Ora aqui vai um tópico para a montagem do cruise control na grande maioria dos MK4 Tdi.. Nos gasosas e alguns fumarentos existem algumas diferenças e mais cablagem a montar entre a centralina e o interior, pois não está lá ainda.
Por conta e risco de cada um, não se venham queixar se algo correr mal.. Atenção que estão envolvidas peças perigosas como airbag e outros que é necessário remover.
Material necessário:
Manete piscas: 1J095351301C
Cablagem cruise: 1J0971425A
VAG-COM
Chaves com fartura..
Objectivo: tirar isto:
Colocar isto em funcionamento:
DESLIGAR A BATERIA!
Para dummies aqui está. Passo muito importante para evitar erros e acidentes
Desmontar plásticos por baixo do volante e desapertar cobertura superior da coluna de direcção. Tirar protecção da caixa de fusíveis e desapertar a mesma do suporte no tablier.
Com uma pequena chave de fenda, rodar o volante e introduzir nos dois furos para soltar as molas que seguram o air-bag. Existe DIY para remover o volante caso necessitem.
Vista do interior do volante e das molas que seguram o airbag:
Retirar a ficha amarela que liga na parte traseira do airbag, puxando gentilmente e com cuidado. Colocar o airbag em local seguro, evitar qualquer tipo de pancada com o mesmo.
Desapertar o parafuso que segura o volante. Verificar se a marcação no volante está alinhada com a marcação na coluna de direcção e depois remover, puxando.
Atenção aos dois parafusos que fixam a parte inferior da tampa da coluna de direcção e ficam escondidos e tapados pelo volante. Retirar o plástico inferior:
Remover as fichas que estão ligadas no mecanismo de contacto ao volante. Atenção aos carros com ESP, este é o sensor de ângulo da direcção, não é propriamente muito barato.
Retirar o mesmo e substituir a manete normal dos piscas pela que tem o cruise:
O aspecto será este:
Passando para o exterior:
Desapertar as hastes das escovas e tirá-las. Retirar a borracha junto ao plástico que fica por baixo do pára-brisas, vulgarmente conhecido por "torpedo".
Com os dedos junto ao pára-brisas puxar gentilmente o torpedo na perpendicular ao vidro para soltar o mesmo das molas e retirá-lo:
Desapertar os 3 parafusos que seguram o corpo e motor das escovas e remover:
Desapertar os dois parafusos que seguram o plástico de acesso à cablagem interior:
Agora levantar e localizar a ficha preta que é a que necessitamos de trabalhar. Desligá-la da parte interior:
Como se pode verificar aqui esta cablagem que vai para a centralina está completa. Podemos observar os vários cabos já nas suas posições:
Na parte interior meter a mão do emaranhado e puxar a ficha para baixo:
Já temos espaço para trabalhar:
Observem que a ficha apenas tem dois cabos ligados, (positivo e sensor pedal travão)
Inserir os terminais na ficha de acordo com as respectiva posição:
1: Azul
2: Vermelho/Amarelo
3: 2 cabos Amarelo/Preto
4: Vermelho/Preto
5: Amarelo/Branco
6: X
7: X
8: X
9: Branco
10: X
Deverá ficar a ficha com este aspecto:
Invertida:
Ligar a ficha novamente no conector e já podemos montar tudo na parte de fora como estava.
Desapertar a tampa de protecção na parte traseira da caixa de fusíveis e retirar o fusível n.º 5 (7.5A).
Ligar o cabo azul e preto que faltava da cablagem do cruise, na parte morta (sem corrente) deste fusível.
Se for a cablagem indicada acima remover o fio da caixa de fusíveis e encaixar no terminal da cablagem do cruise. Em seguida encaixar o da cablagem do cruise na caixa de fusíveis.
Parece complicado mas não tem nada que enganar.
Montar as peças todas, volante, plásticos, etc pela ordem inversa.
Activar o cruise com o VAG-COM:
01 - Engine
Login - 11
Inserir o código 11463
Clicar "Do It!"
Está feito, boas curvas:
Agradecimentos:
Muito obrigado ao Ghost_TDI e Sport Edition pela ajuda e companhia. Foi uma grande tarde de aprendizagem e experiência, muito bem passada também com a companhia das nossas amigas e musicol à altura.
Um abraço.
[DIY GOLF 4] - Cruise Control TDI
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
[DIY GOLF 4] - Cruise Control TDI
Última edição por Queiroz em 03 mar 2009, 13:45, editado 1 vez no total.
-
- Amateur
- Mensagens: 414
- Registado: 12 jan 2007, 00:00
- Veículos: Vw Golf Mk4 Renault Clio 1.9D Zundapp Z3
- Localização: Cabeceiras de Basto
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Ficou muito porreiro este DIY amigo! Foi uma excelente tarde e noite com muito trabalho á mistura! Principalmente á noite
ps: eu é que agraceço todo o trabalho que tives-te e a disponibilidade!
Grande abraço
ps: eu é que agraceço todo o trabalho que tives-te e a disponibilidade!
Grande abraço
VW GOLF IV 1.9 TDI 115CV SPORT EDITION
Renault Clio 1.9D
Zundapp Z3
Renault Clio 1.9D
Zundapp Z3
-
- Beginner
- Mensagens: 11
- Registado: 22 jun 2008, 20:59
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
boas
sabes me dizer se a montagem é igual num golf de 110cv?
obg
sabes me dizer se a montagem é igual num golf de 110cv?
obg
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Sim, sendo drive-by-wire, como é o teu 110, será o mesmo procedimento..hps Escreveu:boas
sabes me dizer se a montagem é igual num golf de 110cv?
obg
-
- Beginner
- Mensagens: 11
- Registado: 22 jun 2008, 20:59
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
boa tarde
como posso saber se o meu 110cv tem esse sistema?
motor ASV de 11\2002
obg
como posso saber se o meu 110cv tem esse sistema?
motor ASV de 11\2002
obg
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
De 2002 é quase garantido.. Apenas alguns diesel não trazem e mesmo assim também é simples de aplicar, não custa nada..
Se queres ter 100% certeza levanta o plástico de protecção na parte de fora e verifica a ficha preta.
Mas tens a garantia absoluta que nesse motor é possível instalar cruise.
Se queres ter 100% certeza levanta o plástico de protecção na parte de fora e verifica a ficha preta.
Mas tens a garantia absoluta que nesse motor é possível instalar cruise.
-
- Beginner
- Mensagens: 4
- Registado: 31 jan 2009, 22:02
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?
cumps..
ou é só a pressão do torpedo no vidro?
cumps..
VW Golf MK4: 1.6 SR Alemão 1999/2000.
Spoliers: TG Poli.
Ponteira: "4 mm Esportiva.
Cor: Vermelho Ferrari.
Spoliers: TG Poli.
Ponteira: "4 mm Esportiva.
Cor: Vermelho Ferrari.
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Boas, não tem cola. É só puxar com cuidado para soltar das molas de encaixe.Marcel0 Escreveu:Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?
cumps..
-
- Amateur
- Mensagens: 414
- Registado: 12 jan 2007, 00:00
- Veículos: Vw Golf Mk4 Renault Clio 1.9D Zundapp Z3
- Localização: Cabeceiras de Basto
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
E nao se deve utilizar chave de fendas pra evitar partir o vidro!Queiros Escreveu:Boas, não tem cola. É só puxar com cuidado para soltar das molas de encaixe.Marcel0 Escreveu:Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?
cumps..
Abraço
VW GOLF IV 1.9 TDI 115CV SPORT EDITION
Renault Clio 1.9D
Zundapp Z3
Renault Clio 1.9D
Zundapp Z3
-
- Beginner
- Mensagens: 4
- Registado: 31 jan 2009, 22:02
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
ok, e para tirar?, da muito trabalho?, por que é muito preza aquela borracha, quando se coloca fica igual a antes?, não fica nada solto ?Queiros Escreveu:Boas, não tem cola. É só puxar com cuidado para soltar das molas de encaixe.Marcel0 Escreveu:Olá, como você fez para tirar aquela parte de plastico preto do parabrisa, existe algum tipo de cola segurando o chamado "torpedo"?
ou é só a pressão do torpedo no vidro?
cumps..
quando se puxar não quebra ?
Abraço colega...
VW Golf MK4: 1.6 SR Alemão 1999/2000.
Spoliers: TG Poli.
Ponteira: "4 mm Esportiva.
Cor: Vermelho Ferrari.
Spoliers: TG Poli.
Ponteira: "4 mm Esportiva.
Cor: Vermelho Ferrari.
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Não, fica tudo como estava..
Dr. Andrade responda aqui ao homem sff, que esta parte foi responsabilidade sua..
Dr. Andrade responda aqui ao homem sff, que esta parte foi responsabilidade sua..
-
- Rookie
- Mensagens: 194
- Registado: 19 jul 2007, 00:26
- Localização: Vila Nova de Gaia
-
- Amateur
- Mensagens: 628
- Registado: 18 jan 2008, 14:48
- Veículos: Golf IV
- Localização: Litoral Centro
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Se arranjar o material tu montas me isso?? Claro que pago a mão de obra e
Rline Project
-
- Moderador
- Mensagens: 1100
- Registado: 19 mar 2007, 20:12
- Localização: North
Re: [DIY MK IV] Cruise Control TDI
Se vieres cá ao norte, arranja-se qq coisa..Dehon Escreveu:Se arranjar o material tu montas me isso?? Claro que pago a mão de obra e
-
- Amateur
- Mensagens: 628
- Registado: 18 jan 2008, 14:48
- Veículos: Golf IV
- Localização: Litoral Centro