagem


Tiram com cuidado para não partir, isto pode estar colado, é vidro e parte facilmente.


Abrem o comando da chave ponta e mola, tem um parafuso por baixo do símbolo. Descolam o mesmo facilmente aplicando um pouco de calor, com um secador de cabelo por exemplo.

Imagem


depois de aberto, colocam lá dentro o trasponder que tiraram da chave do vosso carro.

Imagem

montam a lamina no comando se ainda não estiver.( onde a forem fazer, provavelmente vão a montar, pelo menos a mim montou)

Imagem

montam tudo seguindo a ordem inversa, e vão testar se o carro pega. :mrgreen:

Imagem

Agora temos de "casar" o novo comando(novo para nós,pode ser um comando usado de outro carro) Convém terem a certeza de que o comando que arranjaram trabalha na mesma frequência que o vosso modulo confort, já que existem pelo menos duas frequências diferentes no grupo vag, penso que tem a ver com o ano.


Seguem este procedimento

1- abrir a janela do condutor e inserir uma chave na ignição e rodar para ligar o painel;
2- inserir a chave com o comando a programar na porta
3- rodar a chave que está na porta para a direita (para fechar) e permanecer nessa posição;
4- pressionar o botão de destrancar no comando a codificar, durante 2 segundos;
5- voltar a pressionar o mesmo botão outros 2 segundos
(pressiona 2 seg. espera 1, e volta a pressionar mais 2);
6- Se tudo estiver a funcionar como é suposto (frequência do comando à distância igual à frequência do módulo que está no carro), nesta altura ouvir-se-á um BIP vindo da buzina do carro a indicar ke a chave está programada.

(PS. Nao se esqueçam de tirar a chave da igniçao depois, antes de tentarem trancar com o novo comando. É que com uma chave na igniçao o carro não tranca, e vão pensar que o comando ainda não funciona)

E pronto! :mrgreen: está a funcionar.

Se for um comando chave ponta e mola, é só passar o transponder e fazer a lamina.

Qualquer duvida, coloquem, até para ajudar o topico a ficar mais completo!

algumas fotos são minhas, outras recolhidas da net.

:wink:
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por Omaha »

Boa posta :wink:
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
Miguel_Ribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 22 jan 2009, 16:35

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por Miguel_Ribeiro »

Antes de mais, os meus parabéns está aqui um DIY 5 estrelas.

Pelo que já me apercebi, em relação aos módulos confort, apenas os que acabam com uma letra podem receber frequência dos comandos. Falo por experiência própria que comprei ao user sport999leonfr um modulo confort com o seguinte código: 1C0959799 B que substituí pelo meu módulo antigo 1C0959799 (este módulo tinha apenas uma ficha).

Agora coloca-se a questão de saber a frequência.
Ao abrir um módulo e outro ambos têm no seu interior 315Mhz e 434Mhz, logo calculo que agora para comprar uma chave retratil, seja uma com frequencia 434Mhz, no entanto, e após alguma pesquisa encontrei o seguinte:

HLO 1K0 959 753 A - 434MHz for mobel PR-5D1
HLO 1K0 959 753 B - 315MHz for model "J..": PR-5D3
HLO 1K0 959 753 C - 315MHz for model "ROK": 5D5
HLO 1K0 959 753 D - 315MHz
HLO 1K0 959 753 G - 434MHz

Visto o meu novo módulo confort acabar com a letra B tenho de comprar uma chave com o código também a acabar em B?
quem me conseguir esclarecer em relaçao a isto agradecia.
cumprimentos
bluethunder82
Pro
Pro
Mensagens: 1035
Registado: 23 mar 2008, 15:07
Localização: Lisboa

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por bluethunder82 »

Boas deixo aqui alguma informação retirada da net...

para os audis é assim , para os golf também deve ser

"Para saberes qual é a frequência do teu carro ou mesmo para confirmares se o teu carro tem o modulo RC vais ao sitio do Pneu suplente e no autocolante que lá tens procura as letras 5D*

5D0 without carrier frequency
5D1 carrier frequency 433.92 MHz
5D2 carrier frequency 315 MHz
5D3 carrier frequency 315 MHz with reduced transmitting power
5D4 carrier frequency 315 MHz without panic button
5D5 carrier frequency 315 MHz with reduced transmitting power and enhanced registration
5D6 carrier frequency 315 MHz
5D7 carrier frequency 868 MHz without panic button
5D8 carrier frequency 868 MHz with panic button
5D9 carrier frequency 433.92 Mhz with modified transmission period

"
bluethunder82
Pro
Pro
Mensagens: 1035
Registado: 23 mar 2008, 15:07
Localização: Lisboa

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por bluethunder82 »

Boas deixo aqui alguma informação retirada da net...

para os audis é assim , para os golf também deve ser

"Para saberes qual é a frequência do teu carro ou mesmo para confirmares se o teu carro tem o modulo RC vais ao sitio do Pneu suplente e no autocolante que lá tens procura as letras 5D*

5D0 without carrier frequency
5D1 carrier frequency 433.92 MHz
5D2 carrier frequency 315 MHz
5D3 carrier frequency 315 MHz with reduced transmitting power
5D4 carrier frequency 315 MHz without panic button
5D5 carrier frequency 315 MHz with reduced transmitting power and enhanced registration
5D6 carrier frequency 315 MHz

5D9 carrier frequency 433.92 Mhz with modified transmission period

"
paulo 1188
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 13 ago 2009, 17:21

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por paulo 1188 »

boas amigo, estive a ler a tua explicaçao so que gostaria que exclarecesses o meu caso, tenho um golf 3 1.9 tdi do ano 95, e tenho um bom alarme que consigo fechar tudo, so que gostaria comprar um modulo de chaves rectatil, e gostava de saber que tenho de fazer para conseguir ligar o carro e gostava de ligar o sistema ndo alarme a chave nova, pois nao sei se 'e possivel, tenho andado a pesquisar e nao encontro nada, pois tenho receio de comprar o modulo de chaves e nao conseguir trabalar com isso, agradecia muito se podesses exclarecer me nesta duvida

abraço :mrgreen:
JVGOLFIV
Beginner
Beginner
Mensagens: 40
Registado: 01 set 2009, 12:19

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por JVGOLFIV »

Está muito bom este DIY!

mas tenho duvidas:
1º como sei que modulo tem o meu carro e qual a sua frequencia, se for a vw eles dizem-me?
2º o meu carro nao tem comando a distancia de origem, no entanto é de 2002, isso ajuda alguma coisa em ter vindo com esse modulo, mas por alguma razao nao se ter pedido comando a distancia?
3º quanto custa um modulo desses?
4º facil montar o modulo antigo e montar um novo?

abraço
bab
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 26 abr 2009, 22:40

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por bab »

Está muito bom este DIY! :mrgreen: :mrgreen:
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por sport999leonfr »

JVGOLFIV Escreveu:Está muito bom este DIY!

mas tenho duvidas:
1º como sei que modulo tem o meu carro e qual a sua frequencia, se for a vw eles dizem-me?
2º o meu carro nao tem comando a distancia de origem, no entanto é de 2002, isso ajuda alguma coisa em ter vindo com esse modulo, mas por alguma razao nao se ter pedido comando a distancia?
3º quanto custa um modulo desses?
4º facil montar o modulo antigo e montar um novo?

abraço
1º Basta desmontar o modulo e ver o partnumber,pelo vag também deve dar penso eu.
2º Naotenho conhecimento se traziam todos comando em 2002
3º Um modulo anda na casa dos 40€ (usado)
4ºE bastante simples de trocar se o carro tiver a cablagem pronta.

Tem carros que o modulo tem apenas uma ficha, nesses tens de fazer a cablagem que falta. Nesses dá um pouco mais de trabalho
Miguel_Ribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 22 jan 2009, 16:35

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por Miguel_Ribeiro »

sport999leonfr Escreveu:
JVGOLFIV Escreveu:Está muito bom este DIY!

mas tenho duvidas:
1º como sei que modulo tem o meu carro e qual a sua frequencia, se for a vw eles dizem-me?
2º o meu carro nao tem comando a distancia de origem, no entanto é de 2002, isso ajuda alguma coisa em ter vindo com esse modulo, mas por alguma razao nao se ter pedido comando a distancia?
3º quanto custa um modulo desses?
4º facil montar o modulo antigo e montar um novo?

abraço
1º Basta desmontar o modulo e ver o partnumber,pelo vag também deve dar penso eu.
2º Naotenho conhecimento se traziam todos comando em 2002
3º Um modulo anda na casa dos 40€ (usado)
4ºE bastante simples de trocar se o carro tiver a cablagem pronta.

Tem carros que o modulo tem apenas uma ficha, nesses tens de fazer a cablagem que falta. Nesses dá um pouco mais de trabalho

JVGOLFIV eu tambem tenho um golf IV de 2002 que trazia duas chaves, nenhuma delas com qualquer botao para abrir portas.
O que fiz foi: 1º comprar um modulo confort (que por acaso comprei ao user sport999leonfr, que mais uma vez agradeço) e substituir pelo antigo que só tinha uma ficha. é so tirar o antigo e colocar o novo. Em relação à cablagem que falas sport999leonfr não fiz absolutamente nada. Foi so substituir o antigo modulo de uma ficha pelo novo de duas fichas. 2º comprar chave retratil e lamina virgem e mandar cortar a lamina numa casa de chaves. depois é so casar o comando com o modulo (atencao que tem de ser da mesma frequencia). Por fim, tirar o transponder de uma chave antiga para a nova chave retratil e voila... Em relacao a valores modulo confort 30€, chave retratil 20€, lamina virgem 7,5€ e cortar a lamina 15€, com um total de 72,5€ e MUITAS horas a descobrir como tudo se fazia. Qualquer dúvida apita. Boa sorte. Mais uma vez aproveito para agradecer toda a ajuda do sport999leonfr e toda a disponibilidade, bem como a venda do modulo :wink:
Miguel_Ribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 22 jan 2009, 16:35

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por Miguel_Ribeiro »

Ah! Ja me esquecia para casar a chave retratil com o modulo confort, segue o procedimento acima do sport999leonfr que dá perfeitamente.
Outra coisa, levaram-me 15€ so para cortar a lamina, que foi granda roubo. No máximo a 10€ arranja-se isso...
sport999leonfr
Expert
Expert
Mensagens: 876
Registado: 17 abr 2007, 19:16

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por sport999leonfr »

Miguel_Ribeiro Escreveu:Ah! Ja me esquecia para casar a chave retratil com o modulo confort, segue o procedimento acima do sport999leonfr que dá perfeitamente.
Outra coisa, levaram-me 15€ so para cortar a lamina, que foi granda roubo. No máximo a 10€ arranja-se isso...
Boas amigo! Estamos cá é para ajudar no que der :lol: Mas olha que a mim também me levaram 15€ pela lamina(lamina+cortar a mesma).
Pensei que fosse necessário pois tinha aqui um pdf em que me parecia preciso fazer isso.Queria postar-lo aqui mais cedo mas não sabia como se fazia.Penso que como fiz vai funcionar.Mas como estava em espanhol posso ter percebido mal.Sendo assim num carro que nao tenha o modulo com duas fichas funciona na mesma o de duas fichas correcto?
É mais uma info para o pessoal.Se tiraste fotos , e tiveres disponibilidade podias fazer um DIY com a informaçao que descobriste. È mais uma ajuda para quem queira fazer essa modificação. Assim já tem a operação mais facilitada.

O pdf era este estava num fórum vizinho não é de minha autoria
Dá uma olhadela nele

https://docs.google.com/fileview?id=0B9 ... MzA1&hl=en

penso que assim conseguem ver se nao der digam algo.


Cumps
JVGOLFIV
Beginner
Beginner
Mensagens: 40
Registado: 01 set 2009, 12:19

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por JVGOLFIV »

Obrigado aos dois, agora meti-me ai nuns projectos e tou um bcd sem orcamento, mas no inicio deste ano vou comprar um modulo desses instalar, depois falo com os dois para por isto tudo operacional!

abraço e obrigado pelas dicas!
faribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 03 nov 2009, 16:22

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por faribeiro »

Boa tarde

Desculpem mas sou novo mas antes de mais queria por o meu problema, o meu sogro tem um Polo de 2002 com quatro portas e tem a chave normal, quando meto a chave na porta para fechar as portas elas fecham todas logo tem fecho central e se mantenho a chave para um lado fecha os vidros da frente só pq o de trás não tem vidros automáticos, visto isto so queria saber se é possivel por a chave ponte e mola para ter o comando a distancia.
inoura
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 18 dez 2008, 20:56
Localização: Guimarães

Re: [DIY] Montar chave ponta e mola

Mensagem por inoura »

Boas

Vejam lá se me conseguem ajudar (sou um bocado nabo nestas cenas)
Como é que eu consigo saber se o meu módulo dá ou não.
As minhas chaves são normais, já as abri e ñ têm qq referencia, o transponder tá todo enferrujado numa delas e a outra chave nem sequer tem transponder...
Ao fechar o carro se deixar a chave virada fecha os vidros e acende uma luz vermelha á beira do pino da porta condutor, ao abrir se deixar a chave virada também abre os vidros

Obrigado
Responder