[DIY GOLF 3] - "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Responder
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

[DIY GOLF 3] - "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por jmb123 »

Ora o "tão esperado" DIY para colocar o quadrante do nosso golf 3 como o do golf 4 por exemplo. Esta alteração consiste em 3 etapas, dos quais apresento agora 2, a 3º assim que a realizar actualizarei o tópico! :wink:

ATENÇÃO QUE NEM TODOS OS QUADRANTES SAO IGUAIS, MESMO QUE SEJAM DA MESMA MARCA, MAS PARA A RECTRO ILUMINAÇÃO PENSO QUE POUCO OU NADA INFLUENCIA! MUDARÁ SIM NA PARTE DE TRABALHAR OS PONTEIROS.

Vou tentar resumir o mais possivel, facilitanto com muitas imagens.

1º Etapa (colocação de ponteiros do estilo mk4).

MATERIAL NECESSÁRIO:
:arrow: ponteiros do estilo mk4
:arrow: Aparafusadora ou berbequim (somente para furar)
:arrow: Brocas de 1,5mm e de 2mm
:arrow: Alicate de pontas
:arrow: Lima (com dentes, nem muito finos, nem muito grossos, para desgastar plástico)

- Com o quadrante já aberto e pronto a trabalhar, retima-mos os ponteiros. Os da temperatura e da gasolina, saiem apenas puxando. O do velocimetro e das RPM saiem, rodando no sentido inverso aos ponteiros do relogio (os ponteiros têm uma rosca).

Imagem

Imagem

Imagem

- Agora vamos aproveitar a pecinha de rosca dos ponteiros do MK3 para os do MK4. Com o alicate de pontas quebrar a peça (esta esta segura apenas na ponta por um bocado de plástico)

Imagem

Imagem

- Depois retirar a ponta plástica que sobra e ficaremos com isto:

Imagem

- A ideia será colocar a peça metálica nos ponteiros da velocidade e RPM's do MK4, para assim estes encaixarem como os de origem.

Imagem

- Para isso teremos que furar os ponteiros do MK4 de modo a que a peça entre justinha e sem folgas, fazendo até alguma pressao, para que fique bem preso. Broca de 2mm e vamos a isto:

Imagem

- Aqui achei melhor limar um pouco esta peça do ponteiro, para o mesmo, nao ficar muito alto no resultado final, porém, nos passos seguintes dará para se ajustar a altura. (limei o que se ve na foto):

Imagem

- Depois de furado e limado (pode-se furar até ao fim, fazer cuidado, para nao deixar a broca prefurar o ponteiro todo) encaixa-se a peça metalica com as estrias para a parte de dentro.

Imagem

- E mais ou menos ajustada será algo do genero (atenção, nao coloquem a peça toda dentro do ponteiro, para se poder afinar a sua altura)

Imagem

- Os da temperatura e da gasolina, apenas precisam um pouco de desgaste, limando a mesma peça que nos anteriores e fazer o furo com a broca de 1,5 mm para entrarem justinhos na peça onde os de origem agarram. (apenas tenho esta foto, o procedimento é muito fácil)

Imagem

2ª Etapa ("Backlight / Plasma / rectroiluminação):

NOTA: Nesta etapa é necessária muita paciencia, pois para um resultado melhor, será necessario: tira, poe, tira poe, ajusta daqui, ajusta dali, corta 1mm, etc, etc... :wink:

Demorei umas valentes 5 a 6 horas para fazer esta etapa.

MATERIAL NECESSÁRIO:
:arrow: Kit de Folhas plasma (podem encontrar aqui -> vendedor de folhas plasma que foi onde comprei as minhas), consiste em 2 folhas plasma, 2 inversores de 12VDC para 110VAC, e os respectivos terminais para as folhas
:arrow: tesoura
:arrow: cola "baton"
:arrow: caneta de acetato
:arrow: fita isoladora
:arrow: fita cola
:arrow: aparafusadora ou berbequim (apenas para furar)
:arrow: brocas de 2mm, 5mm e de 7mm
:arrow: ferro de soldar
:arrow: solda
:arrow: pontas de fio (eu aproveitei das que vem no kit das folhas plasma)
:arrow: Imagem pretendida dos fundos a serem rectro iluminados

- Com o quadrante apenas sem ponteiros, virei-o em cima da folha plasma e fiz um esboço daquilo que estava completamente a mais, e recortei, obtendo um pedaço de folha plasma mais pequeno, mas ainda nao o final.

Imagem

- Depois, e é aqui que é necessário muito tempo e paciencia, para nao fazer asneira, utilizei a parte frontal do quadrante, pois se a folha coube-se lá (que é a parte pior) quando estive no sitio estava quase tudo bem.

Imagem

Imagem

- Depois de ja ter a folha +ou- pronta (em relação ao perimetro), faltam os furos para os ponteiros e para os LCD's. coloquei-a sobre o quadrante e +ou- no sitio mais certo fiz uns pequenos furos para me orientar e partir para o aperfeiçoamento.

NOTA: Esta parte dos furos assim como do corte em relação ao perimetro foi feito a olho, mas sempre com cautela, cortando muito pouco de cada vez até obter um bom produto final!

Imagem

- Peguei novamente na frontal do quadrante com a folha e com a base onde ira acentar, marquei pelo buraco do lcd com a caneta de acetato e recortei a "janela" para o LCD.

Imagem

- Entre muitas outras vezes, fui colocando tudo no sitio e com a folha de plasma por cima e fechava a ver se estava tudo bem, ajustava daqui e dali até que fiquei com isto:

Imagem

- Nesta parte ja tinha uma folha plasma praticamente pronta, o furo para a parte do ponteiro da gasolina, fi-lo da seguinte maneira, com a folha em cima do quadrante (tudo no sitio, quadrante apenas sem a frontal) precionei de modo a vincar a folha, nesse pontinho vincado furei a 2mm assim fiz primeiramente para o ponteiro grande e confirmei as distancias. Quando tudo estiver ok, furei a 7mm para o ponteiro grande e a 5mm para o pequeno.

- Ora bem com uma parte (neste caso direita do quadrante) pronta e visto que o quadrante é simétrico e como ao fazer esta parte tivemos imenso cuidado, agora é bem mais fácil, coloca-se em cima da outra folha plasma do kit e faz-se os contornos.

Imagem

NÃO SE ESQUEÇÃO DE POR A FOLHA AO CONTRARIO SENAO FICAM COM 2 PARTES IGUAIS E O QUE INTERESSA É UMA ESQUERDA E UMA DIREITA!

Imagem

- Os terminais a ligar a folha plasma ficam sempre, um na parte prateada e na parte colorida (do modo que cortei, deixei algumas zonas assim, mas aproveitei as que se ve na imagem, pois o quadrante ai nao tem nada, por isso nao estorva.) E isolei as ligações pelo sim pelo não.

Imagem

Imagem

- Ora bem, faz-se as ligaçoes de uma folha para a outra e alimentam-se as duas a partir de um inversor que dá bem sem problemas.

- Vamos aos ajustes finais, com os fundos pretendidos ja recortados, um pouco de cola "baton" para estes nao se mexerem e primeiramente numa parte (esquerda ou direita) e depois na outra, colam os fundos a folha plasma e fecham o quadrante (colocam a parte frontal) para ver se fica tudo certinho e como foi o meu caso tive que dar uns ajustes, mais pa esquerda mais pa direita (da perfeitamente antes da cola secar). Depois seguram a folha plasma ao quadrante com um pouco de fita cola, para quando ao fecharem esta nao se mexer. Dao um corte para passarem os fios para a parte de fora (como se ve na imagem) e teram de dar tambem um corte nas pontas dos ponteiros grandes, cerca de 1 a 2 mm.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- Tudo pronto e bonito fecham e voilá 8)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- Aqui uma foto da iluminação minima possivel a funcionar correctamente:

Imagem

- E claro, eu sou um artista que gosta de trabalhar à vontade, a minha secretária ficou assim depois deste trabalho (apenas tratar dos fundos, os ponteiros ja tinha tudo feito, foi só dar uns retoques)

:lol:

Imagem

3º Etapa (iluminação dos ponteiros).

A ser realizada no futuro próximo! :lol:


NOTAS FINAIS:
:arrow: O inversor faz um bocadinho de ruido, aquando colocar os ponteiros iluminados explicarei uma solução para abafar o ruido. O ruido nao é nada do outro mundo, mas se o carro estiver desligado aquilo ouve-se é tipo o barulho de uma mosca/melga óh crlh... .lol :lol:
:arrow: Visto o inversor estar ligado a iluminação normal do quadrante, ao regularmos a intensidade no botao normal do nosso carro o que acontece e os plasmas começarem a piscas, porque estamos a diminuir-lhe a excitação o que causará uma menor frequencia de alimentação, daí que os ciclos são mais longos e aquilo pisca (por ser corrente alternada) 8)

Portanto nao se pode levar o botao ao minimo, mas tambem com um resultado assim quem é que quer a intensidade no minimo!? ahn!?!? :lol:

Imagem

:wink:
resendes
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 14 mai 2009, 02:04
Localização: Angra do Heroísmo, Açores

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por resendes »

Ui.. Ficou com um look muito bom!!
Bom Trabalho!! :D :D
Cumps Resendes
pedro030033
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 23 abr 2009, 00:19
Localização: Tondela - lageosa do dao

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por pedro030033 »

muito bom
Golf IV TDI 110cv - o verdadeiro
Golf III GTTDI 90cv- el diablo
Golf III TDI 80cv - o bichinho Vendido
Golf III TD 75cv - el carregador (morreu)
Golf VI Plus 105cv-Novo
Seat Toledo TDI 110CV - o avec
Ferrari 14 - a maquina
mickael
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 16 set 2008, 23:54
Localização: Leiria - Fátima
Contacto:

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por mickael »

espectaculo shor João ;)
ivan80
Pro
Pro
Mensagens: 1267
Registado: 19 jun 2008, 23:35
Localização: Milfontes

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por ivan80 »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
ESPECTACULAR!!!!
Isto sim é um DIY.
Sinceros parabéns.
"Se estivesse sol, era de dia..." by MC

Golf 4 Variant
Meu projecto
ze_
Pro
Pro
Mensagens: 1240
Registado: 09 abr 2007, 20:55
Localização: Castelo Branco

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por ze_ »

ta brutal..

olha como é que fizeste a iluminação dos displays? eu também quero por assim a branco :mrgreen:
Aluga-se espaço para assinatura
pedrocampos
Rookie
Rookie
Mensagens: 169
Registado: 09 mai 2008, 22:33
Localização: Braga
Contacto:

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por pedrocampos »

sim como puzeste branco??
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por jmb123 »

ze_ Escreveu:ta brutal..

olha como é que fizeste a iluminação dos displays? eu também quero por assim a branco :mrgreen:
Pois isso é devido ao tipo do meu quadrante, por outras palavras, no meu quadrante é muito simples, tem 4 parafusos por tras do display, saco-os fora e desmonto o display todo, isto para tirar a pelicula verde que eles tem de origem. O branco é um led e uma resistencia (grandes amigos, sempre juntos :lol: ) que esta em ves da lampada normal.

:wink:
xiku4nick8
Beginner
Beginner
Mensagens: 31
Registado: 09 jun 2007, 01:39

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por xiku4nick8 »

Muito bom...
Olha, que tipo de papel usas-te para imprimir os fundos?
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por jmb123 »

xiku4nick8 Escreveu:Muito bom...
Olha, que tipo de papel usas-te para imprimir os fundos?
Obrigado! :wink: Usei papel normal.. na embalagem escolhi o de 120g/m2. havia tambem de 80g/m2... nas maos acho que é quase imperceptivel de ver a diferença.

O papel nao é tao grosso como o que tinha usado para fazer os fundos brancos, mas também serviu...
xiku4nick8
Beginner
Beginner
Mensagens: 31
Registado: 09 jun 2007, 01:39

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por xiku4nick8 »

jmb123 Escreveu:
xiku4nick8 Escreveu:Muito bom...
Olha, que tipo de papel usas-te para imprimir os fundos?
Obrigado! :wink: Usei papel normal.. na embalagem escolhi o de 120g/m2. havia tambem de 80g/m2... nas maos acho que é quase imperceptivel de ver a diferença.

O papel nao é tao grosso como o que tinha usado para fazer os fundos brancos, mas também serviu...
Pois é que eu já comprei essas folhas mas ando ás voltas com o papel porque kero k só passe a luz no branco, e o papel k tenho em casa deixa passar a luz toda. Vou compar mais papel mas agora de outra qualidade.
x_biff
Amateur
Amateur
Mensagens: 319
Registado: 14 abr 2009, 13:10
Localização: Abrantes , Rossio , Chainça , Pego e ARREDORES
Contacto:

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por x_biff »

eu a uns tempo fiz uns fundos a um amigo meu para um mazda e usei papel de fotografia
luis_neto
Beginner
Beginner
Mensagens: 67
Registado: 29 ago 2007, 13:15
Localização: Peniche/Lisboa

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por luis_neto »

Onde é que posso arranjar a folha de plasma e o respectivo inversor, já agora em quanto é que mais ou menos fica? e quais as dimenções???
Obrigado
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por jmb123 »

luis_neto Escreveu:Onde é que posso arranjar a folha de plasma e o respectivo inversor, já agora em quanto é que mais ou menos fica? e quais as dimenções???
Obrigado
Boas! Está no topico onde podes comprar, foi la que comprei as minhas! :wink:

As folhas têm a dimensao de 20 cm x 10 cm.

Ficaram em 45€ ja com portes de envio.

:wink:
luis_neto
Beginner
Beginner
Mensagens: 67
Registado: 29 ago 2007, 13:15
Localização: Peniche/Lisboa

Re: [DIY MK3] "Backlight"/plasma/rectroiluminação quadrante

Mensagem por luis_neto »

Desculpa lá mas eu queria dizer se alguem sabe onde arranjar por cá "Portugal" eu vi o link que meteste é de um gajo que está a vender isso no ebay.
Obrigado e desculpa não me ter explicado como deveria de ser.
Responder