[DIY GOLF 4] - Montar sensores de estacionamento

Responder
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

[DIY GOLF 4] - Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

Boas,

Segue um DIY para ficar ilustrado como se monta sensores de estacionamneto num MK4, embora estes sejam universais, mas a base está aqui.

:arrow: O material necessário para alargar os buracos e o spoiler que vai levar com os sensores, mandei vir já com os buracos porque assim não tenho que estar a tirar medidas, é só alargar. No caso em não vir com os buracos todos os sensores já têm a broca com o diâmetro certo. O senão é andar a tirar as medidas :D Aqui fica o link do part-number do spoiler aqui e os sensores comprei-os ao user Antec, topico de vendas aqui da qual segue já a minha recomendação.

Imagem

Imagem

Imagem

:arrow: Coloquem a fita isoladora em toda a volta do buraco para no caso de existir alguma fuga da lima e fazer riscos no spoiler, nós não queremos que isso aconteça pois não. :wink:

Imagem

:arrow: Quando o sensor entrar, coloquem só um bocado para tirarem a fita isoladora, senão correm o risco de ficarem com restos da fita por baixo do aro do sensor.

Imagem

:arrow: Na parte traseira existe neste spoiler os encaixes dos sensores OEM, eu aproveitei para prender os fios nos buracos que lá existem, para o caso de existir algum puxão nas alturas em retirar o para-choque nunca interferir com os sensores, também oferece resistência ao tentarem roubar-los. Arrumei-os todos virados para a esquerda, ou seja pró lado do condutor, mais á frente vão ver o porquê

Imagem

Imagem

:arrow: Depois de fazerem nos 4 sensores o aspecto geral é este.

Imagem

Imagem

:arrow: Agora a montagem no carro, No meu caso desmontei a traseira ao MK4, por duas simples razões, primeira para colocar o spoiler á vontade e bem preso e segundo para arrumar os fios numa calha que lá existe. Na foto em baixo foi o sitio por onde eu passei os fios para dentro do carro, é o mesmo sitio por onde passa os fios da matricula, dai eu dizer para arrumarem os fios para o lado do condutor porque é neste sitio onde está a borracha. Faz-se bem com aqueles alicates que ao apertar eles abrem em vez de fecharem, sinceramente não sei o neme deles.

Imagem

:arrow: A seguir é fazer duas aberturas nos fios ou podem cortar para colocarem manga retráctil, eu abri e coloquei fita isoladora. O castanho é a massa e o cinzento é o positivo, ou seja, o que dá energia á luz da marcha atrás e é onde vamos buscar energia para os nossos sensores

Imagem

:arrow: Também podem ir buscar massa aqui, é onde o farol e o desembaciador do vidro de trás vão buscar massa de raiz, fica mesmo por cima.

Imagem

:arrow: Finalmente escolham o sitio onde querem a caixa e o buzzer, liguem os fios todos, arrumem os fios e já está...o sitio onde vão colocar a caixa e o buzzer não pode variar muito :wink:

Imagem

:arrow: Aqui como ficou o resultado final

Imagem

Imagem

Depois coloco um video

Post para o melhoramento do topico serão muito bem vindos obviamente.

Abç
"Buy Portuguese products and help your economy"
Cyberboy
Amateur
Amateur
Mensagens: 203
Registado: 18 out 2005, 03:10
Localização: São João da Madeira

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Cyberboy »

Viva Shaggy, dá ai umas dicas como retirar o pára choques :D

Tem alguns parafusos pelo lado de dentro da mala?

Ou é só retirar os farolins, desapertar os parafusos atrás deles, desapertar no spoiler, desapertar nas cavas e depois ele como salta fora? cai simplesmente ou fica preso na mesma por algum encaixe?

CumpZ
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

Boas Cyberboy,

Não não tem nenhum parafuso por dentro da mala, estão todos visiveis, uns mais que outros :wink:
Fazes isso tudo, depois, e ai eu não descobri por merito proprio, tens dois parafusos, um em cada lado junto do bico dos farolins mas no pc, em que não parecem com parafusos, até porque não são, :lol: são molas, pressionas no X que se encontra lá, no sentido do chão e a mola solta-se, aquilo é tipo um borracha/ABS e não esqueças guardar isso tudo, o pino que vai sair e a mola. O pino só consegues tirar depois do pc retirado.O pc se não tiver nenhum parafuso a segurar sai muito bem sem fazer qq tipo de força.

Alguma coisa dispõe

Abraço
"Buy Portuguese products and help your economy"
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por pedro.pinho »

boas shaggy

compraste alguns sensores especificos ou foram uns kk, porque eu acho k os normais nao dao a essa altura do chao pois comecam logo a apitar e nesse caso estao a avisar da proximidade do solo.
os k se compram em kk loja tipo station marche e afins tem de ser montados a pelo menos 50 cm do solo, pelo menos é o k diz la...por isso nc cheguei a montar,pois nao gosto de os ver a meio do parachokes nem no meio dos frisos, mas se esse sistema funcionar é a mnha proxima modificação

abraco
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

Boas,

Nao amigo, comprei a um user aqui no forum, tens o link dele no texto inicial do DIY. Coloquei o link porque o aconselho.
É verdade , todos os sensores devem ser montados a pelo menos 50cm do chão, pelo menos a maior parte deles, mas também dizem que qualquer inclinação compensa a altitude baixa, pelo menos estes diziam e acredito que todos sejam assim. Como o spoiler tem aquela inclinação faz a compensação e até agora não tive problemas, e se eu já andei a estacionar bastante em experiencias :lol: :lol: Também prefiro vê-los no spoiler até como já disse no meu projecto normalmente os pequenos toques de estacionamento dão-se nos frisos logo se algum "caramelo" acerta-me no sensor, já fui....além do aspecto OEM.

Alguma coisa dispõe

Abraço
"Buy Portuguese products and help your economy"
pedro.pinho
Amateur
Amateur
Mensagens: 230
Registado: 26 set 2007, 22:40
Localização: s.joão da madeira/aveiro

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por pedro.pinho »

entao sera a minha prox modificação, vamos la ver se consigo arranjar o spoiler, porque depois também tenho de arranjar umas ponteiras porreiras para por no bicho, sem ficar mt xunnig, :)
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

:arrow: Força, dá noticias depois.

Abç
"Buy Portuguese products and help your economy"
fagon
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 09 jul 2009, 14:13
Localização: Amadora

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por fagon »

Pelo que li, a aplicação refere-se apenas à colocação de sensores na rectaguarda do veículo.
E à frente, é possível?
Como fazer?

Grato.
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

fagon Escreveu:Pelo que li, a aplicação refere-se apenas à colocação de sensores na rectaguarda do veículo.
E à frente, é possível?
Como fazer?

Grato.
Sim, os sensores da frente podes ligá-los por meio de um botão , visto os da rectaguarda serem activados pela luz de marcha atrás !!

@bç
"Buy Portuguese products and help your economy"
JonasGTD
Rookie
Rookie
Mensagens: 77
Registado: 13 jul 2009, 23:58
Veículos: Golf II GTD
Localização: Loures

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por JonasGTD »

Bom DIY, muito útil para qualquer carro :D
backsliver
Amateur
Amateur
Mensagens: 391
Registado: 06 set 2007, 01:27
Localização: Braga

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por backsliver »

Shaggy Escreveu:
fagon Escreveu:Pelo que li, a aplicação refere-se apenas à colocação de sensores na rectaguarda do veículo.
E à frente, é possível?
Como fazer?

Grato.
Sim, os sensores da frente podes ligá-los por meio de um botão , visto os da rectaguarda serem activados pela luz de marcha atrás !!

@bç
É mesmo essa duvida que tenho.
Estava a pensar em colocar uns à frente, no entanto não faço a minima onde is buscar corrente.
Mas depois de matutar pensei em ir buscar corrente ao isqueiro do carro e depois colocar um botão na consola para os ligar quando quiser...

Alguma sugestão melhor que esta????
Onde comprar botões pequenos para aplicar na consola ao lado do ESP???
Cumps
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

backsliver Escreveu:Mas depois de matutar pensei em ir buscar corrente ao isqueiro do carro e depois colocar um botão na consola para os ligar quando quiser...
Parece-me bem, mas não podes esquecer desligar porque tenho quase a certeza que ao tirares a chaves o isqueiro fica ligado. Pelo menos ao carregar o meu telemovel, desligo o carro e retiro a chave e a luz do carregador continua acessa...
backsliver Escreveu:Onde comprar botões pequenos para aplicar na consola ao lado do ESP???
Qualquer loja Auto/StationMarche etc arranjas isso, também podes simplesmente aplicar um botão OEM da consola e fazes as ligações !!

@bç
"Buy Portuguese products and help your economy"
golfan
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 24 mar 2006, 15:59

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por golfan »

Boas,

Aproveito este topico pois instalei uns sensores ha algum tempo e posso dar mais algumas dicas uteis a quem quiser montar sensores .

Eu montei os meus sensores nos frisos do parachoques pois como alguém disse e bem , os sensores detectam a proximidade ao solo e começam sempre a apitar . O proprio manual indica para serem instalados numa altura compreendida entre os 50 e os 80 cm , nem menos nem mais sob o risco depois de estarem sempre a apitar .

Quando eu faço marcha atrás ,se houver um passeio alto ele detecta e começa a apitar , se estivesse mais abaixo estava sempre a detectar o solo


Não fiz nenhum DIY pq basicamente o metodo de instalação e o mesmo que o referido acima tirando a parte que tive que pintar os sensores antes . Existe também uma posição especifica para montar o sensor , pois no proprio sensor existe uma indicação a dizer "UP" para que depois ele funcione correctamente ao nivel do angulo de aproximação .

Quando desmontam os frisos existe no parachoques 4 orificios . Nesses pontos, furam os frisos por onde podem montar directamente os sensores ficando com um cleanlook no final , alem disso o friso é a parte mais saliente do parachoques sendo a primeiro a sofrer com os encostos .

Quanto a pintura dos sensores , podem pedir para fazerem numa loja de tintas auto, uma lata de spray com a cor do vosso carro (codigo na mala do carro ) e respectivo verniz acrilico .

Não tirei fotos ainda mas depois posto aqui .

Abraços
Golf IV TDI 110hp 25 years powered
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Shaggy »

Boas,

Primeiro de tudo obrigado pelo acrecento de informação ao DIY, mas tenho aqui duas ideias a trocar...
golfan Escreveu:...numa altura compreendida entre os 50 e os 80 cm , nem menos nem mais sob o risco depois de estarem sempre a apitar ...
Exactamente, mas em condições normais, pois uma inclinação, neste caso o do spoiler, compensa a falta de altura, que é o meu caso !!
golfan Escreveu:...alem disso o friso é a parte mais saliente do parachoques sendo a primeiro a sofrer com os encostos ...
E foi uma das razões que eu não coloquei no friso, maior probabilidade em me danificarem os sensores, a outra é que com o spoiler fica mais stock !!

@bç
"Buy Portuguese products and help your economy"
Gildo
Rookie
Rookie
Mensagens: 194
Registado: 08 jan 2006, 05:25

Re: [DIY MK IV] Montar sensores de estacionamento

Mensagem por Gildo »

Boas

Mas o local que os sensores ficam no spoiler é mais dentro do que nos frisos. Isso não interfere nas distancias? Vai dar a distancia correcta do para-choques (frisos) ao obstáculo?

Cumps.
Imagem
Imagem
Black Golf IV TDI '02
Titanium Kawasaki Ninja ZX-6R '05
Responder